O Monge Inglês

O Monge Inglês Valeria Montaldi

Resenhas - O Monge Inglês

Larissa Duncke 09/08/2023

Acabei de terminar esse livro e olha, eu não dava nada (principalmente por ser uma sequência de um livro que eu não li), mas a história me surpreendeu. Embora eu tenha achado um pouco confusa no começo, pelo excesso de personagens que tinham arcos separados mas que no final se interligavam, a história consegue amarrar bem o final de todos eles, não deixando muitas pontas soltas.
Eu comecei esse livro sem compromisso nenhum, só pra passar o tempo, mas quando cheguei no final eu simplesmente não conseguia parar de ler.

MARTA CARVALHO 17/12/2022

Quando enfim concluí esse livro tive impressão de ouvir o "Aleluia de Hendel". Foram 20 dias de uma leitura morosa e nada surpreendente. Encarei como desfio, já que estava entrando em uma ressaca e nenhuma outra leitura me atraía. Então decidi ler sem pressa de 1 a 2 capítulos por dia, sendo um livro de somente 376 páginas divididos em 61 capítulos, que ficou minimamente empolgante somente nos últimos 10.
A premissa do livro é interessante, mas o desenvolvimento é fraco e a escrita da autora não me agradou, somente a contextualização histórica, o vocabulário e as descrições de locais e indumentárias me chamaram a atenção por realmente me reportarem à época descrita, ao quê destaco a semelhança comportamental dos governantes por ganância, independente de época, destacada até na própria fala da autora: "Hoje, como naquela época, muitas vezes são os interesses particulares e a arrogância que guiam as escolhas dos que deveriam administrar a coisa pública".
Soube que a autora escreveu outros livros usando o mesmo frade como protagonista e não consigo acreditar como esse personagem insosso e apático, no meu ponto de vista, pode atrair atenção para mais alguma estória.

Dielliston 23/08/2021

Escritora pouco conhecida
Ótimo livro uma história do monge Matheus de tirar o fôlego, escritora pouco conhecida no Brasil porém uma ótima pedida

William.Pereira 10/06/2020

Um livro para não recomendar...
Um livro com muitos personagens que no final da história não tiveram importância, há duas histórias interligadas, porém o personagem principal" o monge inglês" faz parte das duas histórias, e sua participação na trama principal é mínima, mesmo ele sendo escalado para a missão de resolvê-la, e no final sua presença interfere em nada, portanto se ele fosse excluído da trama principal e participasse da trama secundária (menos atrativa e bem simples) e por consequência retirasse o título do livro e colocasse outro mais adequado ao livro seria menos frustrante.

Mateus 03/06/2020

Valeria Montaldi e sua ótima escrita
Ultimamente tenho sido aquele leitor chato que critica o menor sinal de falha em um livro, mas digo com sinceridade que não entendo as notas negativas atribuídas à “O Monge Inglês”, de Valeria Montaldi. Ao terminar a leitura, até aquela velha sensação de tristeza por finalizá-lo apareceu, algo que não vem sendo tão comum em minhas leituras atuais.

O ponto forte do livro é, sem dúvida, a escrita de Montaldi: consistente, envolvente e com um ótimo ritmo. A história nos apresenta uma jovem mulher, Petra, que ao dar à luz uma criança, é obrigada a deixá-la para trás e se mudar para longe. O motivo? O bebê de Petra é fruto de sua relação com o patrão, o rico comerciante Birago Biraghi, e assim ela é expulsa para que Birago crie a criança como sua filha.

Dezoito anos se passam e diversos outros personagens aparecem na narrativa, todos direta ou indiretamente ligados à história de Petra: o abade Arnolfo, que empresta dinheiro à Biraghi e se vê enganado por ele; o tal monge inglês do título, Matthew, grande amigo de Arnolfo; Anselma, a filha de Petra criada por Biraghi e sua mulher, Poma; a pequena Colomba, cujos pais morreram de lepra; Juditha, uma herbolária que vive em uma cabana na floresta e tem ares de bruxa; entre diversos outros.

Cada capítulo é narrado sob o ponto de vista de um dos personagens, o que deu uma ótima dinamicidade à leitura e a tornou interessante do início ao fim. Esse artifício não é algo inovador, mas todos os personagens foram muito bem desenvolvidos e, junto à ótima história, a divisão dos capítulos tornou o livro excelente e fácil de acompanhar.

Reclamo de apenas dois pontos, nenhum deles relacionados à história: o título do livro e os comentários absurdos dos críticos. Não acho que a obra tenha um personagem principal, pois a história tem múltiplas camadas e nenhum deles conduz toda a narrativa. Portanto, não vejo motivos para o livro ser chamado de “O Monge Inglês”, dando todos os créditos a Matthew (edit: descobri que ele aparece em outros livros da autora. Está aí o motivo, embora eu continue não concordando com o título).

Falando no Matthew, é absurdo compará-lo a William de Baskerville, de O Nome da Rosa, pois a única semelhança é que ambos são monges – e termina por aí. Comentários como esse são feitos apenas para chamar a atenção e, se levados a sério, causam apenas decepção.

Mesmo que o livro tenha quase 400 páginas, a grande quantidade de personagens fez com que cada um surgisse menos do que eu gostaria. Ok, com esse comentário temos três reclamações, mas isso não é necessariamente um ponto negativo. Na verdade, Montaldi construiu uma história tão envolvente que precisaríamos de mais 400 páginas para termos nossa curiosidade sobre os personagens saciada.

Matildes 29/02/2020

O monge inglês
Um romance dos velhos tempos, com personagens que se jogam nas coisas do coração, que deixam falar mais alto a voz das emoções.

Kymhy 31/03/2018

O Monge Inglês - Valeria Montaldi
Viaje até Milão do século XII e ajude o padre Matthew a resolver um crime que pode ser a pedra final na briga entre a Igreja e a Burguesia. Quem será o vencedor? Será que esse forasteiro é a melhor escolha para achar a resposta?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-o-monge-ingles-valeria-montaldi/

@ALeituradeHoje 15/11/2017

Um Monge muito Amado

Matthew se vê novamente em Milão e mais uma vez envolvido em investigações. Desta vez, seu amigo Arnolfo precisa se desenrolar de uma questão relativa a um empréstimo e encontra no Frade a ajuda necessária.
Alguns personagens anteriores voltam, como a judia Rachele, o castelão Aimone, a eremita Juditha, o Prior Arnolfo... personagens queridos que ganharam meu coração no outro livro. Alem disso, novos personagens preenchem a viagem, tais como Petra, Colomba e Anselma.
Montaldi permanece com sua melhor característica que é a descrição e usa dessa sua ótima qualidade para nos transportar a mais um momento em Milão, que continua na guerra contra Frederico II do o Sacro Império Romano-Germânico. Várias histórias, vários personagens, várias situações, vão deslizando pelas páginas, e como nos demais livros se encontram num fim com resoluções simples. Sem grandes proezas. Um simples: “a vida como ela é”.
Na capa do livro a infeliz propaganda compara Frei Matthew com William de Baskerville (O Nome da Rosa). Os personagens e a proposta de Valeria Montaldi, no meu ponto de vista, diferem muito de Umberto Eco. Então as críticas acerca do livro, quando julgado como sendo um livro ruim é pura comparação equivocada. São livros diferentes, com características diferentes. Lê-lo procurando William de Baskerville, é se decepcionar, claro. Moltaldi, tem outro enfoque. O livro não é ruim, ele simplesmente não é O Nome da Rosa. É diferente. É outro livro.
Perfeita em sua escrita, com um personagem carismático, de coração limpo e com uma história cheia de pontas que se amarram no final, Valeria Montaldi me conquistou.
Gosta de história? De ler sobre a Idade Média?
Leia este! Vai gostar.
Eu Amei!
Jorge Rodrigues de Moraes 21/11/2017minha estante
Interessante. Pelos seus comentários deve ser tão bom quanto 'O Senhor do Falcão'. Espero conseguir ler em janeiro próximo.

@ALeituradeHoje 22/11/2017minha estante
Os quatro livros são ótimos, Jorge. Seguem as mesma beleza de escrita e pesquisa histórica. Vale a pena!!

Simone de Cássia 05/08/2017

Como eu escrevi na resenha do segundo livro (O Senhor do Falcão), é pra quem curte história medieval. Fiquei meio "cabreira" com tantas opiniões negativas , mas resolvi arriscar e reafirmo que a graça da coisa nesse livro é a trajetória do Frei e não o objetivo da sua chegada. Eu gosto. Eu gostei!
@ALeituradeHoje 09/11/2017minha estante
Sim... a trajetória, não o objetivo. Ótimo!!!

Isaak 13/11/2016

Muito ruim
Pior livro que já li na minha vida, fala sério, muito enrolado, perde o foco toda hora com suas dezenas de personagens centrais que não acrescentam em nada.

Renata 22/09/2016

Sabe quando você gosta do livro, mas esperava mais dele?! Há personagens em excesso; enquanto gostei muito de alguns, achei outros completamente desnecessários ou superficiais. É estranho saber o que todos eles estão fazendo e planejando a todo momento, deixando o livro sem nenhum mistério ou surpresa...

Egídio Pizarro 17/06/2014

A história nem chega a ser ruim, mas é irritante a tentativa - falha - da autora de mostrar um estilo de escrita marcante. Põe dois-pontos de forma tão abusiva na história que, por vezes, aparecem dois em cada frase.

Tentando aliviar pro lado dela, não sei se isso é responsabilidade da autora ou da tradutora que tentou meter o bedelho pra lapidar a história.

Volnei 17/02/2013

O monge Inglês
Mais uma vez Frei Mathew se envolve em uma investigação para descobris o porque de terem posto fogo na casa de um mestre-pedreiro . O criminoso foge em direção a um bosque.
Nosso personagem vai tentar por todos os meios descobrir quais são os segredos que este incêndio tenta encobrir e pra tanto não medirá esforços.Nesta obra a autora mostra as lutas internas pelas quais passa o frei que fica em duvida entre a sua vocação como sacerdote ou o amor de uma mulher.Este livro é a continuação de outra obra ja citada da mesma autora que é O senhor do falcão.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos