Sapiens

Sapiens Yuval Noah Harari




Resenhas - SAPIENS – Uma Breve História da Humanidade


1940 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Coringuinha3 19/04/2024

Um animal insignificante
Resumo:
"Sapiens: Uma Breve História da Humanidade" é um livro escrito por Yuval Noah Harari que aborda a história da humanidade desde os primórdios até os tempos modernos.
O autor explora como o Homo sapiens se destacou das outras espécies humanas, como o Homo neanderthalensis, e se tornou a espécie dominante no planeta.

Harari discute a revolução cognitiva, agrícola e científica, destacando como esses eventos moldaram a sociedade e influenciaram o curso da história.
Ele também examina a formação de impérios, a disseminação de religiões e ideologias, e o impacto da Revolução Industrial e da globalização.

Além disso, o livro levanta questões sobre o futuro da humanidade, incluindo desafios éticos, avanços tecnológicos e possíveis destinos evolutivos.
"Sapiens" oferece uma perspectiva ampla e provocativa sobre a jornada da humanidade ao longo dos séculos.
comentários(0)comente



Flaubert.Echnaton 17/04/2024

Instigante
O autor consegue descrever a evolução do ser humano de uma maneira didática, reflexiva e leve. Faz com que o leitor absorva o conhecimento com facilidade.
comentários(0)comente



Karina599 16/04/2024

Um livro muito gostoso de se ler. A intenção é chamar o leitor pra certos questionamentos da nossa espécie. Dar sentido ao que muitas vezes chamamos de intuição, senso comum. Yuval é genial na escrita, a tradução também é digna de honras.
comentários(0)comente



roninhowv 13/04/2024

Homo Sapiens, fruto de uma evolução pacífica?
O Yuval Noah Harari, por ser um historiador, relata mais os fatos históricos, estudos de historiadores, então o livro se torna mais puxado à história, mas, há a presença de várias ressalvas da biologia para complementar o pensamento histórico do autor.

A linguagem do livro é muito boa, parece realmente uma conversa, o que, de fato, torna o texto mais dinâmico e divertido (particularmente, me arrancou boas risadas em algumas partes da obra).

As análises são muito críticas -por diferirem-se da perspectiva baseada no eurocentrismo que nos é ensinada na escola- mas com uma base argumentativa muito boa construída pelo Yuval. São diversas perspectivas apresentadas para nos fazermos refletir acerca da nossa ?evolução? acelerada e desenfreada. Além disso, diversas vezes é possível perceber que o autor faz uma relação histórico-temporal entre os entraves das sociedades passadas, e a persistência ou superação desses problemas, e de que forma se deu essa superação ou essa persistência.

O livro trabalha na relação de questionamentos feitos pelo escritor para o leitor refletir, fator que faz a leitura se tornar mais cativante e realmente te jogar para dentro do livro, te fazer pensar de forma crítica os rumos da sociedade Contemporânea. Sim, nós somos mais poderosos que os caçadores-coletores, mas somos mais felizes? Temos tempo livre? De onde surgem os Deuses? Como nós conseguimos desenvolver habilidades cooperativas em massa? Como essas habilidades nos ajudam a sermos o que somos hoje?

O fim do livro é mais uma reflexão de como será o desenrolar da história humana, como as engenharias biológicas podem afetar positiva e negativamente a sociedade. Além disso conta com discursos acerca da ética das ações e descobertas científicas contando com as mais diversas perspectivas religiosas e ideológicas.

?[?] A tolerância não é uma marca registrada dos sapiens. Nos tempos modernos, uma pequena diferença em cor de pele, dialeto ou religião tem sido suficiente para levar um grupo de sapiens a tentar exterminar outro grupo.?

Nota: 10/10
comentários(0)comente



Felipe 10/04/2024

Simplesmente perfeito
Uma verdadeira história humana, confesso que mudei minha forma de ver o mundo é o ser humano. Top simplesmente top
comentários(0)comente



Leonardo1356 10/04/2024

Sapiens infinitamente complexos
Esse livro se tornou o meu favorito, conseguiu me cativar, me deixar aflito e empolgado pela minha própria especie.
No que você acredita? O que vc deseja?
O passado foi incrível, o futuro é impressionate.
comentários(0)comente



Micha 10/04/2024

Interessante
Leitura muito interessante, de fácil compreensão, em alguns pontos empolgante, em outros entediante. Mas é uma leitura essencial.
comentários(0)comente



Carlos.Thassius 06/04/2024

Perigoso
Uma leitura muito provocativa, com uma perspectiva fantástica da história. Em algumas páginas, podemos achar que lemos sobre a humanidade, mas o desfecho garante que era tudo sobre os Sapiens.

Harari sabe usar a história para convencer o leitor, e, mais ainda, semear nele o seu olhar sobre o mundo.

Faz juízo temerário sobre alguns fatos históricos, ou não aprofunda algumas ideias que traz. Propositalmente (ou não), provoca algumas interpretações tendenciosas.

"Somos mais poderosos do que nunca, porém temos pouquíssima ideia do que fazer com todo esse poder."
comentários(0)comente



Ana 04/04/2024

Entenda a essência do ser humano.
Um livro que foi fácil de iniciar e difícil de finalizar, ele tem muitos detalhes que vão desde os primórdios da sociedade até os saltos gigantes que o ser humano deu quando se trata da tecnologia, tudo que foi retratado foi sim necessário para que o autor desse uma verdadeira aula de história muito bem fundamentadas em diversas pesquisas, ele deixou ao final da obra diversas anotações referente a pesquisas e crédito das imagens, isso passa credibilidade e mostra que foi um livro muito bem pensado e construído. Um conteúdo de extrema qualidade.

Frases que me deixaram reflexivas:
"Podemos estar nos aproximando rapidamente de uma nova singularidade, quando todos os conceitos que dão significado a nosso mundo --- eu, você, homens, mulheres, o amor e o ódio --- se tornarão irrelevantes. Qualquer coisa que aconteça além desse ponto não tem sentido para nós".

"Somos mais poderosos do que nunca, porém temos pouquíssima ideia do que fazer com todo esse poder. Pior ainda, os humanos parecem mais irresponsáveis do que nunca".

"Existe alguma coisa mais perigosa que deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?

"A verdadeira pergunta que nos confronta não é "O que queremos ser?" mas "O que queremos querer?".
comentários(0)comente



Natalia.Almeida 03/04/2024

Explicação ampla da nossa história
O livro é genial, do começo ao fim. Essa é minha opnião, não que sirva para muito coisa, mas explico: é um livro de história que traz o que os livros que lemos na escola muitas vezes omite ou não da o devido enfoque, que é explicar nossa história de maneira ampla, incluindo todas as perspectivas e não apenas o ponto de vista dos vencedores, mas também dos derrotadas e como isso se deu. Desde a teoria da criação, passando pela evolução dos sapiens, como e porque a sociedade se organizou e desenvolveu da forma que vivemos hoje, explorando as contradições e contrapondo argumentos de diferentes linhas de estudo. Culminando no que pode ser o prólogo da sua obra seguinte (que ainda não li): Homo Deus - breve história do futuro.

Com este livro pude mergulhar de forma imparcial na história, me preparando para a próxima etapa proposta pelo autor de repensarmos o nosso futuro, e o que vamos querer e fazer dele.
Por isso julgo ser leitura obrigatória para todos que querem buscar a consciência do que mundo que vivemos. Mesmo que não possamos fazer muito para mudar a sociedade ao menos podemos nos preparar para a que está por vir.
comentários(0)comente



Cares Peixe 02/04/2024

Interessante pra quem vai fazer um vestibular, pouca credibilidade acadêmica, Harari tem formação em história e não em arqueologia.
comentários(0)comente



Tallys nato 31/03/2024

Sapiens uma viajem e reflexão sobre os aspectos do Homem
Definitivamente uma obra espetacular, com pontos definitivamente fortes e uma narrativa brilhante, o livro e uma passagem reflexiva sobre toda a historia da humanidade, começando de forma curiosa e interessante explorando a mente humana e seu fascínio, no meio entra em discursões interessantes abordando racismo, preconceito, machismo, religião e conceitos que todos nós consideramos fundamentais da história humana de uma forma totalmente diferente do oque imaginamos, e termina com vários ?E se?? sobre o destino da nossa humanidade, a forma como o livro e dividido em revolução cognitiva, agrícola e cientifica e uma viajem fascinante adentro dos conceitos que temos sobre a humanidade, ou como o própio autor retrata, os sapiens.
comentários(0)comente



Andreza 31/03/2024

Leitura muito interessante, o autor apresenta o tema sem linguagem rebuscada o que facilita a compreensão. Para todos que desejam conhecer um pouco mais da nossa história e comportamento.
comentários(0)comente



meduardaprr 29/03/2024

Extraordinário
Se trata de um enorme e resumido livro de história: toda a história do sapiens nos aspectos pessoal, social, intelectual, psicológico, criativo, econômico e tecnológico. Desde 200 mil anos, quando a nossa espécie começou a se destacar e fazer o necessário para sobreviver e evoluir. Yuval Noah Harari passa por todos os temas possíveis: antropologia, arqueologia, biologia, filosofia, geografia, história, paleontologia, psicologia e sociologia.
Harari consegue tornar uma leitura tão densa de conhecimento em uma leitura clara e objetiva, leve, descontraída. Todos os fatos são descritos de forma completamente didática, numa linguagem acessível, citando exemplos da própria história que te fazem entender perfeitamente sua perspectiva sobre as questões apresentadas. O autor destrincha todas as revoluções decorridas: cognitiva, agrícola e científica, afim de mostrar os benefícios e malefícios que elas nos trouxeram. Além de, sempre que possível, ressaltar o quanto os Sapiens são capazes de fazer de tudo para sua sobrevivência e devida evolução. "Entre todas as grandes criaturas do mundo, os únicos sobreviventes do dilúvio humano serão os próprios humanos e os animais domesticados que servem como escravos remando a arca de Noé." Sua visão sobre a ordem imaginada é polêmica, porém legítima. Deixando de lado meus princípios religiosos, histórica e culturalmente faz todo o sentido. Aliás, o capítulo 12: a lei da religião, é um verdadeiro manual para o conhecimento das mais vigentes religiões mundiais. Também, para mim, suas opiniões e posicionamentos acerca do capitalismo são válidos e apropriados.
Vale ressaltar também que a obra é pragmática, em algumas páginas não é uma leitura muito confortável, e também que em alguns pontos, Harari não está plenamente correto. Não é sábio ater-se em tudo que é dito por ele, e sim pesquisar mais profundamente sobre alguns assuntos citados. Fiquei simplesmente fascinada no início com o contexto biológico do desenvolvimento da espécie humana, quando nos resume em animais com comportamentos evolutivos e historicamente explicados. Estagnei muito quando começou a discorrer sobre a revolução científica e resolvi priorizar leituras mais atrativas, mantendo-o incompleto. Assim mantive a leitura desse livro inconstante por (pasme) mais de um ano. Mas, quando peguei pra realmente terminá-lo, percebi que o tempo foi até bom para uma boa absorção de informações.
Os últimos capítulos são simplesmente incríveis, de enorme reflexão. Como o Homem pode ter conhecimento e controle sobre o futuro de todos outros seres vivos, mas ser tão incerto sobre o seu próprio? Harari apresenta algumas teorias plausíveis sobre o futuro dos sapiens, mas como dito pelo mesmo, "O futuro é desconhecido, e seria surpreendente se as previsões das últimas páginas fossem concretizadas por completo. A história nos ensina que o que parece bem próximo pode nunca se materializar por causa de obstáculos imprevistos, e que outros cenários não imaginados se transformarão em realidade.". O que nos tornamos? O que queremos nos tornar? Para onde vamos com tanta ganância, com tanto egoísmo e egocentrismo? "Deuses feitos por si próprios, tendo apenas as leis da física para nos fazer companhia, não prestamos contas a ninguém por nossos atos. Consequentemente, estamos devastando nossos amigos animais e o ecossistema que nos cerca, buscando pouco mais que nosso próprio conforto e divertimento sem jamais encontrar satisfação. Existe alguma coisa mais perigosa que Deuses insatisfeitos e irresponsáveis que não sabem o que querem?".
Concluindo, foi incrível. Recomendo para qualquer pessoa minimamente curiosa sobre a humanidade. É essencial, e pretendo ler as outras obras de Harari em breve.
comentários(0)comente



Maria.Julia 27/03/2024

Para quem tem inquietação sobre a humanidade!
Neste documentário sobre a vida humana, somos levados ao longo dos anos para entender como chegamos até aqui. E a história continua, quanto mais entendemos do passado, mais buscamos prever o futuro.
comentários(0)comente



1940 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR