Eduardo 03/12/2018
Não é tão fácil como o livro parece propor, mas vale a pena entender os conceitos e ideias
RESENHA
NEGOCIE QUALQUER COISA COM QUALQUER PESSOA
O livro de autoria do Eng. Agrônomo Eduardo Ferraz traz passo a passo de uma metodologia de como uma pessoa pode se conhecer melhor e como conhecer melhor também seu oponente (que pode ser um cliente, um vendedor, filhos e etc). Se conhecer e conhecer o oponente é o primeiro passo para que se consiga, segundo o autor, negociar melhor. Pois isso cria um ambiente de empatia e faz com que conheçamos os desafios que teremos antes de começar o processo de negociação.
Os estilos estruturais do negociador são: competitivo, cooperante, impaciente, perfeccionista e sedutor. E o importante é saber tirar proveito de todos esses itens para as negociações do dia-a-dia.
Depois disso, o autor traz conceitos de tipos de negociação, relacionando a importância de se manter relacionamentos fortes e resultados impactantes e que para se ter o equilíbrio entre relacionamento e resultados é preciso maior preparo e jogo de cintura, pois você precisa favorecer a si mesmo e ao seu oponente, ou seja, alto no relacionamento e alto no resultado. Os outros tipos de negociação são a utilitária, acidental e cooperativa, são negociações que sempre poderão ocorrer e dependerá de sua capacidade de análise de perfil do cliente.
Todos temos motivadores na hora de negociar, o livro nos apresenta a importância de identificar qual o motivador do nosso cliente e o seu próprio motivador. Ou seja, você está negociando para: Ganhar dinheiro? Evitar perda? Evitar incômodo? Sentir prazer? Obter reconhecimento? Ou, ser altruísta? Reconhecer os motivadores é essencial para a criação do processo de empatia que o autor propõe.
O próximo passo é conhecer os trunfos pessoais e do adversário. Trunfos são qualidades que você possui para negociar melhor e são: expertise, credibilidade, poder, talento natural e padrões. Quanto mais trunfos você possuir, maior será as vantagens sobre o adversário e vice-versa.
Outro importante passo para se negociar melhor é definir o BATNA, conceito dado pelo autor para alternativas, quanto mais forte seu BATNA (qualidade da sua alternativa) menos concessões você precisará fazer e mais concessões receberá.
O livro retrata a importância da autoanálise, da definição de metas, de fazer mais perguntas, ouvir mais e falar menos para criar um ambiente em que damos para o cliente um palco onde ele será o centro das atenções e se sentirá especial e só então apresentaremos propostas e essas propostas podem e devem ter sempre um ajuste para mostrar que estamos dispostos a atender os desejos dos clientes, mas com o cuidado de não perder e saber encaixar as concessões de acordo com a força do BATNA e feche o acordo ao reconhecer o momento certo pra isso.
Por fim, o livro é um excelente manual de negociação, mas em alguns momentos é utópico demais, acredito que definir o perfil do cliente não é tão simples como o ator propões e são necessários horas de conversa para fazer como ele diz que deve ser feito ou então você já deve ter desenvolvido uma inteligência de autoconhecimento e análise de indivíduo muito grande ou então você deverá carregar o livro sempre antes de negociar até estar realmente preparado. No mais, a leitura é fluída, dinâmica e com vários lampejos que com certeza da pra usar no dia-a-dia.