Azul É Para Pesadelos

Azul É Para Pesadelos Laurie Faria Stolarz

Resenhas - Azul é Para Pesadelos

hairlyheart 21/12/2010

O livro tem uma história boa, a autora parece um pouco inexperiente e não prende a atenção do leitor
Luiz Gustavo 26/01/2012minha estante
pasei o livro inteirinho ruendo as unhas. kkkk

Lola 20/07/2012minha estante
Não prende a atenção do leitor? Ta aí uma coisa que eu discordo completamente. Se tem algo que Laurie faz bem é prender a atenção >.

lfcardoso 29/01/2010

Mistura de suspense e sobrenatural
O livro é uma mistura de mistério com sobrenatural. A protagonista e narradora da história é Stacey Ann Brown, uma garota que está tendo um primeiro ano difícil no colégio interno. Ela não é um exemplo de popularidade, inteligência ou beleza. Para piorar, Stacey é apaixonada por Chad, o namorado de sua melhor amiga Drea. Entretanto, a protagonista possui algumas habilidades especiais: ela pode ter sonhos premonitórios e conhece alguns feitiços.

"Eles são sempre iguais. É sempre noite, e estou numa floresta, procurando Drea. O ruído de seu corpo escondido em algum lugar atrás de mim. Galhos se quebram, folhas estalam. O vento sopra em meus ouvidos, umedecendo meus olhos. E a dor em meu estômago: aguda, crua, implacável. Real."

Stacey começa a ter pesadelos com Drea, que se tornou alvo de um perseguidor psicopata. A protagonista não pode ignorar os sonhos ruins, pois eles são muito reais. Há três anos, Stacey ignorou os pesadelos. Como conseqüência, uma alegre menininha foi morta. Sentindo-se culpada pela morte de Maura, a garota quer a todo custo salvar a amiga. Para tentar descobrir a identidade do perseguidor de Drea, Stacey usa um antigo feitiço ensinado pela avó, que utiliza plantas e velas azuis. A pouca autoconfiança da jovem feiticeira é o principal obstáculo para o êxito do feitiço.

O perseguidor sabe que Stacey quer impedi-lo de fazer mal a Drea. Por meio de telefonemas e bilhetes com ameaças e chantagens, ele tenta afastar a garota de seu alvo. O vilão conhece um segredo que pode acabar com a reputação de Stacey e arruinar as amizades dela. Além disso, Chad não é indiferente aos sentimentos da jovem feiticeira, o que pode abalar a confiança que Drea tem nela e tornar a amiga uma presa fácil para o psicopata.

A tensão da história aumenta com os lírios deixados na porta do quarto de Stacey e Drea. O lírio é a flor que representa a morte. O perseguidor deixa na porta das garotas a quantidade de lírios que indica quantos dias faltam para o encontro dele com Drea. O tempo está contra Stacey. Ou ela descobre a identidade do criminoso, ou sua amiga irá sofrer as conseqüências.

Todos são suspeitos. Drea é uma garota bastante popular entre os rapazes e namora o rapaz mais cobiçado do colégio. Há garotas que poderiam matá-la para ficar com Chad. Entre os garotos poder haver algum admirador que tenha perdido a razão. Além disso, Chad quer terminar o namoro com Drea, mas ela não aceita e fica insistindo numa relação falida. A situação estressa a ambos.

Os pesadelos de Stacey contêm a chave para a solução do mistério da história e a salvação de Drea, mas também rendem alguns sustos durante a leitura. Praticamente não há nenhuma indicação de que o leitor entrou no mundo onírico, o sonho vai se misturando aos poucos com a realidade. Depois que a pessoa que lê toma o susto, a protagonista acorda e a história prossegue normalmente até o próximo pesadelo.

As jovens leitoras irão se identificar com Stacey. Assim como elas, a protagonista se encontra numa fase de dúvidas e insegurança. Também precisa aprender a lidar melhor com seus sentimentos e a ser mais autoconfiante. Os outros leitores também irão tirar proveito da leitura, a autora sabe prender a atenção daqueles que leem a sua história, além de lhes fornecer momentos de sustos e tensão. É pouco provável que alguém abandone o livro antes de descobrir a identidade do perseguidor de Drea.

Veja mais resenhas em http://www.literatsi.com/category/resenha/

ju 23/03/2010

Me Surpreendeu...

Este é um livro que realmente me surpreendeu.

Sinceramente, não acreditei muito no potencial dessa estória; mesmo sendo fã de livros que falem de magia, misticismo e bruxaria. O Livro tem de tudo... Ação... Romance... Suspense...
É uma leitura rápido, e no final você acaba querendo saber o que vai acontecer com Stacey e seus amigos.

MaluM1 04/04/2010

Show de livro!!!
Muito bom esse livro, achei envolvente, e a história não é dificil, é super fácil, vc entende tudinho...cada cena. Adorei os rituais que a Stayce faz, ela é descomplicada!!! Esse livro me conquistou...e Recomendo a todos!
Quero ler a continuação! Mas só tem para comprar em inglês ainda! =D
Adorei...5 estrelas \o/
César 02/03/2014minha estante
ÓTIMO!

Clarissa 17/06/2010

(...) A historia se desenvolve muito bem, e a Laurie Stolarz conseguiu criar uma boa trama de suspense. Ela conseguiu, também, algo que muitos escritores de YA tentaram, mas não foram bem sucedidos; fazer com que o leitor não perceba quem é o vilão da trama.
A cada momento, todos os personagens agem de forma suspeita, a ponto de se criar uma teoria nova a cada pagina! Em alguns momentos, eu acreditei que a própria Drea estava por trás da morte dela mesma! (?)
Enfim, o único ponto fraco do livro é o fim. Infelizmente, a autora não quis se arriscar e escrever o mais macabro dos YA do momento, optando pelo assassino mais obvio.

mais em: http://www.nuncanagalaxia.blogspot.com/

Vanessa Vieira 24/03/2012

Azul é para Pesadelos_Laurie Faria Stolarz
O livro Azul é para Pesadelos, de Laurie Faria Stolarz, nos conta a história da adolescente Stacey Ann Brown. Stacey está vivendo em um colégio interno há cerca de um ano e a sua adaptação no local não é das melhores. Ela é uma garota simples e que possui alguns conhecimentos acerca da Wicca, e acaba não tendo tanto destaque na escola, por não ser um protótipo de Einstein ou de top model. E para piorar a sua situação, Stacey está apaixonada por Chad, ex-namorado de sua melhor amiga, Drea.

Há três anos atrás, ela teve um pesadelo envolvendo a morte de uma garota, e esse infortúnio acabou se concretizando. Ela carrega um grande sentimento de culpa dentro de si por ter ignorado a premonição que teve, e não ter salvo a vida de uma pessoa, e fica ainda mais assombrada quando começa a ter pesadelos novamente, desta vez, com Drea. Sempre que acorda dos pesadelos, Stacey urina na própria roupa, e isso é bastante constrangedor, tanto que ela procura esconder de todos a sua volta.

Os pesadelos de Stacey ficam cada dia mais intensos e ela sente que Drea corre um grande perigo. Todos a sua volta, se tornam suspeitos em potencial, já que Drea acaba recebendo várias ameaças anônimas. Para se proteger e guardar os seus amigos, Stacey recorre a uma antiga magia Wicca, ensinada pela sua avó. Mas será que isso será o suficiente para deter esse suposto assassino? Ou ele será mais voraz do que todos imaginam?

Eu já conhecia o trabalho de Laurie Faria Stolarz através de um conto seu, Dormindo com o Espírito, na antologia Amores Infernais, e mesmo assim confesso que me surpreendi. Azul é para Pesadelos é repleto de suspense, magia e mistério, tudo na dose certa. Ela soube mesclar amor e bruxaria em uma trama repleta de segredos e sobrenatural, com maestria.

Stacey é uma personagem magnífica, que sabe utilizar a magia de modo certo, nunca sendo egoísta com o seu dom. Ela ama os seus amigos e se desdobra para protegê-los. Sua fidelidade é incrível, principalmente para com Drea. As duas tem algumas discussões ao decorrer da trama, o que é bem comum em uma amizade. Ela sempre nutriu uma paixão platônica por Chad, porém nunca desrespeitou a sua amiga e manteve os seus sentimentos ocultos no mais recôndito do seu ser.

Em determinado ponto da trama, o romance entre ela e Chad começa a engatar, mas infelizmente não flui com intensidade devido aos acontecimentos macabros no colégio. A simbologia das velas azuis, e sobretudo, os ensinamentos Wicca, deram uma toque místico e super original a história. Espero em breve ler a continuação do livro, Branco é para magia. Vale a pena conferir!

Ely 04/08/2010

Quando comecei a ler esse livro, eu não esperava muita coisa. Porém, com o desenrolar da trama fiquei realmente envolvida e não consegui parar de ler até acabar.
Stacey tem 16 anos extremamente sensitiva. Ela tem estranhos pesadelos que acabam se tornando reias e a atormentam. Ela é assombrada por um pesadelo do passado, que foi uma premonição com uma gorotinha que ela tomava conta e por quem sentia muita afeição, como se fosse sua irmã mais nova. Quando ela sonha que essa garotinha pode estar em apuros, acha que foi apenas um sonho e tenta esquecer. Porém, quando a garotinha desaparece e depois é encontrada morta, Stacey se sente culpada. Para piorar, ela começa a ter pesadelos com a sua melhor amiga Drea, e esse pesadelos se tornam uma premonição de que sua amiga corre grande perigo. Agora Stacey tem que lutar e usar as magias que a sua avó ensinou para salvar a sua amiga.
Esse livro é repleto de suspense. É realmente difícil parar antes que chegue ao final.

Veneella 15/11/2012

Mágico e Assustador.
Resenha do blog: http://www.bookpetit.com/2012/10/azul-e-para-pesadelos-blue-is-for.html

Azul é para Pesadelos foi um daqueles livros que ficaram meses na estante e quando eu finalmente pus as mãos, não pude mais largar. Laurie soube escrever um mistério que, apesar de eu ter desvendado antes da personagem, me prendeu do início ao fim e chegou até mesmo a dar um calafrio na espinha toda vez que meus móveis estalavam à noite. medrosa, eu? imagiina.

Stacey é uma pessoa muito sensitiva, herdou os dons de sua avó e os aceita com muita naturalidade. Achei bacana o fato de que ela não esconde isso das pessoas e de ela se aceitar tão bem, poupando muito a minha paciência já que eu não tive de ler uma porção de "Mimimi queria ser normal blá-blá-blá" que, no fim das contas, só servem pra enxer linguiça e ocupar mais páginas - pronto, falei. O único defeito dela foi ficar se lamuriando pelas razões erradas.

A trama foi muito bem pensada, amarrada e explicada. Admito que em algumas partes eu fiquei na dúvida, desconfiando de todo mundo -adoro- e com um pouco de medo -também adoro. E teve outras partes que me soaram meio forçadas, foram muitas coincidências pro meu gosto.

Por incrível que pareça, eu sofri de amor e ódio com a Drea -a tal melhor amiga ameaçada. Algumas vezes ela até era uma boa amiga, mas por volta de 70% do tempo a minha vontade era de que ela morresse de uma vez. Egocentrica, convencida e insuportável, perdi o número de palavras de baixo calão que usei para descrevê-la o livro inteiro. Até a amiga bizarrinha, Amber, foi mais interessante.

A narrativa é em primeira pessoa, o que faz com que os outros persnagens sejam pouco explorados - pouquíssimos autores sabem escapar dessa maldição - e alguns até mesmo pareçem meio que descartáveis na história. O livro tem muitas expressões em francês que, apesar de ter curtido bastante, não vi nenhuma razão em especial para estarem ali. Acho que a autora tem alguma paixão pela língua de l'amour... vai entender.

Eu gostei muito do livro, do mistério e de toda magia envolvida - quase tudo tirando a amiga irritante. A revisão e diagramação da Bonobo (nunca tinha ouvi falar) ficou ótima. Posso vir com a notícia ruim agora? A continuação, Branco é para Magia, não foi lançada pela mesma editora. Resultado? Esperem livros de tamanhos diferentes que ficam horrendos na estante. Sem contar a fonte e o estilo de capa que não. tem. nada. a ver. O segundo volume foi lançado pela Novo Século, e até agora não há nem sequer previsão do terceiro por aqui. Nos EUA a série teve seu quinto,e último, volume publicado em 2009.

secondtea 26/07/2010

Surpreendente.
Muito bom mesmo! Achei o livro escondido na última prateleira da livraria, todo empoeirado e me encantei pela sinopse.
Acabo de terminá-lo e achei a história simplesmente formidável. Li tudo em menos de uma semana. Muito empolgante, contagiante, impossível de largar! Suspense e romance salpicados com a medida certa de sobrenatural. Estou considerando seriamente comprar as continuações da série em inglês mesmo!
Com certeza um dos favoritos, não arrependo nem um pouco pela compra.

Mia 18/04/2022

Relendo
A história é interessante e ela tem começo, meio e fim bem definidos, não te deixa na expectativa do próximo livro, nem da um pista de o próximo é uma continuação ou outra história independente.

É um livro bom, de leitura rápida e prende a atenção.

Esse livro, li a primeira vez em 2010, agora, 12 anos depois releio ele para ler a sequência, o livro Branco é para magia!

bizinhavieira 10/03/2011

Azul é Para Pesadelos
Stacey sabe que seu sono não é permeado de simples sonhos, mas sim de revelações do futuro. Então de repente passar a ter pesadelos com sua melhor amiga sendo vítima de alguém misterioso e repletos de lírios – a flor que representa a morte – com certeza não é reconfortante. E sempre fazer xixi na cama como consequência desses pesadelos não ajuda a melhorar seu humor. E como tudo pode ficar pior, Stacey também lê um futuro nada promissor nas cartas de Drea, sua melhor amiga e protagonista de seus pesadelos.

Mas Stacey sabe que o objetivo de se ler o futuro é poder alterá-lo.

Ela e suas amigas Drea e Amber tentam então evitar que o anunciado aconteça, contando sempre com a ajuda dos ensinamentos deixados pelos antepassados de Stacey em um livro de magia. Mas como proteger Drea se não se sabe quem pode ser o vilão da história? Stacey tem certeza que é o mesmo que fica ligando sempre para conversar com Drea e que não se identifica nunca... Mas qual a utilidade de se desconfiar de um tarado psicopata se tudo que se sabe é que fica ligando para o quarto delas?

O livro é o primeiro de uma série de quatro livros (ou serão mais?). Comprei despretensiosamente, não havia lido nada a respeito antes, e a capa e a sinopse acabaram não sendo muito condizentes com a história... Sei lá, a capa é cheia de "eu conheço seu segredo" e essa frase exatamente só aparece uma vez no livro acho e o resto da trama nem é sobre ela tentar esconder o segredo ou algo do tipo... Tá, o segredo tem a ver com a trama, mas acaba não sendo o foco, entendem? Mas, de qualquer forma, me surpreendi positivamente com o livro. O mistério é bem intrigante e fiquei montando listas de suspeitos na cabeça! Sabem como é... “Não confie em ninguém”! Mas, apesar disso, não explicou como o maníaco do telefone parecia estar observando as garotas o tempo todo... Sendo uma série, talvez isso seja explicado mais adiante, no entanto... Veremos!

Outro ponto que eu considero muito legal do livro é que Stacey é uma garota comum, sem nada anormalmente especial, assim como seus amigos. Sim, ela tem sonhos com premonições, mas não é algo muito óbvio. Ela é como aquela sua amiga ou colega de escola que tem um lado místico: adora incensos e tem significados para cada um deles, interpreta os sonhos das amigas e tem aquele baralho de tarô sempre pronto para os momentos em que as festas ficam mais entediantes. Enfim, ela, por qualquer motivo que seja, tem mais sensibilidade para perceber essas coisas, mas nem por isso é tudo claro: ela sabe que tem algo errado prestes a acontecer, mas não sabe exatamente o que é.

Por fim, indicado para todos que não se importam de ter mais um toque de mágica em sua rotina!

FRASES
“Quando tudo aconteceu, inventei desculpas desse tipo, mas as desculpas não conseguem acabar com nada, muito menos com a culpa.” p.68

“Mas, em vez disso, eu sorrio e ele sorri de volta. E, de repente, eu me vejo dentro de um comercial bizarro de pasta de dente, do tipo que os atores ficam todos amorosos um com o outro só para compartilhar o brilho de seus dentes.” p.184

Cris.Gallo 04/08/2010

Achei o livro bem interessante, possui um certo suspense.é uma leitura bem leve.