O Karaíba

O Karaíba Daniel Munduruku

Resenhas - O Karaíba

Ssasa 01/08/2023

O karaiba
Sinceramente eu não gostei, li por causa da escola mas ainda sim achei a escrita arrastada e meio confuso

Romeu Felix 29/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Karaíba: Uma história do pré-Brasil", escrito por Daniel Munduruku, é uma obra fascinante que oferece uma visão única e cativante sobre a história do Brasil antes da chegada dos colonizadores europeus. Publicado pela editora Manole em 2010, o livro possui 94 páginas que contam a história de forma envolvente e acessível para todas as idades.

A narrativa é apresentada sob a perspectiva de Karaíba, um sábio ancião indígena que relata a trajetória do povo nativo e suas ricas tradições culturais, espirituais e sociais. Através das palavras de Karaíba, o autor resgata memórias ancestrais e revela um panorama autêntico e emocionante do pré-Brasil, muito além do que é ensinado nos livros de história tradicionais.

A escrita de Daniel Munduruku é poética e repleta de sabedoria, proporcionando uma conexão profunda com a cultura e a espiritualidade dos povos originários. Através das páginas, somos convidados a refletir sobre a riqueza da diversidade cultural do Brasil e a importância de respeitar e valorizar as tradições dos povos indígenas.

A edição da editora Manole é cuidadosamente apresentada, com ilustrações e elementos gráficos que enriquecem a experiência de leitura. Os 94 páginas do livro são uma viagem no tempo, transportando o leitor para uma época fascinante da história brasileira.

Em resumo, "O Karaíba: Uma história do pré-Brasil" é uma leitura essencial para quem deseja conhecer a história e a cultura dos povos indígenas do Brasil antes da colonização europeia. A escrita envolvente de Daniel Munduruku, aliada à edição cuidadosa da Manole, torna este livro uma joia literária que resgata memórias e saberes ancestrais, oferecendo uma perspectiva poderosa e transformadora sobre a identidade do Brasil e sua história indígena. É uma leitura que inspira respeito, reflexão e admiração pela riqueza cultural e espiritual dos povos nativos que moldaram a história pré-colonial deste vasto país.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

site: https://www.instagram.com/reflexoes.paginasadentro/

Lara.Catrine 23/07/2023

Livro infanto-juvenil
Daniel Munduruku tem o dom da palavra como todo contador de histórias. A sua escrita é dedicada aos pequenos, então vc pode estranhar a linguagem simples, mas que não retira o mérito da obra. Sempre me surpreendo pela beleza das histórias dos povos originários guardados na memória dos que ainda resistem. Precisamos levar a Literatura Indígena a todos os espaços de letramento para que tenhamos a chance de conhecer outras versões da mesma cruel história.

Ingridy38 16/07/2023

Extremamente interessante
Uma leitura rápida e gostosa, que nem vemos o tempo passar. Com certeza, se eu estivesse em um dia livre quando li, teria devorado o livro direto.
É um livro que fala de diversas características interessantes de tribos indígenas antes da chegada dos portugueses no Brasil.
A história é leve e descontraída, mas ao mesmo tempo, no final, tem uma porção de ação.
Com certeza, indico esse livro para compreender mais a história de um povo tão importante para a história do nosso país, mesmo que pudesse ser ainda melhor retratado.

Luna Souza 09/07/2023

Outro livro da Ufu que não caiu. Foi meu preferido da lista de obras obrigatórias. A crítica é o enredo me envolveram desde o início. Li em literalmente 1 dia.

Tibi 04/06/2023

Legal para reflexão sobre o apagamento das culturas indigena
Achei um livro legal, fácil de ler, mas bem bobinho, parece uma leitura pra crianças e é bem simples

skuser02844 25/05/2023

Extremamente romantizado, visão praticamente eurocêntrica com relação aos nativos. Me lembra os primeiros romances que surgiram em forma de epopeia no Brasil usando a figura dos indígenas.

Maria 23/04/2023

Li para o vestibulare da ufu, mas foi bem ok
é interessante, a linguagem n é difícil, e acho q bastante importante pra literatura brasileira

Ninja 28/02/2022

Visão interessante e diferenciada
Muito interessante a ideia de narrar uma história ficcional que ocorreria antes do período do falso "descobrimento" do Brasil. Acredito que a ideia de Daniel Munduruku é mostrar principalmente que os indígenas não são selvagens, atrasados e muito um povo preguiçoso, mas sim um povo baseado no cultivo de tradições e respeito a natureza e a ancestralidade.

Luli 30/06/2021

O Karaíba
É aquele clássico livro da escola, você lê pois precisa fazer o trabalho. Não é um livro que eu quero reler, mas tem uma narrativa bem interessante.

><'',º> 17/10/2020

"As palavras do sábio Karaíba trouxeram espanto aos olhos dos homens e das mulheres que as escutavam. Essa era uma profecia que traria impacto profundo a suas existências, e os faria repensar sobre o modo de vida que tinham levado até aquele momento.

Antes da chegada dos colonizadores europeus, os habitantes do Brasil eram organizados, tinham sua vida estruturada e tiravam proveito da exuberante natureza que os cercava.

Nessa narrativa cheia de aventura, poderemos imaginar um pouco sobre quais eram seus amores, seus dramas e suas ansiedades em relação ao futuro.

Esta nova edição de O Karaíba: uma história do pré-Brasil, de Daniel Munduruku, apresenta um cuidadoso projeto gráfico, que valoriza as belíssimas ilustrações de Maurício Negro.

Faixa etária recomendada: a partir de 13 anos."

livrariamaraca.com.br

flavisouza 05/01/2016

Um tema bem diferente: pensar em como era o cotidiano dos índios antes da chegada dos portugueses.
O interessante é que a história se baseia nos sinais que o líder espiritual recebe sobre a chegada do branco.
Não é um livro espetacular, mas é curioso, Interessante.
claudio 14/08/2019minha estante
Uma estória interessante. Pena não haver escritores, indígenas ou brancos, que intendem do assunto, para fazerem romances a respeito desse Brasil pouco conhecido e muito descriminado. Acho que seria uma grande arma para combater as invasões de terras indígenas, além é claro de combater os estereótipos em que os índios são submetidos.