Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa Eduardo Ferraz

Resenhas - Negocie qualquer coisa com qualquer pessoa

Jadelson 07/12/2018

Livro de Cabeceira
Sem dúvida esse foi um dos melhores Livro que li em 2018. O autor aborda de forma simples e eficiente os perfis de negocioador e como identificar e negociar com cada um deles. Agora é não tirar esse livro da cabeceira e praticar bastante os ensinamentos. Recomendo fortemente essa leitura.

Eduardo 03/12/2018

Não é tão fácil como o livro parece propor, mas vale a pena entender os conceitos e ideias
RESENHA
NEGOCIE QUALQUER COISA COM QUALQUER PESSOA

O livro de autoria do Eng. Agrônomo Eduardo Ferraz traz passo a passo de uma metodologia de como uma pessoa pode se conhecer melhor e como conhecer melhor também seu oponente (que pode ser um cliente, um vendedor, filhos e etc). Se conhecer e conhecer o oponente é o primeiro passo para que se consiga, segundo o autor, negociar melhor. Pois isso cria um ambiente de empatia e faz com que conheçamos os desafios que teremos antes de começar o processo de negociação.
Os estilos estruturais do negociador são: competitivo, cooperante, impaciente, perfeccionista e sedutor. E o importante é saber tirar proveito de todos esses itens para as negociações do dia-a-dia.
Depois disso, o autor traz conceitos de tipos de negociação, relacionando a importância de se manter relacionamentos fortes e resultados impactantes e que para se ter o equilíbrio entre relacionamento e resultados é preciso maior preparo e jogo de cintura, pois você precisa favorecer a si mesmo e ao seu oponente, ou seja, alto no relacionamento e alto no resultado. Os outros tipos de negociação são a utilitária, acidental e cooperativa, são negociações que sempre poderão ocorrer e dependerá de sua capacidade de análise de perfil do cliente.
Todos temos motivadores na hora de negociar, o livro nos apresenta a importância de identificar qual o motivador do nosso cliente e o seu próprio motivador. Ou seja, você está negociando para: Ganhar dinheiro? Evitar perda? Evitar incômodo? Sentir prazer? Obter reconhecimento? Ou, ser altruísta? Reconhecer os motivadores é essencial para a criação do processo de empatia que o autor propõe.
O próximo passo é conhecer os trunfos pessoais e do adversário. Trunfos são qualidades que você possui para negociar melhor e são: expertise, credibilidade, poder, talento natural e padrões. Quanto mais trunfos você possuir, maior será as vantagens sobre o adversário e vice-versa.
Outro importante passo para se negociar melhor é definir o BATNA, conceito dado pelo autor para alternativas, quanto mais forte seu BATNA (qualidade da sua alternativa) menos concessões você precisará fazer e mais concessões receberá.
O livro retrata a importância da autoanálise, da definição de metas, de fazer mais perguntas, ouvir mais e falar menos para criar um ambiente em que damos para o cliente um palco onde ele será o centro das atenções e se sentirá especial e só então apresentaremos propostas e essas propostas podem e devem ter sempre um ajuste para mostrar que estamos dispostos a atender os desejos dos clientes, mas com o cuidado de não perder e saber encaixar as concessões de acordo com a força do BATNA e feche o acordo ao reconhecer o momento certo pra isso.
Por fim, o livro é um excelente manual de negociação, mas em alguns momentos é utópico demais, acredito que definir o perfil do cliente não é tão simples como o ator propões e são necessários horas de conversa para fazer como ele diz que deve ser feito ou então você já deve ter desenvolvido uma inteligência de autoconhecimento e análise de indivíduo muito grande ou então você deverá carregar o livro sempre antes de negociar até estar realmente preparado. No mais, a leitura é fluída, dinâmica e com vários lampejos que com certeza da pra usar no dia-a-dia.

Olavo.VFS 18/03/2018

Opinião de um leitor
Um bom livro, para iniciar os estudo sobre negociações. Mais, para alguns outros interesse (organização de ideias, conversas importantes sendo estruturadas com coerencias, pauta de reunião para líderes desorganizados e etc.), ele da ótimos lampejos.

LucasFerreira 30/05/2017

Um livro muito bom, mas para iniciantes
O livro aborda técnicas para identificar o estilo de cada pessoa que podemos negociar. São técnicas simples, mas inteligentes. Leitura é fluida e no final dos capítulos/seções há um breve resumo.

Aninha.Campos 22/02/2017

Muito bom!
Mais um livro para ser mantido na cabeceira e ser consultado para orientar quando planejamos negociar algo! Cumpriu o prometido de abordar todas as fases das negociações com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, recomendo!

Marcela.Ferraz 20/09/2016

Muito bom!
Linguagem clara, e expressiva ! Abre os horizontes.