O Touro Ferdinando

O Touro Ferdinando Munro Leaf

Resenhas - O touro Ferdinando

Carolina165 18/12/2020

Sensível e necessário
Confesso que gostei mais do filme. O filme tem tanta coisa que ao ler o livro me deu uma sensação de vazio. Chorei e me emocionei muito no filme; como na passagem em que o pai do Ferdinando é levado embora. Foi um dos trechos mais tristes e dolorosos do filme.

Mas isso não tira o mérito do livro que tem uma mensagem linda de aceitação ao diferente. Cada um tem seu jeito e sua personalidade, por que querer se moldar ao que a sociedade coloca como correto?
Me senti abraçada e acolhida por Ferdinando. Ele mostrou que o diferente pode ter mais sabedoria e lucidez do que o que é considerado normal; pois foi sua diferença que salvou sua vida.

Outra coisa que gostei é a sensibilidade ao retratar a situação dos animais. Às vezes um animal só quer ficar na dele, ele pode até estar indisposto. Aí vem um infeliz e tira seu sossego, o obrigando a fazer algo que ele não quer.

Acho importante destacar como a tourada é uma prática ODIOSA, COVERDE e DESUMANA! Nunca entendi como pessoas são capazes de assistir um animal ser cruelmente torturado, só por diversão. Já passou da hora desse horror acabar de uma vez por todas no mundo. Isso só mostra como o ser humano é capaz de ser um lixo, pois é o único animal que mata outro só por diversão. Não existe coisa mais abominável. Acho que é por isso que nunca tive vontade de conhecer a Espanha, pois toda vez que penso nesse país me vem à cabeça às touradas. No Brasil não tem tourada, mas tem os rodeios, que também são odiosos.

Esse livro e também o filme devem ser levados muito a sério, não só por serem um ode às diferenças e ao direito de ser diferente; mas também para vermos o lado dos animais e toda crueldade absurda a que são submetidos. Isso precisa acabar.

FAVORITADO, COM CERTEZA!

Jaque.Barreto 03/12/2020

Uma história infantil com valores para todas as idades!
Amei, leitura super leve, rápida e repleta de valores a serem absorvidos...

Um livro infantil que fala sobre as diferenças e como elas, não necessariamente, são melhores ou piores, cada um pode viver como deseja, sem a necessidade de ser encaixar em um padrão!

Ferdinando é feliz como é, fazendo as coisas que faz, e isso não o torna nem melhor e nem pior do que o demais touros.

Antes de iniciar a leitura, achei que seria uma história parecida com "o patinho feio", mas Ferdinando não quer e nem precisa mudar para se encaixar, pois ele é feliz da forma que é!

E isso é lindo, pois ser diferente é normal!

Carine 03/12/2020

Leitura de O Touro Ferdinando
Uma pequena fábula encantadora!

Que história linda, cheia de inúmeras reflexões sobre: resiliência, paz de espírito, ser você mesmo, firmeza de carácter, amor próprio, aceitação e muitas outras (quase impossível enumerar).

Ferdinando desde muito jovem é diferente e aceita isso, é naturalmente feliz e satisfeito com sigo mesmo. Pois sabe que as diferenças nos fazem únicos e isso é maravilhoso.

Ao se encontrar em situações adversas, não muda sua essência, permanece sendo que é em todos os momentos (bons e ruins), mesmo que isso incomode muitos ou pior, que ele seja provocado até uma reação violenta ser tirada dele. Mas não, Ferdinando! Em sua bondade apaziguadora permanece o mesmo até o final.

Esse clássico infantil só não ganhou 5 estrelas pois é pequeno demais! rs

Luis Felipe S. Correa 20/10/2020

Leia para uma criança
Ler para uma criança é uma experiencia muito gratificante. Ler para ela o livro do Touro Ferdinando é mais ainda. Da leitura, podemos criar várias brincadeiras com os pequenos e arrancar uns bons sorrisos. Esse livro fez muito bem para o coração.
Além disso, ler esse livro era uma das grandes curiosidades advindas do cinema, mais especificamente do filme Um Sonho Possível - 2009 (Drama), estrelado Sandra Bullock e Quinton Aaron, que conta a história do ofensive tackle da NFL, Michael Oher.

Ana Lee 28/09/2020

Minha infância!!! Eu amo o Ferdinando desde que via ele passando no meio dos desenhos da turma do Mickey

Jaci Lira 05/09/2020

Toda criança deveria ler
Fofo, simples e delicado. De forma leve, ensina o respeito às diferenças e que não devemos desistir de ser quem somos para nos adequar. Leitura válida para adultos e crianças.

Bernardo S. 23/08/2020

Sobre ser diferente e feliz
Sabe como você quer mostrar ao seu filho(a) que ele(ela) não precisa ser igual?
O livro conta a história do touro que não queria ser como os outros e era feliz assim.
Tem uma doçura no Ferdinando que sua mãe soube entender e não forçar a ser como os outros.
Ele tem orgulho de ser quem é e como é.
Ótimo para crianças lembrarem que são únicas e que isto não é problema.

hagabrielah 05/08/2020

Rápido de ler e fofo
Essa história já tem uma adaptação que ainda não assisti, porém fiquei com vontade de vê-la depois que li este livro.
É um livro tão curtinho que não tem muito o que eu possa falar sem dar spoiler, mas posso dizer que é muito fofo e tem ilustrações bonitas, porém, mesmo tendo uma mensagem bonita no final sinto que não me marcou tanto, por isso dei 3 estrelas apenas.

Raiany Távora 21/02/2020

Nostálgico
Apesar de existir o longa-metragem, eu sou da época que a história brilhava na adaptação da Disney. Uma obra doce e muito delicada, Ferdinando agrada tanto o público infantil quanto os adultos.

Quando comprei, na Bienal de 2019, meu primeiro passo foi comparar a narrativa com o curta. Para a minha surpresa, cada linha foi levada para o desenho. O touro tranquilo, que só queria cheirar flores no campo, longe de qualquer problema.

A leitura é rápida, com ilustrações lindíssimas. Dá vontade de reler inúmeras vezes. Traz a bela mensagem que você não precisa se enquadrar no mesmo padrão que os outros. Afinal você é único. O autor trouxe na narrativa a crítica sobre a situação em que vivia, no meio a uma guerra civil.

Recomendo o livro e, para os mais nostálgicos, o curta antigo. É fácil achá-lo no YouTube.

Carol 20/01/2020

O Touro Ferdinando foi escrito por um americano, embora ambientado na Espanha, e publicado alguns meses antes da Guerra Civil Espanhola eclodir. Apesar de hoje ser uma história bastante reconhecida e já ter sido traduzida para mais de 60 idiomas, a obra foi proibida em muitos países na época de sua publicação, por ser considerada “pacifista”. Muitos países passavam por regimes ditatoriais e fascistas no período.

A história de Ferdinando era e continua sendo muito necessária pelos valores que apresenta. Não precisamos ser aquilo que o mundo espera que sejamos, podemos ser o que queremos ser e está tudo bem. Não precisamos ter atitudes violentas porque o mundo está caótico, é possível devolver com gentileza o mal. Ferdinando nos ensina a sermos tolerantes, seguros, autênticos e (por que não?) inclusivos, pois o importante é ser feliz, respeitando a si e ao outro, promovendo a paz.

site: Leia mais em: https://papoliterario.com.br/2019/07/26/o-touro-ferdinando/

Ana 15/12/2019

Antes de sonhar em ser um longa-metragem produzido pela Fox (e com direção brasileiríssima de Carlos Saldanha), O Touro Ferdinando foi escrito em meados de 1930 por Munro Leaf em parceria com seu amigo e ilustrador Robert Lawson. É até engraçado imaginar que um livro sobre um touro que gosta de cheirar flores chegou a ser proibido em alguns países — adeptos ao fascismo — por ser considerado pacifista.

Ferdinando é um touro grande e forte, mas diferente dos touros que vivem com ele, não vê graça nenhuma em lutar e se exibir para os organizadores de touradas. Para falar a verdade, a coisa que Ferdinando mais gosta é ficar sentadinho debaixo de uma árvore cheirando suas flores preferidas. Num belo dia, um mal entendido com uma abelha danada o leva direto para uma arena de competição, onde esperam que ele lute bravamente com um toureiro. Mas todos nós sabemos que esse não é o verdadeiro Ferdinando...

De uma forma geral, O Touro Ferdinando é um livro bastante simples, afinal, seu público alvo são crianças que estão na primeira infância. Mas está enganado quem acha que essa história não transmite uma mensagem super importante: cada ser que existe no mundo é único e especial e isso também vale para nós, humanos. Existem pessoas que gostam de estar em meio à multidões e existem pessoas que, assim como Ferdinando, são felizes com sua própria companhia.

Além do mais, é importante que a gente nunca deixe nossa essência de lado. Ferdinando nunca gostou de brigas, então porque diabos ele lutaria com alguém? Acredito que a principal lição que Munro Leaf queria que tirássemos dessa história encantadora sobre um touro forte, porém doce e amável, é que não precisamos ser aquilo que os outros querem que a gente seja e está tudo bem ser um pouquinho diferente do usual.

Tenho esperança de que mais e mais crianças tenham acesso à literatura infantil de qualidade, que transmitam mensagens de paz, amor e, acima de tudo, respeito. Devemos mostrar coisas boas e amáveis às nossas crianças desde cedo, e O Touro Ferdinando é só uma dica entre inúmeras histórias com belos ensinamentos.

site: http://www.roendolivros.com.br/

Carolina165 18/12/2020minha estante
Excelente resenha!

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2019

Ferdinando, o touro é a obra mais conhecida do autor americano Munro Leaf, cujas ilustrações, na época de seu lançamento, foram feitas pelo ilustrador americano Robert Lawson

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551002650

Tainara 08/04/2018

Ahhh que lindo ????
Esse livro ilustrado tornou-se o meu favorito de longe.

Que fofo. Que delicadeza. Que atenção da intrínseca de lançar um livro tão belo.

Aqui iremos conhecer Ferdinando um touro muito fofo e lindo e que dá vontade de ter para a gente.

Ele foi escolhido por um acaso para fazer parte da tourada de Madri mas chegando lá surpreendeu a todos a ser muito; mas muito mansinho mesmo e amar o cheiro das flores.

Eu já tinha ouvido falar desse livro quando eu assistir o filme Um sonho possível com Sandra Bullock e o outro ator que faz o filho adotivo dela (esqueci o nome do homem), mas nunca me interessei tanto em ir procura-lo por aí.

Eu vi que o filme O Touro Ferdinando tinha sido indicado ao oscar de melhor animação, já fiquei toda empolgada e fui assistir. Pronto. Me apaixonei de verdade pelo touro. Queria até ter um aqui em casa, do jeitinho dele e ainda colocaria o nome de Ferdinando.

Aí hoje procurando o quê ler achei sem querer esse livro perdido no meio kindle e fui lá me apaixonar mais um pouquinho por esse touro tão amoroso e amigável.

Essa é daqueles histórias que os "brutos" podem ter só cara de bruto, mas no fundo e um amorzinho. Que violência não se devolve com violência e sim com amor, gentileza e assim por diante. Que um obrigada e capaz de desarma qualquer ofensa que o outro o esteja disposto a lançar contra você.

Deveria ser leitura obrigatória em todas as instituições de ensino, independente de ser superior ou médio ou fundamental. As crianças e adultos precisam ver isso para entender que não é com violência que a violência irá acabar.

Ele é um livro maravilhoso em todos os sentidos e a moral que ele passa José faz analisar melhor as nossas atitudes e os nossos pré julgamentos com os outros.

Livro mais que recomendo, eu indicaria para você ler hoje, porque quanto mais cedo você ler mais cedo irá se apaixonar por Ferdinando.
Gabriel S. Rodrigues 14/07/2018minha estante
undefined

Gabriel S. Rodrigues 14/07/2018minha estante
null

Daniela Colaci 19/03/2018

Delicado e encantador
Ferninando é um touro de porte grande e forte, mas ao contrário dos outros touros que convivem junto com ele, não gosta de lutar e nem almeja participar das famosas touradas em Madri. Ele prefere ficar no cantinho dele, debaixo de uma árvore ou cheirando as flores.

Num dia, mesmo sem querer chamar atenção, Ferdinando acaba atraindo olhares que não queria e que vão mudar o seu destino. E agora? Qual será o futuro desse touro tão dócil?

O Touro Ferdinando foi publicado pela primeira vez em 1936 e desde então já foi traduzido para mais de 60 idiomas. O clássico infantil já que encantou algumas gerações foi relançado pela @intrinseca nessa bela edição em capa dura com ilustrações super delicadas!

Esse é um livro simples e bem humorado que em poucas páginas consegue transmitir uma valiosa lição: você é muito mais do que os estereótipos dizem e é isso que te torna tão único e especial. Apesar de ser um livro voltado para o público infantil, a mensagem sobre a aceitação e respeito pelas diferenças vale para qualquer idade.

Terminei essa leitura sorrindo e com o coração quentinho! Se eu já queria ver o filme antes, agora quero ainda mais! Se você procura um livro para o seu filho, neto, sobrinho ou irmão, O touro Ferdinando é uma ótima pedida. Vocês vão adorar conhecer essa história doce e encantadora juntos!

site: www.instagram.com/resenhasdealgodao