Bom dia, Sr. Mandela Zelda LaGrange

Resenhas - Bom dia, Sr. Mandela

Carol König 09/09/2021

Bom dia, Sr Mandela começa bastante promissor. Zelda conta como os caminhos inexplicáveis da vida a tornaram próxima de Nelson Mandela e no que isso transformou sua vida, seus valores e suas convicções.
Num determinado momento a narrativa envereda para detalhes que poderiam ser amaciados, e uma clara parcialidade vista na minimização dos defeitos do Sr Mandela e na maximização do caráter interesseiro de parte de sua família. Claro, eu entendo, é a experiência pessoal da autora e não tenho dúvidas de que Mandela foi um personagem pra lá de inspirador.
O livro dá um quentinho no coração, sim, inegável. Mas da metade pra o final me peguei sentindo falta de profundidade. Acho que não era a intenção de fato, então fica aqui a dica de que se você quer se aprofundar na biografia de Nelson Mandela talvez esse livro não seja o ideal. Aqui você encontra um outro lado, um relato apaixonado e de uma idolatria curiosa, acho que é isso, um livro curioso, um complemento a uma biografia mais literal.

Lilian.Rebeca 29/03/2021

Pelos olhos de uma Secretária
Li o livro com os olhos e o coração não só de uma leitora, mas de uma Secretária. Li como quem já vivenciou situações e sentimentos parecidos, li relembrando e reaprendendo com a experiência de outra pessoa e com as minhas próprias e tão parecidas experiências. Que enorme prazer descobrir que através de minha profissão e dos aprendizados proporcionados por ela, alguém pôde mudar sua visão de mundo e aprendeu a ser plural sem abandonar seus princípios.

O livro me encantou em muitos aspectos, confesso que como uma secretária prestei mais atenção nos detalhes profissionais que enriqueceram a história (Em meu ponto de vista). Zelda trouxe para mim um olhar ainda mais humano e reafirmou muitos dos meus pensamentos para com a minha profissão. O amor que ela sentia em servir é algo raro de se ver, isso sentimos em seu cuidado, orgulho, diligencia, paciência, disponibilidade e tantos outros adjetivos.

Lindo ler como alguém cresceu e aprendeu de forma tão humana. O crescimento dela ao longo do livro é incrível, o modo como buscou se curar de suas inseguranças e problemas e jeito com o qual conquistou confiança e a transmitiu para os demais é inspirador.

Que como profissional eu tenha oportunidades de crescer humanamente como Zelda teve e que eu tenha a sorte de encontrar pessoas inspiradoras em minha jornada.

Lilian R. Souza

Katita 07/12/2020

Mandela, o maior!
Narrativa empolgante pela sinceridade e ingenuidade.
O amor ao ofício é a permissão em se transformar como pessoa, fez a história ganhar grandes momentos na narrativa. Fiquei encantada como Mandela se apresenta ao mundo muito maior do que poderia imaginar.

Gregg 24/11/2020

Conhecendo a fundo uma mulher
Bom dia Sr. Mandela é escrito como se fosse você contando sua história pra você mesmo. Você entende todos os sentimentos, escolhas e modo de pensar da autora. Ela deixa claro como era o ambiente, a ideia social comum e como era se sentir no seu papel em diferentes situações. Livro maravilhoso que vai te mostrar como um ser humano pode aprender com a vida se tiver disposto a receber e ouvir.

Lucas.Mesquita 08/11/2020

Bom dia, Sr. Mandela
Adoro ler biografias mas a história abordada nesse livro é extremamente diferente e inesperada comparado a outros livros sobre o tema, me trouxe uma nova visão de Madiba. O livro em si começa muito promissor abordando questões raciais num olhar de uma jovem garota africâner e uma África do Sul promissora... A história em sua maior parte retrata a relação da autora com Madiba, rotinas e bastidores de trabalho, o que na metade do livro pode se tornar um tanto maçante. O final inevitavelmente se torna emocionante e te prende quando a história de Mandela em seus últimos anos vai chegando ao fim. Recomendo a qualquer um goste e que queria conhecer mais sobre a história e legado de Mandela.

Brune 30/08/2020

Sobre igualdade
Esse livro nos faz pensar sobre igualdade, como um homem tocou tantas vidas; simplesmente por acreditar que não existir ninguém melhor que ninguém, ele respeitava a diferença.

Gabriela Leite 25/05/2020

Muito bom, porém extenso.
O Livro é lindo, de verdade. Mostra com riqueza de detalhes como podemos mudar nossa perspectiva ao conhecermos de perto aquilo que tanto temos preconceito. Porém a Autora se excedeu com as minúcias e deixou o livro um tanto desnecessário, diminuiria 150 páginas não relevantes, mesmo assim gostei e recomendo!

Kell Anias 04/05/2020

Madiba, Khulu
Falar desse livro me traz uma esperança de que a gente consiga reverter certos pensamentos e preconceitos a respeito disso ou daquilo. Julgar sem saber, sem conhecer, realmente só pode ser medo do desconhecido.

A história de Mandela é algo fascinante e de se admirar, a compaixão e o perdão são palavras que descrevem muitas atitudes de Madiba, perante tanta coisa que ele viveu e presenciou. É de se espantar que ele tenha essa capacidade de reverter a situação a seu favor, de modo que não precise bater, xingar ou obrigar. Mas através de suas palavras de empatia, de resistência e de suas ações em prol de seu País, de seu Povo!

Leiam o livro, vale a pena, é uma troca de aprendizados, de ternura, de amizade. Um laço que vai além da cor da pele, vai bem mais além que isso.

A oportunidade dada, pode ser uma nova vida, uma recomeço, uma escola que te fortalece, te ensina e te ajuda a ser mais forte e continuar seguindo em frente. Se a gente parasse de olhar somente para nosso umbigo e além da nossa casa, o mundo seria menos desigual. As pessoas seriam talvez, muito mais felizes!

Um ensinamento que tive nessa leitura, é que existe sim chance de acabarmos com o preconceito racial. Que existe sim um caminho que lá trás, Nelson Mandela escreveu e que não podemos deixar ele ser esquecido ou apagado!

Que o tempo nos ajude a acabar com tanto ódio, com tanta desigualdade. Que a cor da minha ou da sua pele não seja motivo de ser beneficiado ou prejudicado.

Zelda la Grange mostra o quanto Khulu, mudou sua vida, o quanto ele a ensinou. O mundo dá voltas e as coisas podem mudar completamente seu rumo, e acabar por inverter posições e opiniões. Ela deixa claro isso no livro. Bonito e honesto ela reconhecer seus próprios preconceitos enraizados.

Mas também o livro, tem seu lado triste, ao mostrar que ela, também como Madiba, sofreu preconceito e pré-julgamento de muitos, pessoas tão próximas dele e dela, é revoltante.

Sabe o que é importante disso tudo? É ver que eles estabeleceram em anos, uma amizade, um respeito, uma preocupação um com o outro. Uma cumplicidade que reflete o quanto uma pessoa pode ser preocupar e cuidar de você e nem sempre é seu parente. E ás vezes essa pessoa, pode acabar sendo a sua família. Sabe aquele amigo que a gente fala que é o irmão de não tivemos?

Zelda foi a filha, ou neta...que talvez Khulu, nunca tenha tido.

Ler esse livro, horas me entristecia, me alegrava, horas eu ria sozinha, e muitas vezes pude compreender o quão forte e resistente pode ser uma amizade, que não pede nada em troca e que faz um bem imenso.

Ensinamentos de Mandela, a oportunidade de Zelda...esse livro mostra que Nelson Mandela, sempre fez a diferença na vida das pessoas e que ele realmente se importava com todos, TODOS eu digo, negros, brancos...Para ele a cor da pele não representava distinção.

Que a gente mantenha viva a alma de Madiba!

Kari 25/12/2019

Madiba
Quando comprei esse livro, pensava que seria mais um do mesmo: um livro de alguém que trabalhou anos com uma pessoa ilustre e agora conta as fofocas de bastidores. Estava eu completamente enganada.
Zelda la Grange já deixa claro na nota inicial que não se trata de "lavar roupa suja", mas sim de contar suas memórias ao lado daquele que lutou para a igualdade entre as pessoas na África do Sul, e durante toda a obra ela respeita o que lhe fora guardado como segredo.
O livro acompanha o período da presidência de Nelson Mandela, sua aposentadoria e os problemas de saúde que se agravaram com a idade, passando pelas fundações que já ajudavam muitas pessoas quando da sua instituição.
Enfim, uma obra leve, curiosa e sem troca de farpas com ninguém só não ganha 5 estrelas porque o capítulo final se arrastou muito num assunto que não tinha mais pra onde ir.

joaoluiz.pereiraaraujo 29/03/2019

Dedicação
Emocionante narrativa, de uma pessoa que aprendeu que as barreiras são criadas, pelo pré conceito que criado pelo medo, pelo desconhecimento, e pela estupidez de tentar criar diferenças somente por causa da cor de pele.
Dedicação de um homem que quiz sua pátria livre para todos os homens e mulheres que ali vivem.
Dedicação de uma mulher que enfrentou a tudo e a todos para cuidar de um legado que poucos têm conhecimento.

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Bom Dia, Sr. Mandela
Essa foi minha primeira biografia e eu posso dizer com toda certeza: não poderia ter escolhido livro melhor para começar. Mandela é uma daquelas pessoas que inspiram a gente, mesmo não estando mais entre nós e já fica aqui minha primeira recomendação pra você que não é habituado a ler biografias, escolha alguém que você admire.

Foi muito importante ter os capítulos iniciais trazendo a fase de crescimento da Zelda para que pudéssemos entender como era, pelo ponto de vista dos brancos, o apartheid. Além disso ao longo do livro vemos as pessoas ao redor de Zelda mudando de opinião, baseados na relação dela com Mandela, e isso foi muito bacana para se dar por conta de que o preconceito é sim algo que se cria, mas que também pode ser derrubado. A relação entre La Grange e Mandela é muito bonita e através do relato dela conseguimos sentir um pouco do carinho entre os dois e também a dor dela no fim, quando a família dele impedia ela de ter contato com Mandela, pois sempre houve muitos questionamentos e olhares feios em direção a Zelda, por ela ser o braço direito de Madiba, sendo branca.

“Eu me recordo de ter dirigido de volta pra casa vendo os negros sorrindo nas ruas, pareciam felizes, confraternizando e dançando. Meus pensamentos eram simples, sim, agora vocês podem fazer o que quiserem, mas por favor, não nos matem essa noite por sermos brancos. Antes das eleições algumas pessoas brancas juntaram comida enlatada e não perecível, por medo da guerra civil, violência e anarquia. Esperávamos que as pessoas negras que controlavam o país nos destituíssem dos serviços básicos, que atacassem as lojas e criassem um caos absoluto, sabotando a água e a energia dos bairros brancos. As pessoas estocavam e juntavam garrafas d’agua, velas, comida enlatada e tudo que pudesse durar e ser necessário em caso de emergência. Esperávamos por vingança.

Mas naquela noite nada aconteceu e todos nós acordamos na manhã seguinte, voltamos para o trabalho e para nossas vidas normais, intocados pelos eventos do dia anterior e por quem quer que estivesse governando o país. A vida continuava de maneira estranhamente igual. Ainda tínhamos nossas casas, ainda estávamos vivos e a água ainda corria pelas torneiras, nada havia que indicassem que logo os próximos fundamentos da minha vida, minha ignorância, minhas crenças, meus valores estariam prestes a ser sacudidos e testados.”

A leitura fui excelente e vivi muitas emoções diferentes, como já mencionei. Também dei boas risadas com alguns fatos engraçados que também norteavam a histórias em alguns momentos, como por exemplo quando, o então Senador, Barack Obama, pede para conhecer Mandela e a pessoa que quer convencer Madiba a conhece-lo diz que Obama pode ser o primeiro Presidente negro dos Estados Unidos e na incredulidade daquilo naquele momento. Também é engraçado ver o quanto Mandela era afastado da mídia Hollywoodiana e não conhecia os atores ou cantores que queriam o conhecer, e Bono Vox, que esteve com Mandela muitas vezes, o qual demorou pra compreender a dimensão do alcance dele e de outras personalidades na sociedade.

Enfim, o livro é muito inspirados e se você é um adepto da leitura de biografias, com toda certeza esse é um livro que eu recomendo de olhos fechados. Caso você, assim como eu, não costuma ler o gênero, posso novamente dizer que esse pode ser um bom lugar por onde começar.

site: http://resenhandosonhos.com/bom-dia-sr-mandela-zelda-la-grange/

Amanda.Heinz 20/07/2017

Bom dia, Sr. Mandela
Enquanto lia, imaginava a dedicação da autora, devido a extensão e os detalhes descritos,também sendo uma tipo de Micro historia e interessante fonte de pesquisas, gostei da companhia deste livro, apesar de não ter a mesma opinião positivista descrita ,o avaliaria como muito bom !

Henrique_ 13/07/2017

O livro é o relato das experiências de trabalho de Zelda la Grange como secretária de Nelson Mandela. O início da narrativa é muito promissor, pois toca em um ponto curioso que envolve o apartheid na África do Sul e reafirma a grandeza do líder que foi Mandela. No entanto, esse aspecto não é muito explorado. O que é excessivamente relatado é o diário de viagens. O leitor é levado a conhecer minúcias de todas as tratativas das viagens para os mais diversos países. Sete capítulos para descrever a logística, os contratempos e a agenda das viagens de Mandela. Ponto final. O relato eventualmente pode emocionar um ou outro leitor mais sensível, quando, ao final do livro, é feito um balanço do resultado de anos de trabalho de La Grange em meio às dificuldades decorrentes da velhice de Mandela. Infelizmente pouco aprendi com o livro, que quase abandonei.

Juliana 19/03/2017

Interessante
Sempre tive curiosidade de ler uma biografia, escolhi esse livro e me identifiquei muito com escritora, porém da metade do livro pra frente a leitura ficou extremamente cansativa, muitos detalhes e datas e pessoas, reuniões, etc...
Achei o livro denso, cansativo, mas vale a pena para conhecer a história do Nelson Mandela!
Thaiswo 05/04/2017minha estante
Também achei, muito pesada a leitura. acabei desistindo, mas pretendo retornar.

Henrique_ 12/07/2017minha estante
Também quase desisti da leitura. Muitos detalhes pouco interessantes.

Maravilhosas Descobertas 06/08/2016

Bom dia, Sr. Mandela - Site Maravilhosas Descobertas
O preconceito nunca foi conhecido por mim, como hoje conheci por Zelda. Sinceramente, se você acha que entende o que é preconceito, seja ele vindo de qualquer mínima coisa, leia Bom Dia, Sr. Mandela e entenda o verdadeira significado dessa palavra.

Zelda, autora e protagonista deste livro, vai contar a história de como foi ser, numa das épocas mais marcantes de nossa vida; o Apartheid, secretária particular do então líder da Africa do Sul Nelson Mandela. Onde, para aqueles que não sabem, a regra era "Uma pessoa branca não pode nem se quer tocar numa pessoa negra".

A autora e protagonista vai contado sua trajetória e mostra como Mandela a influenciou de forma positiva e muito gradual. E o livro é definido nos detalhes, em cada minúscula palavra ou significado de uma única frase fazem você perceber a grandiosidade da obra inteira.

Livros em fatos reais me atormentam e me deixam estagnadas. Ver que alguém realmente viveu aquilo que estou lendo me deixa completamente emocionada sendo positiva ou negativamente. Uma história dessas não poderia ser diferente. A cada página era um rio de lágimas e de emoções que nunca senti.

Adorei todos os ensinamentos e cresças que o livro mostrou, é tudo tão real e Zelda faz questão de mostrar os leitores tudo que aprendeu. Todos as lições, a cada página do livro, devem ser lidas e guardas não só na mente como também no coração. Com certeza, eu as levarei comigo para sempre.

site: http://www.maraviilhosasdescobertas.com.br/2015/07/bom-dia-sr-mandela.html