A Ilusão Americana

A Ilusão Americana Eduardo Prado

Resenhas - A Ilusão Americana

Clio0 09/09/2023

A Ilusão Americana traz a proposta de elucidar o cidadão médio em relação a influência americana e o que realmente é o "América para os Americanos". Se você já ouviu essa frase, então pode ter alguma ideia sobre o tratado político-ideológico que Eduardo Prado ofereceu.

Divido em quatro partes, o autor explica noções básicas sobre o Liberalismo econômico, o "Destino Manifesto" e a política internacional, bem como o que a "Democracia Americana" e sua representação mundial. Com o ponto de vista de um latino americano, Prado debate com a gana dos injuriados e não poupa palavras em sua dissertação.

É um bom livro, mas não é possível deixar de lembrar que todos esses temas fazem parte da grade comum de História e Geopolítica do Ensino Médio. Qualquer surpresa advinda da sua leitura, parte mais da parte do leitor do que do escritor.

Romeu Felix 26/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "A Ilusão Americana" de Eduardo Prado, publicado em 2001 pela editora Alfa-Ômega, é uma obra que apresenta uma visão crítica sobre os Estados Unidos da América e a sua influência no mundo.

A obra é dividida em quatro partes: a primeira apresenta uma análise sobre a influência do idealismo norte-americano, a segunda aborda a questão do expansionismo dos Estados Unidos, a terceira parte trata da política externa norte-americana e a quarta parte discute a questão da democracia nos Estados Unidos.

Na primeira parte, o autor apresenta a ideologia norte-americana baseada no individualismo e no liberalismo, que tem como objetivo a busca da felicidade individual e a construção de uma sociedade baseada na liberdade. Ele também discute a influência desse idealismo na cultura ocidental e como isso afeta a visão que o mundo tem dos Estados Unidos.

Na segunda parte, Prado analisa a questão do expansionismo dos Estados Unidos e como isso impactou a política externa do país. Ele mostra como a ideia de "destino manifesto" - a crença de que os Estados Unidos tinham uma missão divina de expandir seu território - justificou a apropriação de territórios de outros povos e o uso da força em conflitos internacionais.

Na terceira parte, o autor apresenta uma análise crítica da política externa norte-americana, mostrando como os Estados Unidos utilizaram sua força militar e sua influência econômica para interferir nos assuntos de outros países. Ele também discute a visão que os Estados Unidos têm de si mesmos como uma nação "excepcional" e como isso justifica suas ações no cenário internacional.

Na quarta e última parte, Prado discute a questão da democracia nos Estados Unidos e como ela é vista pelo mundo. Ele apresenta uma análise crítica do sistema político norte-americano, mostrando como ele não é tão democrático quanto se apresenta e como a concentração de poder nas mãos de poucos prejudica a participação popular nas decisões políticas.

Ao longo de toda a obra, Prado apresenta uma visão crítica e perspicaz sobre os Estados Unidos da América e a sua influência no mundo. Ele utiliza uma linguagem acessível e argumenta de forma clara e objetiva, tornando a leitura agradável e envolvente.

Em resumo, "A Ilusão Americana" é uma obra importante para a compreensão da história e da política dos Estados Unidos e para entender como a influência norte-americana afeta a sociedade e a cultura ocidental.
Por: Romeu Felix Menin Junior.