A forma na Arquitetura

A forma na Arquitetura Oscar Niemeyer

Resenhas - A forma na Arquitetura

tupinambA0 02/03/2023

A forma na arquitetura, resenha
Nesta pequena obra escrita pelo renomado Oscar Niemeyer em 2005, o autor busca em palavras simples e direta relatar um pouco da sua vida e da sua experiência com a arquitetura e o urbanismo, trazendo sua opinião revolucionária no que tange à literal forma na arquitetura. O livro é curto de fácil leitura, mas também é muito interessante e divertido de ler te dando a oportunidade de conhecer um pouco dessa figura história que foi o Niemeyer.

ana.fs04 24/03/2022

gostei!

é interessante para conhecer mais sobre o oscar

também gosto da opinião dele de q beleza é útil em arquitetura

sysevich 07/01/2022

Ler esse livro me fez pensar em várias coisas a dizer. Logo de cara, consigo concordar com Niemeyer: a forma na arquitetura, se conta pontos para a beleza, já possui uma função própria e necessária.

O problema, ao meu ver, é que Niemeyer muitas vezes se perde na sua própria ideia de uma "arquitetura política" e "do povo". Tantas vezes tenta fazer algo que seja político e apelativo às grandes massas que, por fim, não acaba fazendo nada que seja realmente belo.

É uma leitura positiva, caso queira entender mais por trás das obras de Niemeyer, mas somente isso.