O Talismã

O Talismã Stephen King...

Resenhas - O Talismã

Leila 21/12/2023

Apesar de eu não sentir muito do King nesse livro eu gostei bastante, até mais do que achei que realmente gostaria.

Minha leitura foi um pouco lenta, acredito que pela edição que tem a fonte menor.

O que me fez tirar uma estrela, foi o fato de que Jack Sawyer não me pareceu em nenhum momento um menino de 12 anos. Ele foi muito "adultizado".
Os pensamentos, algumas atitudes, algumas das falas, não imagino que passe na cabeça de um menino dessa idade.

Fora isso, o livro tem tudo o que se espera de uma aventura.

Kamilla Gabriela 15/12/2023

Não é para mim
Eu amei demais toda a jornada do Jacky com o lobo, mas? só isso mesmo! A maior parte do livro, para mim, foi bem entediante. Livros de fantasia, com tantas situações desnecessárias, definitivamente não são para mim. Estou lendo Stephen King pela ordem de publicação e valeu o check ? Curioso dois autores conseguirem criar uma história com estilos tão parecidos. Próximo!
comprido 27/01/2024minha estante
particpa do grupo lendo king, da Doutora leitora?

Aécio de Paula 27/11/2023

Jack é um jovem de 12 anos que, para salvar a mãe de câncer, precisa encontrar um talismã em outra dimensão. O livro é bastante extenso e às vezes cansativo. Eu li com bastante atenção, mas mesmo assim várias coisas escapam do nosso entendimento, já que as explicações do autor me pareceu, em vários pontos, complicadas ou não tão bem explicadas. Mas o menino, que parece já com um homem maduro, consegue a proeza do que procura e o final dá tudo certo. Quem sabe um dia muito distante lerei de novo.

Marcos837 18/11/2023

INCRÍVEL
Um dos melhores que eu já li, às vezes você questiona certos capítulos mas depois tudo faz sentido. A sensação que dá é de estar lendo um pesadelo e depois acordar desse pesadelo e saber que está tudo bem. Adorei e estou ansioso para ler a continuação.

Gustavo Kamenach 24/09/2023

A busca (interminável) do Talismã...
Enquanto Jack percorria sua jornada em busca do Talismã, eu fazia a minha jornada para terminar esse livro. Entre abandonos e retomadas, desde novembro de 2018 estive nessa luta que enfim venci.

O livro de King com coautoria de Peter Straub é minha primeira decepção com o autor. Aqui sua prolixidade atingiu níveis absurdos. A proposta de viagem em realidades e mundos paralelos foi interessante e as primeiras 100 páginas de apresentação da história e o motivo da busca do Talismã me prenderam. Porém o decorrer da história lentamente e os personagens insuportáveis que iam aparecendo me fizeram desistir pela primeira vez. E retomei mais outras tantas vezes e novas desistências a seguir.
A curiosodade pelo fim e o meu propósito de ler toda bibliografia de King me fizeram persistir... e digo que ao final desses quase cinco anos (haha) foi compensador, o final foi emocionante. Mas certamente daria para ter feito essa história em 400 páginas.
André 24/09/2023minha estante
A continuação é bem melhor!

Gustavo Kamenach 24/09/2023minha estante
Assim espero, André! Vi mtas pessoas dizerem isso!

Diego 25/09/2023minha estante
Demorou pra engrenar minha leitura. Inclusive nem consegui nas duas primeiras vezes, mas acabou virando um dos meus preferidos. E ao contrário do que falam, não curti nadinha a continuação.

MoniQue 28/11/2023minha estante
Quero tanto esse livro!! ?

Michael 03/09/2023

Segunda tentativa de ler King... Não deu de novo.
"Não curto a escrita do Stephen King".
"Ah, então você não leu certo!"
"Ah, tem que dar uma chance"

Okay! Vamos lá! Vou dar uma chance! Na verdade, eu já tinha abandonado "It" depois de ler 30% (umas 300 páginas) e achar que não acontecia nada. Depois, peguei "O Talismã" para ler mas também abandonei com uns 30% de leitura. Esses dias resolvi finalizar.

O Talismã é um livro de fantasia escrito pela dupla Stephen King e Peter Straub. Conheci o livro porque ele é citado na última temporada de Stranger Things: é o livro que o Luke está lendo para a Max no hospital. Faz até sentido, já que essa história trata de "realidades paralelas" assim como ST.

Jack Sawyer é órfão de pai. Ele e sua mãe vivem em um luxuoso hotel e parecem estar fugindo de algo ou de alguém. Além disso, ela está com câncer e as esperanças são poucas. Enquanto explora a cidadezinha ao redor do hotel, Jack conhece um senhor que revela a ela a existência de um mundo paralelo, onde reina a fantasia e no qual há um objeto que pode ajudá-lo a salvar não só sua mãe como este novo mundo: um talismã.

Para mim o livro peca por se arrastar demais: poderia muito bem ser resumido a umas 300 páginas. O personagem cai no papo de um estranho muito rápido: "você vai pra outro mundo, vai procurar um talismã - que eu não digo o que é, na hora você vai saber - e vai salvar tudo". "Tudo" porque, ao salvar sua mãe, ele também irá salvar a rainha dos Territórios (que é a versão de sua mãe naquele mundo e também está morrendo). E como Jack pode atravessar entre os mundos, infelizmente a maior parte da história se passa no nosso mundo, e não nos Territórios. A premissa é interessante, os Territórios poderiam ser melhor explorados, mas para mim é uma história que promete muito e entrega pouco.

Estes dias atrás fiz um story e muita gente se mostrou interessada neste livro. Pois bem, não recomendo. :)

2023.75

Ângelow 08/08/2023

É uma obra envolvente que leva os leitores a uma jornada fascinante por mundos paralelos e reinos sobrenaturais. A trama construída decentemente e os personagens memoráveis fazem nos refletir a natureza da realidade, a coragem humana e os laços de amizade.

igorteuri 11/07/2023

Horrível
Sem dúvidas, ler esse livro foi uma das piores experiências literárias que já tive.

O livro conta a história de uma Jack Sawyer, uma criança de 12 anos que descobre Os Territórios, uma outra realidade paralela para qual pode viajar. Para salvar sua mãe de um câncer ele precisa atravessar o país da Costa Leste à Oeste em busca do um Talismã. Ele vive esse jornada alternando entre as realidades e descobrindo sobre a natureza dos Territórios e de sua própria realidade.

A premissa do livro é muito interessante, e encanta o leito num primeiro momento. Mas o livro falha miseravelmente em entregar uma jornada divertida para o leitor. A história é muito arrastada. Muito mesmo. Daria claramente para cortar uns 80% do livro sem prejudicar em nada a história.

Os personagens não tem nenhum carisma, e por vezes te fazem ter ranço deles. Jack, o personagem principal, apesar de ter doze anos, apresenta uma maturidade de uma pessoa na casa dos trinta. E me parece que quando os autores se lembram que ele é uma criança, fazem-no tomar um atitude qualquer impensada para justificar a idade.

O livro claramente se inspira na jornada fantástica de Senhor dos Anéis. E apesar de ter os mesmos problemas com descrições muito longas que muitos reclamam de Tolkien, não conseguem construir um mundo coeso e vivo como ele o fez. Os Territórios parecem uma colcha de retalhos que apresentam desafios e se molda à medida que a narrativa precisa de algum dinamismo.

O mesmo acontecem com as regras de "magia" que os autores estabelecem. Não existe uma coerência. Coisas que são estabelecidas num primeiro momento são completamente alteradas e deixadas de lado à medida que o personagem principal precisa de uma saída milagrosa.

Já tinha tentado ler esse livro uma vez e tinha desistido nos 25%. Imaginei que fosse o momento de vida em que estava, e decidi dar uma chance no futuro. Percebo agora, que realmente não era esse o problema. Decidi insistir na leitura pelo prestígio dos autores, e por ouvir boas indicações. No entanto, me parece que claramente não é o meu estilo de livro.

Me incomodou bastante a fixação dos autores em descrever situações chocantes com analogias a genitálias e sexo, sem nenhuma preparação ou contexto anterior. Simplesmente são jogadas, ao que me parece para chocar o leitor.

Feliz por ter conseguido resistir ao horror que foi a leitura desse livro. E não falo de horror no bom sentido.

Vale sempre a máxima:
Nem tudo que é bom, eu gosto. E nem tudo que eu gosto, é bom.

Bruna2505 24/06/2023

O talismã...
Como dizem os fãs do Stephen king, eu li errado esse livro...
Achei o começo do livro até o meio dele uma leitura lenta, não senti interesse na história e nem apego aos personagens. Já do meio do livro até o final dele a história ficou mais interessante, senti mais apego aso personagens e a leitura ficou interessante.

Daniel.Lopes @encontrameulivro 20/05/2023

King escrevendo fantasia sempre me surpreende, pois as suas jornadas são sempre maravilhosas e no meio disso nós vamos nos apegando a cada personagem apresentado.O Talismã é uma estória de jornada e por esse motivo se torna maravilhoso.

Bastos 17/05/2023

O livro até tem uma história interessante, mas sofre de personagens fracos e muita enrolação.

São tantas partes que não agregam em nada que parece que escreveram pra encher linguiça, ao invés de focar nisso podiam ter acrescentado mais momentos do Jack em "Os Territórios". O melhor do livro é o momento que ele encontra o "Lobo" e a parte do reformatório. O vilão principal é bem sem graça, os secundários conseguem ser mais tenebrosos que ele.

Tinha até potencial o livro só que pra mim muita coisa foi desperdiçada. Tomara que o próximo seja melhor.

Natália | @tracandolivros 14/05/2023

O talismã
A história é até boa, mas zero necessidade de tudo isso de páginas, King parece que ficou rodando e rodando até chegar no ponto. É uma história de jornada e não de ponto de chegada. Pra quem gosta de livro estilo Hobbit, e pra quem acompanha o mundo da Torre Negra vale a pena.

Raiana.Aragao 08/05/2023

Jack Sawyer tem 12 anos e acabou de se mudar para um hotel em New Hampshire com a mãe, Lily, que padece de um câncer. Eles estão fugindo de seu tio, Morgan Sloat, responsável pelos negócios após a morte de seu pai.

Em New Hampshire, Jack vai ser confrontado com uma realidade totalmente diferente, após conhecer Speedy Park: os Territórios e os Duplos. Para salvar sua mãe e o duplo dela, Jack precisa partir numa perigosa jornada para encontrar o Talismã.

O Talismã é um livro que mistura os estilos de King e Straub, explorando um universo fantástico conectado ao universo de A Torre Negra. É preciso dizer que tem seus altos e baixos: há trechos insuportavelmente longos e enfadonhos, que poderiam ter sido simplesmente cortados por não apresentarem relevância para a narrativa geral.

É preciso ler com calma: são 752 páginas e não adianta ter pressa, porque certas partes acabarão sendo cansativas. Enquanto certos personagens são a verdadeira representação de uma trama bem construída, outros são só figurantes meio chatos que não possuem relevância, mas acabam ganhando um destaque não merecido.

Por outro lado, a atmosfera de fantasia dark é o que mais me agrada: os Territórios são uma realidade fantástica, mas impregnada de terror. Há melancolia e sombras mesmo nos cenários mágicos como o castelo da rainha Laura.

Enquanto alterna suss vivências entre os Estados Unidos e os Territórios, Jack foge das garras de seu tio, Morgan, um personagem mau em sua essência, mesquinho e ganancioso, moldado pelo poder que passa a deter, e representado nos Território por seu duplo igualmente maligno.

Mas nem tudo é trevas! Temos, por exemplo, o bom Lobo, uma criatura dos Territórios que termina fazendo parte da jornada de Jack, e que considerei particularmente cativante.

Em meio a uma miscelânea de personagens sombrios, cenários caóticos, sombras e horror, O Talismã é um livro que poderia ter sido enxugado, mas ainda assim, não deixa de ser bom.

Elias 12/04/2023

"Ele costumava chamá-lo de Jack Viajante"
O Talismã foi uma leitura extensa, não apenas pelo tamanho do livro e pela quantidade de páginas, mas sim pela grande quantidade de personagens e coisas que acontecem durante a jornada de Jack.
Dessa forma, a história não me empolgou, não curto essa mistura de fantasia com terror, certos momentos são arrastados demais, beirando o prolixo.
Além disso, a idade do protagonista me incomodou, não condiz com seus desafios, pensamentos e habilidades. (Uma criança de 12 anos com uma pistola-metralhadora?)
Contudo, em suma, o livro é ok, teve um começo interessante, com os Territórios, os duplos, o mistério, tornou-se cansativo no meio, até confuso em algumas partes, mas seu terço final foi legal, a jornada dos amigos e o duelo final são divertidos, fechando de forma marcante a jornada do Jack Viajante.
"Só se possui verdadeiramente uma coisa, quando se é capaz de abrir mão dela"