Descartes

Descartes Descartes

Resenhas - Descartes

Krozax 11/12/2023

Razoável
O discurso do método de Descartes é realmente interessante e muito bem estruturado (mesmo que um pouco viajado).
Porém, nas obras Paixões da Alma e Meditações se torna muito dificil compreender e aceitar as ideias dele, ficando muito maçante, ainda mais utilizando-se de argumentos meio contraditórios.

C9 05/12/2021

Compilado maravilhoso
Um livro que une 4 livros. Meditações metafísicas é uma excelente obra, mostra o processo que Descartes passou para alcançar as certezas de verdades claras e distintas. No final temos objeções e respostas, muito interessante acompanhar o filósofo defendendo suas ideias, muita ironia e farpas no ar.

Clio0 14/05/2021

O volume Descartes da coleção Os Pensadores apresenta três trabalhos do autor: Discurso do Método, As Paixões da Alma, e Meditações.

Por que essas obras foram escolhidas? Por serem a proposta e a exemplificação do pensamento racional moderno como método científico.

Em Discurso do Método, Descartes faz um breve relato de sua vida como justificativa para a apresentação de seu modelo. Não se deve, porém, pensar em bases atuais. O que ele faz é argumentar sobre a forma de se obter conhecimento e como tal deve ser observado, questionado e testado.

Essa talvez seja sua contribuição mais emblemática: a asserção de aceitar informações sem prejulgá-las, mas todavia preparar-se para colocá-las em questionamento. Vem nesse texto a argumentação da famosa máxima "Penso, logo existo" o que por si só já é motivo para lê-lo.

Em as Paixões da Alma, há uma extensa análise do que compõe fisiologicamente o nosso organismo e como cada parte se relaciona com as emoções e pensamentos, posteriormente com a religião e a moral. Obviamente, por ser uma obra do século XVII, suas proposições já caíram por terra (embora algumas pseudociências insistam em trazê-la à tona, vide Leitura Biologica, Microfisioterapia, etc.).

A razão de sua apresentação nessa seleção, então, é por ser uma apresentação característica do método proposto.

O mesmo pode ser alegado de Meditações. Mas, quero chamar a atenção que Descartes - profundamente afetado pelas ações inquisitoriais de seu tempo, como o destino de Galileu que ele chega a mencionar - se propõe a conjecturar como a existência divina pode ser percebida por um ser falho como o Homem.

Enfim, são escritos dignos de atenção e de leitura relativamente simples, embora a prolixidade possa afastar alguns leitores.

A edição da Nova Cultural é de qualidade, contendo biografia, bibliografia e cronologia. Infelizmente, não há notas de tradução.
Felipe.Camargo 14/05/2021minha estante
Excelente!

Giovanna.Charrone 17/09/2019

Muito bom, porém um pouco cansativo
Achei muito interessante a abordagem do livro, trouxe muito conhecimento, só não gostei muito das Meditações (Muito repetitivas e maçantes) e algumas poucas vezes que o autor descreve o funcionamento de algumas partes do corpo humano que não tem muita utilidade dentro do contexto. Não é uma leitura rápida, mas apesar de tudo é um ótimo livro, eu indico pra pra fãs de filosofia

Giovanna.Charrone 17/09/2019

Muito bom, porém um pouco cansativo