O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias Neil Gaiman...

Resenhas - O príncipe de Westeros e outras histórias

Arlefe_ 26/09/2021

O PRÍNCIPE DE WESTEROS
É uma coletânea de vários contos e de vários autores, mas oq me chamou atenção foi o conto "O príncipe de westeros ou o irmão do rei", de George R. R. Martin.

Nele conta um pouco da vida e das façanhas de Daemon Targaryen, da infância até sua morte, na batalha do Olho de Deus.
Daemon foi uma das peças principais na Dança dos Dragões, onde apoiou sua sobrinha e esposa, Rhaenyra, na luta pelo trono de ferro.

Essa história já é contada no livro FOGO E SANGUE, que conta a história da dinastia até esse evento.
Dheyvison Jr. 26/09/2021minha estante
Parece que vc gosta bastante de alta Fantasia, eu ti recomendo ler A Roda do Tempo acho vc vai gostar!

Arlefe_ 26/09/2021minha estante
Meu gênero preferido...

Dheyvison Jr. 26/09/2021minha estante
Roda do tempo (14 livros, 7 no BR) e Mistborn. Vai com fé. Acho que vai mais agradar, do que o contrário.

Arlefe_ 26/09/2021minha estante
Vou v eles kkkkkk

Dheyvison Jr. 26/09/2021minha estante
Mas vou logo adiantando que eles não são tão complexos como os do George Martin

Thabi.Almeida 21/10/2022minha estante
E acrescenta Caminho dos Reis na sua lista

Marcelo.Castro 11/02/2023

Não julgue um livro pela capa
Desde que terminei de assistir a série Os Anéis do Poder estava morrendo de vontade de pegar um bom livro de literatura fantástica com uma pegada meio medieval. Depois de minha recente decepção com a saga Roda do Tempo (dos livros, a série ainda estou curioso pela 2a temporada), desencavei essa coletânea capitaneada pelo Martin (juro que não vou lamentar o longo e tenebroso inverno das Crônicas...) achando que ia satisfazer minha vontade: afinal é um livro organizado por Martin, com apelo a história de Westeros e com a foto de uma espada na capa certo? Errado!
Já na apresentação da obra Martin deixa bem claro que se trata de um livro de contos sem gênero definido, ou melhor, que passa pelos gêneros mais variados, tendo como fio condutor protagonistas pouco ortodoxos - canalhas nas palavras de Martin.
Pois bem, tirando esse estelionato editorial, a verdade é que mirei no que vi e acertei no que não vi. Logo de cara já somos brindados com um conto de ninguém menos que Neil Gaiman, retomando um dos carismáticos personagens de Lugar Nenhum (se ainda não leu, vai lá ler esse livraço!). E seguimos com vários outros bons contos de nomes como Gillian Flynn, Scott Lynch e Patrick Rothfuss (mais um para o muro de lamentações das séries que talvez nunca vejamos o fim) até finalizar com o conto que dá nome ao livro pelo próprio Martin.
No fim das contas foi uma leitura muito agradável. Adoro coletâneas de contos, e a mistura de gêneros foi sensacional. Revisitei autores e obras queridas. Conheci novos autores e gêneros. Excelente entretenimento. Recomendo muito!
Ster 11/02/2023minha estante
Tenho este, e li somente o do GRRM ? queria dar sequência no compilado Mulheres Perigosas, mas o tempo, oh... ?? Não acredito que vc se decepcionou com WoT. ????? Estou no livro 7, gostando mto. A série, na minha opinião, tem um bom elenco (consigo imaginar todos os personagens com a carinha dos atores), mas o desenvolvimento é um lixo. Mas vamos ao que interessa: melhor livro da vida, que terminei hoje e já quero reler imediatamente, é O Caminho dos Reis.

Marcelo.Castro 12/02/2023minha estante
Pois é, também me decepcionei por me decepcionar com WoT ? mas quem sabe mais pra frente dou uma outra chance? ?
Também tenho Mulheres Perigosas aqui, depois dessa coletânea vai entrar na minha fila de leituras ainda esse ano ?
Quanto ao Sanderson, o cara dispensa comentários e apresentações. É o cara da literatura fantástica. Queria ler mais coisas dele, vou ver se começo Mistborn esse ano...

Tha_Reis 18/07/2015

Não compre por causa do George RR Martin!
Como grande fã das Crônicas de Gelo e Fogo, eu admito que só comprei o livro por causa do conto O príncipe de Westeros, do George RR Martin. Porém quando eu abri o livro e fui ler o conto fui tomada por uma grande decepção. O conto em questão, nem chega a ser um conto, mas sim um trecho de uma descritiva que está presente no espetacular Mundo de Gelo e Fogo sobre a Dança dos Dragões entre a Princesa Rhaenyra e os outros filhos do Rei Viserys. Só que a versão desse livro é bem resumida e termina antes mesmo do fim. Portanto, aqui vai um conselho: compre o Mundo de Gelo e Fogo e leia a história completa e ainda outras histórias tão emocionantes quanto esta.
No entanto, vale ressaltar que os outros contos presentes no livro, escritos por outros autores igualmente renomados, (que por alguma razão foram ofuscados pelo nome do Martin), são muito bons e valem a pena serem lidos.
Luana C. 30/07/2015minha estante
Precisa ter lido as Crônicas pra ler esse?

Tha_Reis 09/04/2016minha estante
Se você for comprar só por ser um livro de contos cujos protagonistas são canalhas, então não precisa ler nada previamente. Mas se for comprar uma intenção de ter um gostinho do universo que o George R R Martin criou, então sugiro ler todos os livros das "Crônicas de Gelo e Fogo" ou apenas a enciclopédia de "O Mundo de Gelo e Fogo", pois o conto do Martin nesse livro, como já foi mencionado em outras resenhas aqui, é bastante descritivo e em vários momentos pode ser tornar confuso e monótono pra quem é totalmente leigo aos infinitos nomes da fantasia do Martin. Eu particularmente me decepcionei pois o conto (como eu menciono na minha resenha) não passa de um trecho mal cortado de O Mundo de Gelo e Fogo. Mas os outros contos presentes no livro até valem a pena. ;)

Mari Palma | @a_maripalma 27/07/2016

Opinião | Perdida entre Vidas
É SOBRE O QUE MESMO?

Livro composto por 10 contos, cada um de um autor diferente, porém todos tratam de cafajestes (como.diz o próprio Martin). Daqueles cafajestes que se torce à favor, mesmo sabendo que eles não merecem (Alguém falou em Jack Sparrow? Hahaha).

O QUE ACHEI...

Livro muito bom e, apesar de ter uns 3 ou 4 contos bem mais ou menos, a maioria é muito boa.

Fui surpreendida algumas vezes por autores até então desconhecidos, cujas obras acabaram de entrar na lista de leituras. Temos contos policiais, fantásticos, psicológicos e, é claro, o conto do tal Príncipe de Westeros (que achei bem interessante por se tratar de eventos anterior à Dança dos Dragões).

Ah! Esqueci de dizer que cada autor escreveu seu conto em algum mundo já existente em suas obras. :D E como vocês devem ter notado o conto do Patrick Rothfuss é sobre o Bast (

site: https://perdidaentrevidas.blogspot.com.br
Athos 25/01/2017minha estante
< 3

Lobinha Sincera 20/05/2022

O PRÍNCIPE DE WESTEROS OU O IRMÃO DO REI
Considerações sobre a vida pregressa, as aventuras, transgressões e os casamentos do príncipe Daemon Targaryen, conforme anotadas pelo arquimeistre Gyldayn, da cidadela de Vilavelha aqui transcritas por George R. R. Martin
01/01/1967 19/06/2022minha estante
e

Cláudia 05/11/2017

Eu gosto de antologias para conhecer novos autores e gêneros que as vezes eu não me arriscaria a ler um romance (ou série, já que parece não existir livros únicos mais).
Notei que a maior parte dos contos que gostei da história, mas não do protagonista, são os contos spin-off de romances que tais protagonistas já foram desenvolvidos no original.
Meu favoritos são o da Gillian Flynn, Scott Lynch, Patrick Rothfuss e Connie Willis.

COMO O MARQUÊS RECUPEROU O SEU CASACO - NEIL GAIMAN
Somos apresentados ao Marquês de Carabas (mesmo nome de outro vigarista bem conhecido: O Gato de Botas), mas aqui, a roupa usada é seu casaco e faz a sua pessoa. Esse casaco tem várias funções, como dar um ar de nobreza e dignidade que facilita a vida do Marques. Nesta história, para recuperar sua preciosa vestimenta, o Marques terá que escapar da vingança de um Elefante, ajudar um Cogumelo apaixonado e adentrar o perigoso território dos Pastores.
Passa-se na Londres de Baixo, mesmo cenário do romance Lugar Nenhum de Gaiman, que eu não li, então tive a impressão que estava perdendo algo, mas no final, foi uma leitura ok.

PROVENIÊNCIA - DAVID W. BALL
Trata-se de um mercador de artes justificando ao seu cliente a autenticidade da pintura "A Morte de Golias" de Caravaggio. Em mais de 400 anos, a obra passou pelas mãos de nobres, Igreja, nazistas e mafiosos, mudando de dono de maneiras pouco morais ou legalizadas.
Ao ler esse conto ficava pensando: “Esse mercador de artes que não tem escrúpulos é um canalha... opa, mas esse cliente aqui é um clérigo corrupto, faz as “obras de Deus”, mas sempre garante sua parte... a final, quem vai tirar vantagem de quem?”

QUAL É SUA PROFISSÃO? - GILLIAN FLYNN
Uma vidente, ou melhor, uma vigarista, narra seu envolvimento com uma cliente rica, dona de uma casa mal-assombrada e com um enteado adolescente e problemático. Acompanhamos a protagonista em seus rituais fajutos de purificação da casa e alguns detalhes que não pareciam relevantes, revelam-se são cruciais para amarrar as pontas. O final é plot twist em cima de plot twist, o que falam bem da Gillian Flynn por ai, não é exagero!

UM JEITO MELHOR DE MORRER - PAUL CORNELL
Este conto se passa no século XIX numa realidade paralela, onde existe viagem no tempo e entre linhas do tempo de realidades diferentes. Jonathan Hamilton é um espião já quase em idade de se aposentar, mas é chamado a sua antiga escola onde seu oficial superior o apresenta a seu eu mais jovem de uma realidade diferente. Então ele deve matar ou morrer para não ser substituído.
Foi difícil de ler, nem trama nem protagonista ajudam ao conto cativar o leitor.

UM ANO E UM DIA NA VELHA THERADANE - SCOTT LYNCH
Nos apresenta à Amarelle Parathis, uma carismática ladra aposentada da vida do crime, que mora na cidade de Theradane, onde comprou o que chama de “santuário”, um tipo de asilo político, só que no lugar de ideologia política é crime mesmo o que ela cometia fora de Theradane.
Numa bebedeira que tem (ela é muito porra louca, adorei isso), Amarelle acaba mexendo com uma poderosa maga da elite da cidade, que a chantageia e pede que no prazo de um ano e um dia, roube uma rua de outro mago inimigo; literalmente, pois a rua é um local que o mago armazena seu poder. Amarelle se “desasposenta” e com a ajuda de seus antigos companheiros, faz inúmeras tentativas de roubar a rua, algumas loucas e outras até mais astutas.
Já estou com As Mentiras de Locke Lamora na TBR!

A CARAVANA PARA LUGAR NENHUM - PHYLLIS EISENSTEIN
O personagem principal desse conto é Alaric, um bardo com o invejável poder mágico de se teletransportar. Ele acompanha uma caravana que atravessará o deserto cheio de mistérios e lendas. O líder da caravana lhe revela que farão uma parada no meio do deserto para adquirir uma iguaria especial muito bem paga pelas cidades do outro lado do deserto.
Gostei da história, como mistério que se desenvolveu, mas o protagonista não é muito carismático (e ele é um bardo!?!!???), talvez também dependa de conhecer o romances principal desse personagem.

GALHO ENVERGADO - JOE LANSDALE
Esse conto não tem fantasia nem elementos sobrenaturais, é um thriller de mistério. Hap Collins e Leonard Pine são dois amigos e detetives que têm que investigar o desaparecimento de Tillie, enteada de Hap, que tem o histórico de se meter com drogas e prostituição com gente da pesada.
Contrariando o bom começo, o mistério se resolve no meio e o desfecho é uma confusão digna de seriado como Supernatural (só que sem o elemento sobrenatural). Mas os personagens Hap e Leonard são cativantes, um bem diferente do outro, mas trabalham bem em equipe e nos romances originais devem ser melhor explorada essa parceria.

A ÁRVORE RELUZENTE - PATRICK ROTHFUSS
Este conto é protagonizado pelo Bast, ajudante da estalagem Marco do Percurso e aluno do Kote. Narra um dia de sua vida, fora da vista de seu mestre. O Bast, é um encantado, mas neste mundo isso não é algo normal, então ninguém sabe sua verdadeira natureza. No vilarejo, ele é conhecido pelas crianças por prestar favores em troca de segredos, favores e até objetos, que muitas vezes são de pouco valor ou não fazem sentido algum. Mas vamos descobrindo aos poucos que tudo que ele faz, é em prol de si próprio ou de seu mentor, o Kvothe.
Esse conto se passa antes ao Kvothe contar sua história ao Cronista, que acontece n’O Nome do Vento, e não revela nenhum mistério da trama de Kvothe. Mas há um trecho onde o Bast vai contar à uma criança sobre o povo Encantado, falando sobre a natureza da magia deles. Só vemos que o Bast é muito esperto... teorias podem ser formadas, mas nada confirdado!
Deu para acalmar a lombriga de Portas de Pedra rsrss.

EM CARTAZ - CONNIE WILLIS
Esse conto é uma ficção especulativa, então é o conto desta antologia que mais dá para se tirar uma reflexão além da historinha dele. É a história de uma jovem, num futuro não muito distante, que vai à um complexo de cinemas com várias lojas e restaurantes de merchandising dos filmes. A garota passa por muitos obstáculos para conseguir entrar na sua sala de exibição, desde filas enormes e sessões esgotadas à funcionários do cinema que parecem impedi-la de entrar; para piorar, seu ex-namorado aparece e começa a falar sobre teorias da conspiração sobre o complexo de cinema.
Este conto é um pouco difícil falar dele sem spoilers, mas ideia geral que eu acho que a autora quis passar é o questionamento de que o merchandising que nos consumimos, é muito maior do que consumimos da película, a história e a composição cinematográfica em si, nossa absorção e analise dos filmes, sem o apelo do marketing que sofremos antes.

O PRÍNCIPE DE WESTEROS OU O IRMÃO DO REI - GEORGE R.R. MARTIN
Este conto vai narrar o reinando de Viserys I e O início do que viria a ser o conflito entre sua filha Rhaenyra e sua segunda esposa, Alicent Hightower, chamado Dança dos Dragões. Passa-se quando os Targaryens eram muito poderosos, todos os membros da família possuíam dragões. Daemon Targaryen é o irmão mais novo do rei, que pode não se notar, mas ele está por trás de muito do que rola neste conflito que é a pré-Dança dos Dragões, uma disputa pela sucessão ao Trono de Ferro, quando ele se alia a sua sobrinha Rhaenyra.
Este conto está na forma de uma compilação de um meistre, acerca de uma pesquisa bibliográfica que ele fez em várias fontes de meistres da época do conflito. Esta forma de desenvolver a narrativa com alguém compilando a história, faz com que os personagens fiquem mais misteriosos e intrigantes, mas esta mesma forma de narrativa já foi usada no livro Mundo de Gelo e Fogo. Por mais que os textos de cada um não sejam iguais, são de certa forma duplicados. Eu gostaria mais se conto fosse no estilo normal do Martin.
A segunda parte, que narra a Dança dos Dragões, é o conto A Princesa e a Rainha e está na antologia Mulheres Perigosas.

Fiz 3 vídeos onde falo mais detalhadamente dos contos e dos autores, visitem:

site: https://youtu.be/YRDEtTN-KKQ https://youtu.be/CSuePXn1ztA https://youtu.be/Z58v2mPg9iI

Eclipsenamadrugada 17/10/2016

Infelizmente não recomendo não.
Difícil um livro com diversas histórias
curtas, ser um bom livro.
Não, não valeu a pena...
Eclipsenamadrugada 19/10/2016minha estante
A história "O PRÍNCIPE DE WESTEROS" é uma narração excelente sobre o irmão canalha do Rei.
Na realidade classifiquei o livro com 3 estrelas, porque algumas histórias a meu ver, deixou a desejar.
Se tivesse como dar nota em separado para cada história eu daria 5 estrelas para a ultima história.

Nanda 08/04/2016

Confesso que solicitei este livro apenas pela capa. Convenhamos, ela é linda de morrer. Mas não se deve julgar um livro pela capa (pelo menos no meu caso).

Comecei a leitura com a expectativa lá no alto, visto que muitos estavam comentando super bem. Assim que terminei o primeiro conto, fiquei me perguntando se a minha escolha foi correta. Amigos, eu não entendi NADA do que o Neil Gailman quis passar com a sua trama. Tem o elemento de fantasia, mas pareceu que eu saí do nada pra lugar nenhum e isso me deixou bastante chocada, pois já ouvi muitos elogios em relação ao autor.

O segundo conto, Proveniência, não tem nada de fantasioso, assim como o que vem a seguir Qual é a sua profissão?. Ambos apresentam uma estrutura impecável e seguem uma boa linha temporal, além disso, conseguiram tirar um pouco da primeira impressão ruim que tive. Não conhecia a narrativa de nenhum dos autores, mas gostei muito do ritmo, principalmente do da Gillian.

Muitos dos contos não apresentam o teor fantasioso e isso me incomodou bastante. Outros, como Um jeito melhor de morrer, trazem uma narrativa arrastada que acaba tornando a leitura bastante cansativa. Não conhecia a maioria dos autores presentes no livro e me surpreendi positivamente com alguns, O conto Galho Envergado foi um dos meus favoritos, assim como A árvore reluzente.

Entretanto, o conto que dá nome ao livro, escrito por George R. R. Martin, não me agradou. Cheguei à conclusão de que assim como não consigo assistir a série sem ficar com sono, o mesmo acontece com a escrita do autor. Não me levem a mal, mas acredito que não faz meu estilo mesmo narrativas cheias de voltas, o que parece ser característico do autor.

A revisão do livro ficou impecável, assim como toda a diagramação. No geral, acredito ser um bom livro para quem tem paciência de aguentar narrativas arrastadas. Eu, no entanto, não consigo. E no que diz respeito à fantasia, cheguei à conclusão de que não me dou tão bem com ela.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/07/resenha-o-principe-de-westeros-e-outras.html
Cleber Farinazzo Jr 30/05/2016minha estante
Esse marquês do conto do Neil Gaiman é um personagem do livro Lugar Nenhum. Não li o conto pra dizer, mas talvez tenha mais graça para quem já leu o livro. Assim como o contro do Rothofuss (que também não vi ainda) só tenha mais graça para quem leu A Crônica do Matador do Rei e etc.

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

Quando olhei pela primeira vez a capa ma-ra-vi-lho-sa deste livro, pensei que ele reunia histórias que se passavam no universo de Game of Thrones. Na verdade, o livro traz contos de autores, épocas, gêneros e cenários diversos. Mas todos eles têm uma coisa em comum: tratam-se de histórias de canalhas, cheias de reviravoltas!

George R. R. Martin é responsável pela organização do projeto em parceria com Gardner Dozois, assina a introdução e também o conto final, que entitula o livro. E vamos começar falando justamente dele: O príncipe de Westeros ou o irmão do rei! Quem ama As crônicas de gelo e fogo – como eu, vai se deliciar com este conto, pois ele traz muitas informações sobre o reinado de Viserys I e seu irmão, Daemon; além de mencionar diversos personagens da Casa Targaryen e seus fabulosos dragões! Leitura fascinante e obrigatória para os fãs da história de Westeros.

O livro já começa muito bem representado por Neil Gaiman em “Como o Marquês recuperou seu casaco”. Ele esteve bastante presente em minha infância através do filme Stardust: o mistério da estrela e da animação Coraline. Assisti diversas vezes ambos e esta foi a minha primeira experiência literária com o autor.

Também adorei o conto “Qual é a sua profissão?” escrito pela Gillian Flynn, autora que já conheço e adoro. De certa forma, esta história me trouxe lembranças da 1ª temporada da série American Horror History. Adoro personagens dúbios e aquela sensação de dúvida, quando não sabemos quem está contando a versão correta da história!

Scott Lynch traz “Um ano e um dia na velha Theradane”, conto místico que prendeu minha atenção o tempo todo, com seus personagens enigmáticos.

Enfim, o livro reúne no total dez contos, então não é possível comentar sobre todos. Mas, espero ter passado informações suficientes para despertar o interesse de vocês, por todos esses canalhas aqui reunidos. E como diz o Mestre George: “Curta a leitura... mas tome muito cuidado. Alguns dos cavalheiros e encantadoras damas destas páginas não são tão confiáveis assim”.

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/
Míriam Pimenta 01/04/2017minha estante
undefined

MauriliON 21/02/2016

Contos Memoráveis, Alguns Dispensáveis
Uma coletânea que leva o nome de Westeros apenas para vender, sim. Quem daria atenção a uma antologia de contos, mesmo que esses sejam escritos pelos melhores escritores de fantasia contemporânea? Pois é, o Príncipe de Westeros e Outras Histórias nem precisaria se vender com esse nome para ser uma boa obra, bastasse incluir o nome dos autores na capa e deixar que o leitor tirasse sua conclusão.
O livro possui contos envolventes e contos monótonos, alguns que fizeram eu me tornar fã dos autores e outros que me fez ficar indiferente para com eles. Cada um tinha que escrever uma história sobre canalhas, foi o desafio do George R.R. Martin para eles, alguns conseguiram criar histórias mais contundentes e admiráveis, outros apenas histórias que se prendiam nas sombras de outras obras (e odeio ter que dizer, o conto do tio Martin não é um dos meus favoritos, lol).
Deixo um destaque aqui para meus três favoritos, talvez por uma questão de gosto pessoal ou por realmente concluir que estes fizeram muito com pouco, criando cada uma trama com uma narrativa própria e envolvente.

- Como o Marquês recuperou seu casaco (Neil Gaiman)
- Qual é a sua profissão? (Gillian Flynn)
- Um ano e um dia na velha Theradane (Scott Lynch)

Não que os demais sejam ruins, mas estes três merecem meus aplausos e minha recomendação.
Thiago Valença 01/04/2016minha estante
Compraria pelos contos do Rothfuss e do Neil gaiman.

Isis 26/02/2019

Incrível
Difícil achar um conto fraco ou previsível no livro por mais que tenham. É uma excelente forma de conhecer novos autores para ler, essas páginas são garantantia para terríveis, estupendas e viciantes aventuras imersivas .
DRK 05/01/2022minha estante
Vai pras crônicas mulher!!!!

skuser02844 12/02/2016

não correspondeu as expectativas
por levar na capa o nome de george r. r. martin, eu criei uma grande expectativa sobre o livro. isso não foi bom. a maioria dos contos são bem chatos, criavam em mim um sentimento de preguiça e vontade de abandonar a leitura, e também há alguns "sem pé, nem cabaça" (o de neil gaiman é o pior).

Ainda escolhi duas estrelas (pensando seriamente em uma), porque o conto "qual é a sua profissão?", de gillian flynn, e "em cartaz", de connie willis, deixaram menos ruim a minha experiência quanto a esse livro. sério, se você for ler essa "seleção maravilhosa de contos", escolha baixá-lo. pelo menos não gasta dinheiro.

a propósito, o conto do martin tem um final fraco e não contribuiu em nada quanto a minha sede por curiosidade sobre o universo de got.
anne 02/08/2017minha estante
sua resenha define minha experiência com este livro... mas vc foi mais persistente, eu abandonei no 2 conto... na verdade, serviu pra me abrir os olhos com relação ao gênero (ñ sei se tem nome) de neil gaiman, ñ entendo NADA do q ele escreve...
mas sim, a capa é fantástica!!

Felipe Miranda 05/10/2015

O Príncipe de Westeros e Outras Histórias por Oh My Dog estol com Bigods
Não, eu não acompanho Guerra dos Tronos, seja pela TV ou pelos livros. Ainda não me bateu aquela curiosidade que parece mover tanta gente. Não duvido que seja bom, mas no momento estou deixando passar. Logo, não tenho propriedade alguma para falar do George R.R. Martin como escritor, até pulei seus contos nessa antologia. Portanto vou me limitar a agradecê-lo, juntamente a Gardner Dozois, pelo brilhante presente que é ter tantos autores bons em uma única obra. Me apaixonei ainda mais por quem já conhecia, e estou ávido por mais coisas de quem conheci agora. Escolhi alguns autores para comentar.

Gillian Flynn - Qual é a sua profissão? [+18]
Tinha mesmo que ser a autora de Garota Exemplar para escrever um conto sobre uma mulher que ganha a vida batendo punhetas. Uma existência resumida em brincar com o menino dos outros. Cerca de 23.546 punhetas. A protagonista desse conto poderia se aposentar se quisesse, mas é promovida por sua chefe. Ela sai do quartinho dos fundos onde costumava atender seus clientes, para dar uma de clarividente no salão de entrada do estabelecimento de fachada. Adeus punhetas!

Aqui tudo fica mais interessante. Ela passa a fingir poderes paranormais até que Susan Burke aparece com um problema estranho demais para ser mentira. Ou ser levado na mentira. Coisas estranhas estão acontecendo na casa dessa senhora. Algo do tipo sangue escorrendo pelas paredes e um enteado misterioso. Problemas mentais? Possessão? Ciúmes? Susan acredita que o garoto não gosta dos irmãos e pede ajuda de nossa clarividente para resolver a situação. Ela vai até a casa e se envolve mais do que gostaria com tudo isso. É de arrepiar.

Gillian Flynn mistura punhetas, paranormalidade e sociopatia em um conto curto e assustador. Qualquer aspecto que você acredite ou priorize nessas páginas te faz pensar em quão louco pode ser o homem. O desfecho disso tudo é tão absurdo quanto alguém viver de punhetas ou numa casa com sangue que jorra do telhado.

Scott Lynch - Um Ano e um Dia na velha Theradane
Só não é o melhor conto de todos porque nutro uma paixão pelos psicopatas de Gillian Flynn. Scott Lynch escreve a saga dos Nobres Ladrões, que é publicada pela editora Arqueiro, e traz esse universo de roubos espetaculares para uma nova dimensão. Mágica!

Amarelle Parathis já roubou o som do amanhecer e as lágrimas de um tubarão. Em meio a uma guerra épica entre os magos que vivem nos céus, ela se descontrolou e acabou recebendo uma nova missão: roubar a Rua da Prosperidade. Não estou falando de roubar as pessoas que transitam pela rua ou as placas que sinalizam o local. Me refiro a tudo. A rua inteirinha. Movimentada, cheio de negócios, pessoas e o que mais você lembrar que exista numa via pública.

Minha pobre mente jamais imaginaria tantas formas de fazer isso acontecer. É inacreditável acompanhar Amarelle nessa jornada. Seu empenho é justificável, caso ela não consiga, não só ela, como seus amigos envolvidos na aventura se tornarão estátuas. Traidores são transformados em poste, pedra. Drinks mágicos em que mares e oceanos cabem num único copo deixam toda essa loucura mais surreal ainda. O desfecho só prova que uma vez dentro, para sempre dentro.

Patrick Rothfuss - A Árvore Reluzante
Rothfuss deu um presente a todos os seus fãs. Quem não o conhece poderia dar uma lida na resenha de O Nome do Vento e se apaixonar um pouco. Nesse conto vamos voltar à Marco do Percurso, para Reshi e para Bast também. O foco da vez é em Bast e sua rotina fora da hospedaria. Ele trabalha com favores por segredos. O que você tem de cabeludo para contar? Bast pode te ajudar com qualquer coisa. Uma vingança? Uma tarefa perigosa? Uma resposta? Conte a ele algo de valor.

Para os fãs, qualquer material que envolva o mundo criado por Rothfuss é digno. Mas vai além disso. Ele continua escrevendo de forma envolvente e com reviravoltas frequentes. É algo novo dentro disso tudo. Até a filha do prefeito procura Bast disposta a revelar segredos. Tem gente encomendando mortes...

Neil Gaiman - Como o marquês recuperou o seu casaco
A única coisa que entendi nesse conto é que o Marquês de Carabas perdeu um casaco valioso. Mais que uma vestimenta, ele é um artefato incomum. Seus bolos infinitos escondem mais do que se pode imaginar.
Sinceramente? Não consigo entender o furor que Gaiman causa, principalmente depois de ler algo tão sem pé nem cabeça. Poderia ser bom, mas não é. Chato, confuso e arrastado. Pior conto.

Em Cartaz, de Connie Willis, é outro conto que merece menção honrosa. É sobre como impossível pode ser assistir a um filme no cinema. Vocês não tem ideia na teoria mirabolante criada para explicar todo o funcionamento da programação em cartaz. É um texto cheio de referências, divertido. Meio sem pé nem cabeça, mas com um pingo de coerência.

site: http://www.ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/2015/10/resenha-o-principe-de-westeros-george.html
Fernando Lafaiete 15/10/2015minha estante
Eu ainda estou lendo este livro e devo dizer que concordo plenamente com você. O conto do Neil Gaiman é realmente muito ruim. Uma estória totalmente sem pé nem cabeça. O que o conto da Gillian Flyn tem de bom, o do Neil Gaiman tem de péssimo.

@APassional 25/06/2015

* Resenha por: Rosem Ferr * Arquivo Passional
Aclamada na Europa, chega em nossas mãos por meio da Saída de Emergência Brasil uma das melhores antologias de todos os tempos, organizada por George R.R. Martin & Gardner Dozois, dentro de uma proposta sedutora de reunir os maiores nomes da literatura fantástica contemporânea para falar de seus canalhas favoritos hahaha! E eles o fizeram magnificamente.

Com uma introdução perfeita, Martin já nos deixa em êxtase ao falar de sua paixão e influência por Westerns, o que dá um novo contorno para tudo que já vimos em As Crônicas de Gelo e Fogo, e deixa um gancho para o que podemos esperar nos 10 contos reunidos na antologia.

Absolutamente ecléticos os contos nos lançam em universos distintos que permeiam: fantasia, ficção científica, cyberpunk, mistério, etc... Cada autor vai dar um tempero diferente a obra com ênfase em seu canalha predileto, às vezes naquele “estilão” que já conhecemos e que lhes é peculiar. Assim, sem tirar o clima de suspense para quem esta ávido para ler a obra, abaixo darei apenas uma nuance das figuras que virão em cena pelas mãos dos autores já publicados no Brasil ou ainda inéditos aqui:

Neil Gaiman retoma a cena de Lugar Nenhum, com o Marquês de Carabás em sua surreal Londres subterrânea; Gillian Flynn reforça sua preferência por mulheres perigosas, nos deixando claro que suas protagonistas são seu locu; Patrick Rothfuss nos leva de volta à hospedaria Marco do Percurso para matarmos nossa infinita saudade de Kovte, e conhecermos um pouco mais sobre Bast; Martin nos leva aos antecedentes da Dança dos Dragões, e nos apresenta O Príncipe dos Westeros, Daemon Targaryen, que nomeia a antologia.

Scott Lynch me fascinou em Um ano e um dia na vellha Theradane, com seus cenários exóticos, magia, autômatos e alquimia; sem dúvida Scott é um prodígio da literatura contemporânea, superando-se a cada obra, esse conto protagonizado por mulheres é sensacional, e a Duquesa Invisível é inesquecível.

Outro personagem apaixonante é Alaric de Phyllis Eisenstein, protagonista de dois livros ainda não publicados no Brasil que misturam viagem no tempo e fantasia. O conto A caravana para lugar nenhum, nos deixa com gostinho de quero mais desse bardo perdido no deserto que tem habilidades incomuns.

Connie Willis é autora de Em Cartaz, um conto chick-lit divertido que nos leva a uma viagem as reminiscências das grandes produções cinematográficas de Hollywood, em uma situação surreal.

Para os que gostam de detetives canastrões e cidadezinhas bizarras, Galho Envergado é um conto que vai explorar com maestria uma situação bem sinistra mas nada incomum, por Joe R. Lansdale.

Paul Cornell, com Um jeito melhor de morrer, nos presenteia com um clássico da ficção científica, o estilo da escrita, o clima, a metafísica, o argumento... genial.

Mas se fosse para eleger um verdadeiro príncipe desses Westeros, sem dúvida seria Max Wolff, protagonista do brilhante David W. Ball, em Proveniência, um conto sobre obras de arte, poder, e vingança.

Enfim, essa é uma antologia que os amantes da boa literatura vão salivar para ter em sua estante, eu mesma super desejei ela quando foi publicada na Europa e com certeza a importaria se não tivesse sido publicada no Brasil.

Excelente! Magnífico! Perfeito! Recomendadíssimo...

Resenha publicada no Blog Arquivo Passional em 25/06/2015.

site: http://www.arquivopassional.com/2015/06/resenha-o-principe-de-westeros-e-outras.html

Bruno 23/07/2015

Malandros
"Todos amam um canalha", essa é uma verdade que não poderia ser melhor dita por ninguém do que foi no prefácio por George R. R. Martin. Claro que houveram contos mais interessantes que os outros, mas isso também é questão de opinião.