Marianna.Fundao 17/08/2021
Storytelling
"Este é o grande tesouro a ser extraído de toda história, especialmente as ficcionais. Uma boa história tem que ser verdadeira, mesmo quando totalmente inventada."
Storytelling nos traz um estudo sobre o marketing, desde A Torre de Babel até as grandes marcas que dominam os mercados atualmente, como Coca-Cola e Nike. Através de fatos históricos e exemplos de propagandas que marcaram a cultura mundial, o autor mostra como saber contar a sua história ou a história da sua marca é importante para o seu sucesso.
"Criar e contar histórias, mais do que entretenimento, é uma questão de sobrevivência."
Com o exemplo do Velho Testamento introduzindo o tema, vemos que o Storytelling está longe de ser uma estratégia atual, mas também percebemos o quanto esse método precisa ser evidenciado ainda mais hoje em dia, quando estamos sobrecarregados de informações por todos os lados e temos um milhão de escolhas para fazer todos os dias.
"Antes de sair correndo atrás de uma causa para abraçar, as marcas precisam se assegurar de que têm uma história compatível com sua pretensão. E lembrar-se de que não é preciso ser profético nem heroico para dialogar com a essência humana. Basta ser autêntico/verdadeiro, e acionar o botão "conectar"."
As minhas partes favoritas do livro sem dúvida foram os capítulos sobre as grandes marcas. Icônicas e inovadoras propagandas foram muito bem descritas pelo autor e algumas me deixaram surpresa pela sua qualidade e eficiência. Foi muito interessante ver como algumas empresas chegaram ao que são hoje em dia.
"Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando, contrariando o ideal olímpico do “importante é competir”, a Nike chocou atletas, dirigentes e público, veiculando um comercial de TV que dizia: "Você não ganha prata, você perde ouro.""
Storytelling é um livro interessante para quem curte um pouco de história e gosta de saber um pouco mais sobre propagandas e grandes marcas (como eu). Porém, é um livro bastante focado nesta área de estratégias de marketing e confesso que algumas partes foram bem inúteis para mim.