Você Quer o Que Deseja?

Você Quer o Que Deseja? Jorge Forbes
Jorge Forbes

Resenhas - Você Quer o Que Deseja?

Claudio 09/05/2014

Desejo
A Obra:

Neste livro Jorge Forbes nos apresenta algumas crônicas, ensaios e palestras por conta de sua profissão como psicanalista. Divide-se em três partes: Crônicas, Conferências e Lacanianas. Versa sobre questões do dia-a-dia, principalmente sobre aquilo que desejamos e a interpretação psicanalítica para esse desejo. Aborda questões atuais como globalização e conhecimento em um mundo permanentemente conectado.

Opinião Sobre o Livro:

O livro, num primeiro momento apresenta conceitos de psicanálise bem humorada e acessíveis ao leitor leigo. Torna portanto a leitura prazeirosa, quase em ritmo de prosa. Talvez fosse essa a intenção do autor, preparar o leitor para uma sequência mais densa a posteriori, onde os elementos apresentados soam mais familiar àqueles que estão inseridos neste campo de conhecimento.

Mesmo assim, termos como desejo, liberdade, limites, decisões são abordados de forma clara e faz com que olhemos com outros olhos para momentos do nosso cotidiano o qual antes não prestávamos atenção de como tomávamos as decisões.

Vale, portanto, a leitura como introdução ao tema, e para o leitor simples é uma boa medida. Para aqueles que quiserem se aprofundar na psicanálise freudiana e lacaniana servirá como um preâmbulo satisfatório, norteador de novos horizontes.

Claudio Amarante

site: http://operegrino.tumblr.com/post/47997368671/resenha-voce-quer-o-que-deseja

LaraF 04/01/2013

meu primeiro contato com as ideias de Lacan. adorei a maneira como o Forbes escreve, adoro a maneira como ele consegue contemporizar as ideias, como se faz entender. adorei o "artigo" sobre o luxo (o divino luxo) e sobre o insulto (do insulto e do elogio). certamente, vou atras de outros livros sobre a psicologia lacaniana.