Integração Regional

Integração Regional Paulo Roberto de Almeida

Resenhas - Integração Regional

Ogaiht 14/03/2023

Um Mundo Divido em Blocos
A globalização fez o comércio entre os países do mundo se intensificar de forma incrível. Portanto, é de se esperar que as nações tenham sentido a necessidade de estreitar laços com outras nações, na maioria das vezes com seus vizinhos mas também com outros países de outros continentes. Esse estreitamento de laços pode se dar de muitas formas, e uma das mais comuns é através da criação de blocos econômicos. Atualmente no mundo existem dezenas dessas associações como o Mercosul, o Nafta e a União Europeia, justamente três formas diferentes de integração, sendo o primeiro uma união aduaneira, o segundo uma zona de livre comércio e o último um mercado comum.
Através de uma linguagem simples e bem didática o autor nos mostra a necessidade da criação desses blocos, seus prós e seus contras focando bastante na história do Mercosul e da União Europeia. Este é um ótimo livro para aqueles que queiram aprofundar seus conhecimentos em relações internacionais.