Star Wars: Provação

Star Wars: Provação Troy Denning

Resenhas - Star Wars

1 | 2 | 3 | 4

@Estante_do_lu 29/03/2020

Mesmo sendo uma história do selo Legends , Star Wars provações é uma ótima leitura principalmente para os fãs que gostam de referências aos filmes clássicos da primeira trilogia , uma última aventura do trio original , não se engane os rostos podem conter algumas rugas e marcas do tempo , mas Luke, Léia e Han solo ainda são os mesmos e ainda mais poderosos ...

Wellington.Nascimento 11/01/2018

Sensacional
Gostaria de ter lido antes de ter assistido Os Últimos Jedi, pois aqui sim mostra nossos verdadeiros Han, Luke e Leia da trilogia original, e não o erro que a Disney fez com eles.

Lai 10/01/2018

Me surpreendeu!
Ótimo, foi um dos livros que me apaixonei mais ao universo star Wars, a versão mais incrível que já imaginei. Recomendo!

Jonny Sales (GeekBarba) 20/11/2017

O que teria acontecido com Luke, Leia e Han se á Disney não tivesse comprado Star Wars? Esse livro responde essa pergunta!
Star Wars - Provação conta a história de como seria a última aventura de Luke, Leia e Han se a Disney não tivesse comprado os direitos de Star Wars.
A história se passa 40 anos depois dos acontecimentos de Star Wars- Episódio VI quando problemas na mineradora de Lando Calrissian o força a pedir a ajuda de seus velhos amigos, Han, Leia e Luke. O que parecia uma missão simples se torna em um verdadeiro pesadelo depois de um atentado terrorista que mata milhares de pessoas, o grupo se vê frente a frente com os vilões mais inteligentes que já enfrentaram.
O autor Troy Denning guia a narrativa maravilhosamente bem, trazendo nos personagens que já conhecemos todas as características que amamos e alguns medos adquiridos pelo tempo. Além de nos fazer ficar com o coração apertado nas cenas de sufoco temendo pela vida dos protagonistas.
Apesar de Provação estar sob o selo "Legends", história mostra aspectos bem semelhantes com os vistos no Despertar da Força, como um Luke amargurado pelos erros do passado e a rebelião de alguns personagens.
Provação vem pra mostrar que mesmo na terceira idade, Han, Leia e Luke não fogem de uma boa briga e tem fôlego de sobra para encarar as mais variadas aventuras.

Mais resenhas em instagram.com/geekbarba

Vai Lendo 03/05/2017

Uma ficção científica inteligente e emocionante
A resenha de hoje é sobre o livro "Provação", da vasta série sobre o universo expandido de Star Wars, publicada – na velocidade da luz, diga-se de passagem – pela editora Aleph e escrita por Troy Denning. Dentre os livros dessa coleção, há diversos autores, ou seja, se você vir algum dos títulos sob o nome de outro autor, não se assuste.

Admito que não tenho certeza quanto à ordem correta dessa coleção, mas acho que este foi o terceiro livro a ser publicado. Francamente, não acho que ordem interfira, uma vez que já observei que cada livro apresenta em seu enredo início, meio e fim – e, só para constar, eu achei isso bem legal. Então, fiquem tranquilos na hora de escolher qual deles gostariam de ler.

"Provação" se passa uns 40 anos, mais ou menos, depois do último filme da franquia Star Wars. Não se preocupem, pois alguns dos personagens mais marcantes e preferidos estão presentes, como Luke Skywalker, que se tornou o Grão-Mestre dos Jedi, Han Solo e a princesa Leia. Estes dois últimos se casaram e tiveram uma vida de casal aventureiro bastante atribulada. Na verdade, esse livro se trata justamente de mais uma aventura desse trio tão querido.

A trama gira em torno de uma ameaça que parece estar surgindo na Fenda – a maior fonte de mineração. E essa ameaça se divide em duas figuras conhecidas como Columi: os irmãos Craitheus e Marvid Qreph, cuja ambição nada mais é do que a clássica dominação da galáxia, a derrota dos Jedi e uma vingança básica que remonta ao seu passado de miséria. Mas a miséria abandonou os irmãos, derrotada pela inteligência característica de sua espécie, pois eles se tornaram os donos da maior empresa de mineração da galáxia – com suas atividades clandestinas, é claro, como criação de vida artificial e um tipo bem doido e maligno de clonagem. Porém, por trás de todos esses motivos e conhecimentos malignos, há outros ainda piores. E esse foi um dos motivos por eu ter adorado os irmãos Qreph! Mas eu vou falar sobre eles, sua genialidade do mal e o meu amor incondicional por eles depois que eu terminar de resumir a história. Aguentem aí.

Enfim… É justamente para impedir os planos sinistros dos Qreph que Han, Leia e Luke surgem, junto com alguns amigos Jedi e não-Jedi, como Lando Calrissian, Ben Skywalker, Omad Kaeg e alguns outros. Em poucas palavras, o livro remete a uma guerra de inteligência e astúcia. E devo dizer que essa guerra foi muito bem feita e apresentada. O livro em si é bastante inteligente e não encontramos pontas soltas.

Uma das coisas que eu gostei nesse livro foi o fato de a história ter justamente continuado. Quer dizer, nós vemos o que aconteceu com a família que Han e Leia construíram para si. O mesmo vale para Luke Skywalker. Eu não sou uma grande entendedora do universo de Star Wars – sei da história, assisti a alguns dos filmes, mas não posso dizer que sou uma fã alucinada da série. Gosto de ficção científica e Star Wars se encaixa perfeitamente nesse perfil. Ponto. Sendo assim, peço minhas sinceras desculpas se falei alguma coisa que desagradou a algum fã mais entendido do que eu. Se você ficou muito incomodado(a), pode deixar um adendo nos comentários que eu vou ficar mais do que feliz em aprender com alguém que entende mais do assunto do que eu. Sério mesmo.

Então, se você pretende ler os livros da série, aconselho que assista aos filmes antes – não precisa necessariamente ser todos de uma vez só. Daí, você vai avançando com mais calma. Mas, francamente, se você não souber absolutamente nada sobre o universo original de Star Wars, acho que é perfeitamente possível que consiga ler esse livro sem ser prejudicado pela falta de conhecimento. Certamente, a sua visão não vai ser a mesma de um conhecedor da trama inicial, mas não vai impedir que você entenda e aproveite a história.

Sem sombra de dúvidas, o que mais me impressionou e que me fez gostar de verdade do livro – além do fato de se tratar de uma boa e inteligente ficção científica – foram os vilões. Eles são simplesmente geniais – isso é uma característica da espécie, o que só torna as coisas ainda melhores, porque deixa os mocinhos em desvantagem em uma guerra onde a inteligência é um fator determinante, ou seja, o leitor nunca sabe quem está em vantagem ao longo da trama – e são muito, mas MUITO bem montados e já estão na minha concorrida lista de melhores vilões literários que eu já vi. Adorei os Qreph! Sou fã deles e quase cheguei a torcer por eles.

Os personagens, de um modo geral, foram muito bem desenvolvidos. O autor conseguiu se aprofundar em cada um o suficiente para que o leitor não se sinta perdido ou como se estivesse lendo sobre um estranho, mas também foi breve o bastante para evitar que se tornasse chato.

Quanto ao trabalho da editora, dou os meus parabéns à Aleph. Ainda não sei como ela está conseguindo fazer tantas publicações em tão pouco tempo, e ainda apresentando uma boa qualidade do produto – a julgar pelo intervalo de tempo entre as publicações, admito que eu esperava encontrar erros de digitação, de formatação e diagramação com certa regularidade, mas não foi o caso. Gostei. Todas as editoras poderiam ser assim; fariam um bem danado ao coração dos leitores ansiosos como eu. O volume físico está bem feito, agradável para a leitura. A capa não está ruim, mas considerando a história contida nas páginas e toda a ação ao longo da trama, devo dizer que achei o desenho um pouco parado demais. Acho que a editora poderia ter ousado mais, porém, isso é um mero detalhe. No geral, a capa não está ruim, de maneira nenhuma.

Na minha opinião, a escolha da Aleph de investir tão fortemente na ficção científica de uns tempos para cá foi muito acertada. Eu agradeço por terem disponibilizado um livro bom assim para o público. "Provação" é, como eu acho que toda ficção científica devia obrigatoriamente ser, um livro inteligente. O leitor não pode se distrair enquanto lê ou vai acabar se perdendo. E eu gostei muito, muito mesmo dessa característica. É um livro cheio de ação, raciocínio lógico e tramoias bem elaboradas, mas nem por isso deixa de lado o sentimento. Então, tornou-se uma obra muito completa. E, unindo tudo isso ao bom trabalho da editora, eu realmente recomendo a leitura àqueles que gostam desse estilo literário.

site: http://www.vailendo.com.br/2015/11/04/star-wars-provacao-de-troy-denning-resenha/

Rodrigo Ramos 14/08/2016

Repleto de batalhas espaciais, duelos com sabres de luz e, é claro, a Força, Provação é uma boa pedida para os fãs de Star Wars!
Como parte das comemorações do Star Wars Day e dando continuidade ao ambicioso projeto de lançar vinte livros da série Star Wars até o final de 2016, a Editora Aleph lançou recentemente Star Wars: Provação, de Troy Denning, o terceiro livro da saga criada por George Lucas a ser publicado pela editora.

Infelizmente, vamos começar com um puxão de orelha. Afinal, Provação foi lançado antes da conclusão da clássica Trilogia de Thrawn, do qual apenas o primeiro capítulo – Herdeiros do Império – havia sido publicado por aqui, e com isso, os mais avessos a spoilers podem acabar tendo surpresas bastante desagradáveis quanto ao destino de alguns personagens da trilogia concebida por Timothy Zahn. Se você é um destes, sugiro que termine a saga de Thrawn antes de partir para Provação.

Dito isto, podemos prosseguir.

Alguns fãs da série Star Wars não gostam e até não acompanham o chamado “Universo Expandido” da série, mas eles não sabem o que estão perdendo. Muitas das histórias deste universo são infinitamente superiores à nova trilogia, e até à maioria das temporadas de Clone Wars – só para nos manter no cânone – e Provação é um destes bons exemplos.

Se Obi-Wan, livro anterior publicado pela Aleph, é uma espécie de faroeste com sabres de luz, Provação mantém paralelos com um bom thriller de espionagem, muito semelhante a algumas histórias de James Bond. Não é à toa que diversas cenas de Provação se passam em Cassinos.
A história se passa quarenta anos depois da trilogia original e mostra Lando Calrissian, agora um homem de negócios envolvido com mineração interplanetária, buscando ajuda de Han, Luke e Leia para resolver um problema com piratas que ameaçam seus negócios a mando de uma dupla de alienígenas irmãos superinteligentes em busca de poder e vingança.

Repleto de batalhas espaciais, duelos com sabres de luz e, é claro, a Força, Provação é uma boa pedida pra quem quer se aventurar no Universo Expandido de Star Wars. Isso, é claro, se não se preocupar com alguns spoilers de outros livros que se passam antes deste. Provação encerra o Universo Expandido, que é chamado hoje de Star Wars Legends, uma espécie de universo paralelo de Star Wars depois que a Disney comprou os direitos de George Lucas.

Com o capricho costumeiro da Aleph, Provação ainda conta com um belíssimo design e acabamento gráfico apesar de alguns erros de revisão no texto. Que a Força esteja com a editora e que eles consigam dar continuidade ao seu projeto de vinte livros. Os fãs agradecem!

site: http://bocadoinferno.com.br/literatura/2015/07/star-wars-provacao-2015/

Blog MDL 02/07/2016

Depois de 40 anos dos acontecimentos do episódio VI, Han e Leia se encontram em uma grande missão novamente. Solicitados por seu amigo de longa data, Lando Calrissian, eles embarcam para enfrentar um estranho conflito com piratas espaciais em sua nova refinaria na Orla Exterior. Porém, não é nada perto do que se imaginava, já que a conspiração paira no ar e as ameaças que sofrem mostram que existe muito mais em jogo.

Dois grandes vilões extremamente inteligentes movidos por vingança e ambição com grande poder a se igualar com o próprio Império farão o ex-contrabandista e a agora cavaleira Jedi se unirem a Luke para enfrentar perigos inimagináveis e caminhos desconhecidos que os mudará pelo resto de suas vidas.

“Provação” é uma obra surpreendente. Nele, reencontraremos os personagens principais da saga Star Wars depois de 40 anos de sua “última” aventura, onde destruíram a Estrela da Morte e fez o Império cair de uma vez. Han Solo já não é mais um contrabandista e a Princesa Leia Organa se torna uma Cavaleira Jedi. Os dois se casaram há muito tempo e já constituíram sua família com mais Jedis. Temos também, Lando Calrissian, que não mais governa Bespin e agora tem uma das maiores refinarias de asteróides da galáxia. E Luke Skywalker, que se tornou grão-mestre Jedi e ensina os poderes da força a jovens de toda parte a se tornarem Cavaleiros Jedi.

Para ajudar Lando, Han e Leia partem para a refinaria com o intuito de resolver problemas com simples piratas espaciais, mas acabam encontrando dois grandes vilões que farão de tudo pra conseguir o que querem, passando por cima de todos que estiverem em seu caminho.

O modo como o autor introduziu novamente os personagens a um enredo totalmente novo, apegando-se aos detalhes de suas personalidades para o seu amadurecimento já feito é algo impressionante. De um modo impecável, nos leva a o universo tão conhecido pelos fãs da saga, mas totalmente renovado, com diversos tipos de alienígenas desconhecidos e a perigos tão comuns antes, de um modo extremamente mais perigoso. Ele também abrange a Força com uma nova perspectiva, muito mais intensa. Revela muitas coisas antes desconhecidas sobre a Força e o modo como ela age nas pessoas e no universo.

Conseguir usar uma obra aclamada mundialmente por décadas para criar algo novo é algo extremamente difícil, principalmente para impactar pessoas que acompanharam as histórias durante toda sua vida. Troy Denning conseguiu fazer isso com verdadeira perfeição, não deixando nada a desejar. Sua narrativa é suave e fluida, fazendo com que a leitura seja fácil e rápida, tanto pela escrita como pela estória em si. Além da edição maravilhosa da Editora Aleph, que também acrescenta bastante no livro.

Para quem assistiu “Star Wars VII – O Despertar da Força”, digo que este livro tende a ter muitos acontecimentos semelhantes aos que se passaram no filme. Digamos que é um passo a frente do que aconteceu no filme, mas com um aprimoramento no desfecho dos personagens, revelando um “universo paralelo” para o destino deles. Conta um pouco de acontecimentos que antecederam a história principal do livro, o que levou a cada personagem a se tornar o que é no momento da trama e as reviravoltas que a vida levou até eles.

Tem muita emoção contida em toda a trama, as quais eu absorvi intensamente. Não achei que leria uma “continuação” tão forte quanto os livros/filmes que inspiraram o autor a escrevê-la. Com ação do início ao fim, “Provação” conseguiu provar ser um dos melhores livros de toda a saga. E está entre os meus favoritos, sem dúvida nenhuma. Sei que não falei o suficiente, mas não quero dar spoiler nenhum, pois o livro se baseia em um mistério e qualquer detalhe pode interferir na interpretação da leitura. Espero que gostem tanto quanto eu.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/02/resenha-star-wars-provacao-por-troy.html

jugueiroos 26/06/2016

Resenha feita para o Blog Mundo dos Livros

Hsc_Aju 26/03/2016

Star Wars - Provação - Troy Denning - Aleph - 2015
Han Solo, Luke Skywalker, Leia Solo, seus filhos, Ordem Jedi, Darkside, Anos após final do episódio 6 e uma história escrita de forma a você sentir a força como se estivesse com você, seja em detalhes empíricos, ou de imaginavam. Uma história de aventura finalmente com eles 3 é um livro que todos devem ler, sejam fãs da terceira maior saga nerd de todos os tempos, ou não. Vem comigo.

Restante da Resenha no link abaixo

site: http://www.papeletas.com.br/2016/01/star-wars-provacao-troy-denning-aleph.html

Debyh 17/09/2015

Viagens intergalácticas, sabres de luz, pirataria, planos que não saem como devem, família perdida e encontrada… nesse livro tem tudo isso, e sim posso acrescentar mais outras várias características.
Acho que o que mais encantou foi por finalmente ter uma continuação para a saga, sei que o final é satisfatório, mas sempre é bom ver o que acontece depois e gostei muito do que li.
Antes de mais nada se você nunca viu Star Wars, e nem ao menos sabe da linha de tempo dos acontecimentos creio que ficará um pouco perdido ao ler este livro. Não sou uma fã fervorosa, mas já vi todos os filmes um certo número de vezes, então até tenho uma familiaridade com as coisas, mas não lembro de todos os nomes nem nada tão detalhado, se você tem ao menos esse nível vai com tudo na leitura que não ficará perdido!
(continua no link)

site: http://euinsisto.com.br/star-wars-provacao-1-troy-denning/

Grazi Comenta 14/09/2015

Primeiramente, recebi esse livro num época bem atarefada da minha vida, então minha leitura foi beeeem longa, cheia de pausas e acabei tendo uma visão cansativa do livro. Mas como seria injusto fazer uma resenha baseada nisso, resolvi ler de novo quando fiquei mais folgada e já tinha tirado a má impressão da cabeça.

Então, aqui vai o comentário que não pode faltar: tem spoilers! Pois é. A Aleph está lançando a série Legends com histórias do universo expandido de Star Wars e o primeiro foi Herdeiro do Império da Trilogia Thrawn do Timothy Zahn. Ele introduz alguns personagens não-cannon e Provação tem spoiler do destino deles :/

Sou uma completa iniciante nesse universo expandido, comecei a ler com os lançamentos da Aleph, então, sei de pouca coisa sobre ele, mas creio que a data de lançamento correta para esse livro seria depois do lançamento da trilogia completa do Zahn.

Confira o resto do texto no blog!

site: http://cantaremverso.com/2015/07/19/miresenha-star-wars-legends-provacao-troy-denning/

Horroshow 13/09/2015

Explorando a história
Resenha por Gabriel Fiel

Nunca fui um super fã de Star Wars, pelo menos não da mesma forma que sou fã de Doctor Who, porém, toda vez que eu descobria que estava passando um filme, seja da trilogia clássica ou da prequel, na televisão, eu logo corria para tentar assistir alguma parte do filme. Sei algumas falas, joguei alguns jogos, mas nunca havia tido a experiência de ler algo do universo expandido de SW, então esse é o relato do meu primeiro contato com a literatura de uma galáxia muito, muito distante.

Seguindo o rumo de algumas das obras mais aclamadas de Star Wars, Provação acontece após os eventos de Retorno de Jedi (o episódio VI). A diferença é que neste livro 40 anos se passaram desde a queda do Império, e vemos o trio original (Luke Skywalker, Han Solo e Leia Skywalker/Solo) bem mais velho e com mais conhecimento.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/08/star-wars-provacao-troy-denning.html

1 | 2 | 3 | 4