Elementos de Análise do Discurso

José Luiz Fiorin

Resenhas - Elementos de Análise do Discurso

gr.will 19/12/2023

Professor é professor, né
José Luiz Fiorin é sempre muito didático e sistemático sem ser reducionista. Todo livro dele é uma verdadeira aula, valeu a pena.

A única coisa que achei curiosa é que o livro termina de maneira repentina rs Pensei que teríamos um mini capítulo de síntese geral antes de terminar, mas ele simplesmente encerra o livro haha

De todo modo é só um detalhe engraçado e que não prejudica em nada a assertividade do livro.

Carolina Del Puppo 30/06/2023

Olha, foi meio difícil pra mim em alguns aspectos, mas, também foi muito bom, aprendi muitas coisas novas. Só que, para eu absorver mais, eu deveria reler outras vezes.

evilpntss 19/12/2022

Excelente!!!
A leitura deste livro é essencial para o estudo qualquer texto, seja na semiótica ou análise do discurso.

Celine.Macario 04/10/2022

Usei nas minhas aulas de semiotica, me fizerem entender muito bem todo o processo, recomendo bastante para leitura.

Bruno Oliveira 20/06/2022

UM ÓTIMO LIVRO DE ENTRADA NA MATÉRIA-TÍTULO
Valendo-se de exemplos textuais certeiros e diversos, este Elementos de análise do discurso, de José Luiz FIORIN toma para si o tecido, que é o texto, e o “disseca”, analiticamente, linguisticamente, a fim de extrair dele o seu real sentido, ou sentidos. Todo texto é persuasivo; há nele uma intenção ou intenções geradas intencionalmente, ou não, pelo criador dele e, com as “ferramentas” gerativas, sintáticas (de sintaxe mesmo) e semânticas, que o professor FIORIN nos apresenta, fica mais fácil (ou mais científico) perceber o que não está assim tão perceptível no texto, no discurso – tudo é-nos revelado no próprio texto, é ele o “corpo” que nos diz tudo. Ótimo livro de introdução à matéria. Texto acadêmico raiz, mas de boa compreensão.

Nadine 31/03/2021

Extremamente importante para estudantes de Letras que serão futuros professores de língua portuguesa e também para pesquisadores que querem seguir estudando a área de análise do discurso.

Elias.Fernando 14/04/2020

Um bom início para compreensão de textos
O livro é recheado de análises de texto para exemplificar as informações dadas e facilitar o entendimento; é um bom início para quem pretende melhorar a compreensão de textos porque tem um conteúdo acessível e muito útil nas mais diversas leituras. Recomendo.