O Apanhador de Sonhos

Stephen King

Resenhas - O Apanhador De Sonhos

Natalia 16/08/2018

Marcante!
Comecei minha trajetória como leitora fiel do King com O Apanhador de Sonhos, em 2013. Com certeza, ele não figura entre os primeiros nas primeiras na lista de livros indicados por fãs do autor, mas como, à época, a única coisa que eu sabia sobre Stephen King era que ele escrevia muitos (muitos) livros de terror e horror, simplesmente vi esse livro em promoção e comprei, por curiosidade. Não pesquisei sobre suas histórias, nem sabia quais eram as mais famosas, e até hoje não consigo afirmar com certeza se a decisão foi ótima ou terrível.
Sempre que falo para alguém sobre esse livro, a primeira lembrança que me vem à mente é como me senti durante os dias que me vi presa àquela história. Digo, e repito aqui, que esse foi um livro que me fez sentir mal fisicamente. Me sentia incomodada, com um embrulho no estômago, com arrepios no couro cabeludo. A história, em si, não é exatamente apavorante (ao menos, não para mim), mas toda a ambientação, a angústia pelos personagens, a minha torcida para que tudo ficasse bem no final e a certeza de que não ficaria...tudo isso contribuiu para a sensação de mal estar que me acompanhou enquanto devorei este livro. Mesmo hoje, ainda lembro dessa leitura como pesada, angustiante.
Tudo isso pode soar extremamente negativo, mas é o oposto! Antes, eu nunca havia lido nada do gênero, exceto por alguns contos do Poe, que nem de longe tiveram esse efeito sobre mim.
Por fim, vale ressaltar que O Apanhador de Sonhos possui uma característica comum a todas as obras do King - ele faz você se perguntar "Ok. Mas e agora? O que vai acontecer?". Essa característica, presente até nas obras mais monótonas do autor (pouquíssimas e que podem ser contadas nos dedos de uma mão, apenas), foi o que me fez devorar este e tantos outros livros do King que se seguiram.
Sempre fui fã de histórias de fantasia, especialmente medievais, e esta experiência abriu novas portas e um novo gênero literário para mim. Minha curiosidade cresceu e, timidamente, comecei a pesquisar mais sobre Stephen King. Hoje, 5 anos depois, ele se tornou meu autor favorito.

Biblioteca Álvaro Guerra 05/06/2018

Eles eram meninos quando viveram aquilo - uma experiência inesquecível. O tempo passou, mas continuaram amigos. Todos os anos se reencontram para uma temporada de caça nos bosques do Maine. Nesse ano, um forasteiro surge repentinamente no acampamento. Assustado, fala de luzes no céu. Sua voz soa como uma estranha profecia.
Logo eles descobrem o que aquele homem tanto temia e terão de enfrentar uma cruel e implacável criatura de outro mundo. Para sobreviver, precisarão unir mais uma vez suas forças e contar com algo que ficou no passado - o Apanhador de Sonhos.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/85-7302-418-6

Lunara 21/02/2018

Achei a narrativa bastante enfadonha....não gostei, apesar de ser fã do autor, principalmente do livro "Carrie, a estranha".
Daninha 26/01/2019minha estante
Cansativa.

Bê. 20/09/2017

“Eis que estou à porta e bato”
Uma história sobre alienígenas, amizade, lembranças boas e ruins, quarentena, sobrevivência, Derry e neve.
Minha relação com essa obra foi um tanto estranha, pois só consegui chegar ao fim depois de ter abandonado o livro uma 1º vez. Na 2º tentativa, sentia que a leitura uma hora fluía outra estagnava. No entanto, resolvi dar uma chance porque não havia lido nada ainda do autor nessa linha sci-fi e achei que seria interessante experimentar.
A escrita não acontece de forma linear – os personagens entram e saem de cena o tempo todo. Aquele que esperar por um desfecho surpreendente irá se decepcionar. A intenção do autor, em minha opinião, era fazer com que os leitores se juntassem à jornada dos personagens sentindo cada detalhe da aventura como se lá estivessem, principalmente no final.

Luciano Luíz 01/07/2017

O século 20 estava chegando ao fim (ou quase isso) quando STEPHEN KING andava numa estradinha e lia um livro. Daí uma van veio e o abalroou (é um termo náutico, mas enfim...) fazendo-o se mover alguns metros sem saber de fato o que havia ocorrido. Era só um atropelamento e nada mais. Teve um monte de fraturas e então o motorista veio em seu auxílio e disse:
- Meu Deus, atropelei o sujeito mais importante do estado.
E King apenas murmurava coisas desconexas. O motorista então continuou:
- Cara, assisto seus filmes, tipo aquele do cachorro, Cujo.
- Eu escrevo. Não faço filmes...
Bom, isso foi King quem comentou anos depois em diversas entrevistas. Mas vamos lá...
O cara foi levado pro hospital e passou por meses e cirurgias frenéticas. Quando finalmente encontrou condições de mover os braços, começou a rabiscar num caderno o romance O APANHADOR DE SONHOS. Até a metade assim o fez como um manuscrito. O restante foi no processador de texto...
Esse livro é um daqueles que servem pra provar que uma adaptação cinematográfica tem condições de superar o texto original com vasta facilidade (em certos casos). O filme é muito bom. Tem ação, humor, drama e quando você percebe, terminou. É algo que vale a pena ficar atolado no sofá comendo pipoca e tomando guaraná. Já o livro...
O romance mostra o quanto King é ruim para ficção científica. Mesmo que possa ser considerado fantasia em determinados momentos, a obra é uma das mais tolas já produzidas e pouco oferece em questão de qualidade.
Alienígenas decidem invadir a Terra e então 5 amigos tem a missão de salvar a humanidade. Um deles tem problemas mentais e assim mostra-se como mais um dos personagens kinganos que procura fugir dos padrões, o que é bacana. Mas fora isso... Até a metade o livro anda bem, mas depois vira um lixo. Diálogos sonsos, cenas chatas, nada que realmente compense ficar ali acompanhando.
De certa forma O Apanhador de Sonhos é praticamente uma cópia barata de A COISA. Pode até ser considerado como uma continuação moral. Temos cenas da infância dos protagonistas e então o presente. Só que O Apanhador é infinitamente inferior a IT...
Difícil de compreender como o texto andou mais ou menos bem até a metade e assim que King pôde digitar tudo ficou uma bosta de tão tosco...
Quando jovem, King conseguiu fazer um ou outro bom conto de ficção científica, mas depois mostrou-se medíocre ao escrever OS ESTRANHOS, outro romance onde nada há de proveitoso...
Aliás, o título original era CÂNCER, mas a esposa de King disse que o título era pesado demais e assim ele acabou trocando. O mais interessante é que o outro título era mais condizente que o novo...

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/
Craotchky 01/07/2017minha estante
Também acho uma das piores obras dele junto com Os justiceiros.

Luciano Luíz 01/07/2017minha estante
Os Justiceiros é bom até o capítulo 3. ^_^ Depois é uma merdosidade... :v Tem de ser muito talentosos pra fazer uma porcaria daquela...

Luciano Luíz 01/07/2017minha estante
Ou é bom até o capítulo 2... :D Nem lembro... :v

Fernanda 06/02/2018minha estante
undefined

@lucassntn 15/05/2017

Empolgante
Comecei a ler esse livro com um pé atrás, pois já tinha visto o filme e achado uma bosta (não achei que fosse posssível um filme tão ruim vir de um livro bom), e fui pego de surpresa. A escrita extremamente detalhada e minuciosa de Stephen King nos prende no âmago da história, cheia de suspense, mistérios e personagens bastante envolventes. A divisão do livro em diversos pontos de vista é bastante interessante (principalmente levando em consideração o envolvimento psíquico que alguns personagens tem entre si), e essa forma de construção da narrativa é fundamental para o aumento do suspense, especialmente perto do final do livro, o que o torna muito empolgante e bastante difícil a interrupção da leitura. A história é super rica em detalhes e os mistérios são revelados aos poucos e na medida certa. Livro recomendadíssimo.

Infelizmente a adaptação para o cinema foi porca, com atores extremamente ruins, cortaram elementos super importantes da história (a telepatia) e adicionaram coisas sem sentido no final (prefiro nem comentar), além de terem desenvolvido mal a relação entre os 5 amigos.
Tatiane 01/03/2018minha estante
Coisa bem tosca eu vou dizer, mas... Pra vc ver: tudo depende de "gosto"... Vi várias críticas aqui sobre o livro, que era ruim e etc... Eu comecei a ler e confesso que as primeiras 50 páginas me deixaram sem ânimo de continuar a leitura, na verdade quase abandonei! Mas continuei e não me arrependo! Gostei da leitura, gostei da narrativa detalhista, o suspense, a ação, a forma que aguçou minha curiosidade... Depois que passou o início enfadonho (hehehe) eu não queria mais largar o livro!!! Recomendo!

Marselle Urman 09/05/2017

Fuck me freddie! Jesus Christ of bananas!
Nada formidável, note-se. Mas, como não canso de dizer, um King sempre vale o passeio. A tradução também deixa muito a desejar.

O primeiro contato com as cenas iniciais, particularmente a forma de incubação e libertação das fuinhas, é agradavelmente chocante.

Como se trata de minha segunda leitura desse livro, o que mais aprecio aqui, indubitavelmente, são os preciosos momentos dos garotos com Duddits.

SP, relido em 09/05/2017

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Se tratando de terror & fantasia, Stephen é o king mesmo. O cara é uma máquina de escrever histórias incríveis! Fica até difícil acompanhar todos os 984752143 livros que ele já publicou. Hoje vou indicar esse, que é sobre uma história de amizade entre quatro rapazes que costumam se reunir todos os anos em uma temporada de caça nos bosques do Maine. Em um desses encontros um estranho surge falando abobrinhas sem sentido, os obrigando a buscar um fato que aconteceu no passado, que é a única coisa que pode os salvar de um final terrível. Claro que se tratando de King, tem muuuitas cenas de suspense pra te fazer ficar grudado no livro, até que não sobre nenhum fio solto nessa trama complexa.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler

TR 14/03/2017

Muito Arrastado!
Depois de tanto tempo peguei esse livro para ler. Amo o filme e é uma obra prima para amantes de uma ficção como eu. Porém o livro deixa a desejar, com muitos altos e baixos acabei largando. Enfim, tem obras que só nas telas da certo... eu acho...

Fabio 14/02/2017

Um Stephen King menor
A historia começa bem. Mesmo com o inicio um pouco lento, logo ela se torna bem interessante, principalmente quando “as coisas começam a acontecer”. Mas depois da uma amornada e acaba ficando bem manjada e até um pouco cansativa.

Misturando elementos de ficção Cientifica com terror e amizade Stephen King leva seus leitores para o Norte do Maine, Estado de origem do autor e local recorrente em suas obras. Lá no meio das florestas geladas do Maine coisas estranhas começam a acontecer e no meio delas, um grupo de quatro amigos tem que superar diversas dificuldades buscando força na amizade que provem desde a infância.

Lembro que tinha visto o filme, ainda na década passada, e não tinha gostado, estava com muita expectativa. Mesma coisa o livro, julgando ser melhor que o filme, apostei novamente com expectativa alta, o que não foi correspondida.

Novamente aqui a força esta nos personagens e na união entre eles. Muito bem construídos, o autor mantém seus leitores presos a estes personagens enquanto os acontecimentos se desenrolam em volta.

O livro começa bem, trazendo elementos de terror, porem do meio para frente quando se inicia uma espécie de “caçada” eu achei que o texto ficou bem lento, culminando em um final manjado, mesmo com a tentativa de criar um clímax. O autor enche muita linguiça, e insere alguns trechos de até 20 paginas que me deixou meio perdido, tentando justificar o motivo daquelas informações com a historia em principal. Acaba que muita coisa é apenas para compor e dar “volume” aos personagens. O que se justificou muito no final.

Li poucos livros do Mestre do Terror ( para mim, o mestre da construção de personagens), mas dos que eu li, este foi o que menos gostei. Tem boas passagens, mas no geral é um livro cansativo.

[spoiler]

Aquele lance das fuinhas alienígenas é bem bizarro, pena que foi pouco explorado.

Achei bem interessante a ideia do Sr. Cinza, que transformou a personalidade de Jonesy em duas. Uma era a consciência alienígena se apossando do corpo e a outra era o próprio Jonesy ( alias, que péssimo nome, a mãe de um amigo meu se chama Jonesy. No inicio era impossível n ler e não lembrar dela)

Muito manjado o final, fiquei na expectativa que o Sr. Cinza conseguisse realizar o seu plano, em vez de torcer contra. Pois sabia que ele seria impedido. Essa parte final, da caçada ficou tão ruim, que o autor teve que colocar aquele Coronel doidão para dar mais um pouco de tensão na historia. Alias personagem totalmente dispensável do meio para o final, já que sua motivação era totalmente esdrúxula: matar um soldado porque ele descumpriu suas ordens. Queria muito que a fuinha alienígena se soltasse do rabo do soldado grávido e comece o coronel e o motorista, era um final bem melhor para esses personagens.

Kimberly.Vargas 01/09/2016

Uma história de terror imperdível
Esse livro, assim como todos que já li do Stephen King, te prende do começo ao fim. Uma história eletrizante, cheia de reviravoltas que me surpreenderam, de tal forma que você não consegue largar o livro até saber qual será o desfecho. O livro me surpreendeu, pois possui extraterrestres no enredo, e embora eu não seja fã dessa temática, Stephen King, como o grande mestre de terror que é, conseguiu com maestria prender o meu interesse na história. O livro também passa mensagens sobre a amizade e sua força. Altamente recomendável para fãs de histórias de terror e suspense.

Michelle 23/07/2016

Pra mim o ponto forte dessa história é a "estranha" e forte ligação entre Pete, Beaver, Henry e Jonesy; tendo também como integrante da turma Dudits, que desde as primeiras citações é descrito como um ser diferente e especial, mas isso não é bem esclarecido... Pelo menos a mim não convenceu. Mesmo assim é muito bonito a forma como o autor conta com tanta intensidade as lembranças dos quatro amigos. Gosto muito do tema de Aliens então sou suspeita pra falar. Achei muito boa a criatividade do autor quanto a isso.
Gostei do livro, mas me decepcionou muito no final. A revelação do Sr Cinza, a participação do Dudits na história não foi o que eu esperava.
Mesmo assim o livro está entre os meus preferidos. A narrativa é bem divertida e me apaixonei por todos os personagens. Pretendo reler daqui algum tempo e tentar entender melhor alguns pontos que ficaram soltos.

Róbson 29/06/2016

O Apanhador de Sonhos.
Normalmente quando começo um livro do Stephen King, já saio com a expectativa lá em cima, não foi diferente com essa obra. A história gira em torno de um grupo de quatro amigos, que vivenciaram uma experiencia que marcou suas vidas. Após vários anos, mesmo com carreiras diferentes e seguindo caminhos distintos, eles interrompem suas rotinas e vão para a temporada de caça nos bosques do Maine, como fazem todos os anos. Porém naquele ano algo estranho acontece, um homem aparece na floresta perdido, um sujeito estranho e que fala esquisito, e assim começa de fato a trama do livro.
Confesso que no começo foi bem complicada a leitura, muitas vezes achei um pouco confusa e talvez mal traduzida, pelo menos nas particularidades de fala do Beaver, além do fato dahistória ser lenta demais. Contudo, quando se passa da metade da obra se tem uma leitura mais fluída e também mais animada. Não considero essa uma das melhores obras que já li do autor, mas realmente vale a leitura.

Samu 11/05/2016

Confuso
Amo de paixão Stephen King, ele escreve maravilhosamente, mas o apanhador de sonhos... Nossa... Que arrependimento, que dificuldade.. Com uma narrativa sem muita ação (apenas no fim e poucos instantes no meio) fica monotona, confusa e sem conexão com nada. Não se desenrola e da uma sensação de palavras soltas apenas para encher de páginas... Não relendo. Para poder entender algo tive que ver o filme, óbvio que não ajuda em quase nada, mas o fato de me fazer correr pro filme já me mostra que a obra literária está bem ruim!

dani 13/01/2016

autor meio perdido
A historia em si é interessante, mas o autor enrola muito até chegar ao ponto que realmente interessa, isso tornou a leitura meio cansativa