Galileu

Galileu Galilei
Galileu Galilei

Resenhas - Galileu

Italo 17/04/2024

Definitivamente não é o tipo de livro que eu leio
Realmente, eu nunca leria isso se nao tivesse no meio dessa coleção mas, como eu tenho uma paixão por essa obra que transcende gerações, tive de ler.

Bom, de início, optei por nao olhar para obra como um mero tratado academico de astronomia. A obra é uma carta-tratado (não que mude muito, mas é como se fosse um tratado academico misturado com uma ?diss?) para um, até então anonimo, que teria publicado uma obra refutando Galileu Galilei que, naquela época, ja estava impedido pela Igreja de publicar quaisquer obras. Este anonimo, revelado ser Orazio Grassi, publicou sobre o pseudônimo de Lotário Sarsi uma obra sobre cometas (que nao cabe a mim comentar, nao sei merda nenhuma disso) como uma crítica ao proposto por Galilei. Sendo assim, esse livro é um tratado que propoe refutar o que Grassi escreveu.

Ao fim, nao sei qual lado estava certo nesse litigio (cheguei a ler que Galileu estava errado, nessa obra), todavia, é impossível descartar o carater humano presente na obra. O contexto político-cientifico em que a obra fora redigida é latente durante toda obra - inclusive a forma para com o autor discorre sobre seu litigio com o anônimo é interessante. Galileu cita, em certa parte, que ao dirigir o tratado a um terceiro, anônimo, faz ele pecar menos com a ciencia, já que não teria como se ater a contendas pessoais.

Não é uma obra-prima; já li coisas MUITO melhores, mas, deu pra passar o tempo e me fez relembrar que ODEIO geometria (por mais que eu esteja procurando, por toda Belo Horizonte, ?Os Elementos?, de Euclides).

Salino 28/01/2022

Um grande manifesto científico
Galilei escreve O Ensaiador para refutar o padre e matemático Orazio Grassi (Sarsi) acerca dos cometas. Apesar de incorreto em certo ponto, Galilei cria um manifesto científico e, ao mesmo tempo, registra a importância da física matemática revolucionando essa área. A obra, em si, foi lida com dificuldades, particularmente por não estar inserido em assuntos astronômicos, fora o fato de ter sido escrito há séculos, com escrita antiga e outros fatores que me deixaram com muita dúvida. No mais, graças a pesquisas e outras leituras, consegui terminar com sucesso - com mais certeza acerca da importância de Galilei para a ciência.

Clio0 16/05/2021

O volume Galileu de Os Pensadores traz uma única obra do famoso cientista: O Ensaiador.

É um de seus últimos trabalhos publicados e longe de ser um tratado ou uma proposta, é uma carta-resposta. Em cerca de duzentas páginas, o florentino destila veneno e indignação ao ser questionado (novamente) por suas teorias a cerca do movimento dos corpos celestes.

O alvo de sua ira atendia pelo pseudônimo Sarsi que, anteriormente, havia atacado os trabalhos de Galileu com uma série de ensaios.

O filósofo por sua vez não apenas refuta as acusações uma por uma, mas escreve um verdadeiro trabalho científico citando fontes, transcrevendo passagens, descrevendo fórmulas e, em alguns casos, até desenhando para melhor entendimento.

Apenas pelo tema astronômico, ele já seria interessante... mas a cólera extravasada em cada parágrafo torna a leitura um prazer quase profano.

De fato, a Nova Cultural proveu aqui todo o entendimento necessário para a famosa piada "Após negar suas próprias teorias no Tribunal da Inquisição, Galileu sussurrou as portas: Mas que ela gira, gira!"

As argumentações pedem um pouco de conhecimento na área de exatas. Embora não haja nada parecido com a matemática moderna, algumas explicações exigem um certo conhecimento de física e trigonometria - ainda que do Ensino Médio.

Biografia, bibliografia e cronologia acompanham a edição.