Significado do Protesto Negro

Significado do Protesto Negro Florestan Fernandes

Resenhas - Significado do Protesto Negro

Romeu Felix 06/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Obra: "Significado do Protesto Negro" faz parte da coleção "Polêmicas do Nosso Tempo" e foi escrita pelo sociólogo brasileiro Florestan Fernandes. Publicada em 1989, a obra possui 110 páginas e é editada pela Cortez.

Conteúdo: A obra apresenta uma análise crítica do movimento negro no Brasil e nos Estados Unidos, buscando entender a luta antirracista a partir do ponto de vista da luta de classes. O autor apresenta uma reflexão sobre as contradições e tensões presentes no interior do movimento negro, destacando a influência das questões sociais e econômicas na formação de identidades raciais.

Florestan Fernandes destaca a importância da luta antirracista e analisa as formas de opressão racial em países como o Brasil, onde o racismo é muitas vezes negado e invisibilizado. O autor aponta a necessidade de políticas públicas que busquem a igualdade racial e de gênero, criticando a ideologia do "mito da democracia racial" que permeia a sociedade brasileira.

O autor também aborda a influência da cultura negra na formação da identidade brasileira, destacando a contribuição dos afrodescendentes na construção de um patrimônio cultural diverso e rico. No entanto, Florestan Fernandes critica a apropriação cultural e a exotização da cultura negra, apontando a necessidade de um diálogo intercultural baseado na igualdade e no respeito mútuo.

Opinião: A obra de Florestan Fernandes é uma importante contribuição para a reflexão crítica sobre a luta antirracista e a importância da igualdade racial. O autor apresenta uma análise aprofundada das contradições e tensões presentes no movimento negro, ao mesmo tempo em que destaca a necessidade de uma perspectiva interseccional que leve em conta as questões sociais e econômicas. Além disso, a obra oferece uma reflexão sobre a formação da identidade brasileira e a contribuição dos afrodescendentes para a construção de um patrimônio cultural diverso e rico.
Por: Romeu Felix Menin Junior

Antonicius 06/07/2021

Necessário a concepção da oposição negra a um Brasil racista
Florestan é grandioso em concatenar a história da pós-abolição buscando construir um roteiro de lutas pautadas no socialismo em que sempre acreditou aliado as passagens histórico-críticas desde os idos e acontecidos de 1888, passando também pelo primeiro movimento negro insurgente - a Frente Negra Brasileira - e esta pautada pelas estruturas e guias da própria formatação branca enquanto manipuladora dos seus interesses. Um ótimo livro e também com, além de ser uma obra em que unia também reavaliações ao seu estudo de quase 40 anos antes, tem entrevistas, falas em congressos e no Congresso Nacional sobre a pauta da negritude, sempre um grande pilar num Brasil que Florestan Fernandes, apesar dos pesares, acreditou.
Marcos Vieira 06/07/2021minha estante
???

Juliana Civitavecchia 22/06/2021

a importância da autoconsciência
no escopo de uma sociedade estruturalmente calcada pela despersonalização do negro como um ser pensante. quem tem o privilégio de ter contato com suas origens, é rei.
Florestan faz uma análise histórica linear fantástica.
pra mim, o melhor livro introdutório ao tema de todos os tempos.

Victor.Albuquerque 08/05/2021

O livro é um acúmulo de diversos textos debatendo a questão do negro e da formação do brasil do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes.
Através dos textos é possível ver uma evolução do pensamento do sociólogo e seu engajamento com a causa negra.