The Castle of Otranto

Oscar Nestarez

Resenhas - O Castelo de Otranto

luqluke 09/04/2021

Não entendi nada
É o livro mais confuso que eu já li. Não tem uma história ruim, mas tenho certeza que seria mil vezes melhor se fizesse algum sentido. Pra quem gosta de drama e tragedia eu recomendo e se alguém entendeu no que a história quis chegar, me explique, por favor.

D. João Gabriel 06/04/2021

Pioneiro do gênero gótico
Divide opiniões. Retomei a leitura depois de ter abandonado no início do ano. Sorte minha que o livro é curto, e foi minha curiosidade que me levou a ir até o fim. Conhecer o primeiro romance da literatura gótica. Mas também não me arrependo.

Enredo simples, muitos diálogos, muita ação, sem aprofundamento dos personagens e quase nenhuma descrição dos espaços.

Geisiany 04/04/2021

Confesso que esperava mais mistério e suspense devido à apresentação da obra citá-la como clássico que deu origem a temática horror, e creio que por isso não fui surpreendida e achei bastante rasa. O cenário gótico e a época trazem características importantes para a história, inclusive muita crítica ao pensamento feminino de submissão e o de propriedade por parte dos personagens masculinos. Leitura válida, claro, mas fiquei com sentimento de que poderia ter sido mais.

Leila171 01/04/2021

O Castelo de Otranto é considerado o primeiro romance gótico. Apresenta alguns elementos que se tornaram clássicos do gênero e influenciou escritores de Bram Stoker à Stephen King.
Leitura ágil e simples, cheia de reviravoltas na trama, fantasmas e amores impossíveis.

@bibliotecagrimoria 31/03/2021

A profecia mais rápida da literatura
Três dias. É o tempo que leva o desenrolar da história.
Apesar de desagradar o público que imagina um terror estilo Drácula, ou algo do tipo, este livro não foca tanto no sobrenatural. Se trata muito mais de destino. A sina dos personagens está ligada a uma antiga maldição.
Traição, barganha, intrigas da corte e a tragédia de amores impossíveis são alguns dos assuntos abordados ao longo da obra.
Pra quem procura algo dos contos góticos no padrão atual, o livro não corresponderá as expectativas. Mas ainda assim é uma ótima história que entretem o leitor até o fim.

Barboza 29/03/2021

Baita estratégia de divulgação
Gostei bastante da história. Cheia de reviravoltas com dramas vitorianos, línguas rebuscadas com pronomes de tratamento atípicos e cheios de afeta pessoas.

É uma boa atmosfera que varia conforme o desenrolar da história. Alguns momentos de aflição são bem desesperadores. Aliás, achei intrigante uma cena de terror em específico em que o autor primeiro revela como todos os personagens reagiram ao acontecido e só depois revela o que aconteceu. É um dispositivo que vemos até hoje em filmes de horror e, geralmente, serve para nos envolver na história e nos aproximar dos personagens.

O vilão parece bem vilão mesmo. De certa forma, até me lembrou uma mistura de Heatcliff do Morro dos Ventos Uivantes (o monstro mais amado da literatura inglesa) com Macbeth. Aliás, muitos personagens cativantes a sua maneira.

Mas vou te confessar duas coisas:

1. Me impressionou muito que o autor não era escritor e conseguiu desenvolver tão bem a história. A mescla de elementos das narrativas medievais clássicas com o gótico foi feita de maneira sublime.

2. Que baita estratégia de lançamento. O autor forjou uma história de que o livro foi escrito por um sarcedote e se tratava de uma história real. É tipo um Bruxa de Blair da literatura, só que quase dois séculos antes.

Lukas 23/03/2021

É bom, mas fui tapeado.
É curto. É leve. - por algum motivo que desconheço, é importante para o Gótico Inglês. - mas, acho que fui com as expectativas erradas... Fui esperando Coraline, recebi Romeu e Julieta (o que é completamente aceitável).

É bom. Achei que fosse ter dificuldades pra ler, mas fluiu muito bem.

Lilian.Cava 22/03/2021

Historicamente muito importante, porém ok
Eu sinceramente não tinha nenhuma expectativa pra essa leitura. Só achava que ia ser bem rapidinha.

Ela começa bem interessante e te instiga a continuar. Porém, me pareceu mais uma fábula, com toquezinho de sinistro, pra trazer diversas "lições de moral".

Fiquei esperando o gótico e os sustos. Mesmo algo sinistro. E não veio.

Super respeito o caráter histórico do livro e tudo mais. Mas com certeza esperava bem mais dessa história. :/

Ana Elisa Dotta Maddalozzo 04/03/2021

Resenha O Castelo de Otranto
O Castelo de Otranto é mundialmente conhecido por ser um dos primeiros romances góticos do qual se tem notícias. A história é contada de uma maneira que se assemelha a das fábulas e o enredo é repleto de passagens secretas, calabouços, fantasmas, aparições, quadros assombrados e castelos macabros. Nosso protagonista é Manfred, príncipe de Otranto que resolve divorciar-se da esposa Hipólita quando o único filho do casal morre misteriosamente. A fim de ter a oportunidade de gerar um novo herdeiro para sua dinastia, o mesmo manipula a família e a igreja a fim de romper o casamento atual e contrair matrimônio com outra mulher. Há uma maldição que assola sua geração e que faz com que uma série de desentendimentos e novas relações sejam decorrentes ao longo da narrativa.

Não é difícil observar que esse livro traz inúmeras questões políticas e sociais da época em que foi escrito (1764). As mulheres deveriam obedecer seus maridos e pais sem pestanejar, abrindo mão de sua liberdade e de seus próprios desejos. O comportamento vil e tirânico dos homens com as suas consortes era aceitável, e a submissão das mesmas era praticamente uma regra. Aquelas que se diferenciassem desse hábito e impusessem seus objetivos eram imediatamente vistas como escandalosas e desonradas.

Além disso, essa obra é uma clara crítica ao sistema vigente na época da dinastia Tudor. Manfred é uma escancarada alusão ao monarca Henrique VIII e seu rompimento com a igreja católica para desposar Ana Bolena. O surgimento da igreja Anglicana mostrou como o clero e a monarquia se enfrentavam e se opunham, uma tentando controlar e influenciar a outra da melhor maneira possível. A forma pomposa e dramática em excesso com a qual os nobres se comunicam no livro faz com que pareçam ridículos em comparação aos serviçais do palácio. De certa maneira, o autor Walpole caracteriza os membros da realeza como sendo supérfluos e fora da realidade, motivo pelo qual sua história possa ter feito tanto sucesso entre as massas.

Em minha opinião, os elementos sobrenaturais da obra deixam a desejar, principalmente se compararmos essa escrita com a de Edgar Allan Poe, por exemplo. Contudo, as reprimendas que o escritor desenvolve, bem como a exemplificação de costumes da época, fazem com que essa leitura seja bastante interessante. Ademais, sempre é bom conhecer o percursores de nossos gêneros literários favoritos!

Marcos Ogre 03/03/2021

O Castelo de Otranto,de Horace Walpole
O Castelo de Otranto foi publicado em 1764. Inicialmente simulando a tradução de um texto em italiano medieval por um estudioso chamado William Marshal, mais tarde (quando a obra foi um sucesso) Horace Walpole assumiu sua autoria.

O romance é tido como a obra inicial da literatura gótica, estabelecendo a maioria das convenções adotadas posteriormente em grandes clássicos, tais como em Drácula, de Bram Stoker. Castelos obscuros, florestas sombrias, nobres misteriosos e uma assustadora presença sobrenatural são alguns dos chamativos elementos que compõem essa breve narrativa.

Não só tendo sobrevivido ao teste do tempo, O Castelo de Otranto se mantém como uma obra de grande relevância e que possui, ainda, grande valor em entreter. Em suas poucas 190 páginas, são construídos dramas espalhafatosos extremamente atraentes, uma tensão e atmosfera macabra divertidissima e um desfecho impressionante.

Para apaixonados em clássicos de terror e um bom momento de leitura, é um livro e tanto. Além disso, a edição da @escotilhans
está linda, cheia de textos complementares e muito próxima da sensação que o livro deve passar.

Rafaelle 25/02/2021

O castelo de Otranto
Esse é um livro que comprei e li por ser o pioneiro do gênero gótico. Ainda não consegui definir se gosto do gênero ou não mas tive curiosidade de saber como começou e foi uma leitura agradável.

O castelo de Otranto é um livro curtinho e que tem tudo que vamos encontrar dentro do gótico: castelo cheio de passagens secretas, maldições de família, amores impossíveis, aparições fantasmagóricas, segredos do passado e um vilão sórdido. A trama já começa movimentada com uma morte que acontece por conta do misterioso aparecimento do um elmo gigante e a partir daí é só eita atrás de vixe.

É engraçado pensar que, na época em que foi escrito, o livro foi considerado assustador. Para nós esse é um livro mais divertido do que qualquer coisa. A trama é repleta de absurdos e reviravoltas que tornam a leitura gostosa por mais previsível que seja. Mesmo sendo um livro do século XVIII, é super fácil e rápido de ler, uma ótima leitura para quem quer ler algo leve e ao mesmo tempo conhecer mais o gênero gótico.

Paula1882 22/02/2021

Uma história cheia de reviravoltas, com momentos dramáticos e cômicos. Uma leitura muito interessante e fluida.

O Livro Preciso 18/02/2021

O primeiro romance gótico
Diferente da imagem que nutrimos da literatura gótica, esse livro é mais cômico, com toques de absurdos fantásticos e não subverte ou questiona a moral da época.

Previsível - não na época que foi lançado - a narrativa é curta e se desenrola muito bem, com personagens fáceis de compreender e fiéis a sua persona.

Destaque para a tradução ótima e fluída, e também para o conteúdo adicional, que contextualiza a obra.

Sugiro ler com certa rapidez para sentir o fluxo constante de urgência da história.