Dumplin

Dumplin' Julie Murphy

Resenhas - Dumplin'

Gabi 21/05/2020

Divertido e necessário.
Este livro apresenta a Willowdean, uma protagonista que se auto proclama gorda e se vê cercada de um universo da qual acha que não faz parte: concursos de beleza. Apesar da história introduzir temas importantes, a narrativa é descontraída e se preocupa em passar pensamentos e acontecimentos genuínos de uma adolescente, desde relacionamentos à construção de confiança e amor próprio.
A obra traz inúmeros temas importantes mas que são apresentados de forma leve, divertida e ao mesmo tempo tem a capacidade de tocar e emocionar o leitor; como: relacionamento entre mãe e filha, amizade, padrões de beleza, autoestima, bullying e até mesmo a morte.
Recomendo o livro para aquele momento que você precisa de distração, diversão e aprendizagens com aquela pitada de humor.

Marcela262 09/11/2023

Não é o melhor e mais Bem.escrito livro que eu ja li , mas também não é ruim. Ele fica ali faltando alguma coisa pra ser otimo e quase se perdendo.

Marina Moia 12/01/2018

Que livro delicioso de ler!
Sou uma mulher gorda. E sempre foi assim. Gordinha, cheinha, avantajada... gorda. Tem dias que eu me aceito, tem dias que eu nem me olho no espelho direito. O que não muda é que eu gostaria de ter lido livros como "Dumplin'" ("Eleanor & Park" e "Os 27 crushes de Molly" também entram nessa categoria) quando eu tinha meus 15 anos de idade, não apenas com 24, going on 25.

Willowdean, ou Will, é uma adolescente extremamente real, construída pela Julie Murphy. Apesar de não entendermos algumas de suas atitudes logo de cara, consigo enxergar a insegurança por trás de tudo, mesmo quando ela dizia estar segura de si. Somos ensinadas que ser diferente é digno de zoação, de discriminação. Quando na verdade, ser diferente é a coisa mais legal que podemos ser para nós mesmo e para a nossa individualidade.

Fazia tempo que eu não ficava tão imersa numa história, querendo terminar logo para saber o que irá acontecer com cada personagem. Ainda não procurei, por medo de spoilers, mas espero muito que tenha uma continuação porque ainda não estou preparada para dizer adeus a esses personagens e à essa história.

(é a minha primeira review aqui, então espero que gostem e pfvr sejam gentis hehe)
Jobim 18/02/2018minha estante
Eu tá por 16 reais na Amazon!!! Tenho quase total certeza que vou comprar. O problema é que o meu inglês é intermediário, você acha que dá pra ler de boas?

Marina Moia 19/02/2018minha estante
Se o seu inglês é intermediário, acho que dá pra ler de boa sim! Qualquer coisa é só jogar uma palavra ou outra no Google Translator hahahaha

Daphnekoboldt 17/07/2023minha estante
Eu amo o filme, mas o livro eu odiei, não sei se pq foi um dos primeiros livros que li na vida, mas não consegui gostar

bby 17/07/2023minha estante
Nossa amiga eu gostei muito do filme, me identifiquei p caramba com a willow, oq cagou pra mim foi justamente esse final, pq teve toda uma questão no relacionamento dos dois durante toda história, e no final, quando ela finalmente aceita e vai atrás dele, acaba. A gente não vê absolutamente nada dos dois juntos e isso me irritou bastante sinceramente, pq era só isso pra concluir com chave de ouro

bby 17/07/2023minha estante
livro**** o filme eu nem lembro tanto, mas sei que é bem superficial

cresstaris 10/03/2021

Dumplin'
decepcionada.

fiquei o livro inteiro esperando uma reviravolta (?) acontecer, pra movimentar aquele negócio, mas nada aconteceu.
achei a protagonista meio chata, e dramática até demais.
mas continuei lendo na esperança de o final ser perfeito e tal, mas acabei me decepcionando, nem gostei do final.
assim, valeu a experiência e tal, mas não recomendaria
eu assisti o filme há um tempo atrás e gostei bastante, é bem diferente do livro, e acho que é um daqueles poucos casos de gostar do filme mais do que do livro, porque se a menina não fosse tão dramática, tudo teria sido mais fácil

Isabela1410 31/10/2021

Esse livro demorou para me prender, mas quando prendeu... Não consegui parar de ler.

Will é o tipo de protagonista que te deixa com raiva em alguns momentos e acaba impulsionando a leitura por isso.

Não é um livro óbvio, apesar de poder imaginar algo pela temática, mas é o tipo de história que traz problemas comuns a todas as pessoas, que não se limita a um único público criando identificações surpreendentes. Se valeu à pena ler? Sim! Agora o próximo passo é assistir ao filme, torcendo para ser tão bom quanto.

gabriela.araujo 20/11/2021

?Willowdean. Caixa, fã da Dolly Parton e gorda de plantão.?
Livros sempre muitoooo melhores que os filmes, fato.

Esse não foi diferente, amei conhecer mais a Willow, o Bo e conhecer pela primeira vez o Mitch.

A Willow é confiante, engraçada, sabe quem é (apesar de certos acontecimentos) e quem nunca vai ser.

HannaBooks 31/01/2022

Incrível
Sabe quando você gosta tanto de um livro e não sabe como falar dele? Estou assim no momento. Essa história simplesmente ganhou meu coração e eu só quero sair gritando por aí o quanto é incrível!

"Não podemos ter coisas maravilhosas o tempo todo ? comento. ? Esqueceríamos o quão maravilhosas elas são."

Willowdean se aceita como é, pelo menos na maior parte do tempo. Ela é uma garota fora dos padões impostos pela sociedade, um padrão bem arcaico, pensando que estamos no século XXI. Enfim, mas Will é bem desencanada com isso, ela é gorda e não se sente inferior por isso, pelo contrário. É óbvio que passa por situações no mínimo absurdas, mas infelizmente isso de julgar o corpo alheio parece ser cultural e é extremamente difícil de fazer com que as pessoas entendam que é errado julgar a aparência de alguém.

"se o corpo não é seu, você não tem direito de dizer nada. Seja a pessoa gorda, magra, alta ou baixa, não interessa."

Mas como eu disse, Will é bem desencanada, ela mantém sua alto estima lá em cima. Enquanto vive os dramas escolares, Will também nutre secretamente uma pequena queda por seu colega de trabalho Bo. Ele é bem calado, misterioso, vive com um pirulito na boca e claro, é de arrancar suspiros. Will e sua amiga Ellen são apaixonadas pela cantora Dolly Parton e compartilham juntas várias experiências.

Vou fazer uma observação sobre a Ellen, por diversas vezes durante a leitura fiquei me perguntando em que planeta ela vivia. Como era possível que ela não percebesse tudo o que Will aguentava. E a própria Will se deixava passar por situações por causa dessa amizade, que nossa, fiquei possessa!

A vida de Will dá um giro de 360° quando ela decide participar do concurso que a mãe havia vencido, e sempre que podia se vangloriava, vários anos antes, "Miss Flor do Texas", da pequena Clover City. Nesse concurso Will inicia a jornada de se conhecer melhor, aceitar que outras pessoas a acham linda exatamente como ela é. E que ela merece sim coisas extraordinárias. O problema é que Will acaba se autosabotando em diversas situações, achando que merece certas coisas e situações porque disseram isso para ela.

Foi uma excelente leitura, gostei de ver Will saindo de seu casulo e percebendo que o mundo era dela independente de seu peso. O livro é recheado de representatividade, amizade e recomeços. Finalizei a leitura como coração bem quentinho.

"Talvez ela só tenha estado aqui para te orientar por um tempo, até você aprender a ser a sua própria bússola e encontrar o seu caminho no mundo. ? Ela pisca para mim. ? O universo é muito estranho."

mary_raiodeletras 18/12/2022

O que esperar de Willowdean, uma jovem gorda que é fã da Dolly Parton? Bom, com certeza você não pensou que ela se candidataria em um concurso de miss. Mas, por que seria tão horrível ela participar disso? É esse questionamento que Dumplin faz.
Tive uma surpresa ao constatar o quanto o livro é diferente do filme. Sério, no filme é tudo muito superficial.

Leh 12/07/2022

Um livro legal que fala sobre aceitação, mas não leria de novo. Achei o final sem sentido, dava pra ter explorado mais

Kah 12/07/2017

Amo Dolly Parton, o sul americano e personagens reais, gordinhas, então Dumplin' foi perfeito para mim
Um romance YA que tinha tudo para ser previsível e igual aos outros, mas que consegue se destacar e ficar na sua mente. Aqui não há vitimismo, mimimi e coitadismo. A gordinha é bem gordinha, sofre pressão e vergonha, claro, mas isso não impede que encontre seu caminho na vida.

site: http://amzn.to/2u9m8PC

Miry 07/01/2024

Adolescente reclamando da vida
Achei a história bastante fraca. Porque é basicamente a Will reclamando da própria vida por 94% do livro. Larga as amigas de mão e depois fica se culpando, tem um cara que ama mas larga também. Achei ela bem chata em vários momentos. A única coisa boa que ela fez foi meter a bicuda na bola do cara que fazia bullying com todo mundo KKKKKKKKKKK o final ser aberto sem a conclusão do que ela fez indo atrás do cara que ela gosta de deixou irritada também. Aaaaaaaaaaaa

Liana 07/06/2021

Resumindo o livro: Dolly Parton, drag Queens, concurso de beleza, Texas, e romance fofo