Ansiedade

Ansiedade Daniel Freeman...

Resenhas - ANSIEDADE o que é, os principais transtornos e como tratar

Lucas_Callisto 08/06/2023

Autoajuda baseada em terapia cognitivo-comportamental funciona?
A maneira como esse livro aborda a ansiedade é um verdadeiro mapa para você compreender os verdadeiros fatores sobre ela. Tem bastante informação que provém da literatura e, ainda pretendo ler mais livros sobre esse assunto, mas até então foi o melhor que já li.

É notório com essas estatísticas o quanto muitas das pessoas não procuram ou não recebem o devido tratamento, assim como a melhoria de vida quando recebem psicoterapia ou terapia medicamentosa, mas isso ainda se restringe a uma parcela pequena da população.

A narrativa dele segue uma linha de crescimento que viaja por várias matrizes dessa emoção, pois é isso que a ansiedade é. Se inicia apresentando sua definição e evolução ao longo das épocas, seguida de teorias psicanalíticas, cognitivas, comportamentais e neurobiológicas, onde trata de forma fisiológica o que acontece no nosso organismo quando estamos em crises.

Aqui também temos perspectivas genéticas e ambientais, que apontam incisivamente alguns importantes fatores para o desenvolvimento da ansiedade através desses acontecimentos. Outros transtornos mais comuns, que também possuem ligação com a ansiedade, têm um espaço bastante abrangente, no qual é mostrado de forma minuciosa os estudos realizados ao longo dos anos, com fatos curiosos que me prenderam muito a atenção.

Para além disso, em alguns capítulos é apresentada, de forma direita e indireta, algumas instruções que podem auxiliar o tratamento pessoal de forma cotidiana. Ao longo deles, enquanto é apresentado os temas, de acordo com a explicação que é dada você já começa a ter uma percepção do que precisa acontecer ou deixar de acontecer, mas o último capítulo é bem direto nessa questão.

Respondendo à pergunta inicial, livros de autoajuda podem realmente ajudar, até certo ponto. Pode parecer ser uma maneira mais rápida e fácil de lidar, porém não anula ou substitui um profissional de saúde capacitado para lidar com nossas emoções. Resumindo, a literatura pode se mostrar eficaz, mas não a longo prazo.

"Somos, entre todas as criaturas terrestres, o único animal que se preocupa. Passamos a vida nos preocupando."

Luiz Souza 07/05/2023

Informativo por demais
O livro vai mostrar bem detalhado sobre a ansiedade e outras doenças mentais.

Ele é bem explicativo com exemplos e pesquisas de estudiosos acerca do tema.

Ótima leitura

Isa 27/12/2015

Adorei!
Posso dizer que este foi o melhor livro sobre o tema “Ansiedade” que eu li. A leitura do mesmo realmente me surpreendeu, já que muitos referidos ao tema me desanimaram logo de cara, não apresentando de fato, ajuda alguma para amenizar mesmo que de leve, soluções para esse transtorno. A leitura deste foi tão prazerosa que consegui ler rápido, em exatamente uma semana. Bom, referente ao livro, ele nos explica desde o significado da palavra Ansiedade, sua história, sua relação direta com o fator proteção em relação à nossa espécie e estado de alerta para evitar possíveis situações de perigo e morte (o que garante, consequentemente a nossa sobrevivência). É um livro realmente completo, ele explica detalhadamente cada transtorno da ansiedade (fobias, síndrome do pânico, TAG, TOC...), além de elucidar tais situações com exemplos comuns e suas possíveis soluções para tratar o problema (coisas que podem parecer óbvias, mas que muitas vezes não pensamos na hora, o que realmente é difícil de pensar quando temos um ataque). Depois de lido, pude perceber que podemos sim superar essas crises, embora seja algo extremamente delicado de lidar, eu falo por mim, pois sou uma pessoa muito ansiosa e quanto tenho ataques não sei o que fazer. Mas confesso, me acalmei e muito depois de lê-lo, me sinto de fato, mais leve. Garanto que para quem sofre com algum transtorno de ansiedade, vale a pena ler esse livro!

Ghost13 22/01/2023

A ansiedade e outros transtornos
É um livro muito útil para quem deseja aprender mais sobre ansiedade, TOC, estresse pós-traumático, dentre outros. Há curiosidades e formas de tratamento que podem dar certo. É um bom começo também para quem deseja se aprofundar, com o índice bibliográfico, mas continua bem resumido.