Os Próprios Deuses (eBook)

Os Próprios Deuses (eBook) Isaac Asimov

Resenhas - Despertar dos Deuses

Thaise @realidadeliteral 21/02/2022

Contra a estupidez nossos próprios deuses lutam em vão?
Essa frase que é parte uma citação extraída da peça “A Donzela de Orleans”, do escritor alemão Friedrich Schiller, escolhida por Asimov para nomear sua obra e as 3 partes desse livro, bem distintas entre si, ilustra bem o sentimento que vamos encontrar nas páginas dessa obra.

Essa história tem tamanha magnitude que fica difícil resumi-la aqui, mas vou tentar. Tudo começa em um laboratório na terra quando um radioquímico medíocre, Frederick Hallan, percebe que dentro de um frasco que estava esquecido em sua mesa não havia mais tungstênio e sim uma matéria desconhecida não existente na terra. Essa “descoberta” é responsável por uma revolução no suprimento de energia da terra por meio de uma “Bomba de Eletróns” criada para possibilitar aos terráqueos estabelecer uma troca de substancias com o para-universo, que é de onde vem a matéria nova que é enviada, teoricamente, pelos para-homens. Acontece que essa troca entre universos pode causar o colapso de ambos e o fim da humanidade. Entretanto, todos os cientistas que descobrem isso e tentam alertar às autoridades são silenciados por Hallan que se tornou uma figura importante e tirânica da terra e que não quer perder seu lugar de prestígio não deixando assim a verdade ser revelada.
“A forma mais fácil de solucionar um problema é negar sua existência.”

Desde o começo da leitura somos absorvidos pela narrativa genial de Asimov, que nos prende do início ao fim numa trama envolvente e cheia de mistério. É incrível como o autor consegue imaginar situações e seres complexos e fascinantes e ao mesmo tempo tratar de assuntos que parecem muito fáceis de acontecer a qualquer momento.
Vamos acompanhar o árduo trabalho dos personagens para evitar uma catástrofe apocalíptica e torcer para tudo dar certo no final mesmo com Hallan tentando impedir a todo custo que isso aconteça, apenas para manter sua fama e pode - qualquer semelhança com Brasil de 2022 não é mera coincidência. A trama é muito bem amarrada, só senti falta de uma interação entre os terráqueos e os para-homens na conclusão, mas o final me surpreendeu muito, não imaginava o que aconteceu. Ou seja, além de tudo fui mais uma vez feita de trouxa por Asimov, e claro, amei mais ainda a leitura por isso.

Vencedor dos prêmios Hugo e Nébula, Os próprios deuses era, segundo ouvi dizer, o livro favorito de Asimov, e se o mestre falou a gente só assina embaixo e se delicia com o prazer de poder ler esse livro incrível!

Marciano.Silva 20/02/2022

Os Próprios Deuses
Meu escritor favorito sem duvida, com criatividade com certeza muito a frente do seu tempo recomento com com certeza. Mais na minha opinião não tem relação direto com a séria "Fundação ou a seria dos Robôs.

from my window 06/02/2022

Um misto de coisas boas e coisas ruins
Sou Muuuito fã do asimov, mas esse livro me decepcionou um pouco, principalmente, na segunda parte parecia que eu tava lendo um livro diferente. Além disso, o asimov se empolgou muito na descrição de mundo dessa vez, o que deixou o meio pro final do livro bem massante, apesar de na parte três dá uma melhorada ainda acho que ele descreveu muito muito o povo da lua e como eles viviam.

Em relação a parte da ciência eu gostei muito, ainda acho que é o livro mais complexo do asimov nesse quesito, então se vc não gosta muito de física talvez esse livro não seja pra você(o asimov tem outras ficções científicas bem mais leves pra esse público). Mas se vc for como eu, louco pela física, pega esse livro, porque pra mim esse foi o ponto alto do livro a construção de ideias tá bem diferente do que estamos acostumados e tem umas sacadas muito geniais.

Pedro.Henrique 04/02/2022

Os Proprios deuses
Apesar do meio ter sido difícil inicialmente, o conjunto completo de temas, personagens, ciência e entretenimento, esse livro se tornou uma das mais prazerosas experiências que eu tive lendo um livro.

(Hallam e Neville deviam se casar, é o que eu digo)

Henrique 02/02/2022

Um livro bom
"Os próprios Deuses" trata da "criação" da bomba de elétrons e suas consequências tanto no universo padrão quanto no para-universo. Recomendo, mas não é um livro que se destaca tanto pela história(a segunda parte do livro é uma doidera boa ksksk).

Chumbinho 20/01/2022

Uma história tripartida
Bem ao estilo Asimov, a história se divide em 3. Independentes e interligadas como sempre. Isso não é um spoiler, acredito, pois no índice já dá pra ver que o autor segue seu padrão.

A segunda história é de uma beleza incrível. Ela, sozinha, já seria um livro e tanto! A descrição da espécie alienígena, revelada em detalhes sutis ao longo da leitura, delicia o leitor. O desfecho desta parte é impressionante da mesma forma. Digo seriamente, por estes motivos, que esse livro entrou pra minha lista dos 10 mais. Asimov gostava muito dele também.

Dhalila 05/01/2022

Bom mas nem tanto
Esse é o primeiro livro que leio do Asimov e sim li somente pela capa.
A obra é dividido em três partes. A primeira segue um jovem doutor e sua tentativa de destruir a reputação do Pai da Bomba. É uma fofoquinha deliciosa, mas o personagem principal é um saco e estava torcendo contra.
A segunda parte acontece no para-universo e é muito boa. A ideia que o Asimov desenvolve me faz lembrar do Sagan ao falar que talvez não achamos ainda vida fora da terra porque procuramos de acordo com os nossos padrões terráqueos
A terceira parte parece q foi feita na correria. É chata, tem um suspensinho, mas nada que deixe você tão conectado quanto as outras. Mesmo eu DEVORANDO a última parte, a achei a mais fraquinha.
Vale a pena ler o livro porque o autor é um dos pais do Sci-Fi, é uma leitura fácil e não enfadonha. Tirando isso, não é um livro 5 estrelas.

emiliapsouza 05/01/2022

Algo diferente do que estava acostumada...
Depois de ler a trilogia da Fundação e O Fim da Eternidade, eu me acostumei com um estilo do Asimov, diferente do que vi em Os Próprios Deuses. Não é que eu não gostei, mas inicialmente me causou estranheza e essa estranheza perdurou até o fim da leitura.

O livro consiste em três histórias que ocorrem em momentos diferentes, mas que são interligadas por um único fator: energia. É a energia que vai ditar praticamente tudo o que ocorre na história.

O título do livro faz referência à uma frase que diz: ?Contra a estupidez, os próprios deuses lutam em vão?? e as três partes do livro são divididas de acordo com a frase. Minha parte preferida foi a primeira, "Contra a estupidez..." as outras duas não foram tão boas assim pra mim, mas gostei!

No geral, foi uma boa leitura e uma boa conclusão. Esperava mais em termos de desenvolvimento de alguns personagens e mais explicações sobre algumas coisas que ocorreram na trama. Mas gostei por ser Asimov!! ?

Gabriel.Chiquito 04/01/2022

"Que luta contra a estupidez seja finalmente vitoriosa"
Logo de cara eu já vou elogiar a imaginação do Asimov, que nesse livro estava inspirada, e também por fazer uma estória que tem o mérito de colocar a estupidez humana como a grande vilã que é.

Como a maioria dos livros do bom doutor, esse tem uma boa base científica para se apoiar e então entrar na ficção de uma forma que não pareça simplesmente viagem na maionese. A estória é composta por alguns arcos, que inicialmente parecem separados, mas acabam se mostrando somente partes que acontecem em lugares ou períodos diferentes. As diferenças de cenário, personagens e motivações entre os arcos é onde o autor trabalha a imaginação de forma muito boa e consegue resultados maravilhosos.

Mas, em minha opinião, o final deixou a desejar, e as mudanças de objetivo e direção da estória acabaram com um final que não satisfez toda a motivação que surgiu com o problema inicial, acabou sendo algo ok. E como sempre, temos mais um romance ruim do bom doutor, mas que, felizmente, recebeu pouco destaque na trama.
Fred 04/01/2022minha estante
Nunca escreveu sobre "extra terrestres", aí qdo escreve, escreve a coisa mais bizarra que já li kkkkkk Não digo o livro em sí, mas os personagens que ele criou aí.
De tudo que eu já li dele, esse foi o que menos gostei

Gabriel.Chiquito 04/01/2022minha estante
Eu gostei justamente por ser tão criativo, mas eu quase não consegui ter uma imagem na cabeça de como seriam por ser tão bizarros assim kkkkkkkkk

Marcio 29/12/2021

Alucinante e louco.
Achei diferente de tudo que já tenha lido Isaac Asimov, três historias em uma , ou uma história divida em três, é um livro cheio de física e ciência como não tem em outros que tenha lido, por isso deva ser o preferido do autor, foi uma ideia inovadora que o leitor irá gostar e como já é normal não espere muita ação.

mclara.88 26/12/2021

Ok
Li uma das melhores histórias da minha vida nesse livro, ao mesmo tempo que me arrastei pra terminá-lo.

Sylanne 23/12/2021

Atemporal
Se tem uma coisa que esse livro é, é atemporal. Amei como Asimov trata de assuntos que na época eram tabus de uma forma tão fluída. A relação entre os personagens, as sociedades apresentadas, tão diferentes mas com pontos e questionamentos importantes ainda hoje. Foi uma leitura lenta pra mim, mas nem um pouco desgostosa, acho que é uma história que tem seu tempo certo pra desenvolver e o plot twist que tem por volta da metade pro final, onde uma revelação muito importante é feita, é muito bom, me fez devorar o final. Enfim, recomendo de mais, Asimov é genial!

Jeronimo8 21/12/2021

Tão medíocre quanto Hallam
Nunca achei que ficaria tão decepcionado com um livro de Asimov. Ele é inteiramente feito de um lenga-lenga científico que parece que só foi colocado para que o escritor pudesse se exibir com seu vasto conhecimento. Monótono, repetitivo, repleto de diálogos expositivos e com um final de doer na alma de tão brega, Os Próprios Deuses é tão prepotente que beira ao ridículo.

Decepcionante é a palavra chave. Decepcionante pois sou apaixonado pelas outras obras de Asimov que li. Decepcionante pois a premissa do livro era incrível e o segundo ato é simplesmente fantástico, nunca antes tendo experienciado algo igual. Mesmo assim, toda a criatividade, mistério e fantasia estabelecidos previamente caem por terra no terceiro ato.

É muito triste como uma história com tanto potencial, ao invés de ser aproveitada, foi usada apenas como base para que o autor pudesse dissertar sobre teorias científicas no horroroso terceiro ato. Nele, foca-se não mais em imergir o leitor na narrativa, como nas primeiras partes, mas sim em explicar tudo, tudo, tudo, tudo através de diálogos expositivos. A regra dourada "Show, don't tell" é quebrada incontáveis vezes, tornando o livro irritante, chato e repetitivo.

brasiliyear 14/12/2021

Os Próprios Deuses
"Os Próprios Deuses" foi o primeiro livro que li do Asimov e foi realmente amor a primeira página. Eu já reli este livro tantas vezes e em todas elas eu consigo me surpreender de uma maneira diferente.
Esse livro acabou se tornando meu livro preferido, justamente por ter me proporcionado uma experiência inesquecível e apaixonante durante minha introdução ao mundo da robótica (principalmente pelo segundo ato da história).
Asimov se tornou meu autor favorito e este livro acabou se tornando meu ponto de paz, então sou muito suspeita a comentar sobre o livro, porque acho ele simplesmente perfeito!