Serviço Social & Sociedade 108

Serviço Social & Sociedade 108 Autores Diversos

Resenhas - Serviço Social & Sociedade 108

mluisad 08/08/2023

Sempre com um pé no serviço social
Gostei dos artigos, uns mais do que os outros mas a maioria foi bem interessante! pelo título do livro eu pensei que os artigos iam ser só sobre isso mas eles se ligaram com outras coisas.

primeiro artigo: eu gostei muito pq me lembrou uma matéria que tive no último período
"...partindo-se da premissa de que a crescente desigualdade do modelo brasileiro passa necessariamente pela questão agrária"

segundo artigo: eu gostei mas foi mais mediado pq na metade eu perdi um pouco o foco do tema
"Vale dizer, que o trabalho assalariado não é criado em sua plenitude senão pela ação do caputal sobre a propriedade da terra"

terceiro artigo: esse eu amei adorei como foi relacionado esse tema
"só as lutas de classe, e a mudança na correlação e forças sociais poderão reverter esse processo histórico (...) superando a ordem do capital"

quarto artigo: gostei mas senti que o tema foi muito amplo se relacionando com outras coisas
"ainda encontramos em nossas políticas e instituições uma cultura moralista e autoritária que culpa o podre por sua pobreza"

quinto artigo: esse tema não é tão meu forte então não curti muito
"a sociedade brasileira se encontra em um cruzamento problemático da sua evolução"

sexto artigo: esse eu adorei, adoro esse tema
"vivemos num mundo de transformações, que afetam quase tudo que fizemos"

sétimo artigo: esse eu amei também mas pra mim é muito difícil ler sobre esse tipo de assunto
"Dessa maneira, o silêncio que decorre do aprisionamento das vítimas entre as quatro paredes da relação "doméstica" pode ser um dos responsáveis pela gravidade de muitos crimes contra a mulher, uma vez que ela sabe que a Sociedade brasileira se acostumou e aprendeu a reproduzir e cumprir fielmente frases como: "Em briga de marido e mulher, não se mete a colher", ou, ainda pior: "Se a mulher apanha é porque gosta". Nesse sentido, quando a violência é presenciada ou levada ao conhecimento de alguém, ocorre a cumplicidade com o agressor e a omissão perante a mulher: "Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher. Frequentemente, não só os familiares e pessoas de re- lações da mulher não querem meter a colher, como também os próprios agentes da lei"