Luz del Fuego

Luz del Fuego Aguinaldo Silva

Resenhas - Luz del Fuego

Kelly de Maria 17/11/2015

Mais Luz, menos ódio
Esse livro adentrou em minha casa através de um homem-pombo-correio. Sempre procurei em livrarias e sebos alguma biografia da Luz mais nunca tive a sorte de encontrar, não gosto de comprar pela internet, principalmente livros, gosto de tocar, folhear, cheirar, enfim senti a energia daquele objeto. Não teve jeito, comprei pelo site Estante virtual. Estou realmente emocionada com a aquisição desse livro, estou lendo bem devagar para degustar cada palavra. Já conheço a história da Dora Vivacqua por inúmeras pesquisa que faço desde muito tempo, porém ter tudo isso compactado em minhas mãos é realmente diferente. Não pretendo aqui contar a história dela e sim a minha história com o livro. Uma vez uma conhecida comprou esse livro e pedi emprestado, ela não quis ou não pode compartilhar o objeto/conhecimento talvez por medo de eu surrupiá-lo, achei a atitude triste, pois sempre compartilho objetos, idéias e sentimentos com o meu proximo. Estou analizando o prisma abordado pelas autoras sobre essa mulher de verdade, livre, à frente de seu tempo. Luz del Fuego, a bailarina do povo que pos os pés na estrada, mostrou seu corpo e a sua cara, partiu pra vida, desembarcando na minha querida cidade de São Gonçalo , no Rio de Janeiro, cidade está que não tenho vergonha de dizer que moro. Na Ilha do Sol, cercada de água por todos os lados mas nunca presa fez a sua história e viveu como quis. Assim como Luz me sinto livre de preconceitos e ignorâncias, acredito que podemos aprender muito com ela, e essa biografia é apenas um começo, mas um bom começo.

Natural Tati 26/12/2013

minha resenha...
Para quem admira Luz del Fuego,este Livro é uma grande fonte!
A obra conta toda a trajetória de vida de Dora Vivacqua, a Mulher que escandalizou a sociedade dançando semi-nua com cobras e fundando a primeira ilha de nudismo da América Latina.
A autora deixa um grande legado neste livro...
Apresenta neste tesouro a família de Luz del Fuego,começando pela italiana matriarca dos Vivacqua,a avó paterna,os pais, os quinze irmãos,a infância e início da adolescência vividos na cidade de cachoeiro do Itapemirim- ES,sua ida para o Rio de Janeiro, romances e início na carreira artística.Abordando sempre seus ideais e filosofia de vida. Mostra seu estrondoso sucesso como artista e a criação da Ilha do Sol onde se fez o clube Naturista(nudista) do auge a decadência.E por fim a trágica morte da Bailarina do Povo,com relatos detalhados através de uma carta escrita pelo assassino confesso.
Há também uma entrevista de Luz del Fuego a revista Naturalismo,onde explica seus ideais Naturistas.
Grande livro!

site: http://arttatti.blogspot.com.br/2013/02/21-de-fevereiro-de-1917-nasce-dora-luz.html?showComment=1388079496574#c1938447429901520052