Cláudia 05/11/2017Eu gosto de antologias para conhecer novos autores e gêneros que as vezes eu não me arriscaria a ler um romance (ou série, já que parece não existir livros únicos mais).
Notei que a maior parte dos contos que gostei da história, mas não do protagonista, são os contos spin-off de romances que tais protagonistas já foram desenvolvidos no original.
Meu favoritos são o da Gillian Flynn, Scott Lynch, Patrick Rothfuss e Connie Willis.
COMO O MARQUÊS RECUPEROU O SEU CASACO - NEIL GAIMAN
Somos apresentados ao Marquês de Carabas (mesmo nome de outro vigarista bem conhecido: O Gato de Botas), mas aqui, a roupa usada é seu casaco e faz a sua pessoa. Esse casaco tem várias funções, como dar um ar de nobreza e dignidade que facilita a vida do Marques. Nesta história, para recuperar sua preciosa vestimenta, o Marques terá que escapar da vingança de um Elefante, ajudar um Cogumelo apaixonado e adentrar o perigoso território dos Pastores.
Passa-se na Londres de Baixo, mesmo cenário do romance Lugar Nenhum de Gaiman, que eu não li, então tive a impressão que estava perdendo algo, mas no final, foi uma leitura ok.
PROVENIÊNCIA - DAVID W. BALL
Trata-se de um mercador de artes justificando ao seu cliente a autenticidade da pintura "A Morte de Golias" de Caravaggio. Em mais de 400 anos, a obra passou pelas mãos de nobres, Igreja, nazistas e mafiosos, mudando de dono de maneiras pouco morais ou legalizadas.
Ao ler esse conto ficava pensando: “Esse mercador de artes que não tem escrúpulos é um canalha... opa, mas esse cliente aqui é um clérigo corrupto, faz as “obras de Deus”, mas sempre garante sua parte... a final, quem vai tirar vantagem de quem?”
QUAL É SUA PROFISSÃO? - GILLIAN FLYNN
Uma vidente, ou melhor, uma vigarista, narra seu envolvimento com uma cliente rica, dona de uma casa mal-assombrada e com um enteado adolescente e problemático. Acompanhamos a protagonista em seus rituais fajutos de purificação da casa e alguns detalhes que não pareciam relevantes, revelam-se são cruciais para amarrar as pontas. O final é plot twist em cima de plot twist, o que falam bem da Gillian Flynn por ai, não é exagero!
UM JEITO MELHOR DE MORRER - PAUL CORNELL
Este conto se passa no século XIX numa realidade paralela, onde existe viagem no tempo e entre linhas do tempo de realidades diferentes. Jonathan Hamilton é um espião já quase em idade de se aposentar, mas é chamado a sua antiga escola onde seu oficial superior o apresenta a seu eu mais jovem de uma realidade diferente. Então ele deve matar ou morrer para não ser substituído.
Foi difícil de ler, nem trama nem protagonista ajudam ao conto cativar o leitor.
UM ANO E UM DIA NA VELHA THERADANE - SCOTT LYNCH
Nos apresenta à Amarelle Parathis, uma carismática ladra aposentada da vida do crime, que mora na cidade de Theradane, onde comprou o que chama de “santuário”, um tipo de asilo político, só que no lugar de ideologia política é crime mesmo o que ela cometia fora de Theradane.
Numa bebedeira que tem (ela é muito porra louca, adorei isso), Amarelle acaba mexendo com uma poderosa maga da elite da cidade, que a chantageia e pede que no prazo de um ano e um dia, roube uma rua de outro mago inimigo; literalmente, pois a rua é um local que o mago armazena seu poder. Amarelle se “desasposenta” e com a ajuda de seus antigos companheiros, faz inúmeras tentativas de roubar a rua, algumas loucas e outras até mais astutas.
Já estou com As Mentiras de Locke Lamora na TBR!
A CARAVANA PARA LUGAR NENHUM - PHYLLIS EISENSTEIN
O personagem principal desse conto é Alaric, um bardo com o invejável poder mágico de se teletransportar. Ele acompanha uma caravana que atravessará o deserto cheio de mistérios e lendas. O líder da caravana lhe revela que farão uma parada no meio do deserto para adquirir uma iguaria especial muito bem paga pelas cidades do outro lado do deserto.
Gostei da história, como mistério que se desenvolveu, mas o protagonista não é muito carismático (e ele é um bardo!?!!???), talvez também dependa de conhecer o romances principal desse personagem.
GALHO ENVERGADO - JOE LANSDALE
Esse conto não tem fantasia nem elementos sobrenaturais, é um thriller de mistério. Hap Collins e Leonard Pine são dois amigos e detetives que têm que investigar o desaparecimento de Tillie, enteada de Hap, que tem o histórico de se meter com drogas e prostituição com gente da pesada.
Contrariando o bom começo, o mistério se resolve no meio e o desfecho é uma confusão digna de seriado como Supernatural (só que sem o elemento sobrenatural). Mas os personagens Hap e Leonard são cativantes, um bem diferente do outro, mas trabalham bem em equipe e nos romances originais devem ser melhor explorada essa parceria.
A ÁRVORE RELUZENTE - PATRICK ROTHFUSS
Este conto é protagonizado pelo Bast, ajudante da estalagem Marco do Percurso e aluno do Kote. Narra um dia de sua vida, fora da vista de seu mestre. O Bast, é um encantado, mas neste mundo isso não é algo normal, então ninguém sabe sua verdadeira natureza. No vilarejo, ele é conhecido pelas crianças por prestar favores em troca de segredos, favores e até objetos, que muitas vezes são de pouco valor ou não fazem sentido algum. Mas vamos descobrindo aos poucos que tudo que ele faz, é em prol de si próprio ou de seu mentor, o Kvothe.
Esse conto se passa antes ao Kvothe contar sua história ao Cronista, que acontece n’O Nome do Vento, e não revela nenhum mistério da trama de Kvothe. Mas há um trecho onde o Bast vai contar à uma criança sobre o povo Encantado, falando sobre a natureza da magia deles. Só vemos que o Bast é muito esperto... teorias podem ser formadas, mas nada confirdado!
Deu para acalmar a lombriga de Portas de Pedra rsrss.
EM CARTAZ - CONNIE WILLIS
Esse conto é uma ficção especulativa, então é o conto desta antologia que mais dá para se tirar uma reflexão além da historinha dele. É a história de uma jovem, num futuro não muito distante, que vai à um complexo de cinemas com várias lojas e restaurantes de merchandising dos filmes. A garota passa por muitos obstáculos para conseguir entrar na sua sala de exibição, desde filas enormes e sessões esgotadas à funcionários do cinema que parecem impedi-la de entrar; para piorar, seu ex-namorado aparece e começa a falar sobre teorias da conspiração sobre o complexo de cinema.
Este conto é um pouco difícil falar dele sem spoilers, mas ideia geral que eu acho que a autora quis passar é o questionamento de que o merchandising que nos consumimos, é muito maior do que consumimos da película, a história e a composição cinematográfica em si, nossa absorção e analise dos filmes, sem o apelo do marketing que sofremos antes.
O PRÍNCIPE DE WESTEROS OU O IRMÃO DO REI - GEORGE R.R. MARTIN
Este conto vai narrar o reinando de Viserys I e O início do que viria a ser o conflito entre sua filha Rhaenyra e sua segunda esposa, Alicent Hightower, chamado Dança dos Dragões. Passa-se quando os Targaryens eram muito poderosos, todos os membros da família possuíam dragões. Daemon Targaryen é o irmão mais novo do rei, que pode não se notar, mas ele está por trás de muito do que rola neste conflito que é a pré-Dança dos Dragões, uma disputa pela sucessão ao Trono de Ferro, quando ele se alia a sua sobrinha Rhaenyra.
Este conto está na forma de uma compilação de um meistre, acerca de uma pesquisa bibliográfica que ele fez em várias fontes de meistres da época do conflito. Esta forma de desenvolver a narrativa com alguém compilando a história, faz com que os personagens fiquem mais misteriosos e intrigantes, mas esta mesma forma de narrativa já foi usada no livro Mundo de Gelo e Fogo. Por mais que os textos de cada um não sejam iguais, são de certa forma duplicados. Eu gostaria mais se conto fosse no estilo normal do Martin.
A segunda parte, que narra a Dança dos Dragões, é o conto A Princesa e a Rainha e está na antologia Mulheres Perigosas.
Fiz 3 vídeos onde falo mais detalhadamente dos contos e dos autores, visitem:
site:
https://youtu.be/YRDEtTN-KKQ https://youtu.be/CSuePXn1ztA https://youtu.be/Z58v2mPg9iI