Um Amor Depois Do Outro

Um Amor Depois Do Outro Ivan Martins

Resenhas - Um Amor Depois Do Outro

Maria 16/10/2023

Foi uma leitura imprevisível, muito enriquecedora. O autor toca em diversos assuntos sobre o amor de uma forma bem direta, mas com ótimas reflexões. Gostei bastante.

Beto 04/06/2021

Livro de crônicas do escritor Ivan Martins. Sinceramente, a leitura cansa com o tempo, tem crônicas muito boas que levaram muitos dos meus post-its todavia também está recheado de outras que deixam um pouco a desejar... no geral, é um livro mediano centrado em relacionamentos amorosos.

....demorou, mas um dia percebeu os fatos elementares da vida amorosa: não existe amor sem reciprocidade, não há vida comum sem afinidade, o desejo não compensa o sofrimento....

Felipe.Caetano 27/04/2021

Crônicas impecáveis
Como sempre, Ivan Martins acertando em cheio nas palavras e pensamentos sobre as relações afetivas contemporâneas! ????

@agathanogs 07/03/2021

Ótimas crônicas para refletir sobre o amor
Amaremos muito nessa vida ainda e as crônicas abordadas nesse livro nos dão ainda mais certeza desse fato. Super recomendo! Leitura fluida

Mrs. Brócolis 04/02/2020

Um amor depois do outro.
Foi-se o tempo em que príncipes em cavalos brancos e princesas presas em torres eram o ideal romântico a que aspiravam homens e mulheres. Hoje em dia todo mundo sabe que a inconstância dos afetos é uma realidade impossível de mudar. A diferença é que Ivan Martins, editor-executivo e colunista do site da revista Época, considera isso um motivo de celebração. Afinal, junto com esses ideais também vinham pressões da sociedade, intromissões da família, preconceitos dos vizinhos... Sem esse peso no coração, podemos finalmente nos libertar e perseguir sonhos e amores, sejam quais (e quem) forem. Ao fim desta coletânea com mais de cinquenta crônicas sobre paixão, filhos, decepção e recomeços, o leitor também se sentirá pronto para deixar o barco da vida correr e aguardar, cheio de alegria, seu próximo amor.Algumas pessoas conhecem o amor de suas vidas bem cedo, e a relação permanece, apesar dos altos e baixos, até o fim. Outras seguem pelo mundo com a insatisfação da adolescência no peito, descobrindo novos bem-quereres em cada porto, sem nunca baixar âncora. A maioria de nós, porém, vacila entre esses dois extremos, e se vê equilibrando família, trabalho, responsabilidades e paixão com a certeza de sempre querer mais.Quando se trata de amor é assim: a gente se apaixona e acha que é para sempre, mas a verdade é que aquele antigo ideal romântico já não funciona mais. A liberdade de amar quem se quer também traz o ônus de ter que aceitar que a qualquer momento tudo pode mudar. Mas isso, por incrível que pareça, é bom. Só com essa liberdade podemos verdadeiramente aceitar o outro e a nós mesmos como somos, de peito aberto.Ivan Martins tece com maestria, delicadeza e bom humor uma série de observações sobre o cotidiano de nossas paixões, sejam novos ou velhos amores, filhos ou amigos. O amor é um país sem preconceitos, e em suas histórias Ivan mostra que não basta amar: é preciso também libertar

Dany 17/04/2017

Um Amor Depois do Outro de Ivan Martins
“Cada um de nós é tão específico, tão diferente dos demais.”

Minha Opinião: Sabe quando você está feliz, mas muito feliz que quer “esfregar” sua felicidade na cara dos outros? Quer que as outras pessoas também fiquem felizes com você?

É quase a mesma sensação que estou sentindo ao terminar de ler esse livro. Eu quero falar dele pra todo mundo, quero debater, ler trechos, citar exemplos, fazer comparações com minha vida, escutar a história da vida de outras pessoas que tenham a vê com o conteúdo disposto no livro.

Ivan Martins é um dos meus escritores de crônicas favoritos. E nem digo isso porque sempre leio suas crônicas as quartas-feiras lá no site da revista Época. E sim, pelo fato dele escrever sobre amor (embora eu não assuma que sou romântica), mas principalmente por senti que tenho um confidente. Ao lê-lo, sinto como se estivesse conversando com um amigo de longa data.

A forma como ele escreve é tão simples e natural, parece àquelas longas conversas sobre tudo, sobre nada que ao final te deixa mais leve, feliz, otimista, com uma estranha e repentina esperança. Deixa-me, sobretudo, com um sorriso bobo. E mesmo que um ou outro tema não seja o dos mais felizes, deixa um aprendizado, algo no qual vale a pena pensar melhor a respeito.

Eu não sou boa com relacionamento – seja ele qual for – nem por isso fico chateada quando leio sobre eles. A gente aprende tanto com as próprias experiências e se presta bem atenção, aprende mais ainda com as dos outros. Não que isso seja uma espécie de “manual”, só que me deixou tranquila em saber que não sou a exceção. Conviver com outra pessoa é um desafio enorme, compreender suas falhas sem apontar o dedo, estender a mão sem está esperando nada em troca ou simplesmente está ali, mesmo que seja como ouvinte – pelo menos nisso eu sou boa.

E quando o assunto é relacionamento amoroso então? Aí é que as coisas se complicam. E modéstia parte, o Ivan saber abordar esse tema de uma maneira que parece fácil, mesmo quando não é. Um amor Depois do Outro me acolheu. Tirou aquela nuvem cinza e pesada da minha cabeça, abriu uma nova perspectiva e enfim entender que tudo leva seu devido tempo.

As crônicas são várias, mas com um ponto em comum: o amor. Em suas diversas formas. Além disso, acrescido de um olhar mais sereno e calmo sobre o mundo e os sentimentos que sentimos. Na grande maioria consegui me identificar, e notar que passei por situações assim também. Quem nunca, não é mesmo?

Pode ser que eu esteja divagando um pouco... Enfim, Um Amor Depois do Outro é sobre amor. São crônicas sobre o amor em suas mais diversas formas. Sobre aquele amor arrebatador, sobre o amor de sua vida, sobre se apaixonar, estar apaixonado e descobrir que não está mais. Sobre não saber amar, ou não querer necessariamente está perdidamente apaixonado, ou da necessidade em se ter alguém ao seu lado. Do amor pelos filhos, e até ajuda para superar um pé na bunda. E por aí vai... Por isso que digo que me identifiquei com a grande maioria, porque querendo ou não a gente passa por isso. É o preço que se paga ao se relacionar com seres humanos.

Se você ficou com vontade de ler – e cá entre nós, eu recomendo muito, – indicarei três que foram minhas favoritas:

– Querida Filha, pág.167. – se tiver coisa mais linda do que um pai dando conselhos para sua filha sobre a preocupação dele com relação ao relacionamento dela desconheço, quisera eu que meu pai tivesse tido algum tipo de conversar nesse sentido. ♥

– Queridos Noivos, pág.205. – fiquei com vontade de está apaixonada. Digo apenas isso.

– Você é uma Cidade?, pág.221. – sabe o quanto de conversa se pode ter sobre esse assunto? De durar horas e horas e mesmo assim ainda se ter muito sobre que falar.

Um Amor Depois do Outro foi tão desejado, e me sinto feliz de que minhas expectativas foram superadas. Esse é definitivamente aquele tipo de livro que sempre vou pegar de vez em sempre e abrir aleatoriamente ou reler todo novamente. É aquele tipo de livro que eu quero sempre manter na minha estante, reler, folhear e reler as minhas marcações. Ainda pretendo ler o primeiro livro dele Alguém Especial, tenho quase certeza que irei gostar.

Comecei a ler aos poucos intercalado com outras leituras e quando dei por mim, me vi pregada no livro que as páginas passaram sem serem notadas. Ainda bem que toda quarta-feira lá está mais uma. Assim não em sentirei completamente desamparada pelo término desse sensacional livro.

“... Ninguém se apaixona pelas virtudes e qualidades das pessoas. A gente se apaixona por algo que não enxerga, que corresponde a algo invisível dentro de nós...” pág.169

Um beijo ;)

site: http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2017/04/um-amor-depois-do-outro-de-ivan-martins.html

Taíla 21/02/2017

Um amor de livro
Ah, o amor. Aquele que nos enche de alegria, esperança e faz a vida parecer muito mais fácil. Mas, e quando ele acaba? O que sobra? Dor? Sofrimento? É possível recomeçar?

Esse livro fala justamente disso. O que fica depois que o amor acabou, as várias formas de amar, as dúvidas, as incertezas, o recomeço. Acompanho a coluna do Ivan Martins na revista Época há um tempo e sempre gostei dos textos dele. Quando vi que ele havia lançado o livro, fiquei namorando um tempão a obra até comprá-la e bom, foi bem o que eu esperava. É muito bom ler um livro que a gente quer tanto e fica sempre a dúvida, ler rápido para satisfazer a curiosidade logo ou ler bem devagarinho para prolongar o prazer da leitura. Confesso que me dividi nessa escolha e estava lendo uma ou duas crônicas por dia apenas. Sim, esse livro é uma seleção de textos do jornalista, todas tendo como foco o mesmo tema, o amor. Eu, como gosto muito do tema, óbvio que me interessei pela leitura. Os textos são bem leves e falam muito do cotidiano de todos nós.

Para quem curte uma leitura rápida e tranquila essa é uma ótima dica. O autor não trata o amor com foco em príncipes encantados e grandes lutas para a conquista do amor eterno, não temos receitas e sim compartilhamento de experiências e dicas de quem já passou pelo que estamos passando (sim, você com certeza vai se identificar com algumas das histórias). É uma mistura de papo de bar, com conversa com um amigo sábio e que tem muita experiência para compartilhar sobre sentimentos humanos e convivência que vai te mostrar que a vida é assim mesmo, uma sequência de erros e acertos, com uma coisa de cada vez, com um amor depois do outro.

Uma coisa que me incomodou um pouco na obra foi a divisão: homens são assim, mulheres são assado. Não gosto de justificar as atitudes das pessoas, sejam ela negativas ou positivas como se fosse apenas uma característica do seu gênero, somos pessoas e pessoas fazem coisas erradas e coisas certas, têm mais dificuldade com alguma coisa e outra com outra, não homens e mulheres que já vêm em caixas e com manual de fábrica, sei que foi para generalizar, mas somos muito mais complexos do que isso e é muito importante percebermos.

site: http://www.prateleirasemfim.com.br/posts/livros/um-amor-depois-do-outro-resenha

Minha Bibia 23/04/2016

Crônicas maravilhosas, pra quem tem paciência
As crônicas são maravilhosas. Discutem diversos aspectos dos relacionamentos, passando por traição, término, filhos, problemas, entre outros. Ivan Martins escreve de uma forma tão leve, mas ao mesmo tempo muito sentimental e crítica.
Talvez, por serem crônicas, alguns achem que o livro não prende a gente, por não estarem acostumados com esse tipo de livro. Quanto a mim, só posso dizer que, toda vez que uma crônica terminava, eu ficava ansiosa para saber sobre o que a próxima falaria.