Declínio de um homem

Declínio de um homem Osamu Dazai

Resenhas - Declínio de Um Homem

darabwl 25/04/2024

?desagradava-me a ideia de que descobrissem essa tristeza velada em minhas palhaçadas e se tornassem subitamente cuidadosos?

Stellesquisita 24/04/2024

Desumano totalmente humano
Não tenho palavras para explicar este livro, é tão humano e vivido, tão intenso e melancólico! Me identifico com cada fala de Dazai Osamu, é um repúdio humanizado.

Lauraslsbatista 24/04/2024

Simplesmente uma visão bastante intimista do universo do autor , mostrando como foi sua conturbada vida , definitivamente um ícone da literatura oriental

Particularmente a forma como o autor é sincero sobre seus pensamentos, não importa o quão ruim eles pareçam, traz um ar de sinceridade ao livro , fazendo com que as situações que ele passa pareçam mais e mais palpáveis

Barbara1524 22/04/2024

Nossa
Foi um livro bem diferente dos que eu já tinha lido. Uma história bem triste e relatada de maneira bem crua. Achei bem interessante alguém tão cheio de vicios e outros problemas escrever algo assim.

sweetiella 22/04/2024

Eu e esse livro estamos interligados. Faço a partir de hoje um dos meus propósitos de vida ler todas as obras de osamu dazai.

pseudonimomarola 21/04/2024

Atônita
Comecei a ler esse aqui total livre de expectativas prévias e terminei numa linha tênue entre o vazio e o peso do asco visceral de ter lido todas essas páginas incessantemente mórbidas !!!! mal consigo juntar palavras suficientes para organizar minhas opiniões... apenas reticências.

mooonies 21/04/2024

Estou incerta
Uma leitura visceral e intensa, que te deixa boquiaberta com cada acontecimento na vida do personagem, ou melhor dizendo do alter-ego do osamu dazai. no decorrer senti um ódio intenso com o quão merda de ser humano, egoísta e mau-caráter o yozo é, fiquei estagnada por um certo tempo por conta disso, senti tédio em algumas partes e tinha pra mim q não terminaria este livro de jeito nenhum... mas acabei terminando e sinceramente gostei. a capa do livro é belíssima e o jeito que o dazai escreve é envolvente de certa forma, gosto da melancolia que trouxe e como pude me identificar em momentos específicos (sem ser estes criminais acompanhadas de ações e palavras horríveis) enfim n sei se dou 3.5 ou 4 estrelas?

Claudia164 20/04/2024

Tristeza
Esse livro me deu um choque de realidade e por ser um personagem tão apático porém com uma vida boa e descrenças no ser humano faz a gente refletir pra caramba
Eh um vazio existencial enorme e só aumenta, literalmente um declínio onde tudo poderia dar certo mas o ser humano é realmente complexo e autodestrutivo e infelizmente busca agradar outros seres humanos

?Quanto mais penso, menos consigo entender, e vivo sempre assolado pela ansiedade e o medo de ser o único destoante por completo.?

?A dificuldade de compreender a sociedade é a dificuldade de compreender o indivíduo.?

?Eu desejava impacientemente, e de coração, uma alegria violenta, mesmo que depois dela viesse uma enorme tristeza.?

Tudo passa?

Lívia 20/04/2024

Excelente leitura
Leitura indicada por uma paciente. Acompanhar o declínio da vida do personagem principal é difícil. Seus pensamentos sobre morte e vida são angustiantes e isso torna a leitura ainda mais fluida. Excelente livro!

bea(taylor's version) 17/04/2024

O pecado e a tristeza
tenho muito apreço por livros pseudo biograficos, a maneira como autores criam personagens que são claros reflexos de si mesmos e contam suas próprias histórias a partir de situação ficticias.
essa é uma história curta e tremendamente triste do início ao fim. não há nenhuma única página de felicidade. você não gosta do personagem principal mas você cria por ele um laço de empatia muito grande, uma vida de completa miséria e sofrimento, e mesmo assim o autor consegue transmitir a beleza na dor.

Bela232 17/04/2024

Miserável
Li esse livro em março, mas ainda lembro da agonia de lê-lo. Foi angustiante acompanhar tanto sofrimento na espera de que as coisas melhorassem, mas isso nunca aconteceu. O protagonista me pareceu semelhante à um inseto antes de morrer: em uma eterna agonia que o faz tremer de um lado para o outro. Mas, também, foi maravilhoso me identificar com tantos trechos do livro e com a falta de habilidades sociais do protagonista. É muito bom.
Confesso que, apesar de ter gostado, esse livro não foi feito para mim. Ele me pareceu um pouco mórbido demais, mas talvez a vida seja assim mesmo. Uma eternia agonia.
Entendo porquê tantas pessoas adoram esse livro. Acredito que ele é o aparato de conforto em meio à vida tão miserável.

lahmot 15/04/2024

Eu sempre tento ser o mais imparcial o possível, mas a verdade é que o ser humano é uma criatura parcial, não tem jeito; o nosso viés sempre acaba falando mais alto. É importante observar a obra através do contexto em que ela foi criada, mas ignorar minha própria visão do mundo ao analisá-la seria injusto e irreal com a minha própria experiência ao ler esse livro.

Asco é o sentimento que me acompanhou durante toda a leitura. Eu não sou contra uma história pessimista, não há nada de ruim em escrever sobre um sujeito miserável, mas a história deste homem não nos traz nada além de sentimentos negativos. Yozo me fez sentir pena de si - não empatia, pena mesmo. É uma obra com tantos temas pesados (suicídio, abuso sexual, alcoolismo) citados com tamanha naturalidade que beira à estranheza. Não foi engajante, foi deprimente e por mais que essa tenha sido a intenção do autor, foi uma experiência desagradável. Esse livro suga sua vitalidade e te puxa para baixo, não é algo que uma pessoa que não esteja muito bem emocionalmente deva ler, ele te deixa vazio; sentindo repulsa dos seres humanos, e é extremamente perigoso se você começar a se identificar com o personagem principal de mente nem um pouco saudável.

A alienação é um dos principais pontos aqui, Yozo vive em sua própria cabeça, e a maneira como ele enxerga o mundo ao seu redor está totalmente fora da realidade, e há uma grande ironia nisso, porque ao mesmo tempo, o mundo também enxerga ele de forma errônea. Ele cria uma máscara para si, que o auxilia a interagir com as outras pessoas, e dessa mesma forma, vê todos os outros como se usassem máscaras também. E quando a máscara cai, é como se o mundo dele desabasse. Afinal, quem era Yozo de verdade? O homem atraente que fazia todos rirem de suas palhaçadas, ou o homem patético autocrítico que em um momento tinha medo até de sair de casa? Em minha opinião, eram os dois. Querendo ou não, você acaba se tornando o que os outros pensam de você, de certa forma, mesmo que indiretamente, do mesmo jeito em que a sua opinião sobre os outros torna aquela pessoa naquilo que você viu nela. Do mesmo jeito que o ódio dele pelas mulheres fez com que elas fossem tão menores aos seus olhos (argh).

Longe de mim querer resumir a obra à misoginia do autor, mesmo que inegável, mas como eu falei, não dá para ignorar.

O livro é um eterno "meu deus, a sociedade... bottom text". É possível sim escrever algo bom em cima de uma base como essa - Dostoievski está aí como prova, ele consegue tratar de situações sombrias e tirar um proveito disso -, mas a cabeça de Osamu Dazai não é um lugar onde eu gostaria de estar. A autopiedade do Yozo é insuportável de se ler e olha que eu aguentei páginas e páginas de monólogos ansiosos do Raskolnikov em Crime e Castigo.

Ainda assim, um livro que te faz sentir algo - mesmo que negativo - está anos luz a frente de um livro medíocre que não te faz sentir nada, por isso, depois de esculachar essa obra, eu preciso dizer que reconheço o mérito dela. O autor escreve muito bem, eu até diria que é um incrível estudo de personagem, mas na verdade isso se encaixaria melhor num estudo do próprio autor.
nat 16/04/2024minha estante
gostei muito da sua resenha.

lahmot 16/04/2024minha estante
obrigada nat !!