Storytelling

Storytelling Adilson Xavier

Resenhas - Storytelling

Luan 24/04/2015

Gostei. Tem muita coisa que dá pra extrair pra vida. É focado em marketing de empresas, mas eu adorei saber como ele funciona, afinal, storytelling está em todo lugar. Não é maçante e o autor escreve de um jeito bacana. :)

stephsviana 03/03/2024

Bom para complementar os estudos
O livro é OK, ajuda nos estudos para quem quer se aprofundar em storytelling, desenvolver-se no branding, mas não apresentou tanta novidade quanto achei que seria.

O início é bem enjoativo e o autor começa citando religião e volta no final para citar tambem. Não gosto dessa abordagem quando a pessoa tende para o lado dela, como se estivesse pregando. Se fosse um livro que falasse de religiões, seria mais compreensível, mas já que é um livro mais técnico, acho que existem muitas opções de exemplos que poderiam ter sido utilizadas.

Gostei bastante da parte das histórias das marcas e dos QR Codes que ele deixou ao final de cada capítulo com os vídeos das campanhas mencionadas. Salvei muitos insights para voltar e rever, mas confesso que esperava bem mais desse livro.

De qualquer forma, recomendo para quem já sabe sobre o tema e quer alimentar o repertório ?

MoniqueCivardi 14/12/2021

Adorei o como o livro traz as estratégias e histórias de várias marcas famosas ao longo do tempo. Demorei um pouco para ler, mas vale a leitura.

Carvalho 22/06/2021

Dicas de histórias que marcam
O livro é ótimo. Descreve histórias de grandes marcas e explica como elas funcionam para o público. Explica também como foram desenvolvidas algumas. Ótimo para dar um booom na mente para percebemos coisinhas que podem agregar a quem está por trás do teclado

Brunov 25/02/2022

Construir influência
A contação de história é algo importante que nos torna humanos a na modernidade tem importância capital.

Nossa geração está entendendo que a arte e a técnica tem uma importância muito grande na construção, consolidação e desenvolvimento de uma marca no mercado e coerência dos valores representados em sua declaração, sua publicidade e no design contribuem para a formação cultural e a diferenciação da marca.

Considerada a narrativa como processo chave são analisados alguns 'cases' de sucesso elucidados alguns arquétipos que contribuem para sintetizar elementos na estruturação da personalidade da marca e o papel que ele desempenha.

glwrix 13/07/2023

Curioso
Me interesso muito pelo tema e consegui captar uns insights interessantes, mas no geral a leitura foi bem arrastada.

muitos conceitos prontos, mais exemplos que o necessário e pouco desenvolvimento teórico.

Samia Feio 21/04/2022

Livro interessante. Por vezes um pouco confuso para quem não é da área da publicidade porém ainda sim da pra entender e trazer pro dia a dia

Marianna.Fundao 17/08/2021

Storytelling
"Este é o grande tesouro a ser extraído de toda história, especialmente as ficcionais. Uma boa história tem que ser verdadeira, mesmo quando totalmente inventada."

Storytelling nos traz um estudo sobre o marketing, desde A Torre de Babel até as grandes marcas que dominam os mercados atualmente, como Coca-Cola e Nike. Através de fatos históricos e exemplos de propagandas que marcaram a cultura mundial, o autor mostra como saber contar a sua história ou a história da sua marca é importante para o seu sucesso.

"Criar e contar histórias, mais do que entretenimento, é uma questão de sobrevivência."

Com o exemplo do Velho Testamento introduzindo o tema, vemos que o Storytelling está longe de ser uma estratégia atual, mas também percebemos o quanto esse método precisa ser evidenciado ainda mais hoje em dia, quando estamos sobrecarregados de informações por todos os lados e temos um milhão de escolhas para fazer todos os dias.

"Antes de sair correndo atrás de uma causa para abraçar, as marcas precisam se assegurar de que têm uma história compatível com sua pretensão. E lembrar-se de que não é preciso ser profético nem heroico para dialogar com a essência humana. Basta ser autêntico/verdadeiro, e acionar o botão "conectar"."

As minhas partes favoritas do livro sem dúvida foram os capítulos sobre as grandes marcas. Icônicas e inovadoras propagandas foram muito bem descritas pelo autor e algumas me deixaram surpresa pela sua qualidade e eficiência. Foi muito interessante ver como algumas empresas chegaram ao que são hoje em dia.

"Olimpíadas de Atlanta, em 1996, quando, contrariando o ideal olímpico do “importante é competir”, a Nike chocou atletas, dirigentes e público, veiculando um comercial de TV que dizia: "Você não ganha prata, você perde ouro.""

Storytelling é um livro interessante para quem curte um pouco de história e gosta de saber um pouco mais sobre propagandas e grandes marcas (como eu). Porém, é um livro bastante focado nesta área de estratégias de marketing e confesso que algumas partes foram bem inúteis para mim.

Janaína Faria 29/07/2022

O que mais me chamou a atenção nesse livro é que apesar dele ser direcionado para a área de Marketing e seus profissionais, conseguimos aproveitar várias dessas ideias para pitchs pessoais ou algum trabalho/projeto, usando da prática do storytelling para guiar a explanação de ideias e as histórias que gostaríamos de contar. Além disso, a escrita do Adilson é super fluida e de fácil compreensão, contribuindo para que nos prendados ao livro. Indico!

Thais Lehmann 16/08/2015

Sensacional!
Todo estudante de Publicidade/Marketing deveria lê-lo. Devorável em poucas horas. Leitura mais do que recomendada.

Pateta 02/06/2017

TEMA QUENTE, TEXTO MORNO
Para quem atua em marketing e/ou publicidade, o assunto é um dos mais importantes do momento. Só por isso, já é recomendável a leitura deste livro pelos profissionais da área. O texto não é uma maravilha criativa; pelo contrário, está pontilhado de clichês - o que torna a leitura muitas vezes aborrecida. Ainda assim, é uma introdução ao tema valiosa.

Jeef 19/09/2017

É bom, mas...
O livro em si é bom, consegue passar os conceitos do que é o Storyteling, porém, ele se torna meio repetitivo e de difícil entendimento em alguns momentos, onde o autor usa termos e/ou palavras para 'engrossar' o conteúdo, o que (eu) acho desnecessário.

Kaliane 09/01/2024

Para iniciantes (focado em publicidade e propaganda)
O livro é bem básico, dividido em 3 partes. Na primeira ele fala especificamente sobre storytelling e traz histórias pra embasar, assim como traz várias (muitas mesmo) citações de outros autores falando sobre. Não se aprofunda realmente em nada, apenas cita as coisas.

Na segunda parte ele aborda as histórias de algumas marcas, no início é bem detalhado e legal, mas depois fica por cima e chato demais.

No final ele meio que conclui tudo.

É bem chatinho, pra mim pelo menos. Não foi pior porque já tinha um conhecimento prévio sobre o assunto, mas a superficialidade continua incomodando mesmo assim.

Para quem gosta de escrever e quer indicações mais profundas com técnicas e estudando realmente outras obras, recomendo:

Story - Robert McKee
Sobre a escrita - Stephen King
Manual do roteiro - Syd Field

Flacosfer 12/12/2022

O livro é curioso, mas esperava mais. A parte sobre as histórias de criação das empresas é a única parte que eu achei mais interessante.

Natália Ranhel 01/06/2020

Bem técnico e voltado para o mercado profissional. Mais conta relatos do q ensina sobre storytelling.