Rangel 30/01/2018
Educação ética
O livro "Educação, convivência e ética: audácia e esperança!" de Mário Sérgio Cortella é uma obra que busca trazer reflexões e pistas para uma prática docente com propósito de formar pessoas.
A educação é uma edificação da integridade coletiva, que algo se constrói para toda a sociedade ser beneficiada.
Assim como a educação deve ser conduzida para a fraternidade concreta e sincera, no sentido de levar em consideração o outro,o próximo como irmão e não apenas como conhecido ou competidor da vida, mas um colaborador de uma vida coletiva.
A educação requer posturas proativas, no sentido de as pessoas não serem acomodadas e fraturadas na ética, mas buscar nas suas liberdades em prol de escolhas em prol de todos.
A educação política é necessária nas instituições da sociedade para ser construir uma ética correta, fraterna e saudável, a fim de as pessoas não se acoplarem na alienação de suas próprias vidas.
A educação requer responsabilidade de cada pessoa, pois não se pode considerar que o amor aceita tudo, mas limita o amado a amada em perceber sua própria integridade e considerar as demais pessoas e o mundo que se insere.
A educação é uma forma de convivência para as pessoas viverem com autenticidade e espontaneidade, mas que saibam superar a agressividade e o egoísmo, o que é um desafio constante.
A educação desmascara e nega a hipocrisia na sociedade, pois o maléfico da falsidade corrói relações e prejudica toda a coletividade, o que gera incertezas, desconfianças e desunião entre as pessoas.
A educação é disciplina e persistência, é saber diferenciar entre querer e poder a fim de as pessoas serem mais tolerantes e acolhedoras, ou seja, saber se deseja, necessita ou pode, o que faz a ética ser realmente boa e benéfica.
A escola anda junto com a família na educação das crianças e adolescentes, a fim de protegerem o esforço e dedicação de cada estudante que se forma, aprende e se estrutura como pessoa em sociedade.
A educação sempre vai se pautar na ética e prática docente, no sentido de que a cooperação pedagógica ocorra na organização curricular, fazendo da verdade um bem precioso em sala de aula. A avaliação da aprendizagem é do ensino que proporcionou significado ou não para o educando, o que requer um compromisso de parceria entre as famílias e a instituição escolar;. A equanimidade vai além da igualdade de tratamento na escola e proporcionar educação e acesso aos bens materiais e intelectuais a todos sem distinção.
E para sustentar o futuro, deve-se engrandecer a vida, gostar do que faz, recusar o biocídio, ser capaz de adotar consumo consciente e não destrutivo,não perder a percepção do cuidado e sonhar com o que embeleza a vida. A nova docência deve engrandecer o sentido da vida e conferir dignidade às pessoas que se fazem história no processo da educação. Toda ética é dignidade e toda dignidade é decorrente da ética.
O livro é muito bom, faz refletir e pensar sobre uma prática docente sintonizada com a modernidade, mas ao mesmo tempo de propiciar uma educação mais ética, criativa e esperançosa. Excelente para todos os professores.