O mito da doença mental

O mito da doença mental Thomas Szasz

Resenhas - O Mito da Doença Mental

Cesinha 26/06/2022

Thomas Szasz, em "O mito da doença mental", considera a doença mental um conflito moral. Para ele, somente o corpo pode ter uma doença. Ele considera a doença mental um "mito conveniente" para negar que a vida é uma luta constante, onde a saúde, como seu oposto, é uma crença que implica no erro de se pensar que há um estado de ausência de doença. Um de seus argumentos mais fortes é que para escolher entre saúde e doença usamos juízos de valor, portanto critérios morais. Ele complementa este argumento com duas perguntas decisivas. A primeira é sobre quem decide, ou seja, quem exerce o juízo de valor que redundará ou não na segregação do indivíduo como doente: o paciente ou o médico? A segunda é sobre como avaliar a cura do mental: volta ao estado anterior?
Mirela :) 27/01/2024minha estante
Eu gostei muito dessa resenha!

Jéssica Duarte 22/03/2021

O termo "doença mental" é uma metáfora!
O livro inicia contando todo o surgimento do termo doença mental a partir dos psiquiatras que iniciaram os estudos de psicanálise e faz uma critica aos diagnósticos que são distribuídos e rotulam as pessoas com conflitos internos.
O autor argumenta que o termo doença é um estado físico, algo no organismo não está certo e a doença mental não necessariamente é algum fator em disfunção cerebral, mas sim algum problemas inerentes da vida.
Porém com o uso do termo doença mental, a medicalização sem tratamento psicológico ficou muito comum, as pessoas perderam a autonomia de algumas decisões quando se alega que ela possui uma doença mental e é incapaz de se responsabilizar por si mesmas.

Acredito que o autor fomentou um debate importante na área de saúde mental, concordo com muitos argumentos que ele traz, mas em alguns momentos achei ele muito radical e discordei de algumas afirmações mais extremistas.