Uólace e João Victor

Uólace e João Victor Rosa Amanda Strausz

Resenhas - Uólace e João Victor

Raela 13/04/2021

Realidades opostas que se cruzam.
Uólace e João Victor. Dois meninos, duas realidades sociais diferentes. João Victor é de classe média, tem acesso a educação, comida e lazer. Uólace, garoto morador de rua, com mãe alcoólatra, sem casa, sem comida, sem educação.
A história é um verdadeiro soco no estômago a cada página. Até Rosa Amanda, a autora, disse que foi muito difícil escrever, demorou um ano. Essa narrativa infanto-juvenil mistura sensibilidade, infância e um pouco de sonhos.
Uólace, em meio a sua realidade tão cruel ressignifica tudo! Cheio de humor e esperança de uma vida melhor. Embora forte, as vezes só quer uma mãe por completo, ir para escola e comer hambúrguer no café da manhã, por exemplo.
João Victor, é um jovem, que por ter tudo, parece ser menos agradecido pelo que tem e deseja sempre mais, normal né? Nós também reclamamos do que temos e sempre achamos que a vida é insatisfatória. Isso é a epifania do livro, observamos que o já possuímos já basta, se constrastado com a realidade de um menino de rua.
Muitas vezes eles estão um dentro da vida do outro por encontros do destino. Possuem vidas tão diferentes e ao mesmo tempo tão iguais. Amanda me (re)significou com essa história. Chorei várias vezes. Angustiei-me. Ri. Sorri. Afaguei-me. Entristeci-me.
Isso é a literatura. Leiam Uólace e João Victor. O pequeno livro que se fez grande.

Beatriz 16/05/2023

Uólace e joão Victor
Realmente é um livro lindo, pena q é mto pequeno, d vrdd! nn acho q mtos conhecem esse livro mas qm tá começando a ler agr vai adorar ele! nn acho q ele esteja falando só dos dois meninos pq, sinto q ele esteja falando sobre algo mto sério só nn consigo achar uma palavra certa para descrever.

Star Blue 18/09/2023

Arrebatador
Essa história provavelmente se repetirá em minha mente múltiplas vezes em longos anos da minha vida, isso porque já provei de muitos estados e pensamentos trazidos nas perspectivas das personagens.

E, além disso, por passar bastante tempo sozinha e observando as pessoas e imaginando a vida delas e o que as traz aos mesmos ambientes que os meus: ao ler essa história (baseada em fatos reais), pude perceber quantas vezes cruzei o caminho de inúmeros ?Uólace? e ?João Victor? enquanto ia para escola - e agora para faculdade - resolver coisas na rua, em centros comerciais.. enfim, em toda parte, e também quantas pessoas preconceituosas, com medo e sem um pingo de afeto já vi olhar feio para crianças e adultos nas condições de Uólace e sua mãe.

Não posso mentir e dizer que nunca senti uma pontinha de medo ao me aproximar, mas isso quando eu era criança. E a situação mudou quando eu aprendi que o amor, além de infinito, pode salvar e transformar vidas. E aí percebi que, enquanto meu medo era a ameaça que me impedia de chegar perto delas, a ameaça que eles enfrentavam todos os dias para conseguir algo, como um mísero trocadinho, era a falta de empatia das pessoas. E sem ela, é difícil mudar as coisas sozinho.

Então, não consigo mensurar a profundidade que a história alcançou dentro de mim, mas consigo imaginar o quão lindo seriam os finais de pessoas como Uólace, Catuaba e Cachorrão Duplex, se a moral dela alcançasse mais corações e almas por aí ?!

Não importa onde estamos, somos todos pessoas, ansiosas por amor, afeto e compreensão, e às vezes, oportunidade.

??????????

amanda 01/04/2021

Uólace e Joao Victor
Achei bem ruinzinho, achei que eles iam se encontrar no final ou algo do tipo, mas não.

Milena 17/08/2022

Perfeito
Cara esse livro passa uma realidade muito...
Aqui mostra os dois lados da história um menino que era da rua e achava q o outro era rico e podia fazer tudo oq quisesse, mas na vdd não ele não podia, é um livro muito bom, para se pensar na realidade dos outros.

Mari 22/08/2021

Eu não gostei mas também não odiei eu entendi a mensagem da autora mas sinceramente esperava mais...

ness 15/02/2022

Uólace e João Victor
No começo, achei um livro bem legal e divertido. Só que cheguei na página cinquenta e as coisas tinham permanecido as mesmas até o momento, o que não seria normal, na minha opinião, para um livro de 95 páginas.

Achei que o final foi péssimo. Nada mudou durante o livro inteiro.

Me senti uma ingrata lendo esse livro, porque enquanto Uólace mora na rua, não tem comida todos os dias e tem uma mãe bêbada, eu tenho comida no prato todos os dias, pais presentes, vou para a escola e tenho uma casa.

O livro não é totalmente ruim. Ele nos faz refletir sobre o que temos e o que não temos.

Icythvv 16/02/2022

Desigualdade social
Li esse livro para a escola mas acho que todos deveriam ler, esse livro retrata a vida de duas pessoas diferentes mas com o mesmo mesmo sonho e dificuldades semelhantes, um bom livro para retratar a desigualdade social no mundo.

Amanda.SomoGyi 23/10/2022

Dormi com playboy.
Esse foi um dos muitos livros que todo aluno ganhava com o kit de apostilas na minha antiga escola, no 9° ano, eles eram tipo uma leitura complementar ao ensino. Admito que só realmente li porque precisava fazer lista de leitura sobre ele pra ganhar ponto, mas de qualquer maneira foi um livro que me prendeu muito porque é muito bom. As situações retratadas parecem tão irreais e são simplesmente a realidade. Antes de ler, achei que seria um saco ter que ler um livro que nem queria, mas depois de ler entendi perfeitamente o porquê de seja lá quem escolheu esse livro como leitura pro meu ano, é simplesmente necessário que pessoas na idade que eu tinha na época entendam o mínimo sobre a realidade do país e da desigualdade. Essa edição em específico também deixa a leitura muito leve e tranquila, no geral, um livro incrível.

Xico 03/09/2020

Duas faces da mesma moeda
Em discussões sobre pobreza, muitos acabam se esquecem que há gradação entre os níveis de pobreza. No fundo, o Brasil tem uma grande massa de pessoas pobres que não perceberam isso ainda. O livro traz isso ao mostrar duas realidades dentro do mesmo quesito: dois meninos em idade escolar. Ambos pobres, mas um em situação pior que o outro. Um livro rápido e fácil de ser lido, mas bem difícil de ser digerido por conta do assunto abordado. Um soco no estômago.
Maiana 10/03/2021minha estante
Queria ele em pdf

Gabriel 28/08/2021minha estante
Qual é o clímax e o desenvolvimento da história? É para um trabalho da escola!! Até o dia 29/08/21

luiza 11/05/2021

nao é ruim, mas nao me interessei muito na leitura, li mesmo por conta que era do colegio

abacaxeira 11/02/2022

"Mais difíceis são outras cercas, escondidas na cabeça da gente, que velam o nosso olhar em relação ao outro que parece tão diferente. E essas fazem sofrer."
- Rosa Amanda Strausz

marcelly_ 10/11/2022

futuro glorioso
duas realidades. dois pontos de vista diferentes. Uólace e João Victor só tem uma coisa em comum: a vontade de comer hambúrguer no café da manhã. para a faixa etária é ótimo, afinal mostra como vive o outro e não sabemos, além de trazer a problemática do "e qual é o meu caminho?", muito comum na idade. é uma boa leitura e bem rapidinha!