O Olhar de Sophie

O Olhar de Sophie Jojo Moyes

Resenhas - O Olhar de Sophie

naty theodoro 19/03/2020

Viagem no tempo
O que você faria se tivesse na sua posse, um quadro milionário da época da Primeira Guerra Mundial?
E se esse quadro não fosse apenas uma pintura, mas contém centenas de histórias e recordações? Vale tudo por dinheiro?

Tudo começa em 1916. Sophie é francesa e a vila onde vive com a sua família está na posse alemã. Todos os dias são um desafio para eles: Fome, frio, brutalidade..., mas Sophie arranjava forças para sobreviver e enfrentar o inimigo não só pela sua família, mas também na esperança que o seu Marido Édouard Lefèvre, um pintor impressionista, voltasse para casa sã e salvo (Édouard lutava na Frente).
Quando o comandante alemão vê o quadro que Édouard pintou Sophie, surge então uma obsessão perigosa que fará Sophie arriscar tudo que lhe resta: reputação, família e vida.

Quase um século depois, em 2006 Liv vive a sua solidão. A sua casa minimalista em Halston, Londres, é a prova disso, a não ser por um único objeto com cores que se destaca do resto: o quadro da "A Mulher que deixaste para trás".O quadro foi oferecido pelo seu falecido marido. Aquele quadro era a única forma de alegria e boas memórias na sua grande casa fria.
Após quatro anos de um profundo luto, Liv conhece um homem capaz de trazer-lhe a vontade de viver novamente. Porém, essa sensação rara não durou muito tempo. O quadro que tem na sua posse, há anos, é reclamado por um dos herdeiros de Édouard Lefèvre, mas não para por aí. Paul, o homem por quem se apaixonara, é o responsável pela investigação e o caso do paradeiro do quadro.
O desespero de Liv em perder o seu precioso quadro, arrisca-a a perder tudo. Será que esse quadro de Sophie é tão importante assim?

Esse livro me prendeu tanto... a história de Sophie é fantástica e a conexão entre ela e Liv, mesmo estando em épocas distintas, é fascinante.
Confesso que várias vezes me perguntei o porquê de Liv ser assim, mas depois pensava: ah ok, se calhar, também faria isso. haha. Eu sou uma pessoa que julgo o livro pela capa SIM. Mal a vi, e me apaixonei, nem sequer li sobre o que era o livro haha
E Jojo... ah Jojo... sempre no seu melhor!