O presidente negro

O presidente negro Monteiro Lobato

Resenhas - O Presidente Negro

Elizabeth 10/08/2022

O mais odiado
Pior livro que eu já li, acho que nunca tinha passado tanta raiva na vida. Só não dei uma nota mais baixa ainda por ser um livro nacional.

Monteiro Lobato era uma pessoa horrível e é triste pensar que ele é considerado (até hoje!) o maior autor de histórias infantis do Brasil.

Alex 24/04/2022

O Almanaque Racista
"A nossa solução foi medíocre. Estragou as duas raças, fundino-as." Essa é um das diversas frases racistas apontadas pelos personagens do livro, essa em específico foi dita por Miss Jane, a principal narradora dos fatos de 2228.
O livro aponta diversos aspectos racistas e machistas.
Por mais que seja maqueado pelo tom visionário e inteligente do autor, o livro traz em cada página uma crítica ao negro, apoiando a despigmentação, descarapichamento do cabelo e esterilização do mesmo (esses termos estão presentes no livro). Ainda por apontar o negro como um selvagem.
Quanto ao lado machista, mostra a mulher como uma fraca e dependente de ser submissa ao homem.
O único ponto positivo deste livro é a escrita de forma clara e algumas de suas ideias como a visão da EaD, do Delivery, das tecnologias atuais, etc. Porém são mínimos esses pontos em comparação aos pontos podres desse livro.
Seria um livro que indicaria para que as pessoas conheçam de verdade a face de Monteiro e não fiquem apenas o vendo como o "moço gentil escritor do sítio do pica-pau amarelo" isso é mera fantasia.
Deixo aqui minha revolta perante esse almanaque racista, espero que quando leia-o, faça com calma, análise e não concorde com qualquer coisa que aparecer em tal livro!

Natalha Neves 05/04/2022

Presidente negro
Finalizei a leitura e particularmente me surpreendi. Não curti mt a leitura.
Gosto de ler literatura brasileira e me aprofundar na históricidade da nossa cultura tão rica. E

oieamare 31/03/2022

? duvidoso e polêmico ?
Há quem diga que o autor é machista, há quem diga que suas obras são racistas, há que diga o contrário... pra mim ele pode ser tudo e mais um pouco ou mesmo nada disso.

Em O Presidente Negro, Lobato introduz Ayrton Lobo em uma situação nada convencional. Depois de sofrer um acidente, ele acaba se aproximando de um cientista e sua filha e com isso vai aos poucos descobrindo cortes sobre o futuro, que beira ao colapso.

A leitura foi lenta no início, demorei a ter vontade de ler, mas isso foi se alternando entre os capítulos - as vezes eu queria ler, as vezes não.
O que mais observei no livro é que tudo parece girar em torno do preconceito, seja ele de raça, sexo ou classe social.
Os negros desde sempre foram escravizados e deixados ao relento, enquanto os brancos usam e abusam deles para criar sua própria sociedade perfeita e depois os descartam.

Lendo eu pensei em diversas coisas, como Jogos Vorazes, o holocausto e, por que não, a massiva opressão que nos imputa a querer ser perfeitos (e com isso eu falo do idealismo branco criado pela sociedade).
Ao mesmo tempo que o livro causa certo enjoo por ser machista e racista, ele também gera certa inspiração de que não devemos tentar ser ninguém menos que nós mesmos, da forma que somos.

É uma espada de dois gumes. Muitas interpretações e muitas reflexões, mas em suma é uma história dura, de cuja realidade não parece muito longe da que vivemos hoje.
Alguns tópicos do livro são a luta feminista, a desinformação em massa, traições, o já então citado machismo e racismo, a eugenia, perda de indentidade...

Recomendo a leitura, mas confesso haver diversos gatilhos que mexem com a gente. Dá um negócio.

Jacqueline 09/03/2022

Mais ou menos
Ayrton, funcionário medíocre de um escritório, sofre um acidente com seu automóvel e encontra um professor e sua filha, que detém o poder de uma máquina que pode mostrar eventos que acontecerão muitos anos no futuro. Inclusive a ascensão de um presidente negro no ano de 2228.
Não consigo decidir se é um livro extremamente racista (sem levar em consideração ao contexto da época, mas tal pauta me incomoda), ou se pode ser usado como uma crítica para que o povo negro não abandone a base de suas raízes. Acho que levo um pouco dos dois em consideração.
A história em si é envolvente e com um enredo legal, podendo ser conectada com a eleição que colocou Barack Obama no poder quando ele concorreu com um homem branco conservador (John McClain) e uma mulher branca (Hillary Clinton). Assim como vemos os personagens na eleição em 2228, porém a forte presença de adjetivos apelativos e racistas faz a narrativa perder a essência de um possível grande livro de um dos maiores autores brasileiros.
Foi uma leitura bacana para se imaginar podendo ter o poder de vislumbrar o futuro, mas não gostei muito.

david andriotto 05/03/2022

af
foi uma leitura bem difícil por conta do estilo de escrita de monteiro lobato ? admito que não aprecio seu uso da língua portuguesa ? e pelo tortuoso conteúdo do livro. tinha curiosidade de ver sobre o que se tratava em "o presidente negro" e ter uma conclusão própria, de fato não vale muito a pena. espero que este velhaco seja esquecido um dia!

Lari 09/02/2022

Esperado
Havia lido diversos comentários sobre a obra relatando que a mesma era machista, racista e muitos "istas", mas decidi ler para formar uma opinião mesmo sabendo que provavelmente a acharia realmente repugnante.
Li para poder concluir que realmente a obra é absurdamente racista, em nível que chega a embrulhar o estômago e mesmo que se observe e considere a época que se passa, os níveis dos comentários são tais que não há desculpa que caiba.
A obra também é machista,menos do que é racista,mas ainda ao ponto de incomodar.
É preciso falar, no entanto, da visão futurista da obra e que é o motivo das minhas duas estrelas. Parece que realmente o autor inventou uma máquina capaz de prever o futuro, pois até o home office (hoje amplamente adotado) foi relatado no livro. É chocante a visão de futuro do livro que poderia facilmente ser uma boa ficção científica se retirado os preconceitos.
Por fim, não recomendo a leitura da obra, acreditando ser o suficiente os resumos, é um grande tempo perdido.

Sandra452 06/12/2021

Profético??
Olá, amigos leitores!
Para quem acha que Monteiro Lobato escreveu apenas as histórias do Sítio do Picapau Amarelo, compartilho com vocês o único romance adulto do autor: "O presidente negro".
O livro conta a história de Ayrton Lobo, que trabalhava como contador e de como ele veio a conhecer o misterioso professor Benson.
O professor Benson construiu uma máquina, chamada de "porviroscópio", capaz de visualizar o futuro.
Uma das partes mais interessantes foi o relato que no ano de 2200 as pessoas trabalhariam de casa (Lobato só errou o ano...rs).
Durante o relato, o jovem Ayrton e Miss Jane, a filha do professor, acompanham as eleições americanas para Presidente, em 2228 - daí o nome da obra.
O livro é bastante polêmico, pois trata também de eugenia, segregação racial e feminismo. Mas, independentemente da posição de cada leitor, é uma leitura bem interessante, basta que tenhamos uma mente aberta.

Onyxia 21/11/2021

Cada capítulo ele conseguiu inovar em uma maneira de insultar diferente.

Livro racista, machista e por aí vai

Jean Bernard 15/10/2021

Profundamente polêmico
Uma ficção-científica escrita por Monteiro Lobato. Uma obra polêmica, onde a sociedade Americana do futuro usa do eugenismo e purificação racial como medidas naturais. Vemos o racismo nos personagens sem menos pudor.
Sabemos muito bem as polêmicas racistas do autor. Mas me ficou a pergunta: seria esse livro uma visão de um futuro esperado ou seria uma distopia onde o uso do tema gerariam debates mais profundos? Fico sem poder responder. Mas mesmo assim não consegui ler essa obra sem me embrulhar o estômago.
Estou estudando muito as obras e vida do autor, e a única conclusão que posso tomar, por enquanto, é não ter conclusão.
Mas uma coisa é certa. O livro me deu náuseas.

Mariana 23/09/2021

O romance é bom mas... só eu achei meio racista em alguns pontos?

Além de que demora muito para o casal se desenvolver .
Daniel1841 15/01/2022minha estante
Na verdade não é meio racista, é MUITO RACISTA!