Sobre a escrita

Sobre a escrita Stephen King

Resenhas - Sobre a Escrita

Leandro.Pretti 20/04/2024

Gostei muito!!!
O livro ?Sobre a Escrita? de Stephen King é tanto inspirador quanto informativo, oferecendo um olhar íntimo sobre a vida e o processo criativo de um dos escritores mais bem-sucedidos do mundo. King combina memórias pessoais com conselhos práticos sobre escrita, tornando o conteúdo extremamente acessível e motivador. Ele discute desde a estrutura de uma história até a importância da disciplina e da persistência para um escritor. É uma leitura obrigatória para aspirantes a escritores e fãs de King, cheia de insights valiosos e diretos

Bianca1768 23/02/2024

Amei muito e recomendo ??
O livro tem o intuito de ajudar quem deseja escrever melhor, seja de forma profissional ou não. Mesmo não sendo uma dessas pessoas, aprendi muito com o livro e me encantei com os relatos pessoais do autor, que soube nos envolver com leveza, emoção e diversão em sua narrativa. Super recomendo ?

Alde 07/01/2024

Um livro para que que escrever
Um livro sobre escrita, um livro para quem gosta de escrever, um livro para quem quer melhorar sua escrita. Stephen apresenta nesta obra as leituras que ele fazia, as quais influenciaram na voz narrativa enquanto escritor. Apresenta seus primeiros contos, e o que ajudou a melhorar sua escrita . Ele também dá dicas de como escrever bem,onde temos que usar as ferramentas certas para construir uma boa história. Sabe aquele livro que você lê, e que abre tua mente, e quando você termina a leitura já quer começar a escrever.

Joilson Brandão 22/05/2023

Comprei o livro achando que seria uma narrativa técnica onde King traria exercícios e co nos colocaria diante de situações para exercitar a escrita.

A verdade é que recebemos vários insights valiosos para quem quer seguir o ofício de escritor, quando King King trás um pouco da sua trajetória

Xikaum 25/04/2023

A Memória de um Ofício . . .
" Sobre a Escrita: A Memória de um Ofício" de Stephen king é um livro publicado em 2000, é uma obra que mistura a autobiografia do autor com conselhos e técnicas de escrita.

A primeira parte do livro é dedicada à vida de King antes de se tornar um escritor famoso. Ele fala sobre sua infância em Maine, sua relação com a escrita desde cedo e suas primeiras tentativas de publicação. King também compartilha suas experiências na época em que era professor e trabalhava em uma lavanderia industrial.

Na segunda parte do livro, King fala sobre as técnicas de escrita que ele considera importantes para quem deseja se tornar um escritor. Ele aborda tópicos como gramática, vocabulário, diálogo, personagens, descrição e enredo. King apresenta suas próprias estratégias de escrita, desde a importância de escrever todos os dias até o valor de trabalhar em um espaço dedicado à escrita.

Uma das características mais marcantes do livro é o tom informal e pessoal de King. Ele compartilha muitas histórias pessoais e suas opiniões sobre a escrita são apresentadas de forma direta e descomplicada. King não tem medo de compartilhar seus fracassos e seus conselhos são práticos e aplicáveis.

Em resumo, "Sobre a Escrita" é uma leitura interessante e inspiradora tanto para aqueles que desejam se tornar escritores quanto para aqueles que são fãs de Stephen King. O livro combina uma história de vida emocionante com conselhos valiosos de um dos escritores mais bem-sucedidos da atualidade.

????

Jefferson Reis 27/03/2023

Mais "biografia" menos "manual"
PARA MIM, na verdade, o que o livro menos tem é dicas práticas de escrita. O livro soa mais como uma espécie de biografia do King, onde nela, obviamente, ele vai demonstrando o que aprendeu na estrada da vida. Uma leitura bem humorada, que vai mais te entreter do que te "'gramaticalizar/ensinar" sobre a arte da escrita. mas fica mais do que claro que o cara escreve bem e fácil demais. Tem cada resenha ótima de fases de sua vida.

site: https://infeto.wixsite.com/infeto

camys_lua 27/12/2022

Eu gostei, mas e quase uma biografia
Não me levem a mal, sou uma escritora iniciante e procurei livros que pudessem em ajudar a escrever melhor e quase imediatamente achei esse, e o mais panfletando pelos escritores como uma obra para iniciar na escrita, mas eu acho que não foi tudo isso, ele é procurado pelo público errado, se você é iniciante na escrita existem outros livros que podem te ajudar, mas eu acho que esse pode até te atrapalhar, ele é mais como uma biografia do Steven king com alguns métodos de escrita que ele usa, métodos que os escritores iniciantes não vão conseguir usar. Mas no geral eu gostei, é uma leitura interressante.

Beatriz Gaudio 23/03/2022

Uma revisita.
Esta é a segunda leitura deste livro. Livro muito lúcido sobre a carreira de escritor com muitas dicas para aqueles que querem fazer da ficção seu ganha pão. Mesmo que você não queira fazer da escrita seu ofício, com certeza vai aprender como melhorar seu texto.

Fraga 08/02/2022

Para todo o escritor!
Considero esse livro uma biografia, mas não sobre a vida inteira do King, e sim sobre sua vida na escrita.

Tanto para um escritor, como para um um fã, recomendo esse livro pois nos aproximamos e aprendemos com ele.

Como eu faço esses dois papéis (escritor e fã) super amei o livro. Gostei das abordagens, das referências e cada parágrafo em que ele não deixava o livro chato. Aliás o ritmo deste livro é incrível.

Por fim, como Sunday Times disse trás do livro: Absolutamente Fascinante ?
Fraga 08/02/2022minha estante
Gente cancela o título sexista e coloca "Para quem escreve!"

aliciaviturino 22/01/2022

Não tinha certeza se iria gostar, mas gostei demais!
Okay, tô um pouco revoltada pois eu tava quase acabando de escrever minha resenha e aí eu saí e voltei (estou no site pq o app é bugado e quando fiz minha primeira resenha no app mais da metade não apareceu, simplesmente sumiu) e a página atualizou e a minha resenha desapareceu :'')

Mas enfim, gostei bastante do livro, só achei lento as partes de gramática (mas nada demais para mim) e fiquei meio 🤡 com os spoilers de outros livros dele, porém, acredito que foi necessário, então só relevei.

Refleti bastante por causa desse livro e também - principalmente algumas partes - me marcaram muito e gostei ainda mais por causa disso. E sim, eu recomendo muito esse livro para qualquer pessoa (principalmente para aqueles que tenham algum interesse em ser escritor ou alguma área desse tipo, acho que vale a pena).
Eduardo Rockwell 06/06/2022minha estante
Olá! Voce lembra quais os livros que ele citou spoiler? Obrigada!

aliciaviturino 07/06/2022minha estante
Oii, se não me engano, foram esses: Misery, O iluminado (eu acho), Carrie, a estranha, Novembro de 63 (também não tenho certeza. Talvez eu tenha errado ou esquecido de algum, mas até onde eu lembro são esses. Espero ter ajudado! :)

Eduardo Rockwell 07/06/2022minha estante
Obrigada!

Denis.Silveira 05/01/2022

Sobre a Escrita, contra fórmulas e manuais.
Este livro é uma conversa honesta com dicas preciosas sobre escrita, misturadas em relatos pessoais. "Estou convencido de que o medo é a raiz de toda mal escrita".

Rafaela.Leite 20/09/2021

Interessante
Para quem é fã do King é um prato cheio!! Recomendo ler o livro após já ter tido contato com algumas obras do autor, mas da pra ler por conta própria tb!!!

Lista de Livros 10/02/2021

Lista de Livros: Sobre a Escrita, de Stephen King
“Quando ainda se é jovem demais para fazer a barba, o otimismo é uma reação mais do que legítima ao fracasso.”
“Escrever é seduzir. Falar bem é parte da sedução. Se não fosse, por que tantos casais começariam a noite jantando e a terminariam na cama?”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2020/12/sobre-escrita-arte-em-memorias-de.html?m=0

Pedro 20/01/2021

Claramente ele ama ler e escrever
O ponto principal para mim do livro foi a demonstração do autor de como ele sente prazer lendo e escrevendo livros. E que por isso não importa o caminho que teve sempre continuou.

Recomendo muito para quem quer saber mais de Stephen King, ou sobre o ato de escrever na visão de um escritor famoso. Se não tiver interesse em nenhum desses pontos acho que não é o livro para você.

O livro em si foi dividido em 3 partes principais. A primeira King descreve pontos de sua vida que ele acredita demonstrarem seu progresso e seu amor pela escrita.

A segunda parte foca mais no ato em si de escrever e como ele encara que as pessoas precisam fazer. Apesar dele deixar claro, é sempre bom reafirmar que é o ponto de vista dele. Eu em especial gostei muito das explicações dele.

A terceira parte ele conta sobre o acidente que sofreu, da um exemplo de como funciona algo que ele contou na segunda parte e uma lista de livros.