Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens

Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens

1 | 2 | 3 | 4

Açúcar 10/02/2010

O livro é dividido em duas partes, na primeira é apresentado o homem em seu estado de natureza, ou seja, o estado hipotetico no qual o homem vive sem a sociedade. Esse é um estado caracterizado como positivo na visão de Roussea, nesse momento o homem vivia isolado e necessita de outros para suprir suas necessidades. Na segunda parte o autor demostra como surgiu a sociedade civil , que para ele significou o surgimento das mazelas humanas, os individuos não conseguiam se satisfaziam apenas com suas necessidades naturais, o homem não conseguia mais viver por si próprio, esse é um preíodo marcado por explorações de uns sobre os outros

Pris.rocha 30/08/2009

Por um sentimento de vingança, Rousseau idealiza o "selvagem bom" para criticar a sociedade, que para ele é a criadora de todos os vícios. A sua visão do homem em seu estado natural é bastante fantasiosa, baseada unicamente no desejo do autor de desprezar o homem civil que tanto o humilhou.
Gustavo.Moura 22/05/2020minha estante
Não acredito ser por vingança, mesmo porque Rousseau tinha uma vida bastante confortável para os padrões da época. A ideia do selvagem, como ele mesmo admite, também é uma abstração, ele não tem a pretensão de ter conseguido reconstruir exatamente o que seria. É uma abstração apenas para identificar e purificar o que seríamos na essência, sem os vícios e virtudes criados artificialmente pela sociedade.

1 | 2 | 3 | 4