Como desenhar super-heróis

Como desenhar super-heróis Alexandre Jubran

Resenhas - Como desenhar super-heróis

joao.vitor. 11/09/2022

O livro "Como desenhar super-heróis", de Alexandre Jubran, foi lançado pela editora Coquetel no ano de 2015.

O livro é curto, com apenas 64 páginas. Apresenta o conteúdo de forma objetiva e didática, com o auxílio de excelentes imagens de personagens de quadrinhos - em sua grande maioria do primoroso Alexandre Jubran - reprentando certos aspectos da anatomia humana e outros adicionais, como trajes e capa.

Embora se proponha a ser um curso completo, dos esboços à arte-final, não espere um aprofundamento das técnicas de desenho das personagens. Acredito que este livro seja apenas um complemento para quem está iniciando no desenho em quadrinhos.

Ademais, poderiam ser incluídas, quem sabe numa próxima edição, dicas sobre o desenho de personagens fora do padrão de humano idealizado e de trajes não construídos da maneira tradicional. Fica evidente, por exemplo, o caráter sexista na obra, reflexo da sociedade fortemente intolerante em que nos inserimos.