O navio negreiro

O navio negreiro Castro Alves

Resenhas - O navio negreiro

QUEIJO460 06/03/2024

O Navio Negreiro (Castro Alves e Slim Rimografia).
O livro dispõe tanto do poema original de Castro Alves de 1969, como também possui uma "adaptação" desse poema feita pelo rapper Slim Rimografia. Adaptação essa que não podemos dizer que realmente é uma adaptação, mas na realidade é uma criação do próprio, sendo independente do poema de Castro Alves. Não se restringindo a substituir palavras que caíram em desuso com o tempo no poema de Castro Alves, mas criando o seu próprio texto, sua própria criação (A letra criada pelo rapper está presente em uma música sua, a qual não ouvi por falta de interesse no gênero musical).

A obra de Castro Alves é sem dúvidas uma obra que sempre deve ser lembrada. Tanto para conhecer a nossa história, como também aprender com os erros passados desse país. E claro, apreciar a obra de Castro Alves.

A letra feita por Slim Rimografia não fica ofuscada pelo poema original, pelo contrário, igualmente ao poema de Castro Alves possui a sua crítica. Só que essa, diferente do poema de Castro Alves que apontava o problema primordial, esse mais gritante e aparente, o músico aponta os frutos, as influências que a escravidão teve no Brasil atual. Essas, sem dúvidas, são sentidas até hoje.

Tcharles.Amarante 18/02/2024

IMPRESSIONANTE!!
Nossa que poema impressionante, fiz leitura duas vezes dele para não perder nenhum detalhe, Castro Alves prostesta contra a escravidão e a crueldade dos navios negreiros, as condições terriveis que os negros eram transportados das colônias africanas para cá, as pessoas pedindo pela morte por estar submetidas a condições tão terriveis nesses transportes, fora o assédio fisico que sofriam dos seus algozes. Aborda tambem a questão da hipocrisia dos padres que pregavam a favor da liberdade mais mantinham escravos e suas propriedades, de um pais que faziam leis para interromper essa pratica mais na verdade era só um cortina de fumaça para continuar comentendo atos tão atrozes a seus semelhantes, enfim uma obra tão impactante que deve ser lido e nunca esquecido na história do nosso pais e do mundo.
Mariana 18/02/2024minha estante
??????????????

Lavinia.Colvara 22/05/2023

O navio negreiro
Me diz quem são os heróis,
quem são os bandidos.
quem merece a honra,
e quem merece ser punido.

quem lutou por liberdade,
e na história foi esquecido.
sem estátuas ou monumentos,
só barracos foram erguidos.

Anna 11/01/2023

Castro Alves um ícone do seu tempo, o cara simplesmente escreveu mtos poemas dolorosos e que a cada palavra me dava vontade de chorar, surtar. Cada crueldade e que sabemos que infelizmente já foi vivenciado por muitos

jmoncks0 16/11/2022

o navio negreiro
não entendi nada, tive que ler pra escola pq tem teste de leitura, mas fiquei confusa KKKKKK o do slim rimografia eu até entendi, mas do castro alves ate desisti
é isso, boa sorte pra mim no teste de leitura KKKKKKKKK

Agnes 06/10/2022

Fomos tratados como nada,
Trazidos como bichos,
Oprimidos e usados,
E depois dispensados como lixo.

Temos muito que mudar,
A história não acabou.
Lembrar cada vida que por liberdade
Como Cristo se sacrificou.

Ancestrais, bisavós,
Cuja voz foi silenciada,
Por nós sua luta
Não pode ser abandonada.

Matheus.Soares 19/09/2022

Atemporal
Nesse livro temos o clássico poema Navio Negreiro, de Castro Alves, e uma releitura do mesmo.
Impressionante a atemporalidade dos poemas, e toda a carga história que eles trazem.

mariah 02/07/2022

Muito necessário, o tipo de poesia que mexe com o seu emocional, chorei horrores. Além disso é curtinho, li em 20 minutos:)

Rhana 06/06/2022

Legal, mas muito curto
O livro é muito legal, o tema é super importante(rascismo), mas como o livro é muito curto não me prendeu muito, li só por causa da escola.Não é ruim, mas também não é lá essas coisas.
Ps: +10

Lau :) 25/04/2022

Poema do escritor brasileiro Castro Alves, que retrata as condições vividas pela comunidade afrodescendente desde o início do período escravista.

Gaby 29/12/2021

Achei meio sem graça
Confesso que acho um pouco rude falar que um livro que é uma história real é sem graça, mas na minha opinião o que faz diferença numa história boa e uma ruim não é necessariamente os fatos que ocorreram, ainda mais uma não ficção, mas sim o jeito que a contado o que peca muito nesse livro
O livro é dividido em três partes.
A parte do poema do autor desse livro que tem uma fala muito mais simples e um poema realmente muito bom com rimas muito bem feitas e muito bem escrito que é de uma história mas de hoje em dia o que não tenho como não elogiar.
A segunda parte do livro é do poema do Navio Negreiro do próprio Castro Alves que como já é de se imaginar é uma fala densa e não explicada de uma forma simples, jogada no meio do livro, o que foi uma péssima escolha, pois è muito chato de ler.
Resumindo, o livro é uma junção vários retalhos que não combinam muito e é sem graça.

olívia 21/11/2021

Achei esse livro bem bom, adorei os poemas dele. Ele foi super rápido de ler, devo ter demorado mais ou menos 30 minutos para ler.

Ângela Bittencourt Cardoso 21/09/2021

O mar separa o Brasil da África
Estamos em pleno mar, embarcações de ferro e aço
Onde pessoas disputam palmo a palmo por um espaço
Nesse imenso rio negro de piche e asfalto
Cristo observa tudo calado de braços abertos lá do alto
Onde a lei do silêncio impede que ecoe o grito do morro
Dos poetas em barracos sem forro, que clamam por socorro
Homens de pele escura, sem sobrenome importante
Filhos de reis e rainhas de uma terra tão distante

Um livro muito bom. Ele une o grafite, o rap e um resumo de história do Brasil e do mundo.
JurúMontalvao 21/09/2021minha estante
??per-feito!

re.aforiori 11/10/2021minha estante
Angela,

Fico feliz em encontrar alguém que ler poesia por aqui, pois hoje em dia isso tem sido cada vez mais raro de se ver.

??

Ester 11/03/2021

" Somos índios, somos brancos, somos negros,somos afrodescendentes. Somos raça, somos povo, somos tribo, somos gente."