Só o Amor Pode Curar

Só o Amor Pode Curar Clara Benicio

Resenhas - Só O Amor Pode Curar

Janis.Gouveia 09/01/2024

Novela Mexicana
Comprei o livro pela capa bonita ?????(quem nunca?) mas a história poderia ser menos enrolada.
A começar pela protagonista, que deveria fazer terapia mental após o acidente. Eita mulher sem amor próprio e preconceituosa, pqp! O Léo é outro sem amor próprio, que aceitou um casamento arranjado com a prima (oi??), que é bipolar. Os dois sofrem horrores por que querem, pois daria pra mandar todo mundo pra ? e ir viver a vida deles desde que se viram apaixonados sem toda essa complicação.
Novela mexicana, deixa o Silvio Santos conhecer a história, dará uma boa novela do SBT.
3?

Jaque @blogmalucadoslivros 16/04/2021

Só o amor pode curar
Só o amor pode curar é um romance do jeitinho que eu gosto: tem romance leve e fofo mas também têm uma carga dramática. Mas infelizmente não superou minhas expectativas.

♥️A PREMISSA:
Bia é uma garota estudiosa e sonhadora que vê sua vida mudar depois de sofrer um acidente grave, que a deixou na cadeira de rodas por um tempo e tirou a vida do seu pai. Ela segue em frente e agora ganhou o dom de enxergar a aura das pessoas, além disso, seu irmão Charles se tornou um grande médico, responsável pela família.

Alguns anos depois Bia acredita que encontrou a felicidade em Ricardo e eles se casam. Mas a vida de Bia continua a dar inúmeras reviravoltas e após alguns anos de casamento, ela acaba conhecendo Léo, um rapaz mais jovem, porém encantador que mexe com o coração dela.

Os dois já estão em um relacionamento, mas a amizade se torna amor a cada dia que passa e agora precisam decidir se vão seguir o coração ou se afastar e apagar o que sentem um pelo outro.

O QUE EU ACHEI:
Bia é uma mocinha cativante, muito empática e muito caridosa. Ao longo da trama é impossível não se emocionar com o trabalho voluntário que ela faz no hospital, principalmente com Lorenzo. E Léo também não fica para trás, desde o momento em que ele aparece na história, percebemos o quanto ele é gentil, sensível e empático também.

Apesar da escrita da autora ser fluída e instigante, não consegui me conectar com a trama e nem com os personagens. Aliás, o fato da palavra "amigo/a" se repetir tanto em quase todos os diálogos de Bia, tornou a trama um tanto artificial.

Queria mesmo ter gostado mais desta história, afinal, estamos falando de um romance nacional. Mas infelizmente não rolou e não me cativou como eu esperava. Ainda assim é um romance leve que trás uma boa carga dramática e que aborda assuntos importantes como: amizade, recomeços, traumas, amor e preconceito.

site: https://www.instagram.com/p/CNvsiGEDgad/

Bia Sousa 15/10/2019

ESPERAVA MUITO MAIS
Em Só o Amor Pode Curar, conheceremos Bia, uma moça que desde muito nova sofreu muito, ainda adolescente perdeu o pai em um grave acidente de carro, além de ter ficado por meses em coma e com lesões graves, que resultou em diversas cirurgias, fisioterapias, mas o conforto vinha de sua família que lhe ama muito e não mede esforços para lhe proporcionar tudo de melhor na vida. Nesse acidente, Bia acaba desenvolvendo um dom, ela é capaz de ver a aura das pessoas.

” A alma não morre; ela sobrevive em nosso coração, em nossas lembranças.”

Com o passar dos anos Bia se recupera, torna-se uma excelente professora de Literatura em uma universidade, namora com Rodrigo, que é um excelente rapaz e tem o melhor amigo que seria possível uma pessoa ter, o Rapha.

Pensa que o sofrimento acaba por aí?! Bia perde sua mãe, e mais uma vez uma dor imensa lhe atinge, porém em seguida ela decide que é preciso seguir em frente e casar-se com Rodrigo, que é desde que se conheceram sempre foi incrível para ela. Mais uma vez o tempo passa e o casamento dos dois começa a desandar por causa de alguns desentendimentos entre o casal, principalmente por parte de Rodrigo ( e sinceramente fiquei do lado dele, pois achei completamente exagerado o nível de intimidade que ela tinha com Rapha, mesmo sendo melhores amigos quanto com Léo, um jovem rapaz que aparece na vida de Bia).

“Não dava para viver duas vidas se eu quisesse ter paz. E era isso que eu estava vivendo com relação à minha amizade com Léo; duas vidas. Mas não queria abrir mão dessa amizade essencial para mim. Então precisava que todos o aceitassem. E para ter Léo em minha vida, teria que enfrentar muita coisa; teria que mudar conceitos preconcebidos, do tipo ‘mulher casada não pode ter amizade com homens solteiros ‘. Era assim que pensava Rodrigo. Mas sempre achei isso uma bobagem e nunca fui convencional a ponto de aceitar essa espécie de opinião. Mas era a favor da verdade, da confiança entre as pessoas, e estava disposta a enfrentar esse tipo de dificuldade para ter Léo por perto, como um verdadeiro amigo, que eu considerava e amava. Teria que mostrar para todas as pessoas que eu conhecia , e que também amava, que existia uma outra pessoa que faria parte do nosso convívio. Com certeza essa seria uma tarefa muito difícil, sobretudo com relação a Rodrigo. Seria quase impossível que ele aceitasse dividir o meu amor com mais uma pessoa. Quase impossível aceitar a minha amizade com Léo. Mas eu tinha que tentar.”

Léo é um jovem rapaz que ama música, cinema, teatro. É um doce de ser humano. Bia lhe conhece em uma viagem que fez para Taubaté, e tiveram uma conversa em um antiquário que lhe marcariam para sempre. Anos depois, Léo se vê frente a frente com Bia, quando ele decide ajudar seu amigo que está doente.

O amor dos dois é latente, mas ao mesmo tempo impossível, uma vez que Bia é casada (mesmo com o casamento estando em crise), ele muito mais jovem que ela e tem uma namorada que precisa dele.

“Eu sempre defendi a ideia de que não importava o tamanho do amor que uma pessoa tinha por outra, nem a forma de amor. O que importava realmente era amar. Qualquer maneira de expressar amor era válida.”

A história é muito bonita mas algumas coisas me incomodaram como a personalidade de TODOS os personagens, sempre muito compreensivos. Todos sempre muito carinhosos um com os outros. Sinceramente não achei que Bia tivesse química com Rodrigo, muito menos com Léo, senti o romance bem forçado (para mim ela deveria ter ficado com Rapha).

Não consegui me emocionar com a história, li esperando um boom e não vinha… Mas de qualquer forma devo destacar que a escrita da autora é incrível, e a trama foi muito bem desenvolvida. Me apaixonei por Charles, irmão de Bia e também por Lorenzzo, um senhor que não tenho dúvidas de que vocês também vão amar.

“Talvez o amor verdadeiro não precisasse ser realmente vivido, mas sentido plenamente. mesmo que em silêncio.”

Não posso deixar de destacar que a história fala sobre a importância da amizade e da família nos momentos mais difíceis de nossa vida, e de que não devemos desistir do que queremos mesmo quando tudo parece teimar em dar errado.

A diagramação do livro está excelente e a capa muito linda, a Jangada como sempre sabe desenvolver um trabalho impecável.

Recomendo a leitura para fãs de romances, e que curtem amores impossíveis. Não tenho dúvidas de que será uma excelente experiência. Aproveito para recomendar o livro Quando Dois Corações Se Encontram da Clara, que na minha opinião é um dos romances mais lindos e delicados que já tive o prazer de ler.

site: https://bercoliterario.wordpress.com/2019/07/02/resenha-so-o-amor-pode-curar-clara-benicio/

Vanessa Vieira 04/07/2016

Só o Amor pode Curar - Clara Benício
O livro Só o Amor pode Curar, da cearense Clara Benício, nos traz um romance singelo e delicado, repleto de percalços e provações. Tratando de alguns tabus da nossa sociedade, como a diferença de idade em um relacionamento, a história foi muito bem escrita e possui bastante fluidez em sua narrativa, mas acredito que poderia ter sido um pouco mais enxugada. Em alguns momentos, a trama acabou se tornando moderadamente arrastada, principalmente no que concerne a separação de Bia e Léo. O excesso de drama na história de amor dos protagonistas acabou dando aquele ar de "novela mexicana" ao enredo e tornando o romance um pouco que carregado, apesar de toda a sua beleza.

Depois de sofrer um grave acidente na região serrana de Petropólis, Bia adquire o dom especial de enxergar a aura das pessoas e suas dissonâncias e passa a encarar a vida de uma nova forma, com muito mais intensidade e paixão. Casada com Rodrigo, um homem digno e envolvente, porém de temperamento difícil e contando com o apoio de Rapha, seu melhor amigo, ela leva uma vida tranquila, mas em alguns quesitos ainda incompleta. Como professora apaixonada de literatura, ela estende seu amor pelos livros ao trabalho voluntário que realiza no hospital em que seu irmão, Charles, trabalha, lendo trechos de obras conhecidas para os pacientes.

Em um dia qualquer em um antiquário de Taubaté, Bia conhece um jovem estudante de jornalismo e música com uma aura vivaz e que, assim como ela, nutre uma forte paixão por livros antigos. Léo faz o coração da professora de literatura bater mais forte e a conexão entre os dois é extremamente especial, como se eles já se conhecessem há décadas. O que começou como uma simples amizade acaba se tornando um amor extasiante e arrebatador, que irá mudar o destino dos dois para sempre. Apaixonados, porém impossibilitados de viverem este amor, Bia e Léo enfrentam muitos dilemas e dificuldades e são colocados à prova pelo destino: ou seguem o seu caminho separadamente ou atendem ao verdadeiro apelo de suas almas...

Só o Amor pode Curar nos traz uma história bonita e bem arquitetada sobre o amor, mostrando toda a sua força e sagacidade. Rompendo as barreiras do tempo, dentre outros obstáculos, o romance de Bia e Léo possui uma estrutura belíssima, mas alguns pontos um pouco divergentes. O fato dos protagonistas já serem comprometidos com outras pessoas me causou uma certa estranheza, mesmo com os dois tentando agir da forma mais politicamente correta possível e achei que o excesso de drama, além de estender a história mais do que devido, trouxe uma conotação um tanto quanto novelesca ao enredo. Narrado em primeira pessoa por Bia, de forma bem descritiva e clara, o livro se mostrou muito bom, apesar de ter pecado em alguns detalhes.

Bia é uma pessoa muito caridosa e de terno coração. Depois do acidente que a deixou gravemente ferida e que acabou ceifando a vida de seu pai, ela passou a valorizar ainda mais cada momento, além de ter recebido o dom de enxergar a aura das pessoas. Isso lhe traz tanto alegria quanto descontentamento, em face das diversas nuances que presencia com esse poder extrassensorial. O encontro dela com Léo foi realmente mágico e conforme a história vai se desdobrando e sendo revelada ao leitor, percebemos como o destino dos dois já havia se cruzado há muito tempo. Admirei bastante a protagonista por ser uma pessoa extremamente família e amiga e por ter aberto o jogo com Rodrigo, seu marido, antes de tudo acontecer. O que acabou tirando um pouco do seu viço foi a sua fragilidade e conformismo perante a situação, apesar de seu forte amor por Léo.

"E aquele beijo, de tão esperado, tão desejado, chegou até a ser doloroso, tamanho era o prazer. E nunca, jamais, havia experimentado algo assim, tão completo, tão infinito, e certamento eterno. Era como se fôssemos um ser único, almas iguais, separadas, mas que naquele momento se reencontravam e, por fim, se completavam. Não havia necessidade de preencher o tempo com palavras; falávamos em silêncio."

Léo, por sua vez, é uma pessoa muito amorosa e carinhosa e aquele tipo de ser humano que se doa em prol do outro sem visar benefício algum. O amor entre ele e Bia não pode ser vivenciado plenamente devido a uma promessa que o rapaz fez no passado e por ser um homem honrado e de palavra, ele se nega a trair os seus princípios. Achei que ele tratou com uma devoção desenfreada essa promessa e que poderia ter aberto o coração e conversado com os envolvidos logo de início, ao invés de ir protelando seu sofrimento e se tornado quase um mártir ao longo da história. Por mais que ele tenha me encantado com o seu carisma, achei que faltou um pouco de fibra no moço para ir de encontro direto a sua felicidade.

Em síntese, Só o Amor pode Curar, se mostrou um livro muito bom e um romance bem emocionante, principalmente para quem curte o gênero. Por mais que eu tenha apreciado a obra de Clara Benício, achei que a autora poderia ter cortado muita coisa do livro e. assim, ter tornado a história mais redondinha e alinhada, principalmente no que se refere a carga dramática do enredo. A capa é bonita e simples e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2016/07/resenha-so-o-amor-pode-curar-clara.html

Clã 03/10/2015

Clã dos Livros - Só o Amor Pode Curar
Em Só o amor pode curar, a escritora brasileira Clara Benicio narra um romance que atravessa muitos obstáculos com o desejo de viver um amor verdadeiro.

Bia e seu pai gostavam de passar finais de semana na casa da família em Petrópolis-Rj, até que, ao voltarem para o Rio de Janeiro, sofrem um grave acidente. Seu pai é arremessado do carro e não resiste. Bia fica em coma por meses, sendo cuidada pelo irmão mais velho, Charles que é médico, recém-formado.

Sua recuperação foi muito lenta, porém conseguiu terminar o Ensino Médio e ingressar na Faculdade de Literatura. Ela era uma jovem apaixonada por livros. Tímida, reservada, mais com uma beleza única. Com desejo de conquistar sua independência, após a morte de sua mãe, Bia decide trabalha a noite como sommelier em um restaurante onde conhece Rodrigo, um empresário que se apaixonou por ela, e persistiu até conseguir seu amor.

Ela decidiu viver um relacionamento com Rodrigo, seu primeiro namorado e que a surpreende com um pedido de casamento. Construíram uma história juntos, casaram sem grande cerimônia, algo somente familiar. Eles viviam o casamento entre as viagens de negócio de Rodrigo.

Bia sentia-se incompleta com aquela relação. Muito solitária só tinha a companhia de Charles, seu irmão mais velho que se dedicava a sua profissão, sua irmã mais nova que se dedicava aos estudos para ingressar à faculdade de Medicina e seu grande amigo Rapha, amigo este que fizera no inicio de sua graduação.

Seu gosto pela literatura impulsionava Bia à fazer um trabalho voluntário no hospital, onde lia trechos de livros para diminuir o sofrimento dos paciente e seus familiares. Após seu acidente, ela desenvolvera uma sensibilidade com o próximo. Ela agora tinha um dom de visualizar a áurea das pessoas, assim sua ajuda ao próximo era mais eficaz.

Seu casamento não estava muito bem e em uma viagem para o interior de São Paulo, onde tentavam passar um tempo maior juntos, uma experiência marcou a vida de Bia. Enquanto seu marido participava de uma reunião de trabalho, ela decidiu ir até um antiquário e parou no setor de livros onde troucou olhares com um rapaz interessado no mesmo livro que ela ... e Bia se perdeu naquele olhar sincero.

Léo era um jovem sensível e com um grande gosto por literatura. Bia via sua áurea brilhar, ofuscando até mesmo seu rosto. Conversaram por minutos e com grande delicadeza, ele deixou que ela ficasse com o livro. Aquele encontro inesperado não saiu da cabeça dela por anos.

Bia se tornou professora da Faculdade de Literatura e no início de um semestre foi surpreendida com um aluno ouvinte que estava ajudando um de seus alunos que estava doente. Ao final da aula, o jovem veio até ela e em pouco tempo, ela reconheceu o brilho que vinha de Léo, o jovem que não conseguiu esquecer por tanto tempo.

“Léo era uma pessoa muito amável, vivaz, iluminada. A luz de um sol muito brilhante em um dia de nuvens. E a energia que vinha dele, da bondade que transmitia, era fortíssima.”

Rodrigo percebia que o sentimento de sua esposa já não era o mesmo. As brigas de casal tomavam o tempo que tinham, até que ele foi fazer uma viagem mais longa e decidiram ter esse tempo para repensar seu casamento.

A amizade que crescia entre Bia e Léo era algo diferente, forte e sem explicação. Um sentimento que se transformou em amor. Um amor que não podia ultrapassar a amizade. Léo era comprometido com uma jovem, que tinha problemas de depressão e estava vivendo com a família por um tempo nos Estados Unidos, porém ao retornar ao Brasil, oficializariam o seu compromisso.

Mas, esse amor só crescia:

“Nesse momento da minha vida, só poderia pertencer a um homem, Léo, e a mais ninguém. Talvez nunca mais pudesse, mesmo que jamais ficássemos juntos. Eu só tinha olhos para ele (...)”
Na mesma proporção, as barreiras frente a esse amor, também cresciam:

“Bia, amo você, mas não posso mais continuar vivendo assim, nessa gangorra. Não posso mais viver ao seu lado com um amigo, isso está me matando. Porque, embora sinta uma dor terrível só de pensar nisso, em me afastar de você...”
O inevitável aconteceu. Bia e Léo precisaram deixar que suas vidas dessem rumos diferentes do que desejavam. Bia decidiu estudar na Itália, um de seus sonhos que adiava nas tentativas de viver o seu amor.

A distância não foi capaz de apagar um amor tão forte como o de Bia e Léo. Um amor dessa proporção faz o impossível se tornar possível, pois pode vencer, curar, libertar...

“Não há sentido a minha vida sem você aqui. E agora que você partiu, não sei se consigo viver. Não sem você.”

Se permita entrar em uma linda história de amor que precisa ultrapassar e enfrentar as barreiras reais da vida, como a doença, o tempo e até mesmo a morte.

Eu amei essa história de amor, um amor verdadeiro que pode curar!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2015/09/resenha-so-o-amor-pode-curar-de-clara.html

Fernanda 28/07/2015

Resenha: Só o amor pode curar

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/07/resenha-so-o-amor-pode-curar-clara.html
Gi 29/07/2015minha estante
Achei maçante os diálogos no inicio, porém o desfecho é emocionante!!