Simplesmente Bipolar

Simplesmente Bipolar Darian Leader

Resenhas - Simplesmente Bipolar

T. G. 18/02/2023

Razoavelmente Bom
Para quem está iniciando o estudo sobre transtorno afetivo bipolar/depressão maníaca bipolar pode valer a pena. No entanto a teoria do autor me pareceu rasa.

Amanda 10/09/2022

Essencial e muito técnico
Esse livro é relativamente pequeno perto dos outros que li sobre o TAB. Acredito que uma pessoa que não tenha contato com termos voltados para o transtorno possa encontrar dificuldades na leitura e compreensão do livro. Nada que uma pesquisada básica antes da leitura não ajude, o livro não é tão complicado assim.

Gabriel 05/07/2021

Um bom livro, mas me deixou com um pé atrás
O primeiro terço do livro foi o que me pareceu mais interessante. A contextualização da história por trás do mecanismo maníaco-depressivo é muito boa, assim como as críticas à banalização do diagnóstico de bipolaridade são extremamente cirúrgicas e pertinentes.

O discurso neoliberal, através da ode à produtividade e competitividade extremas, é minado de maneira muito assertiva por ser um dos contribuintes mais diretos dessa banalização diagnóstica. Mais que isso, o culto à performance desemboca em uma verdadeira promoção da mania, anunciando aspectos de sua sintomatologia como positivos quando vistos pelas lentes do mercado.

O receio que me abateu se deu pelo restante do livro se organizar como mais um manual diagnóstico, sem dúvidas mais cuidadoso e atento à história do que CIDs e DSMs, mas que ainda assim me parece, em menor medida, sucumbir a um dos pontos de sua própria crítica. Sem o apelo próprio do discurso psiquiátrico à medicalização, mas ainda sustentando algo que me incomoda em relação aos diagnósticos e que talvez eu não consiga formular tão bem nesse momento em que ainda engatinho nas aproximações com a clínica e a psicopatologia.

Danilo 13/06/2021

Bipolaridade
Vai chegar um momento em que viver será considerado patológico. O livro descreve super bem aspectos que vão além da sintomatologia e cutuca a lógica farmacêutica para manter seus lucros. Isso ajuda a pensar no sujeito e não na doença. É uma excelente reflexão pra quem deseja descobri sutilezas dessa condição. Dica: Evitem usar o ?eu sou? na hora de explicar sua condição patológica. Por favor! É triste ver pessoas se reduzirem ao diagnóstico. Como se elas não fossem nada além disso.
Adorei sua resenha, Dan!

Danilo 13/06/2021minha estante
Valeu, Ju! ??

Danilo 13/06/2021minha estante
Tenho feito essas resenhas pra perder o medo da exposição.

Julia Mendes 13/06/2021minha estante
Dan, tenho adorado acompanhar suas resenhas! ? Fico feliz com a exposição ?

crmendesjpa 04/08/2020

Simplesmente você
Mais simples do que se olhar no espelho.
Amo o pensamento de Friedrich Nietzsche quanto sua opinião sobre a **existência**. O filósofo (dizem ser bipolar) não acreditava que éramos alguma coisa, mas que estávamos em constante transformação. O verbo ser então não cabia para designar a existência, não somos bonitos ou feios, tristes ou felizes, doentes ou saudáveis, apenas estamos de algum jeito em relação a um determinado momento.

MahFrozen 22/06/2020

Simplesmente Bipolar, simplesmente.
Para alguém que tem o transtorno afetivo bipolar como eu, é um livro angustiante e extremamente necessário. Faz a gente entender que não estamos sozinhos no mundo e que os sintomas podem parecer meio sem pé nem cabeça, mas é assim pra todos que tem o transtorno. É revelador e por isso angustiante, muitas coisas caíram na minha cabeça como uma bigorna mesmo, e tudo me serviu muito bem.

Pensando também como alguém que atende pessoas com esse transtorno - afinal também sou psicóloga - o livro é perfeito para aprendizado e um olhar profundo e especializado nas nuances do transtorno. Me fez perceber a necessidade de olhar sim para os sintomas, mas de modo amplo, ainda mais psicodinâmico do que eu estava habituada, e analisar conforme a música de cada paciente mesmo.

É até um pouco cruel, no sentido de cru, a forma como o autor explica cada detalhe do transtorno e o diferencia de coisas que no dia a dia as pessoas chamam erroneamente de bipolar. Um diagnóstico como esse é sério e precisa de muito rigor, e com certeza não se encaixa no tipo de mundo e sociedade que temos criado hoje sem ser explorado ou patologizado de forma excludente.
crmendesjpa 04/08/2020minha estante
Penso do mesmo jeito