Perfect State

Perfect State Brandon Sanderson
Brandon Sanderson

Resenhas - Perfect State

Fernando Lafaiete 06/12/2018

Perfect State: História que me soou sem propósito!
******************************NÃO contém Spoiler******************************

Sempre que começo ler algo de Brandon Sanderson, não consigo controlar as expectativas. Gosto demais tanto da escrita quanto da criatividade do autor. Mas infelizmente Pertect State passou longe de me agradar como imaginei que faria.

Neste conto o autor mistura dois dos gêneros que mais curto ler, fantasia e ficção-científica. Kai, o protagonista, se intitula Imperador-Deus por já ter conquistado diversos mundos dentro do universo em que vive. Possui o poder de controlar o tempo (chuva, vento) e agora se questiona o que mais lhe resta fazer.

O mais interessante é irmos entendendo tanto o mundo como o a concepção dos personagens. Sanderson mistura mundos paralelos, simulações, robôs, entre tantos outros aspectos que enriquecem a narrativa e instigam a curiosidade do leitor.

Todavia, preciso levantar alguns pontos. Sanderson é muito elogiado seja pela criação de personagens femininas fortes quanto pelas excelentes descrições das cenas de ação. Em Pertect State não há uma personagem feminina que traga peso para a história. Achei a protagonista estranha, pouco carismática e nem um pouco empoderada. As cenas de ação são boas, mas em se tratando de Sanderson, ser apenas boa não é o suficiente para mim.

O desenvolvimento do conto não me agradou. Achei morno, me deu a sensação de estar faltando alguma coisa. Alguns diálogos me soaram chatos e eu não consegui me envolver e muito menos torcer pelo protagonista.

É um universo bacana, que tem potencial. Se algum dia o autor decidir escrever algo mais palpável, acredito que surtirá em algo mais interessante. Vale a pena por ser uma leitura rápida. Mas achei bem descartável!