O Substituto

O Substituto Philippa Gregory

Resenhas - O Substituto

Beatriz 18/03/2016

Luca Vero é um jovem que foi expulso do monastério acusado de heresia mas muitos acreditam que ele foi uma criança trocada vindo do sangue das fadas. Ele é um jovem muito bonito e inteligente e por ser muito inteligente ele é recrutado pela Ordem da escuridão para fazer inquisições por vilarejos e descobrir se tem algo de errado.

O primeiro lugar em que Luca vai fazer a inquisição é uma abadia que está virada de ponta cabeça. As freiras estão tendo visões, sonhos e comportamentos estranhos indicando que alguma força do mal se encontra naquele ambiente. Muitas delas dizem que tudo começou após a chegada de Isolde e sua amiga Ishraq.

Então Luca Vero tem a responsabilidade de descobrir se de fato essas coisas estranhas que acontecem são sobrenaturais ou se tem alguém por trás disso. O problema é que Isolde, a garota misteriosa começa a mexer com seu coração e se ela for mesmo culpada, será Luca terá coragem de mandá-la para fogueira para ser queimada como uma bruxa?

Como essa história de passa no ano de 1453 a igreja católica tem forte influência sobre as coisas que acontecem nos vilarejos. O livro tem muitas cenas machistas e muitos diálogos envolvendo Deus, crença e bíblia. Como eu não sou apegada a religião achei essas partes bem chatas e cansativas.

Mas como essa época a mulher era muito submissa aos homens foi legal ver que Isolde e Ishraq são personagens fortes e feministas lutando pelo direito de ser mulher e fazer o que bem entender. Outra coisa interessante nesse livro é ver como muitas vezes a igreja é corrupta e mentirosa.

Eu vi que a autora é bem famosa e bastante elogiada por outros livros mas achei que esse aqui não serviu tão bem para mim. Quando eu peguei o livro para ler estava imaginando algo com magia mas pensava em algo leve e quando peguei para ler vi cenas tensas envolvendo freiras enlouquecidas.

Como é o primeiro livro de uma série imagino que ainda deva melhorar no decorrer da história mas como foi um livro mediado para mim não sei se vou dar continuidade. Mas se você curte esse tipo de história acho que o substituto pode te agradar.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2016/03/o-substituto-philippa-gregory.html

Ellem - @colecionandoprimaveras 07/10/2015

O Substituto
O Substituto se passa no ano de 1453, uma época onde o mundo gira em torno da igreja.

Luca Vero é um jovem de 17 anos, que está no mosteiro desde criança. Ele está prestes a ser julgado por ter contestado algo que viu errado na igreja., mas, como é inteligente e muito questionador, acaba sendo convocado para uma Ordem secreta que investiga acontecimentos estranhos na igreja.

Em paralelo a isso, Isolde Lucretilli, uma jovem também com cerca de 17 anos, está chorando a morte do seu pai. O lorde Lucretilli havia prometido que lhe deixaria as terras onde viviam, porém após sua morte, o irmão de Isolde, muito ambicioso, disse-lhe que o pai tinha mudado de ideia e só restava à jovem duas opções: casar-se com um príncipe inescrupuloso ou se tornar abadessa (uma freira que dirige o convento). Depois de alguns acontecimentos, Isolde escolhe ser abadessa, porém muito a contra-gosto.

Nesse momento, a história de Luca e Isolde se cruzam. O jovem inquisitor é enviado para investigar acontecimentos estranhos no convento de Isolde. Freiras estão tendo visões e sonambulando pelo convento e tudo isso começou com a chegada da nova abadessa e da sua dama de companhia, Ishraq, uma herege (todos que não eram cristão eram considerados hereges), que é também a sua melhor amiga.

Luca chega ao convento com seu criado, Freize e um copista, irmão Peter, e começam as investigações, mas todos os indícios os levam a crer que Isolde e Ishraq são duas bruxas e naquela época as bruxas eram condenadas à fogueira. Mas Luca não consegue acreditar que uma moça tão linda e meiga seja responsável por acontecimentos tão horríveis.

Eu gostei bastante desse livro, foi o primeiro da Philippa Gregory que eu li e adorei a escrita dela. A história é narrada em terceira pessoa e podemos conhecer os pontos de vista de todos os personagens. O enredo é super envolvente e cheio de mistérios.

Os personagens principais me agradaram muito. A Isolde é bem tímida, porém com a mente livre e independente. Já o Luca é sensato e decidido a resolver os mistérios, mas também, um pouco tímido. Os dois são muito fofos. Mas meus personagens favoritos foram, de longe, o Freize e a Ishraq, eles roubavam a cena o tempo todo. Ishraq sempre muito irônica e independente e o Freize tinha as melhores tiradas, eu me acabava de rir com as 'discussões' dele com o Luca.

Uma coisa que me encantou muito no livro foi a amizade entre a Isolde e a Ishraq, elas são tão lindas, sempre dedicadas uma à outra. A amizade do Luca com o Freize também é linda, embora eles vivam brigando, um não vive sem o outro.

Eu adorei conhecer um pouco mais dos costumes e tradições daquela época, tudo é muito bem descrito. Eu nunca tinha lido um livro que se passasse na idade média, foi uma ótima experiência.

E essa edição da Galera Record tá muito linda, a capa tá diva demais e a diagramação, embora bem simples, também é ótima.

Enfim, eu recomendo muito essa leitura. Ainda ficaram algumas lacunas abertas na história, mas acredito que tudo será esclarecido nos próximos livros. Espero que esses próximos livros sejam lançados logo hahah

site: http://www.colecionandoprimaveras.com.br/2015/08/resenha-o-substituto.html

Desi Gusson 01/10/2015

Quanto mais penso nesse livro, mais a nota vai caindo…

Vocês sabem que eu amo romances históricos, vocês também estão cientes que acho a sra. Philippa Gregory uma gênia no que diz respeito a deixar a era medieval mais acessível e empolgante. Dizer que eu amei de paixão O Substituto como todos os outros livros da Philippa é mentira. Mentira des-la-va-da.

Aliás, sinceramente, sinto cheiro de ghost writer aí, um bem ruinzinho. Fico imaginando o diálogo da Philippa com seu editor, ele batendo o pé dizendo que ela TEM que entrar na onda dos YA, ela negando, sabiamente falando que o negócio dela são histórias adultas e que ela não tem nem ideia de como fazer isso. Daí o danadinho do editor diz “Deixa isso comigo”.

E a m#%$@ tá feita.

Uma coisa que não se pode negar é que, como nos demais livros dela, Philippa fez uma pesquisa monstruosa. A ambientação na idade média é impressionante, tem fatos, curiosidades, detalhezinhos que te transportam para aquela época. Acho que, boa nerd que sou, isso é o que mais gosto em romances históricos, aprender como era.

Como imagino Isolde… Aliás, The White Queen é baseado nos livros da Gregory e você deveria assistir, pra ontem!

Acho que, de certa forma, pequei em ficar com o mantra “os outros livros da Philippa” na minha cabeça. Deveria ter ao menos tentado relaxar e desvincular a leitura, mas é DIFÍCIL! Uma amiga, também fã dos livros sobre a corte dos Tudor, vendo que eu estava com O Substituto em mãos já perguntou “Está amando, né?! É da Philippa!”. Entenderam o drama?

Digamos que no começo pensei “Nossa, super legal, o Luca vai ter espaço pra mostrar o quão genial ele deve ser e ainda chutar alguns traseiros sobrenaturais!” Mas então percebi que o grupinho dele estava mais para um episódio particularmente chato de Scooby Doo.

De qualquer forma o livro inteiro ficou meio sem pé nem cabeça. Não teve ritmo, o climax foi beeeem antes o fim deixando a conclusão sem sal nem açúcar, tipo jogada lá. Foi estranho, no mínimo, e só serviu pra aumentar minhas suspeitas de ghostwriterismo rolando. Sério, foi ruim assim. :(

A proposta dos personagens era muito boa, tanto Luca quanto Isolde (nome que eu acho lindo, por sinal) tinham tudo para serem fod%$, mas não rolou. O fim do mistério da Abadia não foi o fim do livro, desculpa, é meio que um spoiler isso, mas argh, estou tão indignada com essa perda de ritmo num livro que tinha tudo pra ser super legal, que não me aguento!

Sinceramente, se vocês querem algo medieval com freiras diferentes, leiam Grave Mercy (Tem resenha!!), Perdão Mortal aqui no Brasil, e sejam felizes.

Para essa e outras resenhas na íntegra acesse o blog!

site: desigusson.wordpress.com
Lili 08/08/2018minha estante
?Um episódio particularmente chato de Scooby Doo.? - EXATAMENTE!!!

AndyinhA 01/09/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Mais uma série começando aqui no blog e temos mais histórias de uma autora que nunca tinha lido. O problema é a tal expectativa. Só tinha lido coisas muito bacanas sobre ela e suas histórias, mas esse aqui ficou bem a desejar.

O enredo de ‘O Substituto’ é simples demais e diria até meio pobre. Ela não desenvolveu a história e se manteve em um padrão baixo, lembro a vocês que a autora é conhecida por suas ótimas histórias históricas, principalmente contando sobre a corte inglesa, seus reis, rainhas e personagens famosos. Por isso, esperava que a descrição do ambiente de 1453 fosse muito mais do que foi apresentado. Claro que vi os princípios da época, mas para alguém que só escreve sobre algo histórico, ficou bastante a desejar.

Um ponto que posso levantar sobre o motivo do enredo ser pobre, talvez tenha a ver com o fato de que o livro seja ‘Jovem-Adulto’, os livros da autora sempre são para o público adulto, e não sei, se por esse motivo, ela tentou fazer algo mais simples, mais fácil de digerir por essa parte dos leitores. É a única explicação que posso supor.

A ideia geral do livro é boa, mas foi pouco explorada, na verdade ela acaba sendo meio confusa porque ela se cruza com outros assuntos que não tem nada a ver no enredo original e acabamos lendo páginas e páginas de algo que não é o escrito na sinopse. Talvez este livro possa funcionar como um grande prólogo para o restante da série, porém ele ficou grande demais para um prólogo e resultou no nosso famoso ‘enrolation’.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/06/poison-books-o-substituto-philippa.html

Alana.Freitas 21/05/2015

Quem acompanha o blog deve ter percebido que eu estava bastante empolgada para ler este livro. Nunca havia lido uma obra dessa escritora, porém já havia visto os comentários e resenhas positivas sobre ela. A verdade é que gosto de livro histórico e tanto a capa como a sinopse me agradou.

O Substituto narra o desfecho inusitado na vida de Luca Vero que logo no começo do livro é considerado herege por ser observador e dizer algo que, aos olhos da igreja, é uma blasfêmia. Ele é incumbido pela Ordem para desvendar os mistérios que as pessoas não entendem e que provavelmente tem procedência maligna e demoníaca. Ele é levado como inquisidor, junto com seu copista Irmão Peter e Freize, para a abadia de Lucretili onde Isolde, a filha "livre" de um cruzado falecido é submetida à cumprir os votos para se tornar abadessa e deixar toda a riqueza do pai para seu irmão.

Toda a estória se desenrola a partir daí quando as inquisições iniciam. A abadessa sendo acusada de roubar ouro do regaço da propriedade, de bruxaria e de matar uma irmã. Então uma série de eventos estranhos e inexplicáveis discorrem a medida que coisas estranhas e meias verdades vão aparecendo. No decorrer do livro Luca Vero se encontra num impasse em relação aos seus sentimentos em relação a Isolde e a consciência aos voos que precisa fazer visto que serve a Ordem.

As mentiras e superstições são bem apresentadas, neste livro, de acordo com a época o que me deixou bem aflita porque não dava para as mulheres fazerem quase nada e suas respostas eram quase relevadas.Não tinham voz o que era agoniante. É um livro bem gostoso e rápido de ler. Toda vez que pegava no Tablet ficava ansiosa para conhecer mais das aventuras e descobertas de Luca.

Todos os personagens eram interessantes, mas havia um, o irmão Peter, me dava nos nervos. Ishraq era interessante e instigante. Ela claramente era a personagem livre que queria mostrar sua voz, era ela que não se reprimia e não obedecia ao que não queria.

Achei esse diálogo interessante!

" — Seu nome é Ishraq? — perguntou Luca.
— Não falo italiano — disse ela, num italiano perfeito.
— Está falando agora.
Ela sacudiu a cabeça e repetiu.
— Não falo italiano.
— Seu nome é Ishraq? — Ele tentou outra vez, em francês.
— Não falo francês — respondeu, num francês de pronúncia perfeita.
— Seu nome é Ishraq — perguntou ele, em latim.
— Sim — concordou ela, em latim. — Mas não falo latim.
— Que língua fala?
— Eu não falo."

O único problema foi o final. Eu estava super empolgada depois que eles haviam resolvido mais um problema e do nada o livro acabou. Deixou-me irritada porque queria mais. Ficaram algumas coisas em aberto e creio que a autora responderá as perguntas nos próximos livros. Eu realmente quero saber como elas se libertaram das algemas.

Mas é uma boa leitura. Recomendo!! Principalmente quem ama História como eu... (emoticon de carinha sibite ahaha) Muitas intrigas virão por aí!!

site: http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/2015/05/resenha-o-substituto-phillipa-gregory.html

Karini.Couto 09/05/2015

O Substituto - Ordem da Escuridão é o primeiro volume da série juvenil de Philippa Gregory.

Assim que vi esse lançamento fiquei enlouquecida, pois Philippa Gregory é minha diva; para quem não sabe ela é autora da Série Tudor; então eu precisava ter esse em todos os formatos.. rsrs. Sim. Eu sou esquisita! Com o livro em mãos, fui logo conferir e me deparei com um mundo fascinante onde temos uma Ordem misteriosa disposta a investigar relatos que prometem perturbar a paz e o mundo cristão.

Conheceremos então Lucas Vero, um jovem que foi expulso de seu monastério acusado de heresia. Tal jovem sempre foi visto por todos como uma criança trocada, pois seus pais eram bem mais velhos e não possuíam nenhum atrativo ou diferencial, enquanto Lucas sempre foi "como um anjo" em sua beleza e muito inteligente além do normal. Ele sempre possuiu a necessidade de saber mais sobre tudo e com isso ele foi recrutado pela Ordem da Escuridão e claro, ele aceitou, pois sua única opção era ser queimado na fogueira como herege.

Lucas, já em sua primeira missão é enviado como inquisidor para a abadia onde encontra-se Lady Isolde, uma jovem de apenas 17 anos que foi obrigada a fazer seus votos pelo seu irmão, que insistiu que era o desejo de seu pai no leito de morte, e como boa filha, ela obedece a contra gosto. Porém fatos estranhos começam a acontecer desde que Lady Isolde tornou-se a abadesa e logo ela passa a ser suspeita juntamente com sua compaheira Ishraq de praticarem bruxaria.

Terá Lucas capacidade de desvendar os mistérios que cercam a abadia e que fazem com que irmãs andem durante o sono, tenham marcas de estigmas e enlouqueçam? Será que o que assombra a abadia é algo racional com uma explicação lógica ou algo vindo das trevas e do sobrenatural?

Acompanhado de seu criado Freize e um clérigo, o irmão Peter, presente para manter registro de todo o andamento dos serviços de Lucas como inquisidor; o trio promete desvendar os mistérios que cercam a abadia e rumam em busca da verdade!

O Substituto é bem diferente dos outros livros da Philippa, mas nem por isso deixa de ser tão bom quanto! A história prende com seus detalhes de um cenário rico e bem descrito, assim como personagens cativantes e com personalidade ímpar!

Freize foi o personagem que mais me encantou, apesar de ser apenas um criado, ele é engraçado, leal, perspicaz e possui um senso de humor único!

Lucas é um personagem esperto e até sagaz, mas que se deixou levar muito facilmente por situações em que Freize de cara, já sentia que não era bem assim! Então, vindo de um personagem que foi traçado para ser superiormente inteligente, nesse ponto, achei que Freize me surpreendeu muito mais!

O irmão Peter está ali para registrar e seguir ordens, mas é um "Q" a mais nesse trio improvável! Diferente dos outros, ele quer apenas concluir a situação o mais rápido possível! Enquanto os outros tem uma necessidade por saber cada detalhe!

Ishraq é uma herege por natureza, já que vem de outro lugar e possui crenças completamente diferentes a das pessoas que ali estão. Ela foi criada para acompanhar e proteger Lady Isolde. Uma mulher com pele mais escura; uma moura.. Mas tão inteligente quanto se pode ser. Sabe diversas línguas e domina a arte da medicina, luta entre outros! Uma mulher criada a não depender de homens! Em sua terra natal, as mulheres são vistas como igual. Diferente do lugar onde vive atualmente

Lady Isolde foi criada para assumir o legado de seu pai e ser uma grande dama disposta a reinar e comandar seu povo! Ela é uma verdadeira Lady, possuindo não só beleza, mas desenvolturas encantadoras e muito tato.

Concluindo.. O Substituto - Ordem da Escuridão - Livro 01 é um excelente livro de estreia no mundo juvenil da autora Philippa Gregory. Estou realmente satisfeita com a obra que nos traz o começo de um romance proibido, intrigas, mistérios e grandes aventuras!
Sam 09/05/2015minha estante
Adorei tua resenha...perfeito...quero esse livro tbm...

Karini.Couto 09/05/2015minha estante
É bem legal Sam. Leitura rápida!

Lu 22/04/2015

Depois de um longo e tenebroso inverno literário, cheio de Crespuletes, parece que, finalmente, a maré do mercado vai mudar. E, se seguir a linha deste livro da Philippa Gregory, para melhor.

O Substituto é o primeiro livro de uma série juvenil escrita pela Philippa Gregory, muito conhecida pela sua famosa série de livros sobre a Dinastia Tudor. Então, não preciso dizer que o pano de fundo histórico é show à parte. É incrível que sempre haja algo mais a aprender.

Mas este não é o único mérito do livro da Philippa, e sim, a maneira como a história é construída: mantendo o leitor no escuro, dando pistas em doses homeopáticas. E trabalhando o ládo dúbio dos personagens. É incrível o quanto não se sabe o lado do outro. O quanto é fácil julgar. Para um autor eficiente como a Philippa, esse tipo de intriga é o bastante para se ter um enredo excelente. E é isso o que ela obtém aqui.

O melhor personagem é, sem favor nenhum, Freize. Ele é adorável. O ponto fora da curva e responsável pelas melhores tiradas. Os outros personagens são bem definidos e cativantes.

É um livro que não tem falhas... mas que tbm não dá uma sensação cinco estrelas. Por isso, vou dar um "Muito bom".

Recomendo!

Joice (Jojo) 22/04/2015minha estante
Animei pra ler. =)

Ana Carolina 22/04/2015minha estante
Gostei do seu ponto de vista, com certeza uma leitura futura!

may 22/04/2015minha estante
até me interessei com a sua resenha :D

Lu 23/04/2015minha estante
Puxa, que bom! Obrigada, meninas! =)

Desi Gusson 23/04/2015minha estante
Amém!