Maria Peçonha

Maria Peçonha André Neves

Resenhas - Maria Peçonha

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2019

Maria foi uma artista popular que entre remendos de tecidos, agulhas e linhas, costurou bonecas de pano e a própria vida. Dedicada ao artesanato, não foi essa arte que a fez admirada pelos moradores da pequena Alegrete, no sul do Brasil, mas uma façanha inexplicável - onde ela urinava, nasciam flores. E assim passou a ser chamada de Maria Flor. Até que um dia tornou-se Maria Peçonha...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573389548

Leo 02/01/2010

Maria Peçonha - uma história de solidão e preconceito
Já gostei do livro de início, porque se passa em uma cidadeda campanha gaúcha e é baseada numa lenda regional de Alegrete- RS, o livro é ótimo com muitas ilustrações, parece infantil, mas nos traz muitas reflexões quanto as condições em que todos estamos sucetíveis em diversos lugares, conhecidos e desconhecidos,que é; solidão e preconceito. A vida da protagonista sempre foi difícil, sozinha chegou a cidade em que não conhecia ninguém, logo os moradoresdescobriram seu dom maravilhoso e a exploraram, quando ela resolveu simplismente dar um basta a indiferença e o preconceito surgiram e transformaram para sempre a vida de Maria e da cidade, mas o final reserva uma grande surpresa na história. A compaixão, a coragem e o amor são capazes de libertar qualquer alma perturbada e fazer de seus dias momentos felizes e de muita paz, eu indico, leiam Maria Peçonha de André Neves.

eglair 15/08/2009

Delicadeza nos detalhes.
Aqui vale salientar o mavarilhoso trabalho de ilustração com texturas, colagens e o traço sensacional desse artista único.

Maria foi uma artista que costurava bonecas de pano, um trabalho extremanente delicado. A história se passa na pequena cidade de Alegrete, no Sul do Brasil.

Esse livro é um trabalho totalmente delicado ao folclore e artesanato da região. No final da história, o autor nos presenteia com um texto explicando um pouco mais sobre a região, costumes, crenças e atividades do Sul do Brasil.

A história de Maria Peçonha é um conto fantástico e não folclórico, é bom dizer isso. Na verdade André Neves usou esse cenário de fundo pois em Alegreto acontece um fenômeno muito interessante que é a desertificação. Ele fala sobre esse fênomeno na história de uma perspectiva pessoal/humana, mostrando a desertificação como sendo um fator humano. André conta a história de uma pessoa que se “desertifica” e acaba por fazer o mesmo com a terra onde mora.

Por onde Maria-Flor passava nasciam flores, até um dia transformar-se em Maria Peçonha, ai……bom ai você terá que ler a história. ;)

De um belíssimo trabalho gráfico e artístico vale a pena dar uma olhada. Você vai se surpreender.
Anderson.Natanael 10/09/2023minha estante
Achei impressionante o livro e a história ue se passa em Alegrete - RS. A história mostra o preconceito e a exploração, sua inspiração foi um verso de Mario Quitanda um grande nome da poesia brasileira, as ilustrações são retalhos de revistas que passa uma ideia de delicadeza para quando a Maria-Flor, que onde mijava nasciam flores e deixava a cidade mais bonita. No entanto, a população queria explora-la, e quando ela não quis mais urinar nas ruas das cidades passaram a mal dize-la e ofende-la. Essas críticas afetaram drasticamente a sua personalidade te transformando em Maria Peçonha, ou seja o que antes era dádiva se tornou maldição. Onde urinava se tornava um deserto deixando o local seco. Vale muito a pena ler o livro, pois o autor caprichou na história e no final o autor mostrou como funciona a cultura local e os costumes da população Gaúcha, uma região que sofreu bastante miscigenação com a imigração e também com as tentativas de invasão de outras nações imperialistas.