Histórias Curtas

Histórias Curtas Rubem Fonseca




Resenhas - Histórias Curtas


20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


JoAo366 26/04/2024

Um livro bastante polêmico, com contos chocantes que fazem o leitor se questionar "como alguém teve coragem de escrever isso?" Essas histórias refletem situações que ocorrem diariamente não apenas nas páginas, mas também na sociedade brasileira.
comentários(0)comente



TalesVR 24/02/2024

Quê?
São tantas emoções que nem sei por onde começar. A única regra seguida em Histórias Curtas é a do próprio título: nenhuma historinha passa de 4 páginas, só que dentro dessas 4 páginas o leitor pode esperar QUALQUER COISA, qualquer coisa mesmo. A camisa de força da capa foi bem empregada, são situações absurdas até dentro de um padrão de absurdos. E apesar de nenhuma ser realmente memorável ou extraordinária, algumas você para e fica pensando, tentando digerir o que não dá pra ser digerido, a maioria tem o final em aberto em uma grande degenerescência mental coletiva que identifiquei como um ponto em comum.

É festa estranha com gente esquisita. Só que a gente é a mais esquisita possível da humanidade e a festa é um filme dos Jogos Mortais em um cenário que tá tudo pegando fogo 24h por dia.
comentários(0)comente



@jana450 12/08/2020

Angustiante como amo
Os que mais me marcaram foram: a doença por roer ossos, cortar um dedo humano para esse fim foi muito aterrorizante.
Gostar mais de mulheres casadas é semelhante uma piada até o seu final.
O Folie a Deux foi no mínimo engraçado, mas o brinco de pérola foi muito pesado.
comentários(0)comente



Aline 25/03/2020

Vale a pena conhecer
Alguns contos são bons, outros nem tanto, porém gostei da experiência de leitura desse livro.
comentários(0)comente



luke - among the living. 08/04/2022

Livro curto, contendo cerca de 40 contos breves. Infelizmente, apesar de mirabolantes, não tem nenhum memorável ou marcante.

Mas vale a leitura.
comentários(0)comente



Lore 29/05/2022

Razoável
Percebi que Rubem Fonseca tem um estilo interessante, mas acredito que escolhi um péssimo livro para começar.
Histórias Curtas traz alguns contos narrados em primeira pessoa por personagens aleatórios e as histórias não têm ligação entre si (adoraria que tivesse alguma pequena ligação, tornaria tudo mais interessante). Dentre esses contos, alguns são bons, mas eu diria que apenas uns 3, no máximo.
Em outros (maioria) eu fiquei com uma grande expectativa pelo final e simplesmente foi péssimo, morno, sem graça. Tenho que falar dessa forma, não tem outro jeito, realmente achei decepcionante.
Seus temas são pesados, passei a leitura inteira me perguntando se era apenas uma crítica de Rubem acerca da nossa mente ou se ele realmente compactuava de alguma forma com as coisas que disse em suas histórias. Apesar disso, eu gosto muito de livros que não tem filtros para mostrar o que passa na cabeça dos personagens, gosto muito de ver essa podridão nua e isso me lembrou a escrita de Raphael Montes.
comentários(0)comente



Iagne 08/02/2022

Histórias Curtas (Rubem Fonseca)
Vigésimo oitavo livro de Rubem Fonseca, décimo quinto livro de contos. Nesse livro Rubem Fonseca reúne 40 contos (A luta contra o preconceito racial; Coma; Devaneio; Eles; O peido; Incorpóreo; Humilhação; A preferida; O pudico; Netinho querido; Viver; O amputado; O mundo é nosso!; Jardim de flores; O reencontro; A noviça; Televisão; Andar é preciso; Bola ou búrica?; Cem anos; Regime; Olhares e sussurros; Animal de estimação; O roedor de ossos; Justiça; Atração; Suzy; Quem vê cara não vê coração; O brinco de pérola; O colecionador; O que há em um nome?; Condição insólita; Deus e diabo; Folie à deux; Ouvir; Um bom trabalho; Hóstias; Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes), todos muitos curtos, alguns bem interessantes, outros intrigantes, todos com o toque especial de Rubem Fonseca.
Iniciando com 'A luta contra o preconceito racial', um conto que mostra de forma irônica uma maneira diferente de combater o preconceito racial, achei engraçado o final, mas as motivações do protagonista são válidas, o conto funciona como uma baita crítica. Passa pelo conto 'O brinco de pérola' que mostra uma situação inusitada, que o marido ao pensar em suas ações para conquistar uma amante, percebe a infidelidade da esposa. Encerrando com o conto 'Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes', que mostra a vida de um palhaço que aprendeu o ofício ao ser ensinado pelo Pai, mesmo sem ter identificação com a profissão. Esses são apenas alguns dos vários bons contos do livro, o problema é que todos são curtinhos, dessa forma o leitor não fica muito preso a leitura. Mas ao que se propõem, Rubem Fonseca, acerta novamente.
comentários(0)comente



Beatriz.Barbosa 22/04/2020

Apesar de ser um livro que te prende (por pura curiosidade pra ver qual a próxima loucura que vai ser contada) e tem algumas histórias que se relacionam, não é meu tipo de literatura. Creio que seja o tipo de várias pessoas, que nem nariz. A narrativa realmente faz jus ao titilo, são histórias curtas.
comentários(0)comente



SuperCaruso 25/06/2023

Sou fã de Rubem Fonseca
Adorei todos os contos, alguns são tão curtos que parecem quase anedotas. Achei melhor que o outro livro de contos curtos que eu li dele (Amálgama, eu acho). Me deu muita vontade de montar no teatro numa peça com quatro atores, encenando cada história sem alterar o conteúdo.
Pedro 26/06/2023minha estante
Também adoro o autor, tive a sorte da minha primeira leitura dele ter sido os "Contos reunidos" da Companhia das Letra, melhor livro de conto que já li. Já leu esse?


SuperCaruso 27/06/2023minha estante
Esse eu acho que era uma reunião de contos de outros livros, não era? Eu não li esse, mas devo ter lido todos os contos que estão nesse! Adorava as capas da Companhia das Letras, tenho todos até hoje


Pedro 02/07/2023minha estante
isso aí, uma reunião de todos os outros livros de contos até aquela época. Eu prefiro as capas da Companhia, lembra de quais você tem por aí? e apesar do pessoal não gostar muito dos romances dele, eu adoro, gosta deles também?


SuperCaruso 16/07/2023minha estante
Adoro todos os romances dele! E tenho todas as capas da Companhia das Letras. Só as que ele lançou depois de trocar de editora é que não, mas a minha coleção é inteira Cia das Letras




Anderson916 07/04/2020

Sensacional
Historinhas de pessoas malucas kkkk
raonypimentel 08/04/2020minha estante
Acho que vou colocar esse nas minhas próximas leituras...




jeansimei 24/11/2016

Maior contista brasileiro em sua pior forma
O maior contista brasileiro em sua pior fase. Vários contos soam como versões requentadas de obras anteriores. Nada memorável ou digno de nota.
Difere grandemente da genialidade que imprimiu a sua literatura nos anos 70 a 90.
Aos leitores novos, recomendo obras mais antigas.
Aos já habituados ao Rubem Fonseca, sugiro deixar passar essa obra.
comentários(0)comente



Mello 06/06/2021

Rápido e fácil
Contos curtos e fluidos bem rápido de ler. Quando vi já tinha acabado. Gostei da facilidade de leitura e das viagens dos contos.
comentários(0)comente



Felipe Fleury 29/01/2016

O melhor do conto
Rubem Fonseca é um dos maiores contistas brasileiros. Este "Histórias Curtas" traz uma série de contos breves que descrevem uma atmosfera de fetiches, mortes, paranoias e outros transtornos humanos, muitos frutos de sua experiência pessoal como policial civil ainda no início de sua vida. Lê-se rapidamente todos os contos, tamanha a fluidez, todos intrigantes, estimulantes e apaixonantes. Perfeito.
beka 13/05/2016minha estante
eu não consigo ler o livro.. clico em cima mas não abre.. alguém por favor me ajuda


beka 16/05/2016minha estante
por favor


beka 16/05/2016minha estante
por favor




Alvaro Hendrick 03/11/2016

Um excelente exemplo do porquê eu ter me apaixonado pela literatura de Rubem Fonseca. Histórias curtíssimas, muitas com finais abertos (o que eu adoro). Livro ótimo pra quem quer começar a ler as obras do autor.
comentários(0)comente



Jef 17/08/2018

Histórias curtas, mas longas decepções de expectativa

Esse foi meu primeiro contato com o grande contista brasileiro Rubem Fonseca, autor de "Histórias curtas" (2015), lançado pela editora Nova Fronteira, com suas 176 páginas, entretanto já tinha lido sobre em minha procura por contistas nacionais. E devo confessar que para este livro, especificamente, foi um tanto quanto decepcionante. Esperava mais.

Das 38 histórias, no máximo umas 5 eu verdadeiramente gostei. Dentre elas, meu conto favorito é de longe, disparado: "Viver" pelo seu humor negro e ironias deliciosas de se ler. Outros contos que se destacam são: "Coma", "Humilhação", "Jardim das flores". Os outros achei fracos, esquecíveis apesar da ousadia de abordar certos assuntos. Nenhum conto é mal escrito e totalmente ruim, mas não fui impactado pelo estilo do autor nesse livro. Pretendo tentar em outros, pois pelo que se fale de Rubem ele é ótimo em contar histórias e provavelmente não estava muito inspirado neste livro já que algumas histórias beiravam ao óbvio, outras eram desinteressantes e até bobas sendo colocadas ali pra preencher. (Ao menos é o que pareceu.)
O que apreciei foi a capacidade de Rubem Fonseca de escrever histórias bizarras, incomuns, nonsense que parecem ser tão cotidianas com protagonistas amorais e imorais. Muitas vezes sem nada heroico, sem lição de moral, com até um pouco de drama e reflexão, ou sem nenhuma característica que torne o(a) narrador(a) em um exemplo aos olhos do leitor(a). Isso é admirável e inspirador para quem escreve porque mostra que é possível criar todo tipo de personagem. Ponto para o Rubem.

A leitura de todo conto (por mais desinteressante que fosse) é fluída com algumas informações interessantes e descrições sem exagero. Uma leitura direta, crua, sem firulas com um boa dose de humor negro e sarcasmo, algo que eu adoro. Boa parte das histórias termina com um final em aberto, o que posse ser visto por dois modos:
1. Preguiça do escritor;
2. Instigar o leitor a pensar sobre o ocorrido;
Acredito que nesse caso é a número 2.

Apesar do primeiro contato com Rubem ser por meio deste livro " Histórias curtas", que muitos julgam um dos mais fraco dele segundo algumas resenhas, eu incluso, gostei da experiência de tê-lo lido e me divertido com essas 38 histórias incomuns sobre loucuras, traições, compulsões, assassinatos, etc. Bom saber que há contistas dispostos a contar todo tipo de histórias sem amarras politicamente corretas.

Mesmo o livro sendo aquém do esperado, vale pelo passatempo maravilhoso da leitura em si e pelas histórias serem muito rápidas de serem lidas.
Das frases que levarei comigo após a leitura, com certeza, essa é a mais memorável e com ela concluo esta módica resenha: "Os velhos sabem, mas não podem, os jovens podem, mas não sabem." (Do último conto "Fazer as pessoas rirem e se sentirem felizes".)
Felipe1503 01/01/2020minha estante
Comece com Os Prisioneiros, comparar o começo com um dos últimos livros dele é um exercício interessante.




20 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR