Os crimes do relâmpago

Os crimes do relâmpago Ed McBain/ Evan Hunter

Resenhas - Os crimes do relâmpago

Francisco 02/03/2021

Excelente romance policial dinâmico de tirar o fôlego
O detetive Richard Genero e seu parceiro Stephen Carella trabalham na 87a. Delegacia de Polícia, sob o comando do capitão Frick e em certa madrugada de outubro, no Outono, vindos de uma diligência de roubo em um distrito afastado da cidade de Isola, encontram o corpo de uma mulher pendurada por uma corda a um poste e isso dá início às investigações.

Há dois casos a serem investigados: um estuprador em série que ataca a mesma vítima várias vezes e o de um assassino de mulheres que as pendura em postes com cordas em várias partes da cidade, mas ele é minucioso em seus ataques e nunca reincide em cometer o crime no mesmo local e por isso é chamado de "Relâmpago". Sua primeira vítima é uma jovem corredora da Universidade Ramsey, na qual ele mesmo envia à 87a. Delegacia de Polícia sua bolsa com documentos de identificação. Com o surgimento de outras vítimas, concluem que todas são universitárias que pertencem à equipes de atletismo de suas universidades como corredoras.

Todos da 87a. Delegacia deverão conjugar esforços para parar esse assassino em série. O interessante e incomum é que o protagonista dessa obra é todo o corpo policial dessa delegacia. Logo, nos muitos capítulos do livro, travam-se cenas com vários policiais que conhecemos ao desenrolar do enredo, embora os mais destacados sejam Cotton Hawes e Stephen Carella.

O estilo de escrita de Ed Mcbain é bem pragmático nos acontecimentos com muito suspense de "tirar o fôlego", como é de se aguardar de um romance policial e em muitos pontos me lembra Stephen King. Porém, quanto aos procedimentos utilizados pela polícia durante a investigação, todos são extremamente detalhados e aprendemos muito sobre os processos detetivescos utilizados. Sem dúvida, essa é uma leitura mais que recomendada.

Henrique Fendrich 24/01/2020minha estante
Não conheço. Vou indicar à minha mãe os livros desse cara.