Santo Agostinho

Santo Agostinho Santo Agostinho

Resenhas - Os Pensadores - Santo Agostinho

JosA225 31/12/2023

Confissões
Essas confissões nos mostra que é sempre possível pedir perdão pelos pecados passado. Mostra que devemos mudar de coração e nos manter firmes nesse propósito.

Jordananobre 05/05/2023

Esclarecedor
É um livro que nos toca o coração em muitos momentos e em outros nos serve de guia da vida.
A leitura não é fluida e nem tampouco fácil , mas, é super válida.

Raphael Milão 21/02/2023

Eu demorei a terminar a ler, é um livro com ótimas reflexões para todos, sendo católico ou não, certas partes eu dei uma viajada por falta de instrução, mas é uma leitura que recomendo.

Clio0 28/04/2021

As Confissões de Santo Agostinho foi a obra escolhida para titular em Os Pensadores. Sua escolha é tanto peculiar já que se trata de uma crônica biográfica e não, propriamente, de um tratado filosófico.

Uma das primeiras coisas que deve se manter em mente ao lê-la é que o Catolicismo ao qual se refere é a religião do fim da Antiguidade, início do Feudalismo. Então, os dogmas tão conhecidos de hoje, como o Pecado Original e a Guerra Justa (que mais tarde seria a base para as Cruzadas), ainda não existiam. De fato, foram conceitos propostos posteriormente pelo autor.

A instituição que se instalava como Igreja Católica ainda encontrava dificuldades com o paganismo e as heresias. O Maniqueísmo (a religião, não o conceito) ainda ocupava lugar central na Europa, e o próprio Agostinho foi seu adepto por muito tempo.

Confissões é então um relato de como a diversidade religiosa afetou a formação do autor. A primeira parte trata da adolescência e como sua personalidade o influenciou a se afastar do catolicismo materno; a juventude é uma amostra do que seria considerado comportamento imoral - para a época e religião; o livro termina com a consideração de Tentações e Amor Divino.

Se eu tivesse que definir esse texto, eu diria que ele é uma ode à deus. Uma clara apresentação medieval da humildade, humilhação e desespero que a postura feudal trazia pela desestabilidade socioeconômica e pela postura religiosa-cultural.

Por si só é uma prosa bonita e emocionante.

Chego a conclusão que a inserção de tal na coleção se deu justamente pela representação das características que o sistema feudal assumiria.

A edição é ótima, de qualidade, com uma pequena biografia acrescida de cronologia para facilitar aqueles que podem se perder nas datas e acontecimentos. Há também uma abundância de notas e comentários dos tradutores para facilitar a interpretação.
Everton Vidal 29/04/2021minha estante
Adoro esse livro. Gostei da resenha.

Ezequiel.Soares 31/05/2019

Um dos melhores livros que já li.