O Talismã

O Talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

LER ETERNO PRAZER 17/02/2021

Livro escrito em parceria entre, Steve King e Peter Straub.
Stephen King já é nosso conhecido de muitas e muitas obras.
Já Peter Straub, posso até estar enganado, mas, é um autor que muitos leitores nem têm muito conhecimento. Eu por exemplo, ainda não o conhecia.

Peter Straub nasceu em Milwaukee, Wisconsin, em 1943, primeiro de três filhos de um vendedor e de uma enfermeira. O pai queria que ele fosse atleta, a mãe queria que fosse médico, mas Peter só queria saber de aprender a ler. Revirava as bibliotecas do colégio em busca de piratas, soldados, detetives e espiões, e ganhou a reputação de contador de histórias rapidamente. Ao mergulhar na carreira de escritor, já adulto, Peter Straub se tornou um dos autores de horror mais prolíficos e aclamados de todos os tempos, com inúmeros romances, contos, poemas e novelas publicadas. Entre os leitores notáveis de seu trabalho encontra-se Stephen King, também amigo pessoal e parceiro criativo em obras como O Talismã e A Casa Negra. Straub recebeu diversos prêmios, entre eles o Bram Stoker Award, o World Fantasy Award e o International Horror Guild Award. Em 2006, foi agraciado com o Life Achievement Award pela Horror Writer?s Association.

Em "Talismã" vamos acompanhar a aventura de Jack Sawyer, um garoto de 12 anos, mas mesmo com pouca idade não o impede em embarcar nessa empolgante aventura.
Jack Sawyer é órfão de pai e após descobrir que sua mãe está muito doente, Jack tem a chance de ir em busca de um valioso talismã, que, supostamente, não só pode salvar sua mãe de uma doença, quanto também salvar os mundos onde batalhas épicas entre luz e trevas ocorre. Ele vai cruzar os EUA e os "Territórios", um universo paralelo onde irá fazer muitas descobertas sobre os mundos, e sobre si mesmo, além de enfrentar os maiores perigos que nunca imaginou.
É meio difícil, diria até um pouco complicado falar, ou dar detalhes dessa história, sem estragar todas as surpresas que ela nos reserva. Narrado em terceira pessoa e dividido em 4 partes, a dupla de autores, se une para equilibrar fantasia e horror em uma escrita única, criando, assim, uma história de aventura e esperança complexa, em meio a um universo fantástico, alternativo e sombrio, cheio de criaturas, mostro e ambientes totalmente inóspitos. No início da historia, assim como a boa parte dos livros do autor(pelo menos os que já li) , há muita informação, sempre descrita de forma um pouco lenta e muito detalhada, o que torna a história um pouco cansativa e difícil de engatar, que na minha opinião poderia ser um pouco mais direta para tirar essa impressão de lentidão no enredo, e que, foi esse pequeno detalhe que me fez tirar uma estrela na sua avaliação, mas penso que isso pode até não ser por acaso, e, sim, para que o leitor possa se habituar à mitologia presente e se familiarizar com a jornada de Jack. Mas que pode, dependendo do leitor não apreciar muito a dinâmica da escrita, mas isso são detalhes que com certeza irá dividir opiniões. Bom, vamos em frente e medida que a história avança, as coisas começam a se encaixar melhor e se tornam muito mais interessantes e empolgantes. São os detalhes que tornam a experiência com essa leitura algo único e surpreendente, pois a sensação é a de estar lá, ao lado de Jack, mesmo que algumas mudanças bruscas de cenário nos tirem a concentração.
Talismã é uma história de magia bastante original, cheias de surpresas e super emocionante. É impossível não se emocionar com a jornada de amadurecimento de Jack enquanto ele, aos poucos, vai deixando sua infância e sua ingenuidade para trás, ou com a mensagem implícita sobre as crueldades e os perigos do mundo. Não conseguiria falar mais sobre "Talismã" sem correr o risco de soltar spoilers e bom é deixar todas as surpresas dessa aventura para cada um de vocês descobrir e sentir a cada virada de página!

Thales44 15/02/2021

O talismã - Stephen King
Se tem uma palavra para este livro ela é PACIÊNCIA!

O livro tem um inicio bem arrastado e cheio de detalhes e descrições e muitas descrições como esperado do King, não sei se o que torna este livro mais arrastado seja isto ou a escrita de Peter Straub que não conheço muito enfim, empaquei, desisti várias vezes mais um concelho que dou aqui continue lendo que vale a pena, apartir da introdução do !Lobo a história fica interessante o quesito fantasia aflora com tudo na história, dai pra frente o livro toma sua forma e ganha uma certa fluidez.

Em geral se trata de uma história com uma boa premissa como eu disse só este início que deixa um pouco a desejar, fora isso achei legal essa mescla de fantasia com umas pitadas de terror aqui outra ali e sim estou ciente de que tem uma continuação - A CASA NEGRA e pretendo ler, mas não por agora.

Nick 12/02/2021

Bendito capítulo 17
O livro começou bem devagar, cogitei até desistir (e olha que estou numa empreitada desbravando todos os livros do King por ordem cronológica) porque pra mim faltava carisma, faltava empolgação, não estava me ligando na história. Mas as coisas mudaram à partir de uns 35% da obra, à partir do capítulo 17, onde um personagem incrível é introduzido e muda completamente o ritmo dos acontecimentos. À partir desse ponto o livro fluí super bem e ganha nova vida. Então quem estiver lendo, não desista antes desse ponto, você será recompensado.

Pedro Schabarum 08/02/2021

O talismã
No começo não botei muita fé, mas foi começar a ler para me contagiar com o ritmo da história. Lobo! Senti um misto de felicidade e saudade quando terminei. Lobo! Quero ler ainda esse ano a continuação, a Casa Negra. Lobo! Lobo!

Bocca 05/02/2021

A magia escolheu um representante
Em mais uma fantástica história do mestre King, deparamos com um personagem encantador e que apesar da pouca idade nos inspira.
Cheio de fantasia e não menos salpicada de terror, o Talismã nós conta a jornada de Jacky em busca de uma solução para a que é então, a maior apreensão de sua jovem vida. Sua mãe.

Para quem já leu a saga A Torre Negra, conhecemos neste um dos personagens que acompanham o protagonista da saga.

Julia.Ferraroli 29/01/2021

O começo é meio arrastado, mas a partir do meio do livro fica muuito bom e você nao consegue mais largar

Gilberto Alves 26/01/2021

Uma loooonga jornada
Neste livro você acompanha o jovem Jack Sawyer (12 anos) em uma longa jornada (e põe longa nisso), em busca de um talismã para tentar ajudar a sua mãe a se salvar do câncer.
Eu avalio este livro como alguém que gosta de King, que já leu vários livros seus, e que está acostumado com os calhamaços que ele tanto adora.
O livro em geral é muito legal. Trata-se de uma grande aventura pelos territórios (!) americanos. Para vc que busca um livro de aventura mais pé no chão (sem bruxos ou elfos etc), vai na fé que esse livro é bem bacana!

Foi muito interessante ler O Talismã pois encontrei muitos elementos nele que me lembram muito outras obras do King. Ex: se você já leu a séria da Torre Negra, vai encontrar aqui muita coisa semelhante. É como se King estivesse construindo todo um universo em sua mente, que culminou majestosamente naquela saga incrível. E aqui, vemos muita coisa que veremos novamente caminhando com Roland Deschain em busca de sua Torre!

Como já li muitos outros Kings, posso dizer algumas coisas que acho que ele já acertou mais em outras obras. Ex: muito extenso! Você realmente cansa ao longo do livro. Não que se torne chato ao algo do tipo, mas vc se sente caminhando a esmo e o objetivo (talismã) fica de lado.
Algo que também não me agradou muito foram as transições duras entre os episódios. É como se estivesse lendo diversas histórias menores dentro de um único livro. Acho que então poderia ter separado em mais de um volume e desenvolver melhor a jornada como um todo (como aconteceu na Torre Negra). Achei também que o desfecho foi meio fraquinho em vista de todo o sofrimento (do leitor rs) da longa joranada.

Tenho certeza que para quem é americano, os livros dele são fantásticos, pois você literalmente atravessa o país nestas aventuras.

Enfim, o livro é muito bom! Mas no universo King ele passa longe de ser dos melhores.

Tha 20/01/2021

Finalmente finalizei esse livro, depois de começar a ler uma vez, empacar e desistir.

No começo é um pouco cansativo só que com um pouco de força de vontade dá para manter a leitura. Depois de alguns capítulos começa a ficar mais interessante e consequentemente você fica ansioso para ver o que vai ocorrer. (Pelo meu histórico de leitura aqui no Skoob dá para notar isso)

Eu simplesmente não sei como o protagonista conseguiu sobreviver a todas as provações que passou! Nunca vi um menino tão forte quanto ele.

Os personagens secundários são ótimos também, o Lobo é uma gracinha!

Livro totalmente para adultos, não se deixem enganar. Eu já estava quase contando quantas vezes era citado a palavra "ereção" hahahah

Para quem curte terror e universos fantásticos é uma boa leitura, longa, um pouco cansativa mas vale a pena!

Emanuela90 09/12/2020

Sempre King
Nem sempre gosto das histórias do Stephen King... Algumas eu gostei muito. Mas essa foi uma daquelas que continuei lendo mais pela curiosidade e pela descrição dos fatos, na qual King é sempre fantástico.

Sr_Tigeer 08/12/2020

Maravilhoso!!!
Stephen King, é além de um mestre do suspense e do terror, um MESTRE em criar personagens apaixonantes, sou amante da saga Torre Negra, e fiquei mais uma vez encantado, no quanto o autor transita BEM no gênero da aventura.

Jack é um garoto forte, resistente, munido de uma missão familiar, e de uma jornada rumo ao desconhecido, tendo como principal aliado, um lobo? Um MARAVILHOSO LOBO. O Talismã conta a história de uma saga repleta de altos e baixos, com muita aventura, um toque de humor, e um vilão SENSACIONAL!

?????
Ander 09/12/2020minha estante
King é um mestre mesmo. Estou na metade de Torre Negra e cada vez mais louco por esse mundo. Você acha que tem que ler os outros livros para entender melhor a Torre, ou não? Me falaram que lendo Salem já é suficiente.

Sr_Tigeer 16/12/2020minha estante
Eu sou APAIXONADO pela saga Torre Negra ?

Ander 16/12/2020minha estante
É incrível mesmo. :D

Nat 08/12/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A mãe de Jack está doente (com câncer) e, para salvá-la, ele faz uma viagem ao redor dos Estados Unidos para achar um artefato chamado de “O Talismã”. Nessa viagem, Jack percebe a existência de um mundo paralelo chamado de “Os Territórios”, onde existem lobos e duplos – inclusive o dele. Jack é muito sabido e corajoso, mas tem apenas 12 anos, o que não me convenceu muito. Achei a história toda muito boa, porém poderia ser muito mais curta. As longas descrições, para mim, deixaram o livro um pouco mais chato, ao invés de assustador. Há uma continuação que ainda não me interessei a ler, chamada A Casa Negra.

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat

Samantha 02/12/2020

Esse livro conta a história de Jack que acaba descobrindo que o pai conseguia viajar para um mundo diferente do nosso , que ele chama de Territórios, onde ainda não tinha tecnologias e viviam numa era medieval. Existe magia e ele consegue atravessar de um mundo para o outro. Com o seu pai morto e sua mãe morrendo , Jack sai em busca de um talismã nós Territórios, mas o antigo sócio de seu pai quer impedi-lo.

@autorajessicadias 30/11/2020

Oh leitura que foi sofrida pra finalizar, empaquei em diversas partes, mas tudo valeu a pena no final. Se você também está empacado, não desista!

Tato 09/11/2020

Foi decepcionante
Vamos lá...
Estou numa rotina de ler a série A Torre Negra. Mas não é somente ler os sete livros da série, é ler todos os livros que tem alguma relação diretamente a saga, ou seja, overdose de STEPHEN KING (No final vou deixar a lista que estou seguindo, caso alguém radical queira seguir ela também).
O TALISMÃ conta a historia de Jack Sawyer e uma salada de "do nada".
É complicado engolir tudo que acontece, pois Jack só tem 12 anos e toma decisões de adultos, geralmente da conselhos como se tivesse uns 30 anos.
Do nada 👉🻠Ele descobre que a mãe esta com câncer
Do nada 👉🻠Ele conhece um senhor que da pra ele um suco mágico.
Do nada 👉🻠Ele decide que encontrar um talismã que esta em outro mundo pode salvar sua mãe.
Do nada 👉🻠Ele ganha alguns presente que no final faz com que seus inimigos derretam só tocando neles '-'
Sério? Do nada, do anda, do nada.... Podem falar que de fato foi uma overdose do King e eu não estava pronto pra ler esse livro, por ter lido várias obras do mestre eu estava esperando que perto do final tudo fosse explicado, que tivesse uma boa explicação para ele conseguir atravessar para os TERRITÓRIOS, que tivesse uma boa explicação para os vilões derreter com os "presentes que ele ganhou de estranhos" que tivesse uma boa explicação pra do nada tudo acontecer como se fosse obra do acaso. Mas terminou do jeito que começou, do nada.
Enfim, estou dando uma pausa no Mestre, dando um respiro, atualmente estou lendo Elantris de Brandon Sanderson, para voltar a saga da TORRE NEGRA mais relaxado. Agora deixo aqui a lista com a saga principal e os livros relacionados a torre negra para quem se interessar:
1- Dança da Morte
2- Os Olhos do Dragão
3- Livro 1 - O pistoleiro (A torre negra)
4- Livro 2 - A Escolha dos três (A torre negra)
5- Livro 3 - Terras Devastadas (A torre negra)
6- Livro 4 - Mago e vidro (A torre negra)
7- Livro 0 - O vento pela fechadura (A torre Negra)
8- O Talismã
9 - Salem
10 - Livro 5 - Lobos de Calla (A torre negra)
11- Livro 6 - Canção de Susannah (A torre negra)
12- Insônia
13- A casa Negra
14- Tudo é eventual
15- Livro 7 - A TORRE NEGRA.
Mateus.Torres 09/11/2020minha estante
Me interessei nos lobos hehe

Tato 09/11/2020minha estante
hehehe

Andréia 01/11/2020

Envolvente. Emocionante.
Realmente conhecer Jack o viajante foi maravilhoso,mas desse livro King se prolongou demais na história,a tornando até um pouco exaustiva.

King vem nos mostra durante a trama ,a persistência de Jack Sawyer, um menino de 12 anos, em salvar a sua mãe. Mas para isso, ele atravessa para um mundo paralelo onde o chamam de "Os Territórios".

Para conhecerem um pouco mais dessa história,precisam ler. Mas lembre-se que este livro precisa ser lido junto com a saga de A Torre Negra.