Shadows for Silence in the Forests of Hell

Shadows for Silence in the Forests of Hell Brandon Sanderson
Brandon Sanderson

Resenhas - Shadows for Silence in the Forest of Hell

NatalNaLua 23/04/2024

Selo Brandon Sanderson de qualidade!
Simples, curta, direta ao ponto! Narrativa envolvente e personagens cativantes. Não sei como ele consegue fazer algo tão curto ser tão épico e bom!!

Ricardo.Teixeira 19/01/2024

Confuso mas interessante
Não sei dizer muito bem oque de fato aconteceu mas foi divertido e é isso que importa no final ????

Julio.Oliveira 14/01/2024

Conto maravilhoso!!!! O tempo todo, queria saber mais sobre o universo, sobre os personagens, não consegui lagar. Necessito saber mais sobre esse mundo e o Deus além.

Maycão Douglinhas 12/10/2023

Ensurdecedor
Na minha cabeça essas sombras aí são os Dementadores de Harry Potter e nada nem ninguém irá tirar isso de mim.

Mundo muito legal, mas a história não me cativou.

#Shiii

Bea Barbe 28/08/2023

Gostei
Queria um livro inteiro só com a história da Silence, tem coisas q são deixadas sem explicação (no momento) q quero ter um dia.

Antonia 05/08/2023

Silence
"Shadows for Silence in the Florests of Hell" é uma novela bem curta dentro do aclamado universo compartilhado da Cosmere, escrita por Brandon Sanderson. Aqui, vemos um tanto do melhor do autor, em uma passagem relativamente curta mas que consegue dotar de um desenvolvimento admirável.

Uma das coisas que mais me encantaram nesta noveleta foi sua protagonista, Silence, que com certeza entrou para a lista de melhores personagens femininas que li ao longo dos últimos tempos. Silence é uma das personagens mais intrigantes do Brandon; não por ser uma heroína prometida ou algo do gênero, mas sim por vir de origens relativamente simples e ainda conseguir demonstrar um lado forte e resiliente. Silence é uma mãe atormentada pelas lições lhe passadas por sua genitora, que, de dia, trabalha como uma dona de taverna hostil, mas passa a ser uma caçadora de recompensas demasiado temida na região onde se encontra.

"Não era fraca, era apenas... normal. Uma mulher podia ser forte sem ter as emoções de um tijolo".

O sistema de magia impregnado aqui é muito legal, mas bastante brutal, levando em conta as circunstâncias. Me lembrou bastante da dinâmica encontrada em Tress, a garota do mar esmeralda, já que possuem as mesmas limitações básicas, embora a manifestação de magia tecida na noveleta não possa ser efetivamente manipulada de maneira alguma. Aqui, o mundo é regido pelas sombras e suas tendências assassinas, os fiapos de escuridão podendo ser tão brutais a ponto de transformar pobres humanos descuidados em morte e terror, ou, nos casos mais sombrios, em uma delas. Suas limitações estão no sal e na prata, que afastam-nas como um repelente relativamente eficiente, embora todos estejam sujeitos a brutalidade das sombras.

"? Doce Silence. Sangue dos Forescout, teimosa até seu último suspiro".

Eu gostei muito disso, sinceramente. É algo bem diferente dos sistemas que já vi ao longo da Cosmere, onde todos possuem uma possibilidade de manutenção ou manipulação, mesmo que miníma. Aqui, a magia é temida por todos, e se manifesta em um obstáculo bastante simples de compreender.

"Inferno, terra dos condenados, onde as sombras dos mortos criam seu lar".

A escrita segue no padrão incrível de Brandon Sanderson: coberta de simplicidade, mas complexa o suficiente para fazer-nos implorar por mais. É muito satisfatório adentrar nas florestas trevosas e na ambientação com a presença das sombras e da morte certa, e, embora eu tenha sentido falta de um certo personagem peregrino que não esteve presente, foi divertido criar conexões entre o mundo do conto e os diversos outros espalhados ao redor da Cosmere. Certamente gostaria de ver muito mais histórias com a presença de Silence e das sombras mortíferas.

"Aqui são as Florestas. Todos já fizeram alguma coisa, em algum momento, que não desejam que os outros saibam..."

Espero que tenha uma boa leitura ?

Vinicius39 25/05/2023

Shadows for Silence in the Forests of Hell
Um dos melhores contos que já li.

Não tem muita ambientação mas é o suficiente para deixar com gosto de quero mais.

Me prendi demais à protagonista. Silence é a personagem que queremos conhecer mais e acompanhar possíveis novos desdobramentos.

Mente de um Leitor 22/04/2023

Adoreeeei é uma novela muito curta, é surpreendente tudo que o Brandon fez em 80 páginas, prende muito e é bom pra passar o tempo, amei a Silent e o final é ótimo

Sarah.Santos 26/02/2023

"Sabe de nada inocente"
Silence, (nossa protagonista) uma mulher que vive nas Florestas do Inferno* e é dona de uma estalagem, responsável pela criação da sua filha William Ann e da garotinha Sebruki.
Silence é uma descendente dos Sentinelas*, conhecidos por idolatrarem o Deus Além e serem os primeiros a saírem da Homeland e irem em para às Florestas do Inferno. Posteriormente o Mal* apareceu em Homeland e tomou conta do lugar, fazendo com que todos os seus habitantes fugissem em busca das Florestas.
Os Sentinelas acreditam, que um dia eles irão retornar à tal Homeland e derrotar a ameaça do Mal, recuperando a sua terra natal.

Localizada em Threnody, um dos "shardworlds" da "Cosmere", nas Florestas do Inferno, as sombras* estão por todo canto e de olho nos habitantes que quebram alguma das Regras Simples: "Não acenda fogo, não derrame sangue de outra pessoa e não corre durante a noite".
Porquê de se ter uma estalagem no meio de um ambiente perigoso, assim? É simples: diz a lenda que a sombra do falecido marido de Silence protege o local, fazendo com que os viajantes que passam por lá considerem-no um lugar seguro.
Quando um grupo de caçadores de recompensas, procurado por ter matado o prefeito de Último Porto*, aparece na estalagem, Silence sente que não pode deixar passar a oportunidade, já que tem uma reputação a manter, mesmo que as pessoas não saibam de verdade quem Silence realmente é.
A partir daí a narrativa entra em um "modo perseguição", com Silence e sua filha indo atrás do grupo.
Silence é simplesmente uma mulher comum, mas com habilidades de sobra, habilidades essas que lhe foram ensinadas pela Avó que estará presente em vários momentos, em suas memórias.
Silence é simplesmente uma mãe que faz DE TUDO para proteger a sua família.
Chegando no final do livro já estava imaginando como terminaria, mas eis que o Sanderson abre (literalmente) a porta na minha cara e diz: "Sabe de nada, inocente".KKKKKK

Essa história não tem um sistema de magia magnífico como os das outras obras do autor, é simplesmente pegar a prata e não quebrar nenhuma das Regras.
Mas para aqueles que querem saber mais sobre a Cosmere e explorar todos os lugares possíveis, Shadows for Silence será uma excelente opção de leitura. Até pq não é longa e te consegue te prender.

jael 01/01/2023

Conto curtinho
Gosto muito de contos e foi o primeiro conto de Brandon Sanderson que leio. É uma história com uma ideia bacana que poderia brilhar em um livro maior. Obviamente não chega aos pé dos livros mais elaborados. Mas vale ler para ter mais essa na lista da Cosmere.

Duda 27/12/2022

Gostei muito dessa história. É curta mas muito bem estruturada e desenvolvida. Fiquei curiosa para saber mais sobre esse mundo.

Leandro Brito 10/11/2022

Dentro do esperado
O livro cumpre bem o que se propõe a fazer: é um livro introdutório, de apresentação de um dos planetas do Cosmere de Brandon Sanderson. Então, não há como esperar nada de mirabolante do conto. Existe sim um conflito, mas nenhum que se compare a Stormlight Archive, Elantris ou Mistborn.

Ainda, este livro, Shadows for Silence in the Florests of Hell tem um ambiente diferente do habitual - lembrando filmes de suspense atuais como Bird Box ou Um Lugar Silencioso. Inicialmente, confesso que não funcionou comigo o ambiente de suspense criado. Enquanto os personagens temiam as sombras, eu não entendia o perigo. Agora posso dizer que passei a entender. Mas, por esse desconforto inicial, minha nota será 4,5.

pamp. 30/10/2022

primeira vez que li algo do autor e realmente gostei! mesmo em uma história tão curtinha (e boa), deu pra sentir um gostinho de como a esteira dele é tão boa como dizem. sinto que estou pronta para ler os livros maiores.

Bárbara P. 18/10/2022

Queria um livro maior sobre o universo dessa história
É um conto curto, de menos de 100 páginas, mas muito envolvente e fluido.

O meu maior problema com o Brandon Sanderson, que eu continuo tendo apesar de tudo, é que os personagens que eu mais gosto não são aproveitados para romances maiores, e os que eu menos gosto são usados até enjoar em romances enormes sobre um bando de gente sem carisma (eu detesto a Vin de Mistborn, acho ela uma protagonista picolé de chuchu fraquíssima, Elrond então, nem se fala).

A Silence, protagonista desse conto, por outro lado, foi melhor desenvolvida em menos de 100 páginas do que qualquer personagem de Mistborn em vários livros de mais de 600. Sei lá.

Eu adoraria ver o universo desse conto expandido pra um romance maior.

Nessa história, quando uma pessoa derrama o sangue de outra, ela é perseguida por seres feitos de sombras até a morte (ou algo pior, pelo que parece). Parece meio bobo falando assim, mas é maravilhoso como fantasia e eu achei que o resultado final desse conto ficou incrível.

Com certeza um dos meus universos preferidos desse autor até agora, empatando só com Warbreaker.