No Centro da Terceira Fileira G.C.Neves

Resenhas - No Centro da Terceira Fileira

Gramatura Alta 01/07/2023

Http://gramaturaalta.com.br/2023/07/01/no-centro-da-terceira-fileira-um-after-nacional-passado-no-colegial/
Em diversos momentos, a forma como a história de NO CENTRO DA TERCEIRA FILEIRA é conduzida, lembra bastante um outro livro: AFTER (resenha do filme aqui e do livro aqui). Quando falo que os dois livros são parecidos, não me refiro ao que acontece, ou aos personagens, mas especificamente à repetição exaustiva de uma mesma ação, à falta de amor próprio dos personagens e à falta de uma história em si.

Rob é um garoto que se fechou em um mundo onde enxerga apenas os estudos, mesmo ele tendo um porte atlético, andar de bike, se bronzear e ser bonito. Isso até Bel, uma colega da sala, entrar em sua zona de conforto, tentando pegar a cadeira do centro onde se senta desde o início do ano. Isso faz com que Rob preste atenção nela, e nas três amigas: Gisa, Rê e Val. Ao mesmo tempo, Rob cria uma amizade com Zero Um, um outro colega da sala. A partir daí, acompanhamos as paqueras que ocorrem entre esses personagens, capítulo atrás de capítulo, tudo dentro da sala, com repetição de situações, conversas, pensamentos, etc.

No início, eu pensei que Rob se tornaria uma pessoa mais interessante, sairia de seu pequeno mundo egocêntrico, mas o que aconteceu, foi ele se tornar totalmente dependente de Gisa, uma espécie de garota manipuladora, que adora humilhar e brincar com os sentimentos dos homens. Não que os homens deste livro não mereçam. Rob e Zero Um são homofóbicos, racistas, machistas e egoístas. As conversas entre os dois são carregadas de desprezo pelo sexo oposto, a não ser quando elogiam a bunda ou os seios de alguma garota.

Rob é totalmente volúvel, o retrato da maioria dos homens. Ao mesmo tempo que ele jura amores por Gisa, ele analisa a bunda da Bel, sonha em transar com Rê e volta para Gisa. Mas as garotas tem um comportamento igual. Dependendo da página do livro, Gisa e Bel dão indícios de gostarem de Rob, para na página seguinte, dizerem o contrário. Isso até começar o capítulo seguinte, onde tudo se repete.

Rob é tão sem amor próprio, que mesmo quando ele tem provas concretas de qual é a verdadeira índole da garota que ele diz amar, ele joga tudo para cima e continua atrás dela. Já Bel faz o mesmo. Sabendo que o namorado a trai constantemente, ela permanece com ele, chorando suas mágoas, mas não toma nenhuma atitude para mudar isso.

A falta de caráter dos personagens vai mais além. Bel sabe a história de Gisa. E mesmo quando diz ser amiga de Rob, e não concordando com as atitudes de Gisa, ela mantém o segredo, e esconde de Rob, por todo o livro, o comportamento da outra.

NO CENTRO DA TERCEIRA FILEIRA não é apenas uma obra bastante rasa, mas, também, permeada de conversas racistas, homofóbicas, machistas, conforme citei acima, e que, infelizmente, condizem fielmente com nossa realidade. Na idade dos personagens, tudo isso é rotineiro em qualquer colégio e pré-vestibular. Entretanto, o que torna a obra pouco atrativa, é o fato de não existir uma moral, um direcionamento para o que é certo e o que é errado. A forma como a narrativa é conduzida, passa a mensagem de que tudo o que existe de condenável nos personagens, em termos de comportamento e caráter, não é errado, é assim mesmo, é aceitável. Mas é exatamente o contrário. Não é aceitável.

NO CENTRO DA TERCEIRA FILEIRA sofre do mesmo mal de AFTER: uma história recheada de futilidades, realçada pelas repetições de uma mesma situação, apenas para criar interesse em um leitor ávido por sentimentos depreciativos.

site: http://gramaturaalta.com.br/2023/07/01/no-centro-da-terceira-fileira-um-after-nacional-passado-no-colegial/

Vinicius.Correa 17/02/2020

Este foi o primeiro livro fruto da parceria com a Chiado Editora e o blog. O qual, na minha opinião, não poderia ser um livro melhor para começar. Não sei ao certo como definir este livro, pois durante a leitura senti dos mais variados sentimentos. Pensei em muitos momentos que era um livro comum e que não possuía nada de mais. Em muitos outros pensei que era apenas um romance adolescente, e já em outros, descobri que era muito mais que isso.

Não faz muito que eu o li, mas ainda estou tentando entender o final. Fiquei com raiva? Um pouco. Fiquei surpreso? Fiquei. Fiquei sem entender quase nada? Sem dúvidas. Esse é um daqueles livros que sofremos junto com o personagem. Do mesmo modo que ele fica confuso e indeciso, nós ficamos. Adentramos totalmente nesta história simples e ao mesmo tempo complexa.

Enfim, nesta história o protagonista é Robson, ou simplesmente Rob. Ele está fazendo um cursinho pré vestibular almejando conseguir uma vaga em um dos cursos mais concorridos de hoje em dia: Medicina. E para isso ele não irá medir esforços para conseguir chegar até lá.

Em decorrência disso, Rob passa grande parte do ano seguindo uma mesma rotina: Acordar, colocar a caneca com agua do café esquentar; colocar um uniforme; comer uma torrada; ir para o ponto de ônibus pegando a brisa da manhã no calçadão de Ipanema; chegar cedo no curso; sentar no centro da terceira fileira e revisar os conteúdos do dia anterior. Fim. Pronto. Acabou. Essa era a monótona rotina de Rob. Até que um dia Isabel, sua colega, o interrompe e pergunta a ele se ele poderia guardar seu lugar caso um dia ela viesse a se atrasar. Em vez dele ser uma pessoa normal e simplesmente dizer sim, ele a responde de uma maneira fria e rude.

Tal atitude quebrou totalmente sua preciosa rotina e o fez perceber as pessoas que estavam a sua volta, ligando-o para a vida. E desde então sua rotina nunca foi a mesma.

Rob em vez de prestar atenção nas aulas como fazia antes, passou a observar o quarteto de meninas que sentavam ao seu lado, grupo carinhosamente apelidado de Quarteto Desastrico. Mas o que ele não sabia era que seu envolvimento com essas quatro meninas iria ir muito mais a fundo do que ele imaginava.

Um novo amor nasce, novas amizades surgem e muitas dúvidas nos cercam. E como em todos romances nada convencionais, temos muita sensualidade, sexo, traição e confusão. A escrita em algumas vezes chega até ser chula, mas por conta disso o livro atinge um alto ponto de realidade. Afinal, um adolescente não fala corretamente como estamos acostumados a ler em livros. Isso, apesar de incomodar alguns, pra mim foi um ponto positivo, pois só nos traz mais proximidade com a história.

Em relação a capa, bem... Ela poderia ser melhor. Certo? Sim. Poderia, mas como os mais sábios dizem: "Não julgais um livro pela capa...". Tal frase deve ser aplicada neste livro. E apesar da capa simples o livro demonstra um ótimo acabamento, com folhas amarelas que tornam a leitura ainda mais agradável.

Keth | Parabatai Books 30/01/2017

Gostei muito da leitura!
Resenha:

Rob é um estudante e esta se dedicando muito aos estudos ele quer cursar medicina e isso exige um pouco mais de dedicação da parte dele.

Na classe ele ficava sempre calado e dando apelido para seus colegas em sua mente, até que reparou em umas garotas que tomaram seu lugar que é o melhor da classe.

Ele então decidiu dar um apelido para elas.

Cada dia uma sentava em um lugar diferente e isso começou a incomodar ele. No dia seguinte ele chegou cedo e sentou no seu lugar. As garotas começaram a chamar sua atenção, uma delas sempre derrubava o estojo e pedia para ele pegar. A partir dai ele criou uma amizade com as garotas e passou a reparar mais nelas.

Rob nunca tinha pensado no sentimentos das garotas até se sentir atraído por uma de verdade.

Ele jurava que a garotava dava bola mas do nada ela o ignorava. Isso deixou ele confuso e um pouco bravo.

Seu amigo Zero Um estava gostando de uma das garotas e Rob tentou ajudar. Mas não estava dando muito certo.

Gisela que é muito amiga de Renata e ambas são coladas e por muita curiosidade Zero Um e Rob queriam ter certeza se ela tem um caso com a "amiga". As tentativas foram grandes e cada vez mais esses garotos ficavam mais confusos.

Rob com o passar do tempo foi percebendo o que realmente sentia, ele poderia estar tomando o rumo errado mas teria que assumir para si mesmo que se sentia muito atraído por Bel. Ela já namora e mesmo assim esse sentimento não diminuía só aumentava.

O que ele iria fazer em relação a isso? É a primeira vez que se sentia tão interessado em uma garota.

Gisela começou a se aproximar de Rob, a amizade dos dois foi ficando cada vez mais forte... E ainda sim ele não sabia o que a garota queria com ele... As vezes ela parecia realmente uma garota que deixava ele atraído e em outros momentos ela parecia um garoto e isso já estava deixando ele louco.

O que iria fazer? Iria perguntar logo de cara e magoar a garota?

Gisela e Rob trocavam mensagens por papeis ou escreviam na carteira para não chamar atenção durante a aula até que ele percebeu que a Bel ficava olhando para ele e a mesma lhe deu um aviso para tomar cuidado e não continuar o que estava fazendo... Ele não entendeu muito bem o que estava fazendo, a princípio achou que era puro ciúmes e ao mesmo tempo achou um pouco estranho.

Gisela não estava sendo muito direta com ele depois de todas as perguntas que ele fez isso não estava sendo muito legal, Rob não entendia nada sobre as mulheres cada dia a coisa só ficava mais complicada.

O que seria dele assim? O que estava fazendo a si mesmo?

Talvez ele estivesse apaixonado... Mas por quem ?

P.S.:O livro "No Centro da Terceira Fileira" leva qualquer leitor a um mundo imenso de curiosidades e descobertas a cada capítulo!

Com gírias bem comuns e palavras nada delicadas o autor leva o leitor a conviver com uma turma de adolescentes e seus hormônios de pura loucura e risada.

Mesmo não tendo uma linguagem delicada (o que se tivesse perderia toda a graça do livro) é encantador. Quando você acha que a coisa esta ali bem óbvia na sua cara você vira a página e esse "óbvio" da na sua cara por não ser o que imaginava.

A leitura é viciante! Prende qualquer leitor principalmente os curiosos.

Por trás de alguns palavreados brutos o leitor descobre um lado diferente de Rob, da Bel e também de Gisela.

Loucuras vão acontecer, muitas coisas serão descobertas, sentimentos serão revelados e esses jovens vão levar você a dar boas risadas, refletir um pouco, se encantar e quando chegar ao final do livro...Pedi mais...

Gostei muito da leitura!

Recomendo o livro principalmente para quem não sem importa em ler palavrões e etc. Claro que não é nada pesado porém é bom ter uma ideia do vai ler para depois não se decepcionar com nada e acabar não tendo uma leitura tão prazerosa o que acho um pouco difícil pois é bem divertido e como qualquer livro que se passa entre jovens é pura loucura e diversão garantida ao leitor.

site: https://parbataibooks.blogspot.com.br/2015/08/resenha-no-centro-da-terceira-fileira.html
Ray 30/01/2017minha estante
Já li e tmb gostei, agr falta a continuação... Rs

Edi 19/03/2016

No centro da terceira fileira me trouxe sentimentos controversos. A leitura é tão fácil, tão fluida que se ler facilmente em um único dia, mas ao mesmo tempo me causou uma sensação que não gosto de sentir, gosto de ter controle da situação e quando um livro me deixa com mais perguntas que respostas, sinto-me frustrada.

Rob nunca foi um bom aluno, mas decidiu com uma convicção e determinação admirável que vai cursar medicina. Com toda sua determinação ele passa a dedicar-se completamente aos estudos, segue uma rotina, acordar, tomar café, arrumar-se, ir pro cursinho, chegar cedo e estudar, estudar e estudar. Isso só muda nos finais de semanas quando ele vai pedalar.

Sua concentração nos estudos é tão focada que ele nunca notou nenhuma pessoa em sua sala de aula, até que um dia Bel fala com ele. Depois disso a vida de Rob sofre uma mudança gradativa, ele passa a observar mais o seu redor, notar as quatro meninas que sempre sentaram ao redor de sua cadeira, no centro da terceira fileira, faz amizades, e desenvolve sentimentos por uma dessas garotas e depois por outra que vai fazer seus planos saírem dos eixos.

Vou confessar que o maior destaque da leitura para mim foi a escrita do autor, bem jovem e condizente com a realidade. Os diálogos entre os grupinhos de homens que apesar de serem machista e preconceituosos consegui visualizar na vida real (o que eu desejo fortemente que seja minoria, homens por favor não falem assim), as conversas em sala de aula por papeis, ou até escrita a mesa do colega ao lado. Gostei de me ver na época do ensino médio novamente.

Por outro lado, a estória me causou diversas confusões, durante toda a narrativa senti uma áurea de mistério sobre aquelas quatro garotas, algo bem surreal, que infelizmente o final não me satisfez o suficiente. E mesmo estando completamente apaixonado me recuso a acreditar que um homem se comportaria como um "cachorrinho adestrado" baixando a cabeça e dizendo sim para tudo (continuarei acreditando no amor próprio).

A boa noticia é que tem um segundo livro, e esse espero que esclareça as duvidas que o primeiro deixou. Em suma é uma leitura agradável com um enredo mediano, mas com muito potencial.

instagram: @dna_bookz

Fernanda 28/02/2016

Resenha: No centro da terceira fileira
RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/02/resenha-no-centro-da-terceira-fileira-g.html

rafazaakar 14/02/2016

ZaaKar.com Resenha - No centro da terceira fileira
Cuidado, pode ter alguns Spoilers!!! Mas leia mesmo assim!

Sinopse: "Você conseguiria imaginar o que a pessoa ao lado está vivenciando? Alguma pessoa já conseguiu dominar os seus sentimentos e as suas atitudes? Você já fez isso com alguém? Até que ponto a brutalidade de um homem pode ser dominada pela simplicidade de uma mulher? Beleza, um corpo esbelto ou popularidade seriam pontos fortes ou sinais de fraqueza? Quem está em vantagem no jogo da sedução?
Perguntas como essas são respondidas nesta obra, que aborda as coisas simples desses confrontos cotidianos, de maneira crua e por muitas vezes obsceno. Descaso, confiança, amor, sedução e sexo são coisas tão banais e tão presentes em nossas vidas que, quando fogem ao nosso controle, nos perguntamos onde erramos. Contudo, na verdade, sem querer, permitimos que elas estivessem sempre a nossa frente".

***

Robson nunca foi o melhor aluno da escola e já chegou até a repetir um ano, mas agora estava determinado a passar no vestibular para medicina. Para isso estava fazendo um cursinho pré vestibular e metendo sua cabeça nos estudos. A rotina era sempre a mesma: acordava, ia para a cozinha, ligava o fogo para esquentar o café, enquanto isso vestia o uniforme, arrumava seu topete, pegava a pasta, tomava seu café e comia uma torrada com manteiga. No caminho para o cursinho, sempre cortava caminho pela orla do Rio para ver e sentir o mar e então pegava o ônibus. Chegava sempre mais cedo para estudar a matéria das aulas que viriam e sempre se sentava ali, no centro da sala, pois ali era o melhor lugar para se ficar. Não muito longe, não muito perto e a visão da lousa e do professor eram perfeitas.
Mas isso mudou quando Bel, ou Izabel, uma colega de classe entrou no seu caminho. A primeira impressão que ficou foi que ela era uma forgada, pedindo para ele guardar lugar, pois ela sempre estava atrasada. Como ele não ligava para nada nem ninguém a não ser os estudos, foi rude como de costume. Mas no outro dia se surpreendeu ao ver que o melhor lugar da sala já estava ocupado. Bel havia chegado mais cedo para guardar lugar para suas amigas e ela.
Foi nesse momento que ele passou a reparar na garota. Em seus cabelos, em seus seis, na sua bunda em sua coxa... Até as outras amigas dela, Val, Rê e Gi ganharam sua atenção e apelidos próprios – conversaremos mais para frente sobre isso.
Rob agora estava perdendo a atenção nas aulas. O cara estava hipnotizado. Mas mal sabia ele que esse era apenas o começo do seu drama.

“- Não beba! Quero você sóbria!
- Por quê?
- A noite é uma criança! Quero beijar todo o seu corpo!”.

Rob é aquele cara que é bonito mas finge que não sabe o que é. Porte atlético, corpo seco, definido, mas não bombado, moreno de praia... Aquele cara que fica bonito só em acordar. No inicio do livro o autor nos mostra uma Robson bem ranzinza, machista até não sobrar mais espaço. Grosso, rude e até um pouco sem educação. Mas depois, essa mascara toda cai e ele se mostra um cara apaixonado, perdido pela mulher de sua vida. As vezes até bem possessivo e grudento.
Se você olhar por cima, a história toda muda de forma bem abrupta, e isso é bem interessante. O interesse inicial parece mudar de uma hora pra outra e puff, Rob deixa de gostar de uma e cai de quatro por outra.
Além disso, a forma como o autor introduz os personagens é incrível. Despretensiosamente Solange e Júlio, vulgo Zero Um, entram em cena e passam a adicionar ainda mais no enredo. As locações variam entre o apartamento de Rob, o curso e de vez em quando uma externa, como a casa de alguém ou as viagens de bicicleta pelo rio. Também temos, na maior parte do livro a inserção de conversas feitas na carteira das aulas, já que quase tudo acontece durante as aulas. E é por isso que notamos a real mudança em Rob.
Passou de um cara ranzinza focado nos estudos, para um cachorrinho abanando o rabo pela sua dona, literalmente. O livro de certo ponto é envolvente, quente e bem sensual, assim como é bem machista e um pouquinho assim preconceituoso. Mas calma, eu explico.

“- Você se sente manipulado?
[...] – Honestamente... Não sei”.

Três pontos que me fizeram perdurar a leitura foram, em primeiro, o machismo dos personagens, que eu acho que é uma característica forte de todos os rapazes da história. Sabe, esse bate papo entre homens que sempre tem aquele teor de sacanagem e machismo? Pois bem, isso tem de monte. Fiquei bem incomodado com a forma que, pelo menos no inicio, de um jeito mais forte, os caras se referem as mulheres. Sei lá, pra mim seria bem humilhante uma mulher ouvir aquilo de si. Não sei se é assim na vida real, nesse papo de homem para homem, mas se for, é hora de intervenção (risos). Isso empobrece demais o personagem. Ele perde toda e qualquer característica positiva que tenha por conta de um comentário como “Fazer ela mamar pra ver se ela aguenta”. Pesado né?!
Junta a isso tem também aquela pontinha preconceituosa, em relação a uma possível lésbica e também em brincadeiras internas. Viado, bichinha, viadinho. Não sei, me pareceu bem desnecessário. Eu estou acostumado a ler livros onde não há esse tipo de coisa, de atitude e pensamento, talvez seja por isso que houve essa estranheza da minha parte. Normalmente os livros que leio são totalmente contra esse tipo de palavras. Desculpem, eu amo David Levithan e Chimamanda... Faz parte de mim ser contra esse tipo de discurso, por mais que esteja empregado em conversas pessoais e brincadeira entre amigos.
E o ultimo ponto é a escrita. O autor escreve maravilhosamente, isso não há o que negar, é visível para qualquer um. Mas essa coisa de colocar aspas em gírias e palavras abreviadas na hora da fala atrapalha e muito a leitura. Estamos acostumados a, quando aparecer uma aspas, prestar mais atenção e de certa forma mudar a jeito de ler, pois tecnicamente o que está entre aspas é algo diferenciado, algo mais importante, uma fala de terceiros, ou até mesmo algum tipo de reação da linguagem, como ironia, sarcasmo e etc. Colocando em todas as falas e gírias as aspas, a gente acaba perdendo o timing da leitura e isso incomoda demais.

Tirando isso, o autor realmente consegue te envolver e deixar sua cabeça louca. De verdade, essa coisa de “fala, não fala”, sabe essa excitação adolescente em não falar na hora, e enrolar, e ao invés de falar na lata ficar floreando o assunto... Isso o autor acertou em cheio, deixando qualquer um que lê muito nervoso. “Meu, pelo amor de deus, fala logo!”, é isso que você pensa em muitas partes. Principalmente nas conversas de cadeira, meu deus, como eu sofri com a falta de precisão... (risos)
Uma leitura maravilhosa, que eu sem dúvidas indico para todo mundo. Se tiverem a oportunidade de conhecer a história, façam, não vão se arrepender. Algo que me chamou bastante a atenção é em como a nossa rotina fala sobre nós. Como ela afeta e esclarece o nosso estado de espírito. G. C, neves faz isso. Ele transparece sentimentos e estados de espírito por meio da rotina de Rob, e isso é maravilhoso.
11/55

site: http://zaakarcom.blogspot.com/2016/02/resenha-no-centro-da-terceira-fileira.html

Patrick Rosário 28/11/2015

(Corujando nos Livros) Resenha: NO CENTRO DA TERCEIRA FILEIRA - G. C. Neves
Neste livro encontraremos várias situações intensas, casos e sentimentos que nos deixarão aturdidos.

A história se passa no Rio de janeiro e nos apresenta a vida Robson, um jovem alto, forte, inteligente e formidável. Rob, como gosta de ser chamado, estuda em uma escola preparatória para o vestibular, pois pretende cursar medicina. O jovem isolou-se dos amigos e das diversões em prol da determinação nos estudos.

Até então, Rob tinha uma vida monótona, porém, organizada e focada. De segunda à sexta ele faz o seu café, caminha até o ponto de ônibus, ao chegar na sala de aula, se acomoda no centro da terceira fileira e revisa as matérias do dia. Certo dia esse ''ritual matutino'' é rompido, pois, ao chegar na sala de aula, ele percebe que quatro garotas ocupavam o seu espaço preferido e de concentração. Sendo assim, gerando displicência.
Em seguida, ele inicia uma amizade cômica e leal com Júlio e Solange, amigos da mesma classe e anula o aborrecimento com as quatro garotas que ocuparam o seu lugar. Passa a olha-las com desejo, retorna a sentar-se no centro da terceira fileira, cria amizades e se apaixona por uma delas.

Uma paixão dominadora, incontrolável e cheia de devaneios. Todavia, as atitudes da garota se tornam inconstantes, incertas e enigmáticas, e com isso, gerando inúmeras situações complexas e confusões na mente de Rob. Embora, nada disso consiga repelir a paixão e o anseio do seu coração pela garota. Enfim, as provas de vestibular são realizadas e após os resultados, mudanças inesperadas, drásticas e insensíveis são postas à tona.

Recomendo este livro somente para os maiores de idade, pois, nele contém cenas de sexo, insensibilidade emocional, descaso, amor, entre outras abordagens.
A leitura é super confortável e a história te deixa absorto. Eu lembro estar na página 45 e quando me deparei, eu estava na página 209. Fiquei aturdido, todavia, entendo que gostei demasiadamente.

site: http://corujandonoslivros.blogspot.com.br/

Júlia 11/09/2015

O livro ‘’No Centro da Terceira Fileira’’ conta a estória de Robson um jovem que está estudando muito para passar no vestibular de medicina. Ele faz cursinho e por ser muito centrado nos estudos, ele não tinha percebido até então que no centro da terceira fileira, a sua volta, sentava um grupo de meninas: Izabel, Gisela, Renata e Valéria.

No começo ele as detestava e as apelidou de ‘’Quarteto Desástrico’’, mas com o passar do tempo, eles foram se conhecendo melhor e Rob acaba engatando um romance com uma delas (ou duas delas :p). Um romance não muito saudável que tira sua atenção dos estudos, e acaba tendo um resultado realmente desastroso.

Rob é machista, se sente o macho alfa que faz o que bem entender com as mulheres, mas quando conhece essa garota ele fica perdidamente apaixonado, e muda completamente seu jeito de pensar e agir. Na cabeça dele ela vai terminar com seu namorado para ficar com ele, e logo após o vestibular vão poder assumir um namoro, porém ela tem um grande segredo que os impede de ficar juntos e que só é revelado na ÚLTIMA página do livro.

Um livro que envolve muita sedução, amizade, sexo, tristeza amor, descaso, e todos os sentimentos que passamos na juventude.

Opinião Crítica:

A leitura fluiu, li o livro bem rapidinho e a estória é interessante. Mas eu não gostei dos personagens, de nenhum personagem. E também não consegui ‘’sentir’’ com eles, o que me fez achar a paixão dele exagerada. O final foi bem decepcionante, eu esperava mais, terminou com um ‘’?’’ que não me agradou.

Eu sei que muitos que leram vai discordar de mim, pois andei procurando e vi muitas resenhas positivas sobre o livro.

Muito obrigada G.C. Neves por ter me dado a oportunidade de ler sua obra, desejo muito sucesso á você. Ah ... seria muito legal uma versão dessa estória narrada pela Gisela eu compraria com certeza haha

site: http://igcoisasdelivros.blogspot.com.br/

KpopBrasil 07/08/2015

No Centro da Terceira Fileira
Rob é um cara muito estudioso, ele está fazendo um curso preparatório para passar no vestibular, pois, ele quer muito se tornar médico. Desde o começo do curso, ele se sentou no mesmo lugar, no centro da terceira fileira, onde ele considerava ser o melhor lugar, nem muito perto ou muito longe do professor.

Todo dia de manhã, antes de ir para o curso, ele seguia o mesmo "ritual", ele gostava de chegar cedo na sala para poder estudar toda a matéria que seria ensinada naquele dia. Em um dia, Bel pede para que Rob guarde um lugar para ela, pois ela não conseguia chegar cedo, com uma resposta grosseira da parte dele, ela resolve deixar pra lá. Nos dias seguintes, Bel resolve se vingar de Rob e guarda lugar para as suas amigas, pegando o lugar dele e fazendo com que ele se sente em outro lugar, é então que ele começa a colocar apelido nas meninas, seguindo a característica de cada uma e coloca o apelido de "Quarteto Desástrico" para o grupo das garotas.

Após um tempo, ele meio que pega amizade com as garotas e volta a se sentar no seu lugar de antes, o melhor lugar da sala. Ele começa a conversar com Gi, uma das meninas do quarteto, ele acha que ela é lésbica por causa das roupas que ela usa e por sempre estar junta de Rê, que também faz parte do grupo. Mas conversa vai e conversa vem, ele se vê apaixonado por ela. Mas tem algo que ele não sabe, que vai vir como uma pancada no estômago.

A história toda se passa praticamente dentro da sala de aula. É divertida e cheia de mistérios, com muita sedução e romance, mas nada clichê. É aquele tipo de livro que você não quer parar de ler por um minuto, querendo saber logo qual o desfecho da história.

site: http://poeliterar.blogspot.com.br/

Priscila 02/08/2015

No Centro da Terceira Fileira
Uma sala de aula, um rapaz com uma rotina metódica e um dilema!
Até onde você iria por uma paixão?

No Centro da Terceira Fileira conta a estoria de Robson ou Rob como ele gosta de ser chamado, um rapaz bonito de corpo perfeito e bronzeado, com uma rotina diária seu foco e os estudos para entrar na faculdade de medicina, todos os dias sempre o mesmo estudar antes, durante, e depois das aulas do cursinho.
Mas de repente tudo sai fora do seu controle e ao chegar ao curso seu lugar preferido no centro da terceira fileira, estava ocupado pelo quarteto que ele apelidou de desastrico, a partir dai ele perdeu completamente o foco, e seus pensamentos era só o tal quarteto que até então ele nem tinha conhecimento de estudarem juntos, e na sua cabeça os pensamentos não param perturbado com a presença das meninas colocou os piores apelidos nelas sem o conhecimento de ninguém só pra ele mesmo, ( peituda, varapau, bundabaixa e bolinha) o que não deu muito certo pois se viu dominado por pensamentos e fetiches com o tal quarteto, se apaixonou por uma, desejou outra mas.... Foi dominado por Gisela, com muitas duvidas ele lutou contra este sentimento.
Gisela apelidada por ele de bundabaixa era a menos atraente de todas, mas nas palavras dela toda mulher desprovida de beleza tem seus segredos de sedução, uma moça desafiadora, complicada e misteriosa que enlouquece Rob com requintes de crueldade psicológica.
Com o apoio de seu amigo Zero um, que foi o primeiro a se interessar por Gisela, mas que logo desistiu ao perceber o interesse dela por Rob e de Rob por ela. Entre encontros e desencontros, bilhetinhos, frases soltas pra lá e pra cá muita coisa pode acontecer...

" Alguma pessoa já conseguiu dominar os seus sentimentos e suas atitudes?"

Toda trama se passa em maior parte na sala de aula mas precisamente No Centro da Terceira Fileira, com cenas quentes e bem abusadas kkkk imaginem uma situação em sala de aula, ual to chocada.... É uma leitura sedutora, viciante, envolvente, sexy, e ao mesmo tempo tensa, agoniante mas no bom sentido sabe aquela sensação de "não isso não pode acontecer" "coitadinho dele" "Benfeito" kkkk bom são esses e muitos outros pensamentos que temos com este livro que eu Amei, diferente das leituras que ja fiz em livros new adult este me surpreendeu, com uma realidade nua e crua e até obscena, ele aborda temas simples como confrontos cotidianos, descaso, confiança, amor, sedução e sexo que são comuns no nosso dia a dia e muitas vezes nem percebemos.
Com certeza eu indico a leitura, o autor G. C. Neves tem uma escrita maravilhosa que nos prende a cada página o livro me prendeu tanto que li em um dia to com o derriere (bumbum) quadrado mas valeu a pena Parabéns G, C. Neves ansiosa pelo próximo Do Centro da Terceira Fileira

site: www.leituraecia.com.br

jeeeh.carool 12/07/2015

Resenha do blog Love Book S2
O livro conta a estória de Rob, que está fazendo um cursinho pré vestibular, para cursar medicina.
Rob tem seu "ritual diário", que se resume em levantar, se arrumar e chegar mais cedo ao curso para estudar as matérias que vai ter no dia. No começo Rob, consegue estudar e se concentrar 100% no curso, com o tempo isso não acontece mais depois de reparar no quarteto que senta ao seu redor. Desde o começo do curso Rob senta no mesmo lugar, mas isso muda depois que uma das meninas que senta ao seu redor resolve sentar em seu lugar preferido.
Em sua cabeça ele faz um pequeno desafio em que tem que conquistar uma das meninas, o que ele nem imagina é que o destino tinha outros planos para ele. Aos poucos Rob entende que não se julga uma pessoa por sua aparência, mas sim pela beleza interior.
Com uma escrita simples e uma estória quase real, logo entramos no livro e nos identificamos em vários pedaços da estória. Afinal quem nunca se sentiu atraído por um(a) colega de classe?

site: http://iglovebooks2.wix.com/instalovebooks2#!No-Centro-da-Terceira-Fileira-G-C-Neves/cll2/ic0zgb5994

Biblioteca Rotativa 07/07/2015

Resenha do livro No centro da terceira fileira - G.C. Neves
Robson tem uma vida estabilizada e focada nos estudos, seu maior objetivo é passar no vestibular e cursar medicina. Até que um dia uma garota fala com ele e ele começa notar as pessoas a sua volta, a partir disso, tudo muda. Rob, que se orgulhava de sua estabilidade mental e emocional, se encontra completamente instável.
G.C. Neves nos mostra, em um contexto bastante cotidiano, o quanto uma pessoa pode mudar e como ela pode ser controlada e manipulada por outra, nos fazendo ver o quanto podemos ser frágeis.
O livro, que traz uma história emocionante, quente e intrigante, faz com que nos coloquemos no lugar do personagem e pensar quantas vezes no dia a dia somos manipulados de alguma forma sem sequer percebermos, ou vice-versa. Ele tem partes um tanto pesadas, o que acaba por tonar o livro inadequado para certas idades.
De forma geral, 'No centro da terceira fileira' é muito bom, o autor escreve muito bem e traz uma visão interessante. No entanto, o final me deixou um tanto aborrecido. É aquele final que deixa um "eu quero uma explicação melhor!". Mas isso é perdoável. Super recomendo o livro. Peço também que tenham paciência com o Rob e leiam o livro até o fim. Depois me contem o que acharam.
L.E.I.A. Aracati - Nayanderson Lima

site: https://www.facebook.com/leiaaracati

Blog Metamorfose 28/05/2015

Resenha No Centro da Terceira Fileira!
Você já se dedicou muito a algo e no fim deixou a oportunidade passar quando ela finalmente chegou? Você já pensou muito em alguém a ponto de esquecer de si próprio? Já sofreu por gostar muito de uma pessoa? Já se tornou 'cego' pela beleza ou palavras de alguém? Você já chegou a esquecer de seus objetivos para viver um romance? Já passou por aquela fase da vida em que não sabe diferenciar seus sentimentos? Já ficou perdido e confuso a ponto de não ter controle sobre sí próprio? Já se perguntou se aquela atração por determinada pessoa era normal? Esses são alguns dos temas abordados neste livro, e tramas vivenciados pelo jovem Robson, ou como ele prefere ser chamado, Rob!

O livro No Centro da Terceira Fileira, é do tipo que envolve vários gêneros literários em apenas uma única obra o que é incrível! Apesar de abordar vários gêneros o escritor não perdeu o foco em nenhum momento acerca do que quer passar ao leitor através de seu livro, muitos ao ler cenas de sexo partem logo para a acusão sem antes concluir a leitura do livro, assim julgando a obra ao todo sendo que apenas leu uma "quote", o que devo confessar que quase fui tentada a cometer este mesmo erro... FELIZMENTE eu nunca fui o tipo de leitor que começa a ler um livro e o abandona, mesmo quando não aprecio a leitura eu vou até o fim, seja por curiosidade ou para saber se as páginas que li não estavam mascarando o belíssimo 'gran finale'... Poisé!!! Essa obra me despertou curiosidade, pensei constantemente, O que tal jogo da sedução entre jovens prestes a realizar vestibulares e enem para cursos extremamente concorridos teria por finalidade em teor literário e interpretativo? Qual seria o fim? Caça ou caçador? Futuro ou paixão? E foram esta perguntas e curiosidades que me abateram até o fim desse livro! Mais uma vez o 'meu orgulho literário' me salvou de meu preconceito.

Você deve estar se perguntando: - Preconceito com o que? Vou ser sincera ao responder, eu não gosto de ler basicamente nada que faça alusão ou descreva 'cenas de sexo', o que muitas vezes me desanima quando inicio a leitura de um livro... Porém este é aquele tipo de livro que me arranca do preconceito. Concluí que as vezes não se pode tornar uma obra 'real' sem usar tal linguagem pois por mais que lutemos, continuamos tendo desejos, continuamos sendo seduzidos, então nem sempre falar de sexo se torna algo apenas 'carnal' ou 'vulgar', as vezes é apenas a realidade de um casal ou então o desejo de um jovem, que é o caso de Rob!

Contudo, vamos a descrever um pouco mais do que se passa durante as 278 páginas desse livro, é claro sem spoiler algum (#MovimentoDigaNãoAoSpoiler kkkk).

Rob é um jovem centrado em seus estudos e objetivos, pretende passar no vestibular de Medicina e por isso se dedica muito em seus estudos revisando sempre os conteúdos de seu cursinho, ele é tão estudioso e concentrado no que faz que passa mais da metade do ano frequentando a mesma sala, com os mesmos colegas e sentando no centro da terceira fileira (local em que acredita ser melhos para estudar) que nem havia reparado quais são os colegas que estão ao seu redor, muito menos que estes colegas são quatro meninas, extremamente lindas, cada uma a seu jeito, mas mesmo assim todas são lindas. Quando uma delas tenta conversar com ele, e lhe diz que sempre sentou ao lado dele, Rob começa a pensar como posso ter passado tanto tempo ao lado dessa mulher tão linda e não ter notado tal presença que sempre abala todos por onde passa? E então com estes pensamentos passa a olhar mais e a reparar oo que se passa a seu redor; talvez o que era para ser apenas uma conexão com um mundo possa se tonar um problema e um possível desligamento com seu compromisso com estudos.

Rob se apaixona, e cada dia mais é hipnotizado por uma sedutora mulher, não sedutora em relação a 'corpáo' ou algo do tipo, ela tem uma sedução diferente que mexe e muito com os sentimentos de Rob... Que decisão o nosso protagonista irá tomar? Será que ele se entregará aos encantos de sua 'Vênus'? Rob irá esquecer que lutou e batalhou para passar em medicina? Como irá acabar este jogo de sedução, paixão, sexo e desejo?

As respostas para essas e muitas outras perguntas, você só irá descobrir ao ler "No Centro da Terceira Fileira"! Se já concluiu seu Ensino Médio, então seja bem vinda a ' máquina do tempo', se ainda está concluindo bem vindo a uma realidade que também possa ser a sua!

Boa Leitura! ;)

**Mais um detalhe importante! O fim é surpreendente, chocante e com gostinho de 'Mãe estou desesperada, compra ou convença o escritor a escrever a continuação!' kkkkk

site: http://soujovemliterario.blogspot.com.br/2015/05/resenha-no-centro-da-terceira-fileira-g.html

clecyavidal 05/05/2015

resenha - no centro da terceira fileira
"Robson , ou simplesmente Rob , um jovem com mais ou menos 19 anos , dedicado aos estudos que esta preste a fazer o vestibular.
Sempre sentado no centro da terceira fileira , ele não percebe que em sua volta , há um grupo de meninas : Isabel , Gisela , Renata e Valéria. Ao longo dos dias , Rob vai conhecendo cada uma e até se apaixona por uma delas.
Um dia tentando se distância , ele acaba sentando com Solange e Júlio ( Zero Um ) , juntos , formam uma amizade inabalável.
Quantos mais os dias passam , mais perto o vestibular chega , e com tantos acontecimentos juntos com sua amada , ele fica confuso mas ao mesmo tempo , vivencia emoções diferente , que faz mudar seu comportamento bruto e abrindo uma nova porta para seu coração.
Com a incrível narração de G.C. Neves , a historia faz você viajar para o centro da terceira fileira, e as vezes penso que foi escrita por um jovem de 15 anos , pois a narrativa e simples , cativante e mostrando descaso , confiança , amor , sedução e sexo ."