Talco de Vidro

Talco de Vidro Marcello Quintanilha

Resenhas - Talco de Vidro

1 | 2 | 3 | 4

joaoggur 24/04/2021

Ser privilegiado é o mesmo de vida boa?
Voce pode ser de classe média alta. Você pode morar perto de uma das cidades mais badaladas do mundo. Voce pode ser privilegiado. Mas.... isso é ter vida boa? Será que se você nascer com benefícios que apenas uma restrita minoria tem... significa que você vai ser feliz?

O que listei no parágrafo anterior é o que Talco De Vidro, com um roteiro de arrepiar, apresenta. Rosângela é tudo isso que falei: nada faz falta para ela. Ela tem uma família que a ama, um escritório odontológico de primeira linha... tudo para ela ser feliz, não?

Bem, não. Ela pode ser privilegiada, mas será que isso é a mesma coisa que felicidade?

Podemos ter tudo que a maioria quer. Podemos ter tudo que muitos desejam. Mas podemos não ser felizes com tudo isso: a felicidade é subjetiva. Talvez, o simples fato de ver o por do sol pode liberar mais dopamina que comprar um carro de luxo. Ser feliz é algo único e sentimental, e não geral e material.

Isso é muito comentado no quadrinho nos momentos em que Rosângela se compara com a sua prima: Sua prima vem de origem humilde e sofreu muito na infância, coisas que a protagonista nunca chegou perto de passar, mas ela é muito mais feliz do que a prima privilegiada. Dinheiro não significa felicidade.

Os desenhos do Quintanilha também devem ser exaltados: eles dão todo um ar sofrido e reflexivo a obra, muito realístico.

Talco de Vidro é mais um belíssimo quadrinho do Marcello Quintanilha. Digo aqui a mesma coisa que disse em minha resenha de ?Tungstênio?: leiam se estão preparados para para terminar refletindo sobre a vida.

Lucas Lima 05/04/2021

PRIVILÉGIOS?! AH, VOCÊ TEM PRIVILÉGIOS?!
o primeiro contato com Quintanilha foi arrebatador. tudo nessa obra é muito real. os diálogos são simples (e densos ao mesmo tempo), precisos, cortantes e isso torna a leitura muito familiar. os personagens parecem ser pessoas próximas a nós. essa HQ é um ensaio sobre inveja, insegurança, escolhas e natureza humana. precisamos acreditar mais em ações do que em palavras.

Jackson240784 16/04/2024

Talco de vidro nos mostra a inveja de uma forma assustadora. Uma pessoa bem sucedida, com um ótimo casamento, estabilidade social boa, pais amorosos e financeiramente estáveis, um círculo de amizade na aula sociedade, e ainda assim ela tem inveja da felicidade da prima que simplesmente "sorri".
A história nos mostra como uma pessoa se sente infeliz apenas por saber que outra pessoa que não tem os mesmos privilégios que ela é muito mais feliz do que ela.
A história é simplesmente maravilhosa e é vista o tempo todo pela perspectiva da invejosa. Com isso podemos ver aos poucos os pensamentos dela se tornando uma arma contra ela mesma ao ponto de se autodestruir.

Camila.Longa 26/04/2024

De uma tacada só
Cacetada!
Um soco no meio do estômago, como prometido!
Tantas reflexões...
E as ilustrações mesmo são incríveis!

hanniex 13/08/2023

Loucura
Livro sobre mulher louca, de mente complexa, confusão sentimental, todas essas características parecem ruim mas não, é apenas a realidade da cabeça da protagonista nessa HQ, demonstrar uma possivel bipolaridade ou transtorno obsessivo compulsivo(TOC) , considero esse um livro contemporâneo e essa foi a mensagem que eu entendi dele: que todas, ou a maioria das pessoas, são extremamente complexas mais do que imaginamos, mais do que vemos.

nathaliart 27/07/2022

O perfil do brasileiro
Peguei a HQ de Quintanilha sem muitas esperanças, já que esse ano estou tendo dificuldades para ler. Queria algo que fosse instigante e capturasse minha atenção, ainda que pouco, mas fosse rápido de ler e entender. Que escolha acertada!

No início, estava achando a forma como ele conduzia o texto um pouco monótona, a intensa repetição sobre a diferença entre pensar e sentir me pareceu um pouco chata, mas depois passou a fazer bastante sentido. O que o autor faz nesse quadrinho é construir a destruição de sua personagem, capturando o exato momento em que um sentimento de longa data explode dentro dela, transformando sua vida.

Por mais privilegiada que seja sua vida, por mais perfeita, Rosângela parece nunca estar feliz pelo simples fato de possuir inveja de sua prima: mais bonita, com melhor sorriso, apesar de mais pobre. É aquela velha história da disputa unilateral, em que somente uma das pessoas sabe que está disputando algo. Mesmo tendo "tudo de melhor" que a prima, Rosângela entra de cabeça na autodestruição de sua própria vida, na tentativa de superar uma pessoa que apenas luta para alcançar seus sonhos.

A HQ rende análises de muita complexidade, uma vez que Quintanilha consegue, de fato, retratar com maestria a vida do brasileiro de classe média, preso no seu próprio mundinho e incomodado com a possível ascensão do pobre. A mesquinharia, o egoísmo, a cegueira pontual, a indignação e, é claro, a inveja -- que é visivelmente estampada na feição da personagem logo na capa.

Minha única ressalva seria o final... talvez por estar muito instigada, eu esperava que a história fosse se desenvolver mais rs e ter mais desastres. Ainda assim, gostei bastante. Recomendo!

Renan 01/04/2021

Mais uma sensação do que uma história
É um quadrinho denso, tanto em texto quando em sentimento. Ao longa da leitura fica uma sensação estranha e confusa, pois não a história não tem uma linha clara, é mais um desenvolvimento do subjetivo da personagem. Tem algumas críticas embutidas na história, mas não ao ponto de saltar aos olhos, é meio sutil e pode passar despercebido se você não procurar ou não pensar a respeito.

Luis 19/11/2022

As agruras existenciais da classe média
Talco de Vidro é uma HQ tensa, com perturbações emocionais e um visual deslumbrante. Valeria a pena só pela arte, mas o texto também é muito bom.

beka 07/07/2021

A obra retrata perfeitamente como a inveja pode envenenar a visão de alguém sobre o resto do mundo, e, especialmente, sobre si mesmo. O autor retratou de uma forma incrível essa obsessão que a personagem principal sente sobre a vida de alguém da qual ela sempre invejou, e como, lentamente, isso começa a contaminar e corromper cada parte de sua vida. A parte mais interessante, para mim, foi observar o quanto ela já tinha tudo - pelo menos, tudo o que todo mundo deseja - e isso, mesmo assim, não parecia ser o suficiente.

Pri Gabarron 17/03/2016

Cobiçar algo, material ou não, alheio? Não. Nessa história o buraco é mais embaixo e mostra uma das vertentes da inveja: Não querer que o outro tenha! Essa Grafic Novel é angustiante, porque ao mesmo tempo que você critica mentalmente as atitudes, se vê nelas em algum momento. Inveja é um sentimento que precisamos deixar sair do armário porque, enrustido, pode nos levar a ruína.

Paulo.Olin 03/04/2022

Um "soco no estômago" em forma de leitura
Foi meu primeiro contato com o Marcelo Quintanilha e eu já posso dizer que poucas leituras até hoje me fizeram sentir como se eu estivesse levando um "tapa na cara" como esse quadrinho fez.
Uma história que fica propositalmente confusa nos momentos certos, um narrador que não sabe bem como dizer sobre todas aquelas sensações, mas que curiosamente, de alguma forma, você compreende o que é e criticas muito bem encaixadas nos diálogos do cotidiano brasileiro. Essas são algumas da melhores coisas presentes nessa obra. Além, é claro, dos traços que misturam realismo das expressões faciais e um certo minimalismo no contorno dos objetos e cenários. Tudo se mistura muito bem!
Sem contar o final que deixa qualquer leitor sem reação.

Thais.Carvalhal 26/06/2023

No começo eu não entendi
No começo eu não estava entendendo. Aí no meio eu parecia mais perdida que no começo. No final eu já não aguentava mais ler e não entendi nada.

Adriano 14/02/2020

Do desejo à obsessão.
Marcello Quintanilha retrata Rosângela, dentista bem sucedida, casada com um médico de renome, mãe de pré-adolescentes. A conta no banco sempre positiva.

Rosângela nutre uma obsessão pela prima Daniele. Ela sente inveja. Mesmo com a prima levando uma vida totalmente oposta à dela.

Gostei muito da arte e como de desenvolve a história.

1 | 2 | 3 | 4